Author Topic: Smooth Operator Bittersweet  (Read 7831 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Smooth Operator Bittersweet
« on: October 12, 2016, 10:00:27 pm »
0
Encontrei este sabão por acaso, na rede Etsy, para quem não sabe é uma plataforma para artesãos comercializarem os seus produtos. No meio de tanto artesanato, existem alguns saboeiros. Este é um deles. Soap Making Adventure é o nome comercial e está na Grécia. No remetente dizia Anna, suponho que seja uma senhora.
O produto é apresentado num boião de plástico transparente com tampa preta e autocolante personalizado.
Tem um peso aproximado de 100 gramas.


É um sabão com uma textura bastante sólida, ao pressionar com o dedo não há qualquer depressão no mesmo. Parece-me que é um produto que vai durar bastante. O aroma é algo complexo, adoçicado. Contém óleo essencial de bergamota, talvez advenha daí o aroma. É descrito como sendo um aroma a amêndoas e açúcar. Considero um aroma suave, agradável, e que perdura mesmo após o escanhoado. Quem colocar um splash ou um bálsamo, não deverá ter problemas com mistura de cheiro.
Mas para quem não gosta que o aroma do sabão perdure depois do esconhado, atenção que este mantém o aroma durante algum tempo na pele.
A lista de ingredientes é: sebo, água, ácido esteárico, óleo de côco, manteiga de karité, manteiga de cacau, hidróxido de sódio, hidróxido de potássio, glicerina, lactato de sódio, fragrância, óleo essencial de bergamota, seda e caulino.

É bastante fácil de carregar a espuma, mesmo sendo um sabão duro, e os requesitos de água são medianos. Para os mais treinados é fácil obter uma espuma cremosa, untosa e protetora.


Requer um pouco de trabalho, mas nada de especial. Apesar da foto não mostrar bem (peço desde já desculpa, mas a máquina fotográfica não presta...), a espuma obtida é de excelente qualidade, espessa e com aquele brilho característico dos sabões de sebo.
A proteção é muito boa, bem como o deslize proporcionado. No campo da hidratação pós-barbear é mediano, já vi sabões melhores, mas diria até que supera muitos sabões mais badalados.

O preço... bem, é a módica quantia de 7€ já com a embalagem. Infelizmente não tinha apenas refill nesta versão (sempre se poupavam uns trocos), mas considero o preço excelente face à qualidade, e o facto de ser artesanal e produzido em pequenas quantidades. Os portes para 1 unidade são cerca de 3,5€ (correio normal, sem registo).

Decidi arriscar após ler as impressões no Shavenook e foi uma aposta ganha :D

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #1 on: October 13, 2016, 06:57:14 am »
0
Obrigado pelo review. Um dia qualquer compro um. Pra já tenho muitos pata gastar.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #2 on: October 13, 2016, 08:09:16 am »
0
Belo review, obrigado.


Enviado do meu Xperia Z5


Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #3 on: October 13, 2016, 08:29:18 am »
0
Obrigado pelo review. Um dia qualquer compro um. Pra já tenho muitos pata gastar.
Cá para mim lá para a comunhão solene da tua filha!!!
eh, eh, eh!

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #4 on: October 13, 2016, 09:43:11 am »
0
Cá para mim lá para a comunhão solene da tua filha!!!
eh, eh, eh!

Também acho que sim. ahahah

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #5 on: October 13, 2016, 09:45:32 am »
0
Ena, isso tem mesmo 100g, praí? Por €7 é um excelente negócio, está visto! :)

BTW, a loja é esta? Parece que só têm disponível o Smoked Wood...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2706
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #6 on: October 13, 2016, 11:06:06 am »
0
Obrigado pelo review!

Acho engraçado o facto de a tua espuma ser melhor que a que se mostra na página da artesã (o teu pincel também é melhor que o dela)! :)

O que me levou a procurar fotos do sabão foi o tentar perceber melhor a textura do mesmo, e ainda não consegui. Visto de cima parece um "melt and pour" de glicerina, muito uniforme, ao estilo dos Portus Cale ou ABB. Mas noutra foto em que se vê o corte transversal já se vêm buracos no sabão, o que dá a entender ser mais "artesanal"... Como um Savonnière du Moulin, mas sem a estrutura em favos.

Não sou químico, mas acho que a lista de ingredientes não está por ordem decrescente de importância. Gostava de saber se tem mais hidróxido de sódio ou de potássio e também uma ideia da importância da glicerina na composição do sabão...

PS - agora que estou a olhar com mais cuidado para a lista, não percebo muito bem como se consegue vender um sabão de 100g por 5€ e que tem óleos essenciais + fragrâncias +  manteiga de karité + manteiga de cacau!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #7 on: October 13, 2016, 11:15:27 am »
0
[....]PS - agora que estou a olhar com mais cuidado para a lista, não percebo muito bem como se consegue vender um sabão de 100g por 5€ e que tem óleos essenciais + fragrâncias + manteiga de karité + manteiga de cacau!

Em Portugal não dá. :P
Uma vez tentei procurar sítios onde comprar ingredientes para experimentar fazer um sabão.
Resultado, ou comprava tudo lá fora (com o consequente aumento de preço em portes e etc.) ou comprava tudo cá ao preço do ouro... :P de qualquer das maneiras, ficava-me um sabão mais caro que um XPEC ou Czech & Speake...!

noutros países (e nem é preciso ir muito longe, Espanha por exemplo), é bem mais fácil arranjar bons ingredientes a bom preço.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2706
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #8 on: October 13, 2016, 11:35:26 am »
0
Em Portugal não dá. :P
Uma vez tentei procurar sítios onde comprar ingredientes para experimentar fazer um sabão.
Resultado, ou comprava tudo lá fora (com o consequente aumento de preço em portes e etc.) ou comprava tudo cá ao preço do ouro... :P de qualquer das maneiras, ficava-me um sabão mais caro que um XPEC ou Czech & Speake...!

noutros países (e nem é preciso ir muito longe, Espanha por exemplo), é bem mais fácil arranjar bons ingredientes a bom preço.
Não sabia disso. Mas se pensar em sabões que tenham uma "lista" parecida não encontro nenhum que custe menos de 10€ (i.e. B&M, CRSW, MW...)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #9 on: October 13, 2016, 01:29:13 pm »
0
@oversaturn: a loja é mesmo essa, mas o sabão esgotou rapidamente. Deve ser uma produção muito pequena. A saboeira avisou-me que estava a preparar as embalagens, e eu fiquei de sentinela e levei logo 2.

@Latherão: E achas que uma mulher lá sabe o que é uma boa espuma? Até espuma do Sonasol parece-lhes boa :P O sabão não é melt & pour, é feito pelo método tradicional com a saponificação das gorduras, neste caso sebo e óleo de côco. A saboeira indicou-me que tem alguma dificuldade por vezes em obter o sebo de vaca lá na Grécia.
Olha ao menos não tem aquelas manias de fazer sabões vegetais ranhosos, e desculpar-se com a proteção dos animais e sei lá mais o quê, para desculpar a má formulação.
A lista tem a ordem da embalagem, se é a correta de acordo com as normas, já não te sei responder.

O que posso dizer é que o sabão vale bem mais do que aquilo que custa, e o aroma é excelente para quem não gosta de cheiros demasiado potentes.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #10 on: October 13, 2016, 02:21:23 pm »
0
É bem barato, se calhar vou testar

Enviado do meu Xperia Z5


Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #11 on: October 13, 2016, 05:16:49 pm »
0
Falei com a saboeira, diz que vai tentar obter mais daquela fragrância com o fornecedor. A ver se faz mais uns daqueles para a malta aqui do fórum ;)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #12 on: October 20, 2016, 05:25:28 pm »
0
Nova foto com espuma feita em tigela


Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #13 on: October 25, 2016, 01:20:20 pm »
0
Sabão novamente em stock, aproveitem enquanto dura

https://www.etsy.com/pt/listing/398392797/smooth-operator-shaving-soap-with-tallow?ref=pr_shop

7€ com embalagem, 5€ refill.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Smooth Operator Bittersweet
« Reply #14 on: October 25, 2016, 06:52:48 pm »
0
Sabão novamente em stock, aproveitem enquanto dura

https://www.etsy.com/pt/listing/398392797/smooth-operator-shaving-soap-with-tallow?ref=pr_shop

7€ com embalagem, 5€ refill.
Eu confio no teu bom gosto. Comprei um

Enviado do meu Xperia Z5


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal