Author Topic: Movimentos circulares vs movimentos de pintor  (Read 5207 times)

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« on: September 26, 2016, 03:05:18 pm »
0
Creio que este assunto esteja entre as top 10 polêmicas do barbear clássico: qual a melhor forma de usar o pincel, com movimentos circulares ou “de pintor”?
 
Não existe resposta consensual – eu, pelo menos, nunca encontrei.
 
As duas técnicas apresentam vantagens e desvantagens objetivas; e, subjetivamente, cada pessoa sente-se melhor com uma ou outra. Há, ainda, os que variam de método conforme as características da rama ou do produto utilizado para produzir espuma. A propósito, se você é um purista e não admite ralar o stick, terá de recorrer aos movimentos circulares.
 
Sem pretensão de solucionar a celeuma, trago à baila uma constatação particular que formulei após alguns anos de observação: quando eu era adepto dos movimentos circulares, sentia mais prazer no barbear, mas todos os meus pincéis, invariavelmente, desprendiam de 4 a 5 fios a cada uso; depois que passei a aplicar somente movimentos de pintor, nenhum deles solta qualquer pêlo, nem mesmo esporadicamente.
 
Assim, parece-me, empiricamente, que o movimento circular não é saudável para o nó do pincel.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #1 on: September 26, 2016, 04:01:41 pm »
0
Que tal as duas? :D 

Começo com movimentos circulares e para rematar, faço movimentos de pintor.
Para começar, os circulares fazem a exfoliação e levantam bem o pêlo para a espuma penetrar  bem na pele. Depois os movimentos de pintor no fim servem para "pentear" e levantar o pêlo na direção mais conveniente antes de se meter a máquina ou navalha na cara.

Esta é a minha teoria (e prática), se calhar estou errado, mas é o que faço.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #2 on: September 26, 2016, 04:03:42 pm »
0
Utilizo as duas técnicas , começo com movimentos circulares e faço sempre uns
movimentos de pintor ... principalmente no pescoço.
Tenho Semogues , Mühles e 3
Omegas e muito raramente tenho observado fibras a soltarem-se ... talvez por fazer
muita rotatividade.

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #3 on: September 26, 2016, 04:52:07 pm »
0
Já tinha escrito algo acerca disto no fórum brasileiro, e parte desta informação até já foi discutida aqui a propósito das instruções dos Thäter, mas cá vai disto, até porque aqui está um tema que "dá pano para mangas"...! :D

Vários fabricantes desaconselham os movimentos circulares, ou movimentos demasiado agressivos como o "esmagar" o pincel contra a cara, ou mesmo fazer a espuma na cara de todo. Vejam estes exemplos de instruções antigas que acompanhavam os pincéis Thäter e Simpson há alguns anos atrás:




Aqui umas instruções da Simpsons, da era Sommerset (<1990):


Hoje em dia as recomendações dos fabricantes são bem mais singelas, e não têm o desplante e atrevimento de dizer ao utilizador como fazer a espuma! :D Aqui as instruções que vieram com o meu Duke 3 (cerca de 2011):


Maaaas...mais recentemente, a Simpson voltou atrás e recuperou as instruções que usava na era Sommerset, e volta a desaconselhar o uso de movimentos circulares...! :P

Pessoalmente até gosto mais de movimentos de vai-vém, ao invés de circulares, que não me resultam confortáveis... mas aqui preferência pessoal, apenas. Movimentos circulares apenas faço, em geral, na tigela, ao fazer a espuma. :)

...mas que dizer de tudo isto...?

Bom, a nossa barba é dura, caramba. E áspera, provoca atrito em quantidade. Se não acreditem, perguntem à esposa ou namorada quando não estiverem barbeados, receberão logo uma resposta do tipo "a tua barba parece lixa, &#%#!" &gt;:( :D :P :-*   E claro que ao fazer a espuma na cara, ao longo do tempo e de vários anos, isso irá provocar um desgaste maior nas cerdas de um pincel do que fazer espuma, por exemplo, numa tigela lisa. E se for com movimentos circulares, o atrito (e consequentemente o desgaste) será maior.

Daí, acredito que fazer a espuma na cara, usar movimentos circulares, pressionar demasiado, etc., pode encurtar o tempo de vida de um pincel, sim, e recomendações como as da Thäter ou da Simpson façam de alguma maneira sentido. Qualquer um destes fabricantes já cá anda há muitos anos, alguma coisa devem saber acerca dos produtos que fabricam...

É óbvio que isso vai demorar muuuito tempo a acontecer... especialmente se considerarmos que a maioria dos utilizadores deste fórum até terá mais que um pincel e vai rodando. E mesmo usado diariamente, um pincel durará vários anos (desde que seja convenientemente bem tratado, sem ser guardado com restos de espuma, deixado a secar ao ar depois de cada uso, enfim, desde que sejam tomados os cuidados básicos).

Conclusão?

Usa o pincel como te der na gana, que ele durará muitos anos, desde que não tenha nenhum defeito e que não seja negligenciado.  :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #4 on: September 26, 2016, 05:14:53 pm »
0


Já tinha escrito algo acerca disto no fórum brasileiro, e parte desta informação até já foi discutida aqui a propósito das instruções dos Thäter, mas cá vai disto, até porque aqui está um tema que "dá pano para mangas"...! :D

Vários fabricantes desaconselham os movimentos circulares, ou movimentos demasiado agressivos como o "esmagar" o pincel contra a cara, ou mesmo fazer a espuma na cara de todo. Vejam estes exemplos de instruções antigas que acompanhavam os pincéis Thäter e Simpson há alguns anos atrás:




Aqui umas instruções da Simpsons, da era Sommerset (<1990):


Hoje em dia as recomendações dos fabricantes são bem mais singelas, e não têm o desplante e atrevimento de dizer ao utilizador como fazer a espuma! :D Aqui as instruções que vieram com o meu Duke 3 (cerca de 2011):


Maaaas...mais recentemente, a Simpson voltou atrás e recuperou as instruções que usava na era Sommerset, e volta a desaconselhar o uso de movimentos circulares...!

Pessoalmente até gosto mais de movimentos de vai-vém, ao invés de circulares, que não me resultam confortáveis... mas aqui preferência pessoal, apenas. Movimentos circulares apenas faço, em geral, na tigela, ao fazer a espuma. :)

...mas que dizer de tudo isto...?

Bom, a nossa barba é dura, caramba. E áspera, provoca atrito em quantidade. Se não acreditem, perguntem à esposa ou namorada quando não estiverem barbeados, receberão logo uma resposta do tipo "a tua barba parece lixa, &#%#!" &gt;:( :D :-*   E claro que ao fazer a espuma na cara, ao longo do tempo e de vários anos, isso irá provocar um desgaste maior nas cerdas de um pincel do que fazer espuma, por exemplo, numa tigela lisa. E se for com movimentos circulares, o atrito (e consequentemente o desgaste) será maior.

Daí, acredito que fazer a espuma na cara, usar movimentos circulares, pressionar demasiado, etc., pode encurtar o tempo de vida de um pincel, sim, e recomendações como as da Thäter ou da Simpson façam de alguma maneira sentido. Qualquer um destes fabricantes já cá anda há muitos anos, alguma coisa devem saber acerca dos produtos que fabricam...

É óbvio que isso vai demorar muuuito tempo a acontecer... especialmente se considerarmos que a maioria dos utilizadores deste fórum até terá mais que um pincel e vai rodando. E mesmo usado diariamente, um pincel durará vários anos (desde que seja convenientemente bem tratado, sem ser guardado com restos de espuma, deixado a secar ao ar depois de cada uso, enfim, desde que sejam tomados os cuidados básicos).

Conclusão?

Usa o pincel como te der na gana, que ele durará muitos anos, desde que não tenha nenhum defeito e que não seja negligenciado.  :)

O que eu mais aperto com movimentos
circulares é o Semogue 620 ,  para obter
um pouco o efeito ,  esfoliante e até á data , nada de anormal , aconteceu .
Tambem se acontecer , vem outro ou um 850 que anda na mira.



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #5 on: September 26, 2016, 05:17:52 pm »
0
Seria uma boa questão para colocar ao senhor Gomes e ver o que ele nos dizia.
Fora isso, uso de forma mista. Carregar pincéis e fazer espuma na tigela sempre circulares. No entanto na face aplico inicialmente alguns movimentos circulares e depois trabalho essencialmente em movimentos vai e vem.
Na 2a, 3a e passagem de conforto utilizo quase exclusivamente movimentos de pintor por os achar mais suaves com a pele.

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk

"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #6 on: September 26, 2016, 05:20:05 pm »
0
Fora isso, uso de forma mista. Carregar pincéis e fazer espuma na tigela sempre circulares. No entanto na face aplico inicialmente alguns movimentos circulares e depois trabalho essencialmente em movimentos vai e vem.
Na 2a, 3a e passagem de conforto utilizo quase exclusivamente movimentos de pintor por os achar mais suaves com a pele.

Enviado do meu EVA-L09 através de Tapatalk
+1
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5355
  • Respect: +5940
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #7 on: September 26, 2016, 05:24:14 pm »
0
Que tal as duas? :D

Começo com movimentos circulares e para rematar, faço movimentos de pintor.
Para começar, os circulares fazem a exfoliação e levantam bem o pêlo para a espuma penetrar  bem na pele. Depois os movimentos de pintor no fim servem para "pentear" e levantar o pêlo na direção mais conveniente antes de se meter a máquina ou navalha na cara.

Esta é a minha teoria (e prática), se calhar estou errado, mas é o que faço.

+1  ja fazo isto para os últimos cinco anos e nunca tive problemas com os meu pinceis. :)
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #8 on: September 26, 2016, 06:16:54 pm »
0
Estas são questões que sempre me fizeram muita confusão como técnico.
É o produto que tem de satisfazer as necessidades do cliente ou o cliente que tem de se adaptar às limitações do produto?
Há condicionantes próprias e que todas as pessoas por mais iletradas que sejam percebem, diria mesmo que são intuitivas.
Neste caso dos pincéis na embalagem exterior deveria constar em letras de cor vermelha, e pelo menos do tamanho das outras, as exclusões de utilização do produto:
Água quente, espuma na cara, movimentos circulares, pressionar o pelo, etc.
Gostava de ver a rentabilidade e longevidade desse produto no mercado.
« Last Edit: September 26, 2016, 06:20:35 pm by mc »

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #9 on: September 26, 2016, 06:33:04 pm »
0
Que tal as duas? :D

Começo com movimentos circulares e para rematar, faço movimentos de pintor.
Para começar, os circulares fazem a exfoliação e levantam bem o pêlo para a espuma penetrar  bem na pele. Depois os movimentos de pintor no fim servem para "pentear" e levantar o pêlo na direção mais conveniente antes de se meter a máquina ou navalha na cara.

Esta é a minha teoria (e prática), se calhar estou errado, mas é o que faço.

Pois eu seguia idêntico procedimento e com essa mesma intenção. Gostava muito disso, mas parei porque, como dito, os pincéis estavam a perder pêlos.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #10 on: September 26, 2016, 06:56:17 pm »
0
Também começo com movimentos circulares e depois passo para os movimentos de pintor. Certo que perco uns pelos de vez em quando, mas naonposso fazrt nada quanto a isso. Se fossem dez pelos de cada vez, ai reclamava.

Uso o pincel conforme me da mais gosto sentir na cara.

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #12 on: September 26, 2016, 11:58:19 pm »
0
Também começo com movimentos circulares e depois passo para os movimentos de pintor. Certo que perco uns pelos de vez em quando, mas naonposso fazrt nada quanto a isso. Se fossem dez pelos de cada vez, ai reclamava. Uso o pincel conforme me da mais gosto sentir na cara.

+1 que utiliza deste modo, quando ficar sem pelos compra-se outro (se não for antes, só para juntar aos que já tenho e assim estes não se sentirem sozinhos ) porque temos que contribuir para as fábricas "não" irem á falência ;)
« Last Edit: September 28, 2016, 12:56:51 am by xxlpack »

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #13 on: September 27, 2016, 12:47:02 am »
0


+1 que utiliza deste modo, quando ficar sem pelos compra-se outro (se não for antes, só para juntar aos que já tenho e assim estes não se sentirem sozinhos ) porque temos que contribuir para as fábricas irem á falência ;)

... para as fábricas "Não" irem á falência ...



Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Movimentos circulares vs movimentos de pintor
« Reply #14 on: September 27, 2016, 06:53:48 am »
0
+1 que utiliza deste modo, quando ficar sem pelos compra-se outro (se não for antes, só para juntar aos que já tenho e assim estes não se sentirem sozinhos ) porque temos que contribuir para as fábricas irem á falência ;)
Com medo disso ate já tenho 7 pinceis... E não são muitos...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal