Author Topic: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?  (Read 101952 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #105 on: July 31, 2018, 11:05:07 pm »
0
Vários factores influenciam a duração da lâmina (conforto/eficiência). Por exemplo, entre outras coisas mais ligadas à técnica, a máquina quanto mais agressiva menos barbas confortáveis faz (as slant são as que esticam mais as lâminas), por outro lado, o pêlo de um dia evidencia menos a falta de poder de corte que o pêlo de vários dias.

Geralmente, a lâmina mais nova é mais afiada e áspera, a lâmina mais velha é mais romba e suave. Algo que podes experimentar para suavizar a lâmina é assentá-la na palma da mão.

No meu caso, com lâminas mais afiadas, encontro o equilíbrio entre o poder de corte e a suavidade a partir do terceiro ou quinto uso, nas lâminas menos afiadas é bastante provável encontrar esse equilíbrio logo desde novas.

As lâminas mais afiadas mas com gume "fino", tipo Feather, Bic ou Treet, costumam gastar o gume de forma pouco uniforme e, à medida que gastam, tornam-se propensas a causar desconforto e irritação. Maior parte das restantes lâminas perde apenas o poder de corte sem se tornar desconfortável e as lâminas cujo gume é mais "grosso" tipo Merkur, começam a prender e a puxar demasiado o pêlo.

Mas o bonito disto tudo é ires experimentando e tirando as tuas próprias conclusões. Há várias fórmulas para alcançar um bom resultado.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #106 on: August 07, 2018, 08:33:18 am »
0
Bolzano Superinox (#6).

Não senti aquele poder de corte e tive que retocar a zona do pescoço mais vezes que o habitual.

Também graças a isso, o ASL ardeu um pouco mais que o habitual, mesmo já após o duche.

Por isso, fora.

Como atenuante era uma barba de domingo, ou seja 2 dias.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #107 on: August 14, 2018, 07:32:28 am »
0
Só a mandei fora hoje mas o escanhoado foi ontem: Personna Platinum (#4).

Ainda devia aguentar mais um ou 2 mas estou com a face um pouco sensível e apercebi-me que neste último barbear além de mais retoques, hoje a barba estava maior.

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #108 on: August 14, 2018, 09:46:51 am »
0
Bolzano Superinox (#6).

Não senti aquele poder de corte e tive que retocar a zona do pescoço mais vezes que o habitual.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Por acaso também não gosto dessas lâminas. Tal e qual, parece que custam a cortar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #109 on: August 14, 2018, 03:11:23 pm »
0
Vários factores influenciam a duração da lâmina (conforto/eficiência). Por exemplo, entre outras coisas mais ligadas à técnica, a máquina quanto mais agressiva menos barbas confortáveis faz (as slant são as que esticam mais as lâminas), por outro lado, o pêlo de um dia evidencia menos a falta de poder de corte que o pêlo de vários dias.

Geralmente, a lâmina mais nova é mais afiada e áspera, a lâmina mais velha é mais romba e suave. Algo que podes experimentar para suavizar a lâmina é assentá-la na palma da mão.

No meu caso, com lâminas mais afiadas, encontro o equilíbrio entre o poder de corte e a suavidade a partir do terceiro ou quinto uso, nas lâminas menos afiadas é bastante provável encontrar esse equilíbrio logo desde novas.

As lâminas mais afiadas mas com gume "fino", tipo Feather, Bic ou Treet, costumam gastar o gume de forma pouco uniforme e, à medida que gastam, tornam-se propensas a causar desconforto e irritação. Maior parte das restantes lâminas perde apenas o poder de corte sem se tornar desconfortável e as lâminas cujo gume é mais "grosso" tipo Merkur, começam a prender e a puxar demasiado o pêlo.

Mas o bonito disto tudo é ires experimentando e tirando as tuas próprias conclusões. Há várias fórmulas para alcançar um bom resultado.

Mas que post brutal.
A minha experiência como utilizador é muito parecida com esta, e se eu a quisesse exprimir dificilmente acharia melhores palavras.
A minha preferência vai quase sempre para lâminas mais suaves e duradouras. Derby, Personna, Croma Diamant, por exemplo, estão longe de ser as que têm maior poder de corte, mas são suaves e duram-me bastante tempo sem se tornarem desconfortáveis.
Ultimamente tenho usado uma Derby Extra numa Gillette Aristocrat, que é uma máquina bastante suave. E o raio da lâmina já me dura há três semanas - continua confortável, se bem que já perdeu parte do seu poder de corte. :)
« Last Edit: August 14, 2018, 03:13:56 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #110 on: August 14, 2018, 06:28:59 pm »
0
Supermax Platinum - 2 usos e um já foi a mais

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #111 on: August 14, 2018, 07:12:08 pm »
0
Por acaso também não gosto dessas lâminas. Tal e qual, parece que custam a cortar.
Não é que não tenha gostado, à sexta barba é que já não.

Ainda não tenho muita experiência neste barbear clássico mas entre 6 estão no meu top 3.

Feather, Personna Platinum, Bolzano Superinox.

Não gostei das Wilkinson Classic, a Muhle de hoje tenho dúvidas, as Feather caixa cinzenta, sem o New, não sei se é da combinação com a máquina mas é sempre um massacre.

Confesso que como o início desta vida foi com uma Merkur 41C com Feather, quando experimentei as Personna até parecia que não cortavam.
Mas cortavam, super suaves, mas até agora as Bolzano foram as que me duraram mais.

Mas lá está, tudo muito recente, ainda há muitos factores e provavelmente qualquer uma delas até durava mais, a Bolzano tenho dúvidas, mas tanto a Feather como a Personna até duravam.

Mas como nem estou habituado a desfazer a barba todos os dias, a pele ressente-se e prefiro ir para uma lâmina nova.

@Oversaturn, as Croma Diamant são as vermelhas?
« Last Edit: August 14, 2018, 07:54:54 pm by hjnr »

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #112 on: August 14, 2018, 10:51:06 pm »
0
Não é que não tenha gostado, à sexta barba é que já não.

Ainda não tenho muita experiência neste barbear clássico mas entre 6 estão no meu top 3.

Feather, Personna Platinum, Bolzano Superinox.

Não gostei das Wilkinson Classic, a Muhle de hoje tenho dúvidas, as Feather caixa cinzenta, sem o New, não sei se é da combinação com a máquina mas é sempre um massacre.

Confesso que como o início desta vida foi com uma Merkur 41C com Feather, quando experimentei as Personna até parecia que não cortavam.
Mas cortavam, super suaves, mas até agora as Bolzano foram as que me duraram mais.

Mas lá está, tudo muito recente, ainda há muitos factores e provavelmente qualquer uma delas até durava mais, a Bolzano tenho dúvidas, mas tanto a Feather como a Personna até duravam.

Mas como nem estou habituado a desfazer a barba todos os dias, a pele ressente-se e prefiro ir para uma lâmina nova.

@Oversaturn, as Croma Diamant são as vermelhas?
Não vás pela duração mas pela experiência que te dão.
Elas são tão baratas.
Só eu tenho para cima de 3000 lâminas.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #113 on: August 16, 2018, 10:25:15 am »
0
[...]

@Oversaturn, as Croma Diamant são as vermelhas?

As minhas são as de caixa azul. Mas já as comprei há uns anos.
Ultimamente tenho-as visto em caixas vermelhas. Pelo que sei, mudou apenas a embalagem, a lâmina é a mesma, fabricada pela feintechnik na Alemanha (que produz também as Bolzano).


BTW, acerca das Feather... não te deixes levar pelas diferenças na embalagem. As diferentes embalagens são apenas reflexo dos diferentes mercados onde são vendidas.
Resumindo: embalagem amarela para a Europa e USA, cartonagem vermelha com pacotinhos pretos para o mercado asiático e embalagem azul para Brasil e provavelmente outros países da Sulamérica. Mas a lâmina é a mesma.

« Last Edit: August 16, 2018, 10:29:28 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #114 on: August 16, 2018, 07:47:21 pm »
0
As minhas são as de caixa azul. Mas já as comprei há uns anos.
Ultimamente tenho-as visto em caixas vermelhas. Pelo que sei, mudou apenas a embalagem, a lâmina é a mesma, fabricada pela feintechnik na Alemanha (que produz também as Bolzano).


BTW, acerca das Feather... não te deixes levar pelas diferenças na embalagem. As diferentes embalagens são apenas reflexo dos diferentes mercados onde são vendidas.
Resumindo: embalagem amarela para a Europa e USA, cartonagem vermelha com pacotinhos pretos para o mercado asiático e embalagem azul para Brasil e provavelmente outros países da Sulamérica. Mas a lâmina é a mesma.

É sempre um prazer ler os teus comentários.

Eu vi à venda vermelhas e azuis, daí a minha questão.

Deve ser stock antigo, ou então é como as Feather.

Eu tenho a caixa amarela e veio de oferta com a Popular 2 da caixa cinzenta mas as lâminas parecem exactamente iguais, o que vai de acordo com o que tu afirmas.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #115 on: August 16, 2018, 08:05:30 pm »
0
Mas que post brutal.
Um elogio destes, vindo de quem vem, deixa-me cheio de vaidade.

Sim, porque não é todos os dias que se obtém um elogio do mestre dos posts de barbear, quer se fale em quantidade, clareza, síntese, ou qualidade.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #116 on: August 16, 2018, 09:54:34 pm »
0
As minhas são as de caixa azul. Mas já as comprei há uns anos.
Ultimamente tenho-as visto em caixas vermelhas. Pelo que sei, mudou apenas a embalagem, a lâmina é a mesma, fabricada pela feintechnik na Alemanha (que produz também as Bolzano).


BTW, acerca das Feather... não te deixes levar pelas diferenças na embalagem. As diferentes embalagens são apenas reflexo dos diferentes mercados onde são vendidas.
Resumindo: embalagem amarela para a Europa e USA, cartonagem vermelha com pacotinhos pretos para o mercado asiático e embalagem azul para Brasil e provavelmente outros países da Sulamérica. Mas a lâmina é a mesma.

Quanto às Feather, ha quem tenha uma opinião diferente quanto às embalagens terem lâminas iguais. :)

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #117 on: August 16, 2018, 11:39:22 pm »
0
Eu tenho uma cinzenta mas na Feather Popular.

Não tem corrido bem. As amarelas na Merkur são das minhas favoritas.

Quando a Muhle que anda na Merkur decidir não cortar mais vou trocar por essa, tem 2 barbas, e ver como se comporta.

Visualmente parecem ser iguais.
« Last Edit: August 18, 2018, 09:13:40 pm by hjnr »

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #118 on: August 17, 2018, 08:46:44 am »
0
Muhle (#3).

Confortável mas puro e simplesmente não ficou aquele barbeado.

Pontos positivos a suavidade, pois mesmo com em alguns sítios com 4 passagens não houve irritações.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Qual lâmina deitaste fora hoje? Quantos usos rendeu?
« Reply #119 on: August 19, 2018, 09:21:09 pm »
0
Gillette Rubie 2 usos. Nao valia a pena fazer o terceiro uso, tinha zonas que já nao. Ficavam tao bem.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal