Author Topic: Limpeza de pincel Semogue  (Read 13562 times)

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Limpeza de pincel Semogue
« on: January 03, 2017, 04:42:36 pm »
0
A limpeza do pincel de barba deverá ser sempre efetuada, única e exclusivamente, com água. Deverá enxaguar bem o pincel até que todos os resíduos sejam removidos. Se possível, o pincel deve secar naturalmente numa posição invertida.


Hidratar o pêlo e o nó, desde que a água não esteja muito quente (no máximo 45ºC para não afetar a resina) e por um período de tempo pequeno (10 minutos).

Os filamentos dos pincéis de barbear Semogue,  sendo de origem animal, têm um comportamento semelhante ao do nosso cabelo, pelo que todas as técnicas a usar antes, durante e depois do barbear devem sempre ser feitas com base nesta analogia. Tudo que faz mal ao nosso cabelo, também provocará danos aos filamentos dum pincel de barbear.

Para secar,  sacudir bem o pincel e deixar secar num local arejado.

Eu uso a toalha depois de sacudir, no entanto, ao esfregar na toalha com movimentos suaves, porque poderá ser muito abrasivo e partir alguns filamentos.


A exposição direta ao sol também poderá provocar (sendo feita sucessivamente e durante muito tempo) algumas alterações nos cabos, no caso dos cabos de madeira (normalmente a madeira quando exposta ao sol escurece).

Também muito importante é o armazenamento do pincel que deve ser feito num local arejado (por exemplo um armário com porta não é aconselhado).
« Last Edit: January 04, 2019, 09:23:17 pm by XF-17 »
"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #1 on: January 03, 2017, 08:00:48 pm »
0
Por falar em limpeza de pincéis, alguém por aqui tem experiência com os sabões específicos para este efeito?
A Superior Shave vende um feito na Alemanha e também conheço o da Da Vinci e da MAC, mas como nunca utilizei nenhum, e também não são propriamente baratos, gostaria de saber se alguém tem algum tipo de experiência com isto, se vale a pena investir dinheiro num, ou se mais vale continuar a usar o borato de sódio ou em alternativa uma solução de água com vinagre.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #2 on: January 04, 2017, 12:41:24 am »
0
Pelo que percebo, este tipo de produtos faz o oposto do tetraborato de sódio e do vinagre que destroem o pêlo. O objectivo destes sabões é limpar os resíduos mais agressivos de outros sabões e condicionar o pêlo.

Um bom sabão de glicerina ou de alepo devem fazer mais ou menos o mesmo efeito, acho eu.

Ingredientes do sabão Da Vinci: Sodium Palmate, Sodium Palm Kernelate, Aqua, Sucrose Cocolate, GLyceryn, Sodium Chloride, Parfum.

Uma review do MAC. Ao que parece, é um pouco diferente dos sabões e parece funcionar como um desinfectante rápido. Ingredientes: water, alcohol denat, sodium trideceth sulfate, disodium lauroamphodiacetate, hydrolyzed wheat protein, hexylene glycol, cetrimonium chloride, isopropyl alcohol, blue 1 (CI 42090), Red 33 (CI 17200) <ILN33087>

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #3 on: January 07, 2017, 01:32:37 pm »
0
Um bom sabão de glicerina ou de alepo devem fazer mais ou menos o mesmo efeito, acho eu.
Suponho que tenhas razão. Tenho cá um shampoo sólido que uso para lavar o cabelo, vou experimentar lavar os pincéis com ele. Se não ficarem melhores, piores também não devem ficar.
Obrigado pela resposta.:)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #4 on: January 07, 2017, 07:46:13 pm »
0
Ora essa, é sempre um prazer tentar ajudar :)

Usar condicionador para o cabelo também me parece boa ideia. Mas será de esperar uma redução momentânea de resiliência no pêlo e um aumento da flexibilidade.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #5 on: January 07, 2017, 09:33:13 pm »
0
Ora essa, é sempre um prazer tentar ajudar :)

Usar condicionador para o cabelo também me parece boa ideia. Mas será de esperar uma redução momentânea de resiliência no pêlo e um aumento da flexibilidade.
Notei exatamente isso quando lavei os meus pinceis com champô 2 em 1. :)

Mas notei mais nos cerdas que nos texugos.

Offline KOS_79

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 147
  • Respect: +40
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #6 on: January 09, 2017, 07:09:18 pm »
0
Já vi um video da RazorEmporium que sugeria a limpeza com vinagre de maçã, enxaguar e depois com amaciador do cabelo. Isto para Cerda, não sei se dá para Texugo...

Ainda não experimentei mas quando precisar é assim que vou fazer.

Offline Barba negra

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 89
  • Respect: +10
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #7 on: April 13, 2018, 02:38:50 pm »
0
O meu semogue 1305 começou a deixar de fazer espuma, já o esfreguei bem com água mas não resultou. Vocês costumam lavar os pincéis com o quê?

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #8 on: April 14, 2018, 04:45:37 pm »
0
O meu semogue 1305 começou a deixar de fazer espuma, já o esfreguei bem com água mas não resultou. Vocês costumam lavar os pincéis com o quê?
Bem vindo ao que já é quase um clube. :(

Não tenho nenhum cuidado especial com os pincéis com a excepção de os lavar com água fria (nunca com água quente) a seguir ao escanhoado. O Semogue 1305 é o único de todos os que tenho que apresenta este sintoma.

Offline Barba negra

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 89
  • Respect: +10
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #9 on: April 14, 2018, 05:51:29 pm »
0
Bem vindo ao que já é quase um clube. :(

Não tenho nenhum cuidado especial com os pincéis com a excepção de os lavar com água fria (nunca com água quente) a seguir ao escanhoado. O Semogue 1305 é o único de todos os que tenho que apresenta este sintoma.
Mas já li algures no forum que existe uma forma de limpeza, mas agora não consigo encontrar. Acho que era com vinagre, mas entretanto também já li algures que o vinagre estraga o pêlo... daí a minha pergunta.
Não sabia que o 1305 era o único que acontecia isto, é que é o meu pincel preferido.

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #10 on: April 14, 2018, 06:53:38 pm »
+1
Sim é com uma solução de vinagre, costumo usar o branco, cerca de 20% num copo com água á temperatura ambiente, lavo o pincel com sabão ou champô antes, passo bem por água e coloco no  vinagre, deixo ficar uns 10/15minutos, se a água + vinagre ficar muito suja repito, senão passo bem por água, lavo de novo com sabão/champô e coloco a secar.

O pior caso que tive foi exactamente com o 1305 depois de uma temporada com o TOBS Mr. Taylor, o pincel fica tipo "gorduroso" e cheio de resíduos, foi duas vezes ao vinagre e ficou bom outra vez.

Também já notei efeito semelhante com o sabão proraso branco.

acho que não se perde nada em tentar,

A outra forma recomendada, mas que ainda não testei, é com uma solução de Borax em vez do vinagre

Offline Barba negra

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 89
  • Respect: +10
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #11 on: April 14, 2018, 09:09:23 pm »
0
Sim é com uma solução de vinagre, costumo usar o branco, cerca de 20% num copo com água á temperatura ambiente, lavo o pincel com sabão ou champô antes, passo bem por água e coloco no  vinagre, deixo ficar uns 10/15minutos, se a água + vinagre ficar muito suja repito, senão passo bem por água, lavo de novo com sabão/champô e coloco a secar.

O pior caso que tive foi exactamente com o 1305 depois de uma temporada com o TOBS Mr. Taylor, o pincel fica tipo "gorduroso" e cheio de resíduos, foi duas vezes ao vinagre e ficou bom outra vez.

Também já notei efeito semelhante com o sabão proraso branco.

acho que não se perde nada em tentar,

A outra forma recomendada, mas que ainda não testei, é com uma solução de Borax em vez do vinagre

Obrigado. vou experimentar e depois digo como correu

Offline Ales

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 35
  • Respect: +5
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #12 on: April 15, 2018, 12:26:15 am »
0
Por hablar de limpieza de pinceles, alguien por aquí tiene experiencia con los jabones específicos para este efecto?
El afeitado Superior vende uno hecho en Alemania y también conocen el Da Vinci y el MAC , pero como nunca he utilizado ninguno, y tampoco son precisamente baratos, me pregunto si alguien tiene alguna experiencia con esto, vale la pena invertir dinero en uno, o si más vale seguir usando el borato de sodio o como alternativa a una solución de agua con vinagre.

NO USAR vinagre, con las brochas de afeitar SINTETICAS , en todos los casos pierden elasticidad y se daña la fibra .. ya se que esta brocha es natural pero los sinteticos el vinagre que 'ni lo huelan' !!!!

http://https://refineriadecaballeros.wordpress.com/2018/04/12/mucha-precaucion-en-el-cuidado-de-las-brochas-sinteticas/

Offline NunoR

  • Trade Count: (0)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 530
  • Respect: +18
    • Email
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #13 on: April 15, 2018, 07:01:09 pm »
0
Nunca tinha pensado no caso das sintéticas, mas sim, de facto muitos plásticos reagem mal aos ácidos, todos os sintéticos são de nylon ? Poliamida ?

Mas o tratamento do vinagre já o fiz em cerdas, no 1305 e no proraso, e texugo num Frank Shaving, e tirando o facto de as duas ou três primeiras espumas depois do tratamento custarem mais a desenvolver, após isso ficam muito melhores.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Limpeza de pincel Semogue
« Reply #14 on: April 26, 2018, 10:08:58 am »
0
A maioria é bem resistente. Já no caso dos semnogues mais básicos de drogaria, especialmente os antigos, aí acabam por sair com alguma facilidade :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal