Author Topic: Mofo no alimentador da caneta de aparo.  (Read 10484 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #15 on: January 18, 2016, 07:32:03 pm »
0
Exato e a perda maior volume de tinta por uma contaminação seria bem maior :(

Offline RF

  • Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 787
  • Respect: +15
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #16 on: January 20, 2016, 12:37:25 am »
0
Pensa positivo, agora tens uma desculpa para comprar outras cores para experimentares. :)
Brincadeira à parte.  Isso também não acontece tantas vezes, Eu utilizo tinteiro faz anos e nunca tive problemas, não quer dizer que não possa vir a ter, como eu muitas pessoas. 


Para mim não seria opção, passar de tinteiro para cartucho. Pode-se considerar o cartucho mais “higiénico”, pelo facto da tinta não fica tanto exposta, mas perde-se mais do que se ganha.

Perdes logo um leque de cores, por exemplo não podes testar a cor da Pilot sem canetas da Pilot, utiliza cartuchos proprietários. O mesmo acontece com Lamy, Parker, Sheaffer, …, muitas e muitas marcas. Há marcas que só mesmo em tinteiro.
Perdes a possibilidade de utilizar peças icónicas como a Parker 51, que apesar de ter versões com cartucho estas são raras. Mas há muitas canetas só mesmo de tinteiro.

Pode ser da Sheaffer, pode, mas se fosse uma coisa da marca era muito mais comentada. Pode ter sido um azar, as condições que tens na tua zona,pode ter sido da caneta para a tinta e não o contrario, pode ter sido da produção de determinada altura, etc. Eu tenho o tinteiro da Sheaffer há pouco tempo por isso não posso comentar sobre a marca.

Mas podes comprar cartuchos agora e no futuro voltar aos tinteiro.
Nada como ficar com tinta nos dedos quando estamos a encher uma caneta.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #17 on: January 20, 2016, 02:28:23 pm »
0
Oh sim, concordo plenamente :)
As tintas em vidro nos dão um leque mais amplo de experiências, bem como são economicamente mais vantajosas que os cartuchos.
Vendo as variaveis do problema, uma infinidade de fatores possam ter ocorrido, que não apenas a tinta.

Tenho notado que há muitos comentários sobre esta questão no que toca a tinta da Sheaffer - creio que os lotes pré 2012 e notadamente nas tintas pretas ou no azul escuro (que é meu caso). Talvez uma falha no lote da época.
Em todo caso, os comentários são suspeitas, pois em nenhum momento vi alguem afirmar que aquilo seria mofo realmente.
Mas vou guardar o vidrinho como recordação, pois estes vidros são bem bonitos :)

Talvez tenha ocorrido uma inversão, a caneta infectada, até por contatco com um papel infectado.
Estes que infectaram a tinta.
Mas estou contente, pois até o presente momento, o mofo ainda não se apresentou na caneta após a limpeza desta com o lysoform :) :)


Vou ainda deixá-la - a caneta - sob observação aqui e aviso após uns dias se o mofo retornou ou se realmente a limpeza foi efetiva :)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #18 on: January 31, 2016, 09:51:54 am »
0
Mas tens a caneta com tinta ou ainda sem tinta?

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #19 on: January 31, 2016, 07:07:10 pm »
0
Olá, eu coloquei uma tinta nova, da Pelikan e até o momento está sem problema algum.

A tinta com problemas (azul escura) deixei em observação - por curiosidade mórbida - e a parte inferior da tampa, onde tem aquele papel/plastico, em uma semana - coisa que antes não havia - se cobriu de uma espessa camada de mofo, como filamento de algodão!

Vou adicionar a foto da tampa depois para ver o estado lastimável.

A outra tinta da Sheafer - que comprei junto - azul royal, está sem nada, muito embora tenha notado há tempos, um pequeno floco, como uma poeira na superficie. Mas a caneta que a usa, uma Sheaffer, não apresentou nenhum sintoma até o momento. E nem este floco ou algo semelhante progrediu na superficie desta tinta. Possa ser que a quantidade de substancia anti fungica que ela contém seja maior. Notei em diversos comentários na web que estas tintas com a tonalidade escura, a negra e a azul escuro principalmente parece que volta e mai aapresentam este problema. Mas não é regra. Talvez algo no preparo da tinta, exija uma menor quantidade de anti-fungico. Eu não saberia dizer ou teria certeza, pois os comentários sem bem abstratos na web.

Mas esta azul royal, fica em obersavação também.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #20 on: January 31, 2016, 10:32:41 pm »
0
Ainda bem que a caneta ficou boa.

Pena a tinta, mas antes a tinta que a caneta.

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Mofo no alimentador da caneta de aparo.
« Reply #21 on: February 01, 2016, 01:40:49 am »
0
Oh sim, concordo plenamente :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal