Author Topic: Ajuda com nós VigShaving finest  (Read 4223 times)

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Ajuda com nós VigShaving finest
« on: June 03, 2016, 02:48:44 pm »
0
Estive a ver uns nós no e-bay do vendedor VigShaving, gostava de saber se algum dos confrades conhece estes nós, e se me podem ajudar a esclarecer as diferenças entre o finest 2B e o finest 3B ?

Suavidade das pontas, backbone, qualidade do pêlo ?

Os nós em causa são estes :

http://www.ebay.com/itm/22mm-Knot-Finest-Two-Band-Badger-Hair-Shave-Brushes-Knot-/161828804843?hash=item25adbf98eb

http://www.ebay.com/itm/22mm-Knot-Finest-Badger-Shaving-Brush-Knot-/152092266492?hash=item236967cffc

Obrigado,

Offline Pagomes

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 126
  • Shave it like you mean it !
  • Respect: +11
    • Era Uma Vez - Fotografia
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #1 on: June 04, 2016, 03:11:37 am »
0
conheço os finest e são porreiros, comprava de novo

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #2 on: June 15, 2016, 03:54:15 pm »
0
Ora bem, acabei por pedir um nó Silvertip 22x65mm á Vigshaving, para colocar no cabo do vie long que decapitei.

O dito chegou hoje a casa, deixo as fotos :


subirimagenes


subir imagenes

Agora o problema é que o nó tem um diâmetro e um "glue bump" tal que não entra sequer no furo do cabo do vie long que tem 24.20mm.

A base do nó, a parte branca tem de facto os 22mm, mas depois alarga que é um exagero e tem uma parte muito dura e larga acima da base, que tem para aí 26mm de diâmetro, logo já meço para confirmar ao certo.

O cabo tem na parte superior apenas 4mm de espessura de plástico, não sei se posso desbastar para fazer caber o nó, ou vou ter de procurar um cabo com um furo maior, 26mm, ou assim.

Ainda não é desta que experimento o nó chinês 

Quem já pediu destes nós também notou isto ? que o diâmetro da base do nó é bastante superior ao anunciado ?

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #3 on: June 15, 2016, 08:08:00 pm »
0

Quem já pediu destes nós também notou isto ? que o diâmetro da base do nó é bastante superior ao anunciado ?
Estive a confirmar os meus e excluindo um silvertip, todos os outros apresentam, em maior ou menor grau, esse tal "glue bump".

Mas em principio só deves de ter necessidade de enviar essa parte branca dentro do cabo, mais que isso não será necessário.

Se achares o furo do cabo muito fundo para esse nó, enche-o com moedas. Pelo menos é assim que eu faço. Além do mais estarás a acrescentar, literalmente, uma mais valia ao pincel. :D

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #4 on: June 15, 2016, 08:51:25 pm »
0
Estive a confirmar os meus e excluindo um silvertip, todos os outros apresentam, em maior ou menor grau, esse tal "glue bump". Mas em principio só deves de ter necessidade de enviar essa parte branca dentro do cabo, mais que isso não será necessário. Se achares o furo do cabo muito fundo para esse nó, enche-o com moedas. Pelo menos é assim que eu faço. Além do mais estarás a acrescentar, literalmente, uma mais valia ao pincel. :D

Obrigado pela resposta.

Estive a medir a profundidade do furo do cabo e tem 16mm de profundidade, de facto parece muito, mas também só a parte branca do nó parece pouco....

Será que é suficiente encaixar só essa parte no nó ??

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #5 on: June 15, 2016, 09:05:03 pm »
0
Obrigado pela resposta.

Estive a medir a profundidade do furo do cabo e tem 16mm de profundidade, de facto parece muito, mas também só a parte branca do nó parece pouco....

Será que é suficiente encaixar só essa parte no nó ??
Para segurar acredito que sim, desde que leve uma boa cola. Mas não ficara muito frouxo?

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #6 on: June 15, 2016, 09:12:39 pm »
0

Será que é suficiente encaixar só essa parte no nó ??
Normalmente é suficiente.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #7 on: June 15, 2016, 09:25:54 pm »
0
Obrigado pela resposta. Estive a medir a profundidade do furo do cabo e tem 16mm de profundidade, de facto parece muito, mas também só a parte branca do nó parece pouco.... Será que é suficiente encaixar só essa parte no nó ??


Eu penso que sim. 

Pode parecer que o nó fica muito saído, talvez seja isso que te esteja a fazer confusão, mas depois das primeiras utilizações ele abre e perde essa estética.

Põe uma moeda de 5 cêntimos dentro cabo e sem fazer muita força coloca, o nó o mais para baixo que conseguires. Vê se ele assenta na moeda. Se necessário acrescenta outra moeda e repete. Assim que o nó assente nas moedas cola-as umas ás outras e estas ao cabo. Esperas uns minutos e cola o nó. 24 Hrs depois é fogo à peça.

PS: Estou a sugerir moedas para fazer o enchimento por ser mais simples mas podes usar outro material qualquer. Já usei rolha de cortiça e mais recentemente, num cabo da Gibbs usei gesso.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #8 on: June 15, 2016, 10:16:18 pm »
0

Eu penso que sim.

Pode parecer que o nó fica muito saído, talvez seja isso que te esteja a fazer confusão, mas depois das primeiras utilizações ele abre e perde essa estética.

Põe uma moeda de 5 cêntimos dentro cabo e sem fazer muita força coloca, o nó o mais para baixo que conseguires. Vê se ele assenta na moeda. Se necessário acrescenta outra moeda e repete. Assim que o nó assente nas moedas cola-as umas ás outras e estas ao cabo. Esperas uns minutos e cola o nó. 24 Hrs depois é fogo à peça.

PS: Estou a sugerir moedas para fazer o enchimento por ser mais simples mas podes usar outro material qualquer. Já usei rolha de cortiça e mais recentemente, num cabo da Gibbs usei gesso.

Com moedas de 5 cêntimos, com o espaço que sobre entre o fundo do cabo e o nó, devo precisar de uma meia dúzia, mas amanhã já experimento a ver como fica.

O que poderei usar para segurar o nó e fazer uns testes não permanentes ? Será que silicone dá ?

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #9 on: June 16, 2016, 02:06:23 pm »
0
Ora bem, colei dentro do furo do nó, 2 moedas de 0.20€ + 2 moedas de 0.05€, com uma altura total de 7,5mm, foi a medida que encontrei que permitia ao nó assentar na base das moedas, sendo que o fura era de 16.30 ficam dentro do furo do cabo 9mm do nó.

Fiz a colagem com silicone de vedação para, espero eu, ser mais fácil de desmontar se precisar de fazer mais ajustes.

Ficou assim :


subir fotos gratis

Que vos parece ?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #10 on: June 16, 2016, 02:24:25 pm »
0
Depende do teu gosto pessoal, é claro...
Pessoalmente, eu enterraria um pouco mais o nó, pois provavelmente ficará com demasiada altura e pouca firmeza. Mas tudo depende do gosto pessoal de cada um, e das características do nó em si (tipo de pelo, densidade, etc.). Mas esse cabo pode não ser adequado para isso, não sei se será possível alargar isso para permitir "afundar" mais o nó..

Mas regra geral o nó deve ser sempre um ou dois milímetros mais estreito que o "buraco" do cabo onde o queres colar, de modo a permitir que o nó entre sem problemas e até a permitir um "florescer" mais natural do pincel depois de montado. Como já deves ter descoberto por agora... :P

Geralmente tens duas hipóteses - tomando como exemplo um cabo com buraco de 22mm de diâmetro, das duas uma:
 - ou lhe colas um nó de 20mm;
 - alargas o buraco com uma Dremel de modo a caber lá um nó de 22mm.

Pessoalmente gosto muito deste conjunto de dicas, penso que já vai tarde agora para ser de alguma ajuda, mas aqui fica, a primeira parte desse post vale a pena ler que é bastante prática... :P Há aí um tutorial feito pelo Gago, vale a pena ler também, e mais umas dicas de minha autoria. :)

pessoalmente nunca vi a necessidade de ter moedas dentro do pincel, quando o buraco é grande demais preencho com a própria cola epoxi (Araldite) e pronto. :P
« Last Edit: June 16, 2016, 02:27:42 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #11 on: June 16, 2016, 02:35:37 pm »
0
Pois, este nó foi pedido com 22mm, e de facto a parte branca tem 22mm, o furo do cabo tem 24,20mm.

O problema é que o nó tem um tarugo de cola enorme na base, muito mais largo do que os 22 e bastante alto.

O Loft efectivo do nó, depois da cola deverá ficar pelos 50mm ou menos, apesar de ter 56mm de fora do cabo, devido ao tarugo de cola.

Logo, ou amanhã, vou testar a ver que tal se porta, se for preciso terei de arranjar um cabo com furo de 26mm para este nó de 22:o

A parte livre do pelo, acima do tarugo de cola, deve ser mais ou menos esta :


sube

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #12 on: June 16, 2016, 04:48:22 pm »
0
Ah, então o buraco tem 24mm, o nó é que é mesmo "avantajado"...! LOL

Mesmo assim, penso que se deixares essa parte toda de fora, o pincel vai ter tendência para abrir imenso, especialmente esses pelos mais laterais. Mas posso estar errado, será questão de experimentares primeiro, depois poderás tirar conclusões. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #13 on: June 16, 2016, 05:35:00 pm »
0
Vou experimentar umas espumas e depois logo decido se fica assim ou se vai para um cabo maior, tenho o cabo de 28mm do Fumanchu :P

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Ajuda com nós VigShaving finest
« Reply #14 on: June 17, 2016, 12:46:56 pm »
0
Já fiz duas espumas na mão, o nó tem muita firmeza e abre pouco, parece o Finest 2B da LJ com loft de 48mm, certamente culpa do tarugo de cola na base que diminui muito a altura util do pelo. 

As pontas parecem muito suaves, penso que vai funcionar muito bem para fazer espuma na cara. Vai ser lavado mais uma vez ou duas, e amanhã em principio já o testo na cara.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal