Author Topic: Sabões para barbear portugueses?  (Read 13719 times)

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Sabões para barbear portugueses?
« on: December 07, 2009, 10:28:41 am »
+1
Olá pessoal,

Muita gente não sabe, mas existem, tal como os cremes, sabões para barbear.
Aqui em Portugal, há muito tempo que não se fabricam sabões da barba. Um dos últimos a ser feito foi pela Claus Porto, o famoso "Pó de sabão" que era muito usado pelos barbeiros. Tenho a sorte de ainda ter um desses pacotes, com um aspecto muito "vintage", como gosto.
Hoje em dia, as saboarias fabricam sabões na linha dos produtos de barbear, mas na realidade são sabões esfoliantes, para serem usados ANTES do barbear. Estes sabões são bons para limpar a pele e esfoliar, preparando-a para o barbear. Contudo, NÃO produzem uma camada cremosa e protectora, tal como os cremes de barbear Musgo Real, O Melhor, etc.. Muitas das vezes, os produtores dizem-nos "mas pode usar também este sabão para barbear". Isto é falso, é perigoso e é publicidade enganosa.
Um sabão para barbear terá que estar devidamente identificado como tal. Não existe um sabão que serve para lavar a cara, esfolear e produzir um bom creme para a barba. Não existe.
Existem em quase todos os países bons sabões de barbear. São ligeiramente mais económicos que os cremes e produzem o mesmo tipo de protecção para o barbear. Aqui em Portugal, curiosamente, caiu em desuso. Os sabões que tenho são todos (à excepção do "Pó de sabão") estrangeiros, a maioria ingleses e espanhóis.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #1 on: December 07, 2009, 10:44:52 am »
0
É realmente uma pena o produto da ach. brito ter desaparecido..

Não sou fã dos sabões estritamente por ignorância, já ouvi maravilhas desse tipo de produtos.

Quote
Existem em quase todos os países bons sabões de barbear. São ligeiramente mais económicos que os cremes e produzem o mesmo tipo de protecção para o barbear. Aqui em Portugal, curiosamente, caiu em desuso. Os sabões que tenho são todos (à excepção do "Pó de sabão") estrangeiros, a maioria ingleses e espanhóis.

Tem surgido mais fabricas de sabões, talvez haja  a possibilidade de haver um produto desses no mercado num futuro próximo.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #2 on: December 07, 2009, 10:47:43 am »
0
A ver vamos... mas era necessário da parte deles alguma investigação, pois o "know-how" simplesmente não existe e desapareceu há muitos anos.

Tem surgido mais fabricas de sabões, talvez haja  a possibilidade de haver um produto desses no mercado num futuro próximo.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline fpessanha

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #3 on: December 07, 2009, 08:28:05 pm »
0
Existe em Lisboa, numa das ruas que fazem a ligação entre a Rua Marquês de Sá da Bandeira e a Avenida da República (ou será a Avenida de Roma?... perdoem a ignorância), uma loja chamada ZEN. É uma loja muito "trendy" e tem muitas coisas giras e variadas (desde cosméticos até roupas invulgares e pequenos objectos curiosos para a casa...). Têm uma linha de cosméticos para homem que tem um autêntico sabão de barbear. É difícil de encontrar lá porque quem conhece este produto esgota-o rapidamente... só consegui arranjar um sabão uma vez. Durou pouco mais de um ano de utilização quase diária. E nunca fui poupado ao fazer o creme...
Não sei onde é fabricado, infelizmente. Não poderia garantir se será português, naturalmente. Mas é certo que é o único sabão que consegui, até à data, encontrar à venda em Portugal.
Aconselho vivamente a compra deste sabão. E pronto... revelei o meu segredo e vou arrepender-me! :)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #4 on: December 07, 2009, 08:58:14 pm »
0
Estou curioso em experimentar sabão, até agora tem sido cremes e mais cremes :).
Já comprei um stick BEA para experimentar, não faço ideia se é bom ou não. Também vi numa dessas lojas "gourmet" um sabão Bay Citrus (Arran Aromatics), recarga apenas. Tenho que ir investigar melhor...
Existem lojas de sabões/sabonetes naturais que têm produção própria, mas do que tenho visto nenhuma tem sabão para barbear.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #5 on: December 08, 2009, 06:31:06 pm »
0
Os sabões em Portugal estão extintos, de facto...Com a chegada da grande distribuição os cremes assumiram o comando (ou as latas de espuma, estas de desempenho muito inferior.)

No entanto, e não há que perder a esperança  ;D , os saboes da Muhle, Proraso ou IK já estão no nosso país!!

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #6 on: December 08, 2009, 08:36:09 pm »
0
No entanto, e não há que perder a esperança  ;D , os saboes da Muhle, Proraso ou IK já estão no nosso país!!

Sim, para além desses, também o stick La Toja e o sabão L'Occitante no El Corte Ingles.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #7 on: December 08, 2009, 09:47:56 pm »
0
Nunca experimentei,mas dizem bem do stick BEA.

Já comprei um stick BEA para experimentar, não faço ideia se é bom ou não.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #8 on: December 10, 2009, 06:17:03 pm »
0
Estou curioso em experimentar sabão, até agora tem sido cremes e mais cremes :).
Já comprei um stick BEA para experimentar, não faço ideia se é bom ou não. Também vi numa dessas lojas "gourmet" um sabão Bay Citrus (Arran Aromatics), recarga apenas. Tenho que ir investigar melhor...

Que coincidência! Eu encomendei recentemente um coffret da Arran Aromatics com o tal sabão Bay Citrus e chegou hoje!
Vou experimentar amanhã de manhã e depois digo qualquer coisa aqui.
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #9 on: December 10, 2009, 06:24:39 pm »
0
Existe em Lisboa, numa das ruas que fazem a ligação entre a Rua Marquês de Sá da Bandeira e a Avenida da República (ou será a Avenida de Roma?... perdoem a ignorância), uma loja chamada ZEN. É uma loja muito "trendy" e tem muitas coisas giras e variadas (desde cosméticos até roupas invulgares e pequenos objectos curiosos para a casa...). Têm uma linha de cosméticos para homem que tem um autêntico sabão de barbear. É difícil de encontrar lá porque quem conhece este produto esgota-o rapidamente... só consegui arranjar um sabão uma vez. Durou pouco mais de um ano de utilização quase diária. E nunca fui poupado ao fazer o creme...
Não sei onde é fabricado, infelizmente. Não poderia garantir se será português, naturalmente. Mas é certo que é o único sabão que consegui, até à data, encontrar à venda em Portugal.
Aconselho vivamente a compra deste sabão. E pronto... revelei o meu segredo e vou arrepender-me! :)


http://www.zen.pt:3000/
é a loja a que se refere este site, não é? Eu nem conhecia...
Segundo o que se diz no site, eles têm produtos da Arran Aromatics e da Woods of Windsor; mas de artigos para barbear não se vê nada!
Ja agora, parece que a Woods of Windsor deixou de produzir o sabão e os outros produtos da gama masculina (é o que consta, não tenho a certeza)
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #10 on: December 10, 2009, 11:15:20 pm »
0
Tenho mesmo de postar uma thread dos produtos disponíveis para o pessoal não se desesperar!! ;D

Em Portugal, existe Proraso, Muhle, IK, Feather, Iridiums,Derbys entre outras...Bem sei que nós que aqui estamos já o sabemos  ;) mas daqui a meses pode passar alguém e voltar a fazer a pergunta...Fica respondida!! Just PM me... :D

Offline barnabeflores

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: 0
    • Email
Re:Sabões para barbear portugueses?
« Reply #11 on: December 13, 2009, 11:08:53 am »
0
Pois é. Sabões portugueses não conheço. Já utilizei os famosos cremes Musgo Real e Veleiro: são muito bons.

Mas virei-me totalmente para os sabões da barba, o meu eleito é o Michael´s Whool Fat (MWF). É algo verdadeiramente excelente!

Também adoro todo o ritual de fazer o preparado a partir do sabão  :P

B
Nunca tentes ensinar um porco a cantar: ficarás frustrado e o porco chateado...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal