Author Topic: Pincel não larga a espuma  (Read 3639 times)

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Pincel não larga a espuma
« on: October 27, 2015, 09:39:34 pm »
0
Tenho um texugo Chinês, um Lijun, que comprei á uns 8 meses mas pouco tenho usado. Tem nó de 22mm, loft "teórico de 52mm, na realidade terá 48mm ou menos por causa do "glue bump" exagerado que tem na base. 

O pelo é finest e porta-se bem, é bastante denso, bastante mais do que o semogue 650 por exemplo, suave nas pontas mas firme o suficiente para espumar na cara, o problema, e a razão da minha pergunta, é que a espuma parece que fica presa no pincel, o nó fica carregado de espuma mas na cara fica pouca. Tenho dificuldade em aplicar a espuma, mesmo tendo muita no pincel. 
Depois de insistir um bocado a espuma começa a sair pelas laterais, e pela base do nó, em bastante quantidade, mas passando o pincel na cara com movimentos laterais pouca espuma é libertada.

Gostava de perceber a causa deste comportamento, é da densidade ? Das dimensões ? Do tipo de pêlo ? Ou é "erro do operador" ?7

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #1 on: October 28, 2015, 12:00:29 am »
0
Tenho um texugo Chinês, um Lijun, que comprei á uns 8 meses mas pouco tenho usado. Tem nó de 22mm, loft "teórico de 52mm, na realidade terá 48mm ou menos por causa do "glue bump" exagerado que tem na base.

O pelo é finest e porta-se bem, é bastante denso, bastante mais do que o semogue 650 por exemplo, suave nas pontas mas firme o suficiente para espumar na cara, o problema, e a razão da minha pergunta, é que a espuma parece que fica presa no pincel, o nó fica carregado de espuma mas na cara fica pouca. Tenho dificuldade em aplicar a espuma, mesmo tendo muita no pincel.
Depois de insistir um bocado a espuma começa a sair pelas laterais, e pela base do nó, em bastante quantidade, mas passando o pincel na cara com movimentos laterais pouca espuma é libertada.

Gostava de perceber a causa deste comportamento, é da densidade ? Das dimensões ? Do tipo de pêlo ? Ou é "erro do operador" ?
Viva , Nuno!
Isso acontece com todos os sabões?
Usas algum pré?
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #2 on: October 28, 2015, 09:12:26 am »
0
Viva , Nuno! Isso acontece com todos os sabões? Usas algum pré?

Só tenho usado este pincel com cremes, ontem foi com o Veleiro, mas já me fez o mesmo com os TOBS e com o Proraso verde, talvez não seja defeito, seja feitio.....

Pré tenho usado o Proraso branco, não sempre, mas a maioria das vezes.

É pena porque gosto bastante deste nó, é denso e tem rigidez, mas muito macio na cara, será que exagerando na quantidade de creme ele fique cheio e liberte mais facilmente a espuma ?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #3 on: October 28, 2015, 09:31:05 am »
0
Da-lhe uns banhos com champô ou sabonete ou qualquer outro detergente.

Os pres tipo óleo tem tendencia a tirar a capacidade de espumar a um pincel.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #4 on: October 28, 2015, 09:42:21 am »
0
Da-lhe uns banhos com champô ou sabonete ou qualquer outro detergente. Os pres tipo óleo tem tendencia a tirar a capacidade de espumar a um pincel.

O pincel faz espuma, muita mesmo, o problema que noto é que a espuma fica dentro do nó e não sai para a cara, ao passar o pincel na cara, com movimentos laterais a espuma não se liberta do pincel, parece que fica presa dentro do nó. A quantidade de espuma que fica na cara é manifestamente pouca, para a quantidade de espuma que tenho no pincel....

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #5 on: October 28, 2015, 10:13:14 am »
0
O pincel faz espuma, muita mesmo, o problema que noto é que a espuma fica dentro do nó e não sai para a cara, ao passar o pincel na cara, com movimentos laterais a espuma não se liberta do pincel, parece que fica presa dentro do nó. A quantidade de espuma que fica na cara é manifestamente pouca, para a quantidade de espuma que tenho no pincel....

Isso é muito estranho.

É assim desde novo?

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #6 on: October 28, 2015, 10:31:28 am »
0
Isso é muito estranho. É assim desde novo?

Sim, sempre me fez isto, se eu insistir, continuar a passar o pincel na cara com movimentos circulares ou laterais e carregar/pressionar mais um pouco, a espuma começa a sair pelas laterais e pela base do nó junto ao cabo, parece um aspirador, "chupa a espuma na parte de cima do nó e liberta-a na parte de baixo. O pincel é mesmo denso, depois de carrregado parece de borracha, talvez seja este o problema, o semogue 650 tem muito menos pelo mas liberta a espuma com muito mais facilidade, embora seja mais áspero na cara....

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #7 on: October 28, 2015, 11:44:47 am »
0
É um problema típico de pincéis mais densos.
Este tipo de pincéis densos são assim mesmo, a densidade elevada tem as suas vantagens... maior rigidez, dá outro tipo de sensação na face... mas também tem desvantagens: maior tendência a gastar mais sabão/creme para fazer a espuma, e a libertá-la com maior dificuldade.

Ainda por cima um nó relativamente curto, vai ter menor tendência a abrir, logo, maior dificuldade em libertar a espuma.

Não me parece propriamente "anormal", é mesmo a natureza do bicho.

Tenho um dos LiJun mais antigos, cuja densidade é apenas mediana e cujo nó é bem maior (55mm) e sempre funcionou muito bem. No teu caso, parece-me que a combinação de dois factores (densidade elevada + nó curto) resultou num pincel que "come" espuma. :P

Outra coisa, achas o teu Semogue 650 áspero?
Eu tenho um Semogue 650 mas já é uma unidade antiga... o cabo até já nem existe no catálogo da Semogue (é este aqui), e acho-o um silvertip extremamente suave.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #8 on: October 28, 2015, 01:57:20 pm »
0
É um problema típico de pincéis mais densos. Este tipo de pincéis densos são assim mesmo, a densidade elevada tem as suas vantagens... maior rigidez, dá outro tipo de sensação na face... mas também tem desvantagens: maior tendência a gastar mais sabão/creme para fazer a espuma, e a libertá-la com maior dificuldade. Ainda por cima um nó relativamente curto, vai ter menor tendência a abrir, logo, maior dificuldade em libertar a espuma. Não me parece propriamente "anormal", é mesmo a natureza do bicho. Tenho um dos LiJun mais antigos, cuja densidade é apenas mediana e cujo nó é bem maior (55mm) e sempre funcionou muito bem. No teu caso, parece-me que a combinação de dois factores (densidade elevada + nó curto) resultou num pincel que "come" espuma. :P Outra coisa, achas o teu Semogue 650 áspero? Eu tenho um Semogue 650 mas já é uma unidade antiga... o cabo até já nem existe no catálogo da Semogue (é este aqui), e acho-o um silvertip extremamente suave.

Obrigado pela explicação, faz sentido e vai um pouco de encontro ao que eu pensava, não é defeito é feitio....

Agora há forma de contrariar esta tendência ? Mais creme ? Mais água ? Menos pressão ?

Sobre o semogue 650, o meu é recente, deste mês, tem o cabo facetado preto e sinto-o um pouco áspero e a picar ocasionalmente na cara, segundo me dizem irá amaciar com o uso só tem uma meia duzia de barbas e umas espumas na mão, é muito diferente deste chinês, nó mais alto, menos denso, faz muita espuma na tigela e não fica com ela, liberta-a muito bem, mas é muito "mole" para espumar na cara.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Pincel não larga a espuma
« Reply #9 on: October 28, 2015, 02:28:10 pm »
0
Ah, é um Semogue 650 mais recente. Deve ser muito semelhante ao texugo que vendem n'A Vida Portuguesa - não é mau, mas lá está, não tema sensação de um silvertip mais suave.
Os mais antigos parecem ter um tipo de pelo mais suave de pontas - até visualmente o pêlo é um pouco diferente.
Esse pêlo irá amaciar com o tempo, mas a evolução é um tanto ou quanto lenta.

Quanto ao LiJun, vai experimentando várias hipóteses... Menos pressão poderá ajudar - são as pontas do pincel que fazem a espuma, não vale a pena esborrachar o pincel contra a cara ou a tigela. Isso poderá ajudar. Mas sinceramente, acho que é mesmo o feitio do "animal". :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal