Poll

Qual será o artigo do fórum 2016

Pincel
27 (50.9%)
Sabão
7 (13.2%)
Máquina
8 (15.1%)
Suporte
4 (7.5%)
Outro (especificar no tópico)
7 (13.2%)

Total Members Voted: 53

Voting closed: March 14, 2016, 12:03:36 pm

Author Topic: Artigo do forum 2016  (Read 129313 times)

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #765 on: December 02, 2016, 10:52:46 am »
+1
Depois de algumas semanas a utilizar o novo protótipo com o pêlo semelhante ao Plisson, julgo já ser capaz de proporcionar algum feedback sobre o mesmo, ainda que não em forma de review.

Concentrando-me apenas no nó, uma vez que o cabo é o mesmo do protótipo anterior, acho que conseguimos ter aqui o tamanho e densidade ideais para este tipo de fibras - a minha medição diz 24,4x55,4mm. A altura do nó aparenta ser um pouco reduzida quando se espalma "em seco" na mão, mas com as fibras molhadas e em utilização, tanto os movimentos circulares como os de pintor são muito fáceis de executar, sem qualquer tipo de esforço.
No fundo, temos aqui a suavidade característica do pêlo Plisson, mas com uma maior firmeza e densidade que, a meu ver, só aumentam o prazer de utilização - quem me conhece sabe que eu tenho preferência por nós de maiores dimensões. :)

Para quem já experimentou o pincel TGCo (que conta com 26,3x52,8mm), e excluindo desde já a qualidade do nó, que é evidentemente muito superior no caso do Semogue, este protótipo consegue proporcionar uma suavidade semelhante e até uma sensação muito aproximada na face, mas com uma abertura muito mais fácil, e também uma superior capacidade de espumar.

Como já tinha referido aqui, observei um pequeno emaranhar de fibras no centro do nó após a primeira limpeza em movimentos circulares, mas nada que não se tenha resolvido muito facilmente com uma penteadela suave. Este tipo de emaranhar acontece com outros nós feitos deste mesmo tipo de fibras, pelo que nada tem a ver a construção do nó, mas suspeito que com a maior densidade face ao nó da Plisson. Exemplo muito recente aqui.

Resumindo, sou da opinião que estamos muito perto de uma potencial versão final. Caso venha a existir um outro protótipo (e não me parece que isso seja de todo indispensável), gostaria de experimentar esta largura e formato de nó com uma altura ligeiramente superior, 2 a 3mm, mas é claro que é sempre um trade-off. Irá facilitar a abertura, mas reduzir a firmeza do nó, e isso acaba sempre por ser uma questão de gosto pessoal.

Estou curioso para saber a opinião dos restantes testers... manifestem-se, meus caros! :)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #766 on: December 03, 2016, 03:55:45 pm »
0
Olá pessoal.

Quem quer experimentar o protótipo?
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #767 on: December 03, 2016, 05:44:56 pm »
0
Leon, eu entreguei ao MC e ele vai entregar depois ao Latherão. Depois ia enviar ao Oversaturn.

Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #768 on: December 03, 2016, 11:57:05 pm »
0
Olá pessoal.

Quem quer experimentar o protótipo?
Eu gostava de experimentar, para comparar com o razorock monster, o Edwin Jagger e o Plisson.

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline M23C

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 835
  • Respect: +205
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #769 on: December 05, 2016, 05:23:48 pm »
0
Só vi este tópico agora, não sei se por distração...pelo que percebi, estava-se a discutir um material novo. Já são muitas páginas para ler :)  Ficou decidido ser um pincel? Gostava muito de um dia termos uma taça para fazer a espuma.

Offline Ricardo2010

  • Trade Count: (+3)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 680
  • Um dia, eu já fui POP.
  • Respect: +133
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #770 on: December 05, 2016, 10:23:23 pm »
0
Só vi este tópico agora, não sei se por distração...pelo que percebi, estava-se a discutir um material novo. Já são muitas páginas para ler :) Ficou decidido ser um pincel? Gostava muito de um dia termos uma taça para fazer a espuma.

É isto mesmo, amigo, irá ser um pincel.

Quanto à taça, quem sabe no ano que vem?

Cumprimentos. 8)

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2706
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #771 on: December 06, 2016, 10:28:33 am »
0
Tanto quanto me lembro, ainda não falamos de preços nem de quantidades.

Julgo que haverá uma quantidade mínima de pêlo a encomendar que obrigará sempre a produzir um determinado número de pincéis. Tipicamente são 100 unidades, mas o León dirá se existe um mínimo e/ou um máximo.

O preço será também essencial para que muitas pessoas se decidam a embarcar. Julgo que se tinha falado em € 65, quando ainda não era certo nem o pêlo nem o cabo. Claro que se conseguirmos descer um pouco a fasquia ficará mais fácil convencer o pessoal, principalmente os confrades ultramarinos...

Assim que tivermos estas informações, devemos abrir outro tópico com informação clara sobre o pincel e abertura de lista de reservas, até para informar os interessados que não tenham acompanhado este tópico.

Aproveito para lembrar a todos que o que está em fase final de testes é um pincel em pêlo sintético, o primeiro deste tipo a ser fabricado pela Semogue, com fibras semelhantes às dos sintéticos Plisson. O diâmetro será de 24 mm. A altura do pêlo ainda está em aberto, mas não deverá ser inferior a 55 mm. O cabo será em acrílico, com o formato do Semogue 2040.

Créditos da imagem do protótipo em testes devidos a Bruno "León".
« Last Edit: December 06, 2016, 10:33:30 am by Latherão »

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #772 on: December 06, 2016, 10:49:24 am »
0
Onde viste esse preço? Nunca ouvi falar em preços sequer, e se for 65€ o meu nome não vai aparecer na lista.

Ainda sábado estava com o MC e falamos do possível preço do pincel e falou-se num preço bem inferior  ( mas mesmo bem inferior ) a esse e achou-se caro ainda. 

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #773 on: December 06, 2016, 11:11:03 am »
0
Também não me lembro de serem discutidos preços de €65... ?!?!?!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2706
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #774 on: December 06, 2016, 12:05:37 pm »
+1
Peço desculpa pelo equívoco dos 65€, estive agora à procura e também não encontrei. Devo estar a confundir com outro assunto qualquer.

A idade não perdoa :P

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #775 on: December 06, 2016, 12:10:30 pm »
0
Já estou mais descansado! Ufa!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #776 on: December 06, 2016, 02:00:54 pm »
0
Bem, esta revisão já está mais que no tempo dela sair! eh eh eh

Ora bem, este nó está bastante melhor que os nós anteriores. É um nó que abre mais facilmente, é mais denso, tão macio de pontas quanto os anteriores em suma, muito melhor conseguido.

É um pelo mais rijo mas quase tão suave de pontas quanto o Plisson. Um dia que tive a pele mais fustigada, notei um pouco mais de desconforto na terceira passagem, de calhar, facto dos pelo serem mais rijos, mas nada que me fizesse não usar o pincel ou coisa que se parecesse.

Notei o pelo a ficar emaranhado depois de o passar na toalha com movimentos circulares, mas com uma passagem de um pente 

isso ficou logo corrigido. Depois de me acontecer nele, aconteceu-me no Plisson ( e nunca me tinha acontecido anteriormente 

). Comecei a secar o pincel com menos força contra a toalha e não voltou a acontecer. Ao fazer espuma com ele na cara ou até na mão, nunca me aconteceu de emaranhar o pelo, nem com movimentos de pintor nem com movimentos circulares. Na minha opinião, pode ter sido o hábito de andar a usar pincéis de cerda e texugo e ter deixado o Plisson um tempo parado.

Quanto à capacidade de espumar, é uma máquina a fazer espuma, tanto em cremes como croaps como sabões duros. Não se deixou ficar para trás a "comer" o sabão Musgo Real, que, como sabes é um sabão bem duro.

Até gostava de ver este pincel tal como o TheMonk diz com maias 2 ou 3 mm de altura o que iria fazer com que ficasse menos firme e fosse abrir um pouco mais os pelo. Acho que sí sim, ficaria um pincel de excelência.

Depois de usar este pincel, fiquei a pensar que o Plisson poderia ter um pouco mais de densidade. :(

Tenho outro pincel sintético em casa que ainda vou experimentar para poder comprar.

Próximos testers, digam de vossa justiça!

Offline Ricardo2010

  • Trade Count: (+3)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 680
  • Um dia, eu já fui POP.
  • Respect: +133
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #777 on: December 06, 2016, 10:27:46 pm »
0
Peço desculpa pelo equívoco dos 65€, estive agora à procura e também não encontrei. Devo estar a confundir com outro assunto qualquer.

A idade não perdoa :P
Sei bem como é. :P :P

E olha que nem cheguei nos 40 ainda.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #778 on: December 06, 2016, 10:33:36 pm »
0
Mas passa lá os 40 que para os 50 parece "um saltinho" e quando dás por ela já lá estás quase a chegar ou já lá estás  :P

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Artigo do forum 2016
« Reply #779 on: December 16, 2016, 05:18:50 pm »
0
Gostaria de testar o protótipo,
Está algum disponível?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal