Author Topic: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?  (Read 7506 times)

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Confrades,

Atualmente sou adepto do Navalhete, mas por coincidência uma navalha antiga chegou até mim através de um conhecido. Por hora ele me enviou apenas uma foto do item:



Parece estar um pouco enferrujada, mas parece estar em estado bastante bom. Considerando que eu teria de retirar a ferrugem e ainda me aventurar a deixá-la usável, os confrades acham que vale a pena comprá-la? Qual seria um preço justo de venda e compra?

Pedi mais algumas fotos pra ele, as quais vou postar aqui depois.


Offline jcab

  • Trade Count: (+4)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: 0
0
Tens de ter atenção que não haja ferrugem no fio da navalha.
[font='Segoe UI', 'Helvetica Neue', 'Liberation Sans', 'Nimbus Sans L', Arial, sans-serif]Porque ao tentar eliminar essa ferrugem pode originar uma quebra do metal pequena na zona do fio. [/font]
Falo por experiência própria. E essa navalha parece ter ali zonas grandes ferrugem mesmo no fio.
« Last Edit: May 20, 2015, 07:01:13 pm by jcab »

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
0
Mais fotos vão ajudar na avaliacão.
Ela está com bastante ferrugem, mas já vi uns restauros pela internet que foram verdadeiras mágicas.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline jcab

  • Trade Count: (+4)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: 0
0
Mais fotos vão ajudar na avaliacão.
Ela está com bastante ferrugem, mas já vi uns restauros pela internet que foram verdadeiras mágicas.

Eu tenho 4 navalhas da DOVO, também com ferrugem, e em estado melhor que essas. 
Se quiseres, avisa :)

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
0
Opa! Depende do preço e frete :)


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
0
Ferrugem é sempre algo à evitar e esta parece ter de sobra, mesmo no fio. Sai na afiação, mas eu não pagaria mais que 50 merréis nisto, até porque vais ter de mandar afiar e restaurar, e não te sai a menos de 100 reais, fora frete de ida e volta.

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
0
postei sobre um restauro que fiz.. o Davi faz restauros. Poderia ver com ele o preco do restauro antes de ofertar pela navlaha.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
0
postei sobre um restauro que fiz.. o Davi faz restauros. Poderia ver com ele o preco do restauro antes de ofertar pela navlaha.
Pode enviar o contato dele? Obrigado


Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
0
postei sobre um restauro que fiz.. o Davi faz restauros. Poderia ver com ele o preco do restauro antes de ofertar pela navlaha.

Olá confrade Danilo,

Vi o restauro que fez e achei muito bom. Vou tentar fazer o mesmo processo na navalha que adquiri. Por acaso tu chegou a retirar o cabo da navalha pra restaurar a lâmina ou colocou na coca-cola e fez todo o processo mergulhando o cabo nas soluções? O cabo parece ser algo rebitado, não tenho ideia de como retirar somente a lâmina.

Grato!


Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
0
Acabei não comprando a navalha, mas fiz um rolo! A navalha que estava interessado (preta) e outra mais antiga (marfim) de bonus por 4 jogos de Play Station que não valiam nem 40 reais todos juntos. Pelo menos não gastei dinheiro e abri espaço na estante pra jogos que nunca nem coloquei no console :).

Bom, agora tenho duas navalhas para tentar restaurar e algumas horas de diversão! Seguem as fotos:













A preta tem ferrugem, mas parece bem retirável e está bem afiada (era do avô do ex dono). Tem que ver a questão de microdentes após sair a ferrugem, já que não possuo pedra para afiar e a lixa 1200 parece o que de mais fino e prático que tenho em mãos (não vou utilizar por que vi que utilizam para abrir o fio da navalha, que aparentemente está aberto).
Já a cor de marfim... era do bisavô do negociante e sofreu demasiadamente no amolador... com essa, sinceramente ainda não sei o que fazer.

Vi um tópico postado pelo Danilo sobre os passos por ele utilizados para restaurar uma navalha, vou tentar me guiar por ele. Também estou aberto a sugestões dos confrades de quais passos podemos dar com essas belezinhas, assim vou postando a foto dos resultados aqui.

Sugestões??
« Last Edit: May 22, 2015, 09:26:45 pm by leandrofsouza »


Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?
« Reply #10 on: May 23, 2015, 01:15:33 am »
0
Sinceramente coca-cola e uma esponja na parte abrassiva , depois sem mais ferrujens deixaria na coca e no final a pasta de limpar metais. Vai mudar a cara. Meu "restauro" foi in place. Nao retirei o rebite e foi mais umamlimpeza que restauro. No seu caso tera wue mandar afiar. Aproveitari e mandaria fazer todo o trabalho no afiador.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline leandrofsouza

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 348
  • what's up?
  • Respect: +11
Re: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?
« Reply #11 on: May 25, 2015, 01:52:32 am »
0
Sinceramente coca-cola e uma esponja na parte abrassiva , depois sem mais ferrujens deixaria na coca e no final a pasta de limpar metais. Vai mudar a cara. Meu "restauro" foi in place. Nao retirei o rebite e foi mais umamlimpeza que restauro. No seu caso tera wue mandar afiar. Aproveitari e mandaria fazer todo o trabalho no afiador.
Grato pelas dicas Danilo. Vou segui-las e ver o resultado. Teria alguém no fórum do Brasil que trabalha fazendo restauração+afiação de navalhas?


Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?
« Reply #12 on: May 25, 2015, 05:33:23 am »
0
Grato pelas dicas Danilo. Vou segui-las e ver o resultado. Teria alguém no fórum do Brasil que trabalha fazendo restauração+afiação de navalhas?

Confrade busque no JHC Callega, é cuteleiro e entende muito do negócio. 
Temos também aqui o Confrade Davi (Da terra facas),

Ambos !!!
Mr. Shaver !!!

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?
« Reply #13 on: May 25, 2015, 11:11:54 am »
0
Não tenho experiência em restauros, mas a Bismarck (cabo claro) acho que vai dar uma boa abridora de cartas pois está muito mal tratada. Já a outra de cabo preto, vai dar trabalho, mas você vai ter uma boa navalha para se barbear sim.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Navalha antiga Paul Waldmin Solingen Guliver - Vale a pena adquirir?
« Reply #14 on: May 25, 2015, 11:31:08 am »
0
A navalha branca já era....

Mas a outra com restauro pode ser util.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal