Author Topic: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas  (Read 3390 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« on: January 31, 2016, 06:04:51 pm »
0
E porque nesta semana que finda se falou nesta máquina fica aqui um tutorial sobre a utilização da mesma com lâminas contemporâneas. O objectivo será apenas falar nos pontos mais práticos que possam viabilizar a sua utilização deixando de fora aspectos da sua historia.

O quesito aqui será, obviamente, se é possível a utilização desta maquina com as lâminas que hoje temos ao dispor. Felizmente a resposta é Sim!

Com maior ou menor esforço consegue-se utilizar quase todas as laminas.

A Ronson tem uma concepção muito engenhosa. Com umas quantas voltas ao cabo conseguimos desmontar a maquina. Não é relevante para o que aqui vamos tratar mas serve para terem uma ideia de como algo, aparentemente complexo, é na realidade muito simples. O strop e o base plate também se podem remover uma vez que estão aparafusadas mas não há qualquer necessidade.





Em relação ás lâminas temos então por ordem:

  • Uma DE.
  • Uma tipo injector. Neste caso Personna PTFE.
  • Uma Feather Pro Light.
  • Uma Feather Pro Super.
  • Uma Gem.
  • Uma Feather FHS.





Para começar deixem-me dizer que não vale a pena perder tempo a tentar colocar laminas dos dois lados. Já o fiz e é muito trabalhoso. A recompensa limita-se ao facto de poder, durante o escanhoado, virar a lâmina e usar os 4 lados. Parca vantagem para o trabalho que se despende.


Em relação à lâmina DE temos algumas desvantagens a começar pela espessura. As originais eram muito espessas. As DE são extremamente finas, tendem a vibrar tornando-se desconfortáveis. São fáceis de cortar mas perdem na facilidade de ajuste de exposição.






As do tipo injector são a melhor opção. São mais espessas que uma DE logo mais confortáveis nesta maquina. O objectivo será apoia-las nas saliências laterais do base plate. Isso irá facilitar muito nos ajustes finais. Em relação à Feather e para quem não sabe, as light são mais estreitas do que as Pro. Essa diferença é o que vai ditar a exposição da lamina. Torna-se necessário cortar a lâmina mas isso não apresenta dificuldade de maior.





As GEM poderiam ser boas pois têm a espessura desejada mas não aconselho de todo. São difíceis de partir e se ficarem mais largas a exposição fica por demais.

As Feather FHS sinceramente nunca experimentei. Tenho para mim que são simplesmente sofríveis pelo que nem me dou ao trabalho.





As laminas inserem-se com o top plate enroscado mas não apertado. Basta fazê-las deslizar até que fiquem apoiadas de ambos os lados nas tais saliências laterais que referi atrás.





Exposição de uma DE. Claro que neste caso a lâmina pode sempre vir mais para a frente.





Exposição da Injector normal:





O gap da lâmina:





Em suma, a lamina injector, neste caso a Personna PTFE, não necessita de qualquer trabalho adicional. A sua inserção se bem que pouco ortodoxa, acaba por ser mais simples que, por exemplo, um navalhete. Usualmente é a solução que utilizo por ser a mais expedita. Daqui resulta um barbear a tender para o agressivo muito semelhante ao que obtenho com a R41 com láminas Astra SP que pode no entanto não ser do agrado da maioria.

Tecnicamente, se usada assim, limita-se a ser mais uma SE, mas há algo de muito satisfatório em usar uma máquina com 80+ anos que aparentemente já não teria qualquer utilidade. E depois há sempre o "Cool Factor" :)






« Last Edit: August 11, 2017, 06:49:42 pm by PauloF »

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #1 on: January 31, 2016, 06:20:16 pm »
0
Afinal é bem mais fácil do que eu imaginava PauloF.
Obrigado pelo tutorial.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #2 on: January 31, 2016, 06:30:23 pm »
0
Grande explicação e uma máquina muito , muito bonita.
Obrigado , Paulo.
Será que com uma rebarbadora
e discos de corte não daria para
prerarar meia duzia de lâminas
GEM?
Abraço
E porque nesta semana que finda se falou nesta máquina fica aqui um tutorial sobre a utilização da mesma com lâminas contemporâneas. O objectivo será apenas falar nos pontos mais práticos que possam viabilizar a sua utilização deixando de fora aspectos da sua historia.

O quesito aqui será, obviamente, se é possível a utilização desta maquina com as lâminas que hoje temos ao dispor. Felizmente a resposta é Sim!

Com maior ou menor esforço consegue-se utilizar quase todas as laminas.

A Ronson tem uma concepção muito engenhosa. Com umas quantas voltas ao cabo conseguimos desmontar a maquina. Não é relevante para o que aqui vamos tratar mas serve para terem uma ideia de como algo, aparentemente complexo, é na realidade muito simples. O strop e o base plate também se podem remover uma vez que estão aparafusadas mas não há qualquer necessidade.


(Image removed from quote.)


Em relação ás lâminas temos então por ordem:

  • Uma DE.
  • Uma tipo injector. Neste caso Personna PTFE.
  • Uma Feather Pro Light.
  • Uma Feather Pro Super.
  • Uma Gem.
  • Uma Feather FHS.


(Image removed from quote.)


Para começar deixem-me dizer que não vale a pena perder tempo a tentar colocar laminas dos dois lados. Já o fiz e é muito trabalhoso. A recompensa limita-se ao facto de poder, durante o escanhoado, virar a lâmina e usar os 4 lados. Parca vantagem para o trabalho que se despende.


Em relação à lâmina DE temos algumas desvantagens a começar pela espessura. As originais eram muito espessas. As DE são extremamente finas, tendem a vibrar tornando-se desconfortáveis. São fáceis de cortar mas perdem na facilidade de ajuste de exposição.






As do tipo injector são a melhor opção. São mais espessas que uma DE logo mais confortáveis nesta maquina. O objectivo será apoia-las nas saliências laterais do base plate. Isso irá facilitar muito nos ajustes finais. Em relação à Feather e para quem não sabe, as light são mais estreitas do que as Pro. Essa diferença é o que vai ditar a exposição da lamina. Torna-se necessário cortar a lâmina mas isso não apresenta dificuldade de maior.


(Image removed from quote.)


As GEM poderiam ser boas pois têm a espessura desejada mas não aconselho de todo. São difíceis de partir e se ficarem mais largas a exposição fica por demais.

As Feather FHS sinceramente nunca experimentei. Tenho para mim que são simplesmente sofríveis pelo que nem me dou ao trabalho.


(Image removed from quote.)


As laminas inserem-se com o top plate enroscado mas não apertado. Basta fazê-las deslizar até que fiquem apoiadas de ambos os lados nas tais saliências laterais que referi atrás.


(Image removed from quote.)


Exposição de uma DE. Claro que neste caso a lâmina pode sempre vir mais para a frente.


(Image removed from quote.)


Exposição da Injector normal:


(Image removed from quote.)


O gap da lâmina:


(Image removed from quote.)


Em suma, a lamina injector, neste caso a Personna PTFE, não necessita de qualquer trabalho adicional. A sua inserção se bem que pouco ortodoxa, acaba por ser mais simples que, por exemplo, um navalhete. Usualmente é a solução que utilizo por ser a mais expedita. Daqui resulta um barbear a tender para o agressivo muito semelhante ao que obtenho com a R41 com láminas Astra SP que pode no entanto não ser do agrado da maioria.

Tecnicamente, se usada assim, limita-se a ser mais uma SE, mas há algo de muito satisfatório em usar uma máquina com 80+ anos que aparentemente já não teria qualquer utilidade. E depois há sempre o "Cool Factor" :)






(Image removed from quote.)
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8214
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #3 on: January 31, 2016, 06:59:40 pm »
0
Excelente explicação! Bravo!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #4 on: January 31, 2016, 10:36:43 pm »
0
Excelente. Gostei. Obrigado

E já agora, linda maquina.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #5 on: February 06, 2016, 11:40:25 am »
0
Será que com uma rebarbadora
e discos de corte não daria para
prerarar meia duzia de lâminas
GEM?
Abraço


Bom dia Miguel, sinceramente acho que não vale o esforço.
As injector fazem um bom trabalho.


Afinal é bem mais fácil do que eu imaginava PauloF. Obrigado pelo tutorial.

É, acho que as minhas palavras no outro tópico levaram a isso.

O que quis transmitir foi que se a expectativa for usufruir da máquina em alguma da sua plenitude, leia-se usar os quatro lados da lâmina, então prepara-te para o cabo dos trabalhos.

No entanto reitero que é perfeitamente (e facilmente) possível utiliza-la como single edge com resultados que não defraudam.

Cumps.
« Last Edit: February 06, 2016, 12:11:41 pm by PauloF »

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #6 on: February 06, 2016, 12:52:19 pm »
0
Só é pena o preço das Ronson andar noutros níveis.... :(
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #7 on: February 06, 2016, 02:33:10 pm »
0
Obrigado , Paulo , por transmitires aqui o teu conhecimento.
No Olx está uma máquina
"Schuts" alemã ... Sabem
que tipo de lâmina usa aquela
máquina?

Cumprimentos!
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #8 on: February 06, 2016, 06:26:18 pm »
0
Obrigado , Paulo , por transmitires aqui o teu conhecimento.
No Olx está uma máquina
"Schuts" alemã ... Sabem
que tipo de lâmina usa aquela
máquina?

Cumprimentos!


Muitas das primeiras "Lather Catcher´s" foram desenhadas para lâminas em cunha (Wedge). A fixação desta dá-se, geralmente tirando partido dessa forma. Pela ultima fotografia não restam duvidas de ser esse o caso. A fixação da lâmina da-se por aperto daqueles dois parafusos no topo.

Uma vez que a GEM é substancialmente mais estreita, eu diria que provavelmente essa máquina só iria funcionar bem usando esta por cima da lâmina original. Podes ver aqui um exemplo:





Se o objectivo for usar uma lâmina GEM, a regra de ouro a seguir é verificar se a maquina tem umas travas para a lâmina. se tiver é meio caminho para um bom funcionamento.

A da esquerda não tem. A da direita tem.



O meu conselho será precisamente esse: Procura com as ditas travas.

Cumps.

Offline Samir

  • Trade Count: (+6)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 489
  • The oyster para barbear !!!!
  • Respect: +3
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #9 on: February 06, 2016, 07:32:39 pm »
0
Fenomenal !!!
Mr. Shaver !!!

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Ronson Razor- Tutorial para lâminas contemporâneas
« Reply #10 on: February 06, 2016, 07:34:53 pm »
0
Bem me parecia que tinha de fazer perguntas a quem sabe.
Vou falar com o vendedor ...
Obrigado , Paulo.

Cumprimentos.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal