Author Topic: DIY Poor man´s mini pen  (Read 6050 times)

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
DIY Poor man´s mini pen
« on: October 12, 2015, 11:39:22 pm »
0
Após ter alterado minha Pilot V-pen para uma "demonstrator" aqui não gostei do espaço vazio visível no corpo (o espaço para a tinta não ocupa o corpo todo) e decidi fazer uma alteração e criar minha própria caneta mini, tipo Petit1 ou Kaweco Sport ... e ficou assim:

P_20151012_194311 by João Carlos Soares, no Flickr

P_20151012_194211 by João Carlos Soares, no Flickr

P_20151012_194450 by João Carlos Soares, no Flickr

P_20151012_194400 by João Carlos Soares, no Flickr

Mas como mesmo assim ainda não estava bem mini mini mini por fim ficou assim:

P_20151012_202359 by João Carlos Soares, no Flickr

P_20151012_202332 by João Carlos Soares, no Flickr

Assim não dá jeito escrever ...
P_20151012_202438 by João Carlos Soares, no Flickr

Mas assim fica perfeito para escrever e com apenas 10 cm com tampa fechada é fácil de levar em qualquer bolso! ;D

P_20151012_202508 by João Carlos Soares, no Flickr
« Last Edit: October 12, 2015, 11:43:58 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #1 on: December 01, 2015, 07:32:26 pm »
0
Interessante para quem gosta de bricolage.

Quem não quer ter trabalho pode sempre comprar a Hero 616 Small, ficou-me por $1 (agora é pouco mais cara).

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #2 on: December 01, 2015, 10:10:04 pm »
0
Agora até lhe cortei o clip/trim e levo sempre comigo no bolso das calças. É pouco maior do que meu isqueiro e nem dou por ela no bolso mas assim tenho sempre uma caneta à mão quando preciso. :D É uma Medium mas ao contrário é uma excelente Extra Fine. Ficou uma canetinha muito versátil e que leva uns 2.5 ml de tinta.

Vou ver tb essa Hero ... fiquei curioso. :D

Nada que se compara ... a Hero "capped" tem 13,2 cm ... a minha tem 10 cm ... e 3 cm no bolso dumas calças de ganga sempre faz diferença. Mas obrigado péla dica.
« Last Edit: December 01, 2015, 10:23:45 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #3 on: December 02, 2015, 09:59:29 pm »
0
Agora até lhe cortei o clip/trim e levo sempre comigo no bolso das calças. É pouco maior do que meu isqueiro e nem dou por ela no bolso mas assim tenho sempre uma caneta à mão quando preciso. :D É uma Medium mas ao contrário é uma excelente Extra Fine. Ficou uma canetinha muito versátil e que leva uns 2.5 ml de tinta.

Vou ver tb essa Hero ... fiquei curioso. :D

Nada que se compara ... a Hero "capped" tem 13,2 cm ... a minha tem 10 cm ... e 3 cm no bolso dumas calças de ganga sempre faz diferença. Mas obrigado péla dica.


OK.
Eu não ando com canetas no bolso das calças, esse é o local da naifa, quanto muito no bolso da camisa / casaco, até para a transportar com o aparo para cima e com o mínimo de pressão.

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #4 on: December 02, 2015, 10:35:18 pm »
0

OK.
Eu não ando com canetas no bolso das calças, esse é o local da naifa, quanto muito no bolso da camisa / casaco, até para a transportar com o aparo para cima e com o mínimo de pressão.

Sendo assim já temos três pancadas em comum, o BC, canetas de tinta permanente (para mim é recente) e também não saiu de casa sem uma naifa no bolso :D
A caneta dá jeito no bolso das calças ou na carteira etc. quando não tenho bolso de camisa ou outro bolso onde guardar uma caneta normal. A posição horizontal realmente não é ideal mas com esta caneta não tenho tido problemas de derramar tinta etc. por causa da posição. Normalmente ando com varias canetas mas há dias que só tenho sitio para colocar a DIY mini :D  e de resto também foi só por curiosidade fazer esta alteração e ao menos dei uso à naifa hehehe. A tal Jinhao x450 vermelha mencionada no topico de acquisições que recebi o guito de volta por ter as cores maradas também tinha o nib dentro da secção virada para dentro e não escrevia e como tinha aqui umas pedrinhas de afiar que vão até 10.000 afiei a para uma left footed oblique e agora tenho uma bela caneta. Volta e meia gosto de inventar :D Qualquer dia tiro umas fotos e coloco aqui mas quero afiar mais um pouco para ter ainda maior variação de linha. Não sou nenhum nibmeister mas também não é coisa doutro mundo tendo algum conhecimento de afiação e é óbvio que não o faria num aparo de ouro hehehe.
« Last Edit: December 02, 2015, 10:37:42 pm by jctsoares »

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #5 on: December 03, 2015, 09:58:12 pm »
0
Como estou sempre sentado a uma secretária, queria ter uma caneta mesmo barata (<1€) para não andar sempre com uma para trás e para a frente, não deixava mais nenhuma caneta na secretária.
Para andar no bolso no bolso de uma forma descomprometida confio nas Parker Jotter, eu sei que é uma esferográfica mas são de combate não tenho problemas em trata-las mal, resistem a tudo. :)

Tento não mexer nos aparos, mas em canetas de 1€ não há grande problema com o possível estrago até posso brincar, canetas de coleção mesmo com aparo de aço prefiro deixar como está. Claro endireito o aparo mas lixar mesmo com micro mesh de 12k só pequeno toques.

Depois coloca ai as fotos e testes de escrita.

Offline leoneljbsantos

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 69
  • Respect: +1
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #6 on: December 04, 2015, 09:59:22 am »
0
Ficou muito bacana ;D

Offline jctsoares

  • Trade Count: (+1)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 332
  • Respect: +11
    • Email
Re: DIY Poor man´s mini pen
« Reply #7 on: December 05, 2015, 01:00:24 pm »
0
Depois coloca ai as fotos e testes de escrita.

Para quem interessar, podem ver as fotos dos meus primeiros passos de "nibmeister" aqui :)
« Last Edit: December 05, 2015, 01:02:04 pm by jctsoares »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal