Author Topic: Como conservar adequadamente um pincel de barba?  (Read 84604 times)

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #45 on: March 27, 2015, 03:45:33 pm »
0
Lembro-me de à uns anos atrás passar o anúncio na televisão, quando apareceu a Amukina.
Fazendo uma comparação, que acho que é válida, o uso de lixívia é desaconselhado na limpeza de panos de microfibras pois acaba por estragar os mesmos. Os pincéis sendo pêlo natural, acredito que irão pelo mesmo caminho, mesmo sendo a lixívia bastante diluída. Mas se o confrade não tem problemas... Melhor! ;D
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #46 on: March 27, 2015, 03:50:35 pm »
0

Olha Ricardo mas se usares uma gota de lixivia
diluida em dois ou três litros de agua e exporadicamente
acredito que não vais estragar o pano.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #47 on: March 27, 2015, 06:16:30 pm »
0
lixívia, para os brasileiros que estão lendo isso e não entendendo nada, é a boa e velha água sanitária  :P

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #48 on: March 27, 2015, 06:44:08 pm »
0
lixívia, para os brasileiros que estão lendo isso e não entendendo nada, é a boa e velha água sanitária  :P

obrigado pela tradução
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #49 on: March 27, 2015, 06:56:52 pm »
0
Outro nome para "lixívia" ... é "Barrela".  ;D  :)  ;D

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #50 on: March 27, 2015, 10:31:13 pm »
0
Nem fazia ideia que no brasil a lixivia tinha
outro nome ...pesso desculpa.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #51 on: March 27, 2015, 11:15:59 pm »
0
O meu procedimento de limpeza dos pincéis é simples e tem resultado bem. Passo a rama do pincel por água corrente e com a ajuda das mãos, suavemente vou abrindo a rama para que a água por lá passe. Para ver se ficou bem limpo dou pinceladas ao de leve na toalha turca e depois passo-o pela mão, se tiver ainda sabão faz um barulho característico e tem de se limpar de novo.

Por vezes também me acontece o mesmo, principalmente quando os pincéis são densos. Convém sempre confirmar.

Eu pra tratar os meus pincéis, lavo em agua corrente, passo sabonete de banho e as vezes champô e de vez em quando uma mascara capilar ( afinal é pelo e precisa de ser hidratado por ser natural e não ter nenhuma hidratação).

O pincel em que fiz isso mais vezes foi o Semogue do Continente, e tenho o pincel muito suave, quase tão suave como o Plisson. E levou secador com fartura.

Por isso é que digo tão bem desse pequeno trabalhador.

O meu Semogue do Continente também está assim com pontas muito suaves e não levou com nada disso  ;D

Mas concordo com o que escreveste (exceto o secador  :P), aliás, é o que algums marcas recomendam: lavar bem, não deixar em local húmido e quente, e de vez em quando lavar com um produto que hidrate o pelo (por exemplo, sabão de alepo).

Algum dos confrades , já usou aqueles barbicidas
que são vendidos pelas lojas de cosmeticos e
utilizados nos cabeleireiros e barbearias. Esses
podem prejudicar os materiais? não falo só de
pinceis mas de safty razors , tesouras ,navalhas
etc ....
Cumprimentos

Depende da composição dos produtos, mas, por via de regra, serão produtos agressivos que diminuem a vida útil dos aparelhos/produtos da barba. Para mim, só faz sentido usar produtos agressivos quando é algo que foi usado por outra pessoa antes de nós e não sabemos por onde aquilo andou. Se é um produto nosso e só usado por nós, não interessa para nada usar esse tipo de coisas, ou mesmo lixívia, vinagre, borax, etc. É só para deteriorar e para isso já chegam os produtos usados no tratamento da água canalizada.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #52 on: March 27, 2015, 11:21:21 pm »
0
Por vezes também me acontece o mesmo, principalmente quando os pincéis são densos. Convém sempre confirmar.

O meu Semogue do Continente também está assim com pontas muito suaves e não levou com nada disso  ;D

Mas concordo com o que escreveste (exceto o secador  ), aliás, é o que algums marcas recomendam: lavar bem, não deixar em local húmido e quente, e de vez em quando lavar com um produto que hidrate o pelo (por exemplo, sabão de alepo).

Depende da composição dos produtos, mas, por via de regra, serão produtos agressivos que diminuem a vida útil dos aparelhos/produtos da barba. Para mim, só faz sentido usar produtos agressivos quando é algo que foi usado por outra pessoa antes de nós e não sabemos por onde aquilo andou. Se é um produto nosso e só usado por nós, não interessa para nada usar esse tipo de coisas, ou mesmo lixívia, vinagre, borax, etc. É só para deteriorar e para isso já chegam os produtos usados no tratamento da água canalizada.
Pode ate estragar com o tempo, mas o certo é que cada vez que lhe fazia o tratamento total com secador e tudo, ele ficava tal que parecia uma nuvem. :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #53 on: March 27, 2015, 11:58:29 pm »
0
Aquilo é pincel que aguenta tudo, tem cerdas bem fortes. Se fosse um pincel de texugo seria outra história.

O secador no frio vai fazer com que as cerdas espiguem e não me admira nada que o pincel fique mais macio. Tem que ficar, pois qualquer coisa que enfraqueça o pelo, torna-o mais macio. A questão é que a longo prazo, o pelo vai partir primeiro.

Mas isto é como tudo, um pincel secado com secador todos os dias pode durar mais que um pincel que é guardado molhado ou sujo num local húmido, ou mais que um pincel que é esborrachado para fazer espuma, ou mesmo que um pincel que é usado em tigelas com ranhuras. Cada um deve decidir aquilo que quer fazer do seu pincel e a que ritmo o quer substituir (quem os fabrica também precisa vender). O conselho que eu dou tem em vista a duração máxima do pincel que acaba por fazer sentido com pincéis caros ou difíceis de substituir.

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #54 on: March 29, 2019, 10:13:06 pm »
0
Caros,

Recentemente notei que o meu Semogue 1305 apresenta alguns pelos quebradiços ou espigados. 

Ontem em conversa disseram-me que a razão desses pelos quebradiços está na taça com relevos no fundo e nas arestas para facilitar o trabalho de fazer espuma pelo que deveria usar taças lisas.

Veem alguma veracidade neste comentário ???


Aproveito para descrever como mantenho os meus pincéis para corrigirem algum erro que esteja a cometer :

ANTES DO BARBEAR - Deixo alguns minutos submergido em água fria (abaixo do nível da madeira)

BATER SABAO = numa taça com relevos para facilitar o processo

POS BARBEAR = Lavo o pincel com água fria da torneira e seco a madeira com uma toalha

SECAGEM = penduro no estendal. Se o Sol estiver forte deixo pendurado na banheira o dia todo

MENSALMENTE OU SEMPRE QUE USO UM SABAO OU CREME NOVO : lavo com amaciador de cabelo e deixo a secar


Qualquer erro que esteja a cometer agradeço que avisem

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #55 on: March 29, 2019, 10:21:30 pm »
0
Quebradiços / espigados?

O Indiana Jones de produtos portugueses.

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #56 on: March 31, 2019, 09:31:19 pm »
0
Espiga do é sinal wue esta a ficar macio de pontas. Mas quebradiço? Como assim? Fotos, ha?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #57 on: March 31, 2019, 11:12:31 pm »
0
Caros,

Recentemente notei que o meu Semogue 1305 apresenta alguns pelos quebradiços ou espigados.

Ontem em conversa disseram-me que a razão desses pelos quebradiços está na taça com relevos no fundo e nas arestas para facilitar o trabalho de fazer espuma pelo que deveria usar taças lisas.

Veem alguma veracidade neste comentário ???


Aproveito para descrever como mantenho os meus pincéis para corrigirem algum erro que esteja a cometer :

ANTES DO BARBEAR - Deixo alguns minutos submergido em água fria (abaixo do nível da madeira)

BATER SABAO = numa taça com relevos para facilitar o processo

POS BARBEAR = Lavo o pincel com água fria da torneira e seco a madeira com uma toalha

SECAGEM = penduro no estendal. Se o Sol estiver forte deixo pendurado na banheira o dia todo

MENSALMENTE OU SEMPRE QUE USO UM SABAO OU CREME NOVO : lavo com amaciador de cabelo e deixo a secar


Qualquer erro que esteja a cometer agradeço que avisem
Água na anilha, o sol, as arestas e o uso de força excessiva danificam o pincel, mas é normal perder ou partir um pêlo de vez em quando, simplesmente pelo uso normal e continuado. Se o pêlo anda quebradiço, eu suspeito que seja mais de secar ao sol do que de outra coisa. Afinal, as arestas da taça não são assim tâo pronunciadas e usando só as pontas não deverá vir mal significativo ao pincel por causa disso.

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #58 on: March 31, 2019, 11:47:14 pm »
0
Se for suribachi, sim, é  agressivo.

O Indiana Jones de produtos portugueses.

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Como conservar adequadamente um pincel de barba?
« Reply #59 on: April 01, 2019, 01:03:19 am »
0
Espigado / quebradiço, não sei como explicar. Por enquanto são 2 ou 3 mas se estou a fazer algo mal quero rectificar

Amanhã vou fazer zoom do pincel para por fotos.

- Não deixo e entrar água na anilha nem aplico força segundo as vossas sugestões

- não deixo ao ar livre quando está muito sol ou sol a bater directamente. Deixo quando está tipo sol de primavera

Essas taças com relevos no fundo e bordas podem danificar o pelo?


Sent from my iPad using Tapatalk

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal