Author Topic: Vacheron Constantin  (Read 11166 times)

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re: Vacheron Constantin
« Reply #15 on: July 18, 2016, 12:49:20 pm »
0
Olá

Grato pelos feedbacks :)
Não sabia tal coisa ;-) só uso relógio mesmo pelo trabalho pq desde que tenho telemóvel não "preciso" ! Mas trabalho junto a 2 lojas de relógios Frank Müller acho eu que é assim em 2 mão existem lá na montra de 5000€ para cima e na outra mediano qualquer coisa como 23000€ pagam a coisa ;-)
Sim, na média e alta relojoaria paga-se caro... Nos vintages há itens que ultrapassam já a fasquia dos €4000 (caso dos speedmaster pre-moon), outros items com caixa em ouro upa upa! O caso deste aqui representado, em bom estado.
Paulo, julgo que se trata de um modelo de corda manual (não automático), não é assim? Para mim continua a ser um mistério o grau de precisão que se atinge com um mecanismo totalmente mecânico, sujeito a folgas de uso ou tolerâncias de fabrico que necessariamente têm de existir. Se para além disso me diz que se forçaram parafusos maiores em furos mais pequenos, empenando peças e alterando o equilíbrio do sistema, e mesmo assim a coisa ia funcionando, então passamos para a magia pura...

Sim corda manual.
Não tem mistério, pura "lógica" e física. Duas molas controlam a "força motriz", o resto são engrenagens com numero de dentes matematicamente projectados para quando o ponteiro dos segundos (caso haja), ao completar uma volta, sejam exactamente 60s (sincronizados pela mola espiral)8) Nada misterioso 8)
Temos mecanismos no mercado vintages que bem revistos e afinados são muito precisos. Esta máquina estava deveras deficitada e como é óbvio não funcionava correcto, que como estava apenas "mexia" (nem sempre)... Neste momento, funciona precisa... Claro que deu muito trabalho, principalmente que e como muito bem diz, foi preciso ajustar todas as folgas e afins, as tolerâncias são muito importantes;)
Mas ficou muito bem afinada e fluída... "Agora já parece um relógio Suíço";D

Cumprimentos
Paulo Girão
« Last Edit: July 18, 2016, 01:28:42 pm by Paulo Girão »
Cumprimentos
Paulo

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2706
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Vacheron Constantin
« Reply #16 on: July 18, 2016, 03:41:15 pm »
0
(...) o resto são engrenagens com numero de dentes matematicamente projectados para quando o ponteiro dos segundos (caso haja), ao completar uma volta, sejam exactamente 60s (sincronizados pela mola espiral)8) Nada misterioso 8)
Pois, para mim, o simples facto de haver engrenagens implica que as suas rodas dentadas tenham um jogo mínimo para que se consigam montar e depois se movam. O próprio movimento vai implicar desgaste das peças, o que conduz a folgas cada vez maiores. Soma-se o facto de a força de uma mola ser proporcional à distância a que foi comprimida ou distendida. No entanto a precisão de um relógio deve ser independente de ter muita ou pouca corda...

Não me convence que tudo isto é fácil de resolver numa máquina em que todas as centésimas de milímetro são cruciais. Já sei que na electrónica se trabalha em escalas muito menores, mas aqui o trabalho é essencialmente manual e além disso as peças movem-se... :)

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re: Vacheron Constantin
« Reply #17 on: July 18, 2016, 04:29:08 pm »
0
Pois, para mim, o simples facto de haver engrenagens implica que as suas rodas dentadas tenham um jogo mínimo para que se consigam montar e depois se movam. O próprio movimento vai implicar desgaste das peças, o que conduz a folgas cada vez maiores. Soma-se o facto de a força de uma mola ser proporcional à distância a que foi comprimida ou distendida. No entanto a precisão de um relógio deve ser independente de ter muita ou pouca corda... Não me convence que tudo isto é fácil de resolver numa máquina em que todas as centésimas de milímetro são cruciais. Já sei que na electrónica se trabalha em escalas muito menores, mas aqui o trabalho é essencialmente manual e além disso as peças movem-se... :)
Sim, tudo facto e muito importante as folgas, para isso tenho micrometros (vários).
Sim, a mola real ao ser distendida, implica margens de erro que no momento de ajustes tem de se equacionar.
Sim, as folgas, não é fácil  resolver como erradamente por mim mencionado no post anterior.
Tenho também torno para se for o caso fazer novos pivots e afins... Os Rubis, esses duram e duram, a não ser no caso de terem partido e aí não há volta a dar, tem de ser substituído. Por norma, o fabricante já equacionou onde há maior desgaste  e aqui é importante formações para conhecimento dos locais "fusíveis" que quase sempre tem chumaceiras de latão que podem ser fabricadas e ou corrigidas quando ovalizadas... Neste caso aqui tem também duas ferramentas importantes na minha bancada de trabalho, também com regulação em milésimas, para "comprimir" o material e até onde eu ordenar e onde quiser.
Casos há que a chumaceira está tão gasta e é deitada fora e feita outra para o lugar... Nestes casos o aço quase não sofreu desgaste pois o latão é mais macio que o aço, mas também tenho solução para o caso. Não sei se consegue aceder ao instagram, caso sim, poderá ver parte deste processo numas das poucas imagens por mim lá colocadas.
É um prazer para mim fazer estas modificações (caso o cliente/amigo dê carta branca);D
Posso dizer que neste momento (de há 10 anos para cá) tenho meu atelier apetrechado e com autonomia para resolver qualquer caso, inclui fazer rodas dentadas, etc.
Veja que relógios por exemplo de 1881, com peças danificadas, onde encontrar disto?, só fazendo. :)
Somente excepção para os corpos onde são cravados os eixos dos balanços de cilindro (é preciso 2 máquinas especiais), mas que já não vou adquirir, porque não compensa.

Peço desculpa por me ter alongado na escrita.

Bem hajam
Paulo Girão
« Last Edit: July 18, 2016, 04:32:17 pm by Paulo Girão »
Cumprimentos
Paulo

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re: Vacheron Constantin
« Reply #18 on: July 18, 2016, 04:31:05 pm »
0
não sei porque motivo, as letras ficaram grandes neste último post, as minhas desculpas para tal facto. Obrigado.
Cumprimentos
Paulo

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Vacheron Constantin
« Reply #19 on: July 18, 2016, 10:11:23 pm »
0
Boa noite Paulo,
Tenho dois relógios danificados que gostaria que desse uma vista de olhos :)

Offline Paulo Girão

  • Trade Count: (+1)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 84
  • Respect: +7
    • http://paixaoporrelogiosvintage.blogspot.pt/
Re: Vacheron Constantin
« Reply #20 on: July 19, 2016, 04:45:04 am »
0
Boa noite Paulo, Tenho dois relógios danificados que gostaria que desse uma vista de olhos :)
Mandei MP
Cumprimentos
Paulo

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal