Author Topic: Relatos e dúvidas de um novato  (Read 4465 times)

Offline kell_albuquerque

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 40
  • Respect: +11
Relatos e dúvidas de um novato
« on: October 18, 2016, 03:28:56 am »
0
Olá a todos. Resolvi criar este tópico pra postar algumas dúvidas e os relatos ao longo deste meu início de caminhada, com o intuito de ir pedindo ajuda os nobres colegas mais experientes.

Minha primeira experiência com o barbear clássico eu relatei no tópico de apresentação:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=11386.0

Vou resumir um pouco aqui. Cansado de usar os cartuchos e pela possibilidade de um barbear mais interessante e econômico, procurei me iniciar no BC. Optei pelo caminho da navalhete, o mais fácil de achar por onde moro (Brasil, cidade de interior), porém, segundo muitos, o mais difícil de dominar tecnicamente (principalmente quanto aos cortes na pele).

Montei um pequeno kit:

Navalhete: Mundial
Lâminas: Wilkinson BR, Barbex Platinum e Laser Super Platinum (o que deu pra achar onde moro)
Creme: Bozzano pele sensível
Pincel: Santa Clara (muito ruim, cerdas bem duras, será substituído o mais rápido possível)
Pós-barba: Loção Bozzano Night Blue

Um breve resumo da primeira vez. Usei as Wilkinson BR, tive um bocado de razor burn no pescoço, mas de um modo geral, poucos cortes e um barbear razoável. A barba estava com 10 a 12 dias.

A segunda vez aconteceu há alguns minutos.

Minha barba sempre foi um problema pra mim. Eu sempre quis ter uma barba fechada, que crescesse bastante e ficasse legal. Contudo, ela é espaçada, e sempre que eu deixo crescer, fica estranha. Normalmente eu tirava apenas na região do bigode, a cada 3 ou 4 dias, e o restante a cada 8 a 10 dias, às vezes mais. Se eu fizesse com mais frequência, irritação na certa. 

Aí nas minhas pesquisas antes de comprar o material, vi relatos aqui de gente que faz a barba dia sim, dia não, ou até todos os dias. Nossa! Fiquei espantado. Depois de testar o BC pela primeira vez, fiz a segunda barba com a navalhete hoje, 4 dias depois.

Melhorei muito a qualidade da espuma, seguindo as dicas no outro tópico. Comecei com o creme quase seco, e fui adicionando água aos poucos. Errei na quantidade de creme, exagerada, acho que aquilo daria pra uns 2 ou 3 barbeares. O pincel se mostrou eficiente pra fazer a espuma, mas é muito chato de aplicar no rosto.

Daí parti para o barbear. 3 passadas. 2 no sentido dos pelos e uma contra. Dessa vez, usei a lâmina Barbex. Não apliquei toalha quente no rosto como da outra vez, testei o barbear com água fria mesmo, como sempre fazia com o Mach3.

O resultado final foi catastrófico! Tive que parar o barbear, porque tive medo de continuar e piorar as coisas. Terminei algumas áreas que tinham restos de pelos com o Mach3.

Bem, os vários cortes com certeza foram minha culpa. Deixei a lâmina bem mais exposta do que na primeira vez, e, ao mínimo movimento errado, lá se ia um pequeno corte. E no final, algo que nunca tinha me acontecido. Tive uma espécie de irritação no pescoço, com a pele "empelotada" em algumas áreas, bem semelhante a uma reação alérgica.

Confesso aos colegas que quase pensei em desistir do BC, mas vou tentar mais algumas vezes, tentar trabalhar a técnica e tal. 

Bem, sobre a lâmina Barbex, é algo meio controverso. Ela me pareceu mais afiada que as Wilkinson BR, mas ao mesmo tempo, senti que ela prendia mais nos pelos ao passar no sentido contrário. Fora isto, com a Wilkinson não tive a irritação semelhante a alergia que tive com a Barbex. Ela ainda está lá no navalhete... Mas estou com em enorme receio de usá-la de novo na próxima vez. Estou pensando seriamente em usar de novo a Wilkinson, ou experimentar a Laser.

Enfim. Já me sugeriram o uso de safety razor. Estou considerando a ideia. Aqui na minha cidade tem uma banquinha de feira que vende. Custa 5 reais. Um amigo comprou e disse que é bem leve, o que, segundo tudo o que li aqui, não ajuda muito. Também tenho receio de comprar algo mais caro, tipo Merkur, e acabar não gostando.

Sobre futuras compras, no site For Lords eu irei comprar um pincel Omega, modelo 10049, um lápis hemostático para os cortes, e talvez um sabão Figaro, que vi lá. Este último seria mais pra aproveitar o mesmo frete, porque, por hora, estou me dando bem com o da Bozzano. Também estou cogitando comprar uma navalha pelo Aliexpress, aquela Gold Dollar. Tá na casa dos 6 a 7 dólares, e eu tenho um conjunto de pedras de afiar que pretendo expandir. De repente, pode trazer algum resultado interessante.

Bem... É isso. Vou postando as dúvidas e relatos por aqui.  Começando com as seguintes:

- É possível que a irritação forte tenha sido alguma relação à lâmina em si (Barbex) ?? 
- Será que pode existir alguma relação entre a irritação e o fato de eu não ter aquecido o rosto antes??
- Estou começando a considerar comprar um safety razor. Vocês teriam alguma indicação de um modelo com uma boa relação de custo benefício?

Desde já agradeço imensamente a ajuda de todos.

Forte abraço.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #1 on: October 18, 2016, 08:49:24 am »
0
Atendendo à gravidade relatada da irritação sentida, eu aconselharia a por de lado (para já) o navalhete e comprar uma safety razor com a qual se torna mais fácil encontrar a técnica (sendo sempre menos agressiva do que o navalhete) e com o tempo ir introduzindo, de forma intercalada e espaçada, o navalhete. Quanto à safety razor vai depender daquilo que conseguir encontrar por aí e do valor que estiver disposto a gastar. Mas para começar uma Muhle R89 ou a equivalente Edwin Jaegger são apostas ganhas, pelo compromisso eficácia/suavidade. Mas provavelmente só as consegue comprando online.
Força e nada de pensar em desistir do BC. Quando a coisa entrar nos eixos vai ver que a sensação satisfação compensará todos os "maus momentos" naturais do processo de aprendizagem.
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #2 on: October 18, 2016, 09:37:58 am »
0
Além das observações do Zeri, quero acrescentar o seguinte:

Na minha opinião a maneira mais fácil de passar das ML para o BC não é através do uso de navalhetes.
Por ordem de facilidade seria: safety razor, navalha, navalhete.
Mas nada impede que assim seja.
Aconselho a ver vídeos, muitos vídeos. sobre o modo de utilizar os navalhetes/navalhas, mas em que é o próprio que se barbeia e não o barbeiro; gosto muito dos vídeos do "elivelimen".
A irritação pode ser de muitos factores, má técnica, lâmina, sabão.
Gosto muito da safety razor brasileira Super Barba.
Faço sempre a barba com água fria em todas as etapas.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #3 on: October 18, 2016, 10:44:28 am »
0
Este video do "Elivelimen" ajudou-me muito com o uso
correcto do navalhete.
Treino quase todas as semanas
pelo menos , um dia e ainda não
tenho , a técnica apurada .
O navalhete deve de ser o objecto que é preciso maior dedicação , tempo e paciência dentro do Barbear Classico.

https://youtu.be/LCKTDsSeA-s

Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #4 on: October 18, 2016, 11:49:20 am »
0
Além das observações do Zeri, quero acrescentar o seguinte:

Na minha opinião a maneira mais fácil de passar das ML para o BC não é através do uso de navalhetes.
Por ordem de facilidade seria: safety razor, navalha, navalhete.
Mas nada impede que assim seja.

+1

Eu próprio comecei pelos navalhetes. E no início a coisa não foi nada fácil. Se não houvesse força de vontade tinha desistido. Só depois fui às SR e às navalhas. Ambos muito mais user-friendly do que os navalhetes. E nessa altura ainda não tinha dominado por completo os navalhetes... Ainda hoje em dia, se houver algum descuido "lá vai filete". Lool
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #5 on: October 18, 2016, 11:55:59 am »
0
Ainda hoje em dia, se houver algum descuido "lá vai filete". Lool
O Coutada faz cabidela e tu, bifes ou panados?
« Last Edit: October 18, 2016, 11:57:50 am by mc »

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #6 on: October 18, 2016, 12:01:28 pm »
0
Não sou esquisito. Vai de qualquer maneira.
E tu tens alguma receita especial para partilhar com o pessoal? :P
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #7 on: October 18, 2016, 12:15:30 pm »
0
E tu tens alguma receita especial para partilhar com o pessoal? :P
Só receitas de Francesinhas (de pão ou de 2 patas).

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #8 on: October 18, 2016, 12:22:01 pm »
0
Só receitas de Francesinhas (de pão ou de 2 patas).
Então toca a partilhar com a malta :P
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline willsaa

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 15
  • Respect: +7
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #9 on: October 18, 2016, 12:45:26 pm »
0
Além das observações do Zeri, quero acrescentar o seguinte:

Na minha opinião a maneira mais fácil de passar das ML para o BC não é através do uso de navalhetes.
Por ordem de facilidade seria: safety razor, navalha, navalhete.
Mas nada impede que assim seja.
Aconselho a ver vídeos, muitos vídeos. sobre o modo de utilizar os navalhetes/navalhas, mas em que é o próprio que se barbeia e não o barbeiro; gosto muito dos vídeos do "elivelimen".
A irritação pode ser de muitos factores, má técnica, lâmina, sabão.
Gosto muito da safety razor brasileira Super Barba.
Faço sempre a barba com água fria em todas as etapas.
Tmb gosto da Super Barba! Só não gostei da lâmina que veio junto: a Titanium. Mas com a Wilkinson fica uma beleza!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk


Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #10 on: October 18, 2016, 02:43:07 pm »
0
Tmb gosto da Super Barba! Só não gostei da lâmina que veio junto: a Titanium. Mas com a Wilkinson fica uma beleza!

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Eu adorei essa lamina. Adorei mesmo.

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #11 on: October 18, 2016, 03:35:04 pm »
0
...vi relatos aqui de gente que faz a barba dia sim, dia não, ou até todos os dias. Nossa! Fiquei espantado.
É... como dizem: cada barba uma sentença


O resultado final foi catastrófico! Tive que parar o barbear, porque tive medo de continuar e piorar as coisas. Terminei algumas áreas que tinham restos de pelos com o Mach3.
+1. Eu também usei um navalhete duas vezes, uma tive que terminar com o mack3 e outra terminei com a SR. Pensei que isso poderia ser um fracasso meu, mas pensei melhor que é importante conhecermos os nossos limites, certamente em breve conseguirás terminar de forma saudável uma barba com navalhete.


Deixei a lâmina bem mais exposta do que na primeira vez, e, ao mínimo movimento errado, lá se ia um pequeno corte.
+1. Também fiz isso, será que era querendo ter no primeiro manejo resultados iguais aos confrades com anos de experência no assunto? No meu caso eu confesso que sim! Por sorte tomei consciência a tempo de não me meter mais nessas ideias.


Confesso aos colegas que quase pensei em desistir do BC, mas vou tentar mais algumas vezes, tentar trabalhar a técnica e tal.
Muita calma nessa hora, tudo irá melhorar.


Enfim. Já me sugeriram o uso de safety razor...
Conforme outros confrades colocaram aqui, é a melhor porta para a maioria iniciar essa caminhada. Creio que seja preciso acostumar a cabeça e o braço com as DE (double edge) e as SR são uma boa pra isso.

:)

Offline kell_albuquerque

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 40
  • Respect: +11
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #12 on: October 19, 2016, 12:55:53 am »
0
Prezados colegas (ou confrades, como se costuma dizer por aqui), muito obrigado pela vossa ajuda.

Sinto-me melhor hoje. A irritação diminuiu consideravelmente. Já posso passar a mão no rosto sem ardência. O que resta são as cicatrizes dos cortes e pequenos pontos de sangue (o rosto está um pouco "apocalíptico").

Fora isto, sinto-me melhor psicologicamente também. Pode parecer besteira, mas ontem me senti bastante frustrado. Hoje a frustração passou. Percebi que ainda há muito o que aprender, e que eu estava querendo apressar demais as coisas e obter os melhores resultados logo no começo.

Enfim. Após uma análise mais calma, acredito que os dois principais fatores que contribuíram para o estrago de ontem foram de responsabilidade minha. Falta de técnica e muita exposição da lâmina. Quanto à parte técnica, usei mais pressão do que deveria, e tentei ser mais rápido do que deveria. 

Hoje fui a uma loja de cosméticos e comprei um navalhete da marca Santa Clara. Para fins de comparação, ela me parece bem melhor que a Mundial (esta última, o dobro do preço). A Mundial é assimétrica em alguns pontos, é chato de encaixar a lâmina, é meio folgada, no primeiro uso a lâmina não ficava fixa, tive que dar uns apertos com alicate. Já essa Santa Clara é um pouco mais pesada, o encaixe parece ser bem mais fácil. Irei testá-la no próximo barbear.

Também encontrei um pincel da Condor, baratinho, uns 7 reais. Apesar de parecer meio simples, já aparenta ser muito melhor que o outro de cerdas duras da Santa Clara. O Condor é bem mais macio. Modelo SM alguma coisa; 2008 eu acho. Será bem útil enquanto eu  escolho um pincel pra comprar online.

A propósito, um dos colegas indicou uma SR da Muhle, a R89. Os preços são bem altos aqui no Brasil. Bem... Particularmente, pelo preço dela, acho que eu conseguiria uma navalha legal e um assentador, que eu acho mais "cool" :D

Vou tentar mais algumas vezes. Melhorar a técnica e a paciência.

Agradeço mais uma vez pela ajuda de todos. O ambiente neste fórum me parece ser ótimo. Os membros são bastante receptivos e solícitos. Sinto-me grato em fazer parte.

Forte abraço!

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #13 on: October 19, 2016, 09:19:21 am »
0
Prezados colegas (ou confrades, como se costuma dizer por aqui), muito obrigado pela vossa ajuda.

Sinto-me melhor hoje. A irritação diminuiu consideravelmente. Já posso passar a mão no rosto sem ardência. O que resta são as cicatrizes dos cortes e pequenos pontos de sangue (o rosto está um pouco "apocalíptico").

Fora isto, sinto-me melhor psicologicamente também. Pode parecer besteira, mas ontem me senti bastante frustrado. Hoje a frustração passou. Percebi que ainda há muito o que aprender, e que eu estava querendo apressar demais as coisas e obter os melhores resultados logo no começo.

Enfim. Após uma análise mais calma, acredito que os dois principais fatores que contribuíram para o estrago de ontem foram de responsabilidade minha. Falta de técnica e muita exposição da lâmina. Quanto à parte técnica, usei mais pressão do que deveria, e tentei ser mais rápido do que deveria.

Hoje fui a uma loja de cosméticos e comprei um navalhete da marca Santa Clara. Para fins de comparação, ela me parece bem melhor que a Mundial (esta última, o dobro do preço). A Mundial é assimétrica em alguns pontos, é chato de encaixar a lâmina, é meio folgada, no primeiro uso a lâmina não ficava fixa, tive que dar uns apertos com alicate. Já essa Santa Clara é um pouco mais pesada, o encaixe parece ser bem mais fácil. Irei testá-la no próximo barbear.

Também encontrei um pincel da Condor, baratinho, uns 7 reais. Apesar de parecer meio simples, já aparenta ser muito melhor que o outro de cerdas duras da Santa Clara. O Condor é bem mais macio. Modelo SM alguma coisa; 2008 eu acho. Será bem útil enquanto eu  escolho um pincel pra comprar online.

A propósito, um dos colegas indicou uma SR da Muhle, a R89. Os preços são bem altos aqui no Brasil. Bem... Particularmente, pelo preço dela, acho que eu conseguiria uma navalha legal e um assentador, que eu acho mais "cool" :D

Vou tentar mais algumas vezes. Melhorar a técnica e a paciência.

Agradeço mais uma vez pela ajuda de todos. O ambiente neste fórum me parece ser ótimo. Os membros são bastante receptivos e solícitos. Sinto-me grato em fazer parte.

Forte abraço!
A R89 tem o cabeçal Edwin Jagger que eu uso e acho simplesmente formidável.

É com ela que desfaço a barbas todos os dias, Bbs sem irritações.

Enviado do meu Xperia Z5


Offline kell_albuquerque

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 40
  • Respect: +11
Re: Relatos e dúvidas de um novato
« Reply #14 on: October 22, 2016, 02:24:14 am »
0
Olá mais uma vez.

Mais um relato.

Dessa vez eu usei a navalhete Santa Clara. Sinceramente, apesar de custar metade do preço da Mundial, não tem comparação. Muito mais segura. A lâmina fica muito, mas muito bem firme, o encaixe é perfeito. Usei também o pincel Condor. Apesar de ser um pincel muito simples e barato, é muito melhor que o de cerdas de nylon da Santa Clara. Acho que esse Condor deve ser de cerdas mistas, sendo que a parte natural não faço a menor ideia de qual animal seja.

Enfim... Consegui uma espuma legal, embora talvez não devesse ter adicionado as últimas gotas de água. Para o barbear, usei a lâmina Wilkinson BR. Deixei bem menos exposta do que da última vez (a que transformou meu rosto num cenário de guerra).

O resultado dessa vez foram alguns pequenos pontos de sangue, um bocado de irritação na área do pescoço, que diminuiu a praticamente zero cerca de uma hora depois, e um baita corte no queixo, por conta de um descuido que fez a lâmina passar fatiando o rosto.

De um modo geral, o barbear foi bom. Não chega a ser um BBS ainda, afinal esta foi apenas a 3ª vez, e a técnica ainda precisa ser muito trabalhada; mas acredito que este já está entre os barbeares mais rentes que já tive.

Agora vem a parte que está me intrigando. Recebi esta semana a restituição do Imposto de Renda, então vai sobrar algum dinheiro. Estou seriamente, mas muito seriamente tentado a comprar uma safety razor. Pelos vídeos que tenho visto, o barbear com ela parece ser tremendamente mais fácil e amigável que com uma navalhete. Já estudei bastante as opções e estou chegando numa boa combinação de kit. Provavelmente vou comprar no site shaving.ie.

No mais... Até que eu efetue a compra e as coisas cheguem, vou me virando com o que tenho por aqui, e provavelmente a navalhete Mundial vai virar objeto decorativo.

 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal