Author Topic: Ajuda na aquisição de relógios  (Read 6182 times)

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Ajuda na aquisição de relógios
« on: February 26, 2016, 08:24:21 pm »
0
Boas noites caríssimos, já há algum tempo que não escrevo aqui. Espero que esteja tudo bem com todos.

Bem, eu queria adquirir um relógio de boa qualidade e tenho andado a ler artigos e forums variados onde vários aficionados postam e dão opiniões... Já entendo mais ou menos a diferença entre um relógio mecânico e um relógio de quartzo, bem como a distinção entre vários géneros de relógios (Ex: Divers, piloto, dress, cronógrafos, etc.).

Eu neste momento tenho dois relógios, nenhum de marca conceituada mas apesar disso gosto bastante dos dois.

Um deles é duma marca chamada La Manufacture, tem cerca de 5 anos e ainda não precisou de qualquer reparo. Acho que é precisamente este modelo:

https://www.google.pt/search?q=bigotti+milano+watch&client=ubuntu&espv=2&biw=1366&bih=659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjgptignpbLAhXIThQKHU2mCgEQ_AUIBigB#tbm=isch&q=La+manufacture+watch&imgrc=eZvJZdga71iGvM%3A

Depois tenho outro que me ofereceram no natal duma marca chamda Bigotti Milano. É muito parecido com este modelo:

http://bigottimilano.com/product/bigotti-milano-8680161197256-gents-wristwatch/1416

Não é exatamente igual, penso que o meu é em aço inoxidável e a "cabeça" do relógio é maior relativamente à bracelete, os ponteiros são todos cinzentos/brancos  e os numerais são todos um "I" exceto o de cima que marca as 12 horas, que é um "II". Acho que é uma tentativa de simular o look to Omega speedmaster, e é um relógio muito bonito e que me deu muitos elogios de estranhos e conhecidos embora não seja de marca conhecida.


Bem, eu sempre quis ter um bom diver desde pequeno - Via o meu pai com aqueles relógios prateados e sempre quis ter um. Eu não sou mergulhador profissional, mas mesmo assim apreciava ter um relógio com o qual pudesse tomar duche e que nunca tivesse de retirar - Essencialmente o mesmo tratamento que dou à minha aliança de comprometido que vai comigo para literalmente todo o lado e nunca a tiro. Acho que os divers em aço com bracelete são dos relógios mais bonitos que há e ficam bem com qualquer indumentária exceto provavelmente o smoking/black tie.

Estou interessado em recomendações dos confrades aficionados por relógios - Queria um diver com resistência razoável à água - Não, não precisa de aguentar 500 metros de profundidade, desde que dê para tomar banho e ir à piscina com ele, e de vez em quando mergulhar poucos metros. Queria em aço inoxidável e com bracelete (não quero pulseira de couro ou de lona). Preço máximo 500€ mas preferencialmente entre os 200€ e os 300€, gostava de começar com algo mais barato e ir comprando mais caro quando tiver mais riqueza nas minhas mãos (e se gostar do hábito evidentemente). Obviamente, o "cronómetro" tradicional dos divers que os mergulhadores usam para contar o tempo que podem ficar debaixo de água também gostava de bom grado.

Até agora, apenas encontrei este por preço acessível 

https://www.google.pt/search?q=Timex+Expedition+T49799&client=ubuntu&espv=2&biw=1366&bih=659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiN-r3yoJbLAhUDShQKHZjxD7AQ_AUIBigB

É um timex expedition, é um relógio desse género que eu queria.


Já agora, aproveito para deixar algumas questões:

- Em qualquer relógio, qual é o fit ideal? O meu relógio de bracelete não tem nenhum mecanismo de ajuste além das possibilidades de retirar ou colocar elos, e se eu retirar mais do que está ele fica um bocado apertado ao ponto de deixar marca e me fazer impressão no pulso cada vez que mexo a mão... Por outro lado, da forma que está consigo enfiar um dedo indicador na bracelete e ele deslizar um bocado se levantar o braço, apesar de não o conseguir retirar da mão. 

- Qual é a diferença entre um relógio automático e quartzo?

Obrigado pelas respostas, e boas noites.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
« Last Edit: February 26, 2016, 10:09:37 pm by lamina »

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Ajuda na aquisição de relógios
« Reply #2 on: February 27, 2016, 01:03:47 pm »
0

Já agora, aproveito para deixar algumas questões:

- Qual é a diferença entre um relógio automático e quartzo?

Obrigado pelas respostas, e boas noites.
Resumidamente, o quartzo trabalha com uma pilha. O mecânico dás "à corda". O automático é um mecânico que trabalha com a energia cinética produzida pelos teus movimentos.

Os divers da Seiko serão sempre intemporais, mas podes também equacionar estes:


Citizen NY0040



ou Apeks




O Citizen é automático. O Apeks é quartz. Realisticamente as imagens enganam. O Citizen é muito superior em todos os aspectos. O Apeks 200mts (o que eu tenho) é ligeiramente mais pequeno, mais baixo e mais leve. No entanto é na luminescência dos ponteiros que sinto a maior diferença, No Citizen consegues ver perfeitamente as horas durante a noite. Aquilo brilha! No Apeks nem pensar. Na marca Apeks tens modelos de 200, 500 ou 1000 mts. 

Em relação ao cronógrafo, não aconselho. Nos divers menos é mais. Nenhum mergulhador usa aquilo. Para aferir o tempo existem os computadores de mergulho. Para uma medição esporadica o bevel chega.

Cumps

Offline Blackout

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 33
  • Respect: +1
Re: Ajuda na aquisição de relógios
« Reply #3 on: February 27, 2016, 03:45:04 pm »
0
Agradeço as respostas. Eu confesso que estou a considerar o Seiko SNK 007. Após ler várias entradas parece ser o mais apreciado para principiantes e de boa qualidade - É mecânico/automático.


https://www.google.pt/search?q=seiko+snk007&client=ubuntu&espv=2&biw=1366&bih=659&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjNmuPCpJjLAhUL8RQKHXwSCnwQ_AUIBigB


Confrade, obrigado pela explicação, eu confesso que não tinha entendido que o automático é uma espécie de relógio mecânico.

Alguém me pode dar dicas sobre onde comprar? O relógio parece rondar os 300€, mas queria arranjar um bocadinho mais barato.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Ajuda na aquisição de relógios
« Reply #4 on: March 08, 2016, 09:13:02 am »
0
Alguém me pode dar dicas sobre onde comprar? O relógio parece rondar os 300€, mas queria arranjar um bocadinho mais barato.

Olá.

Dificilmente terás que gastar 300€ por um destes Seikos. Tipicamente andam na casa dos 200, mesmo que querias bracelete em inox, em vez da pulseira de borracha, gastarás pouco mais.
Há muitos sítios, ebay, amazon...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Ajuda na aquisição de relógios
« Reply #5 on: March 08, 2016, 11:20:38 am »
0
Eu tenho este Casio , é um relogio todo em aço com ponteiros luminescentes e cronografo ... é o meu relogio do
dia a dia , não é automático é
um quartzo e nunca tive problemas com ele , excepto o vidro .
Já levou 1 e este já tem uma quinca. No proximo relójio vou
querer um vidro de safira.



Cumprimentos.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal