Author Topic: Como conservar adequadamente um pincel de barba?  (Read 85245 times)

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« on: January 26, 2010, 02:21:57 am »
0
Amigos,

Para começar mesmo com o pé direito no mundo das navalhas, pretendo adquirir com nosso amigo Leon um bom pincel Semogue. Minha dúvida seria como conservá-lo adequadamente após o uso?

Vi um vídeo do MANTIC 59 o qual coloco-o abaixo, mas restaram-me algumas dúvidas, como, por exemplo, a solução que ele prepara para limpá-lo. De quanto em quanto tempo utilizo esta solução e se, de fato, é realmente necessária.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=7dRVZz83ago" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=7dRVZz83ago</a>

Abraços a todos!
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #1 on: January 26, 2010, 11:18:20 am »
0
Olá Francisco!

É importante pendurá-lo "de pernas para o ar", deste modo, a água que ainda pode estar bem dentro da rama é forçada a sair, evitando que se deposite na base do pêlo e com o passar do tempo apodrecer a rama.
Quanto à limpeza, depois de barbear, ponho-o debaixo da torneira com água bem forte (fria) até me parecer que todos os restos de espuma sairam. Depois sacudo vigorosamente o pincel para ficar o mais seco possível e depois penduro-o de pernas para o ar.

Vi um vídeo do MANTIC 59 o qual coloco-o abaixo, mas restaram-me algumas dúvidas, como, por exemplo, a solução que ele prepara para limpá-lo. De quanto em quanto tempo utilizo esta solução e se, de fato, é realmente necessária.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #2 on: January 26, 2010, 07:56:05 pm »
0
Caro, Leon...

Faço EXATAMENTE como você. Mas além de sacudir o pincel também utilizo uma toalha para tentar secá-lo mais ainda.

Utilizo um pincel já bem antigo de pêlo natural. Não sei a marca pois o que estava gravado nele já se perdeu a muito tempo. Percebi que quando comecei a utilizá-lo (e ele já estava guardado a um bom tempo) os fios estavam bem ressecados. Com o uso ele foi como se "hidratando" e atualmente não há algo mais macio que ele!

Ainda existe um debate sobre se devemos ou não deixar os pincéis de cabeça para baixo para secar. Mas tendo em vista a gravidade acho que é mais lógico deixá-los secar nessa posição.

Não deixe de postar suas experiências com o Semogue. Os amigos portugas falam dele muito bem!

Abraços fraternos.

Olá Francisco!

É importante pendurá-lo "de pernas para o ar", deste modo, a água que ainda pode estar bem dentro da rama é forçada a sair, evitando que se deposite na base do pêlo e com o passar do tempo apodrecer a rama.
Quanto à limpeza, depois de barbear, ponho-o debaixo da torneira com água bem forte (fria) até me parecer que todos os restos de espuma sairam. Depois sacudo vigorosamente o pincel para ficar o mais seco possível e depois penduro-o de pernas para o ar.

Vi um vídeo do MANTIC 59 o qual coloco-o abaixo, mas restaram-me algumas dúvidas, como, por exemplo, a solução que ele prepara para limpá-lo. De quanto em quanto tempo utilizo esta solução e se, de fato, é realmente necessária.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #3 on: January 26, 2010, 11:20:08 pm »
0
Eu uso a técnica do 50/50. Os pincéis de cerda são muito difíceis de secar, principalmente o meu Omega que é muito denso. Como faço a barba dia sim, dia não, começo por colocar o pincel com as cerdas para baixo, e 24h depois viro-o ao contrário. Geralmente está sempre seco e pronto a usar ao segundo dia.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #4 on: January 26, 2010, 11:25:21 pm »
0
Num suporte claro e nunca o deixar na água por longos períodos de tempo... :( Género 24 horas

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #5 on: January 27, 2010, 02:47:06 pm »
0
Eu também faço a barba dia sim, dia não, pelo que depois do barbear, coloco o pincel no suporte (de pernas para o ar) até ao próximo barbear. Se nesse próximo barbear decidir usar outro pincel, guardo o anterior "de pernas para baixo" no armário, já que estará suficientemente seco.
Portanto, o pincel que tenho no suporte na bancada da minha casa de banho é sempre o ultimo pincel que utilizei, mas não quer dizer que será o próximo que irei usar, só no momento é que decido consoante o resto do material que escolher.

Eu uso a técnica do 50/50. Os pincéis de cerda são muito difíceis de secar, principalmente o meu Omega que é muito denso. Como faço a barba dia sim, dia não, começo por colocar o pincel com as cerdas para baixo, e 24h depois viro-o ao contrário. Geralmente está sempre seco e pronto a usar ao segundo dia.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #6 on: January 28, 2010, 05:37:53 am »
0
Eu limpo bem o pincel do sabão em água correndo, sacudo umas quantas vezes, e passo as pontas do pincel numa toalha.  Então coloco "de pernas para baixo" para secar.

Já houve, e continua a ter, muita discussão sobre a posição do pincel para secar.  Para mim, se alguém põe o pincel a secar com água pingando dele, então melhor é posiciona-lo com os pêlos para baixo para escoar a água.  Outrossim, não vejo vantagem nisso.  Os mais científicos explicam que a força da acção capilária (?) é mais potente do que a influência da gravidade nestas circumstâncias.  No meu pensar menos científico, a dinâmica da evaporação é para cima e não para baixo.  :)

Só posso dizer com certeza que tem os que insistem em colocar o pincel "de pernas para o ar," com bons resultados, e os que insistem em colocar o pincel "de pernas bara baixo," com os mesmos resultados.  É questão de preferência pessoal.  Até agora, não vi evidência concludente de que um é melhor do que o outro.

   - Murray
« Last Edit: January 28, 2010, 06:09:14 am by CMur12 »

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #7 on: March 03, 2010, 11:21:11 pm »
0
Então estas questões sobre deixar de molho em solução de BORAX devem ser descartadas? Não servem de nada?

Abraços!
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #8 on: March 04, 2010, 12:34:28 am »
0
Oi Francisco Gabriel -

A maioria da discussão aqui é sobre a posição de colocar o pincel para secar.

A solução de borax ou vinagre é para limpar o pincel.  Se o pincel chegar a um ponto em que parece ter perdido a capacidade de fazer espuma como antes fazia, pode ser de benefício limpa-lo numa solução destas.

   - Murray

Então estas questões sobre deixar de molho em solução de BORAX devem ser descartadas? Não servem de nada?

Abraços!

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #9 on: March 08, 2010, 06:59:34 pm »
0
Então estas questões sobre deixar de molho em solução de BORAX devem ser descartadas? Não servem de nada?

Abraços!
O molho em solução de borax é pra tirar o cheiro de bicho morto que o pincel fica nos primeiros usos (é horrível). Se não usar o borax o cheiro sai com o uso (cerca de 1 ou 2 semanas), se usar o borax sai mais rápido. Depois que o cheiro sair não precisa mais usar o borax, basta lavar o pincel com água corrente, dar uma espremida e umas sacudidas para secar e colocar em local ventilado para completar a secagem do mesmo.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #10 on: March 10, 2010, 07:52:56 am »
0
O molho em solução de bórax ou de vinagre é mais usado para limpar pincéis bastante usados que não tenham sido bem enxaguados depois de cada uso, ou em casos de água calcária que costuma contaminar mais com o decorrer do tempo um pincel.

   - Murray

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #11 on: August 09, 2013, 11:35:12 pm »
0
Ressuscitando o tópico, achei no Shave Nook um semelhante , que indica o MAC Brush Cleanser.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #12 on: August 10, 2013, 09:17:50 am »
0
Ressuscitando o tópico, achei no Shave Nook um semelhante , que indica o MAC Brush Cleanser.
Interessante.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline lu20vt

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 660
  • Respect: +948
    • https://m.facebook.com/groups/302316836625373?ref=bookmarks
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #13 on: October 24, 2013, 02:56:50 pm »
0
Yo limpio todas mis brochas con Borax y quedan como nuevas  ;D

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re:Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #14 on: February 15, 2015, 05:33:35 pm »
0
Oi Francisco Gabriel -

A maioria da discussão aqui é sobre a posição de colocar o pincel para secar.

A solução de borax ou vinagre é para limpar o pincel.  Se o pincel chegar a um ponto em que parece ter perdido a capacidade de fazer espuma como antes fazia, pode ser de benefício limpa-lo numa solução destas.

   - Murray

5 anos apos esse post, gostaria de reforcar que funciona e é uma maravilha.
Meus cremes ja nao estavam espumando como antes e nao conseguia ententender o pq quando resolvi fazer o processo.
Tal será incorporado a cada 6/12 messes para garantir que ta tudo ok ...
Tenho 6 pinceis e todos acabaram passando pela limpeza ( deixei no vinagre por 1 minuto e depois lavei com detergente ) .
Sinceramente ainda bem que li esse post quando comecei...

Obrigado pela dica!
(ja tem 20 dias que fiz isso e so tenho elogios ao processo)
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal