Author Topic: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC  (Read 12109 times)

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
+3
Olá a todos! Após quase um ano de barbear clássico, vou contar-vos um pouco da minha experiência no que a máquinas diz respeito, e dar-vos a minha opinião sobre as mesmas. Vou tentar manter a análise nos seguintes pontos que considero os mais importantes na escolha de uma máquina:
1)     Qualidade de construção, materiais e acabamentos
2)     Facilidade de utilização
3)     Resultados proporcionados
 

Gillette Flaretip
A velhinha máquina do meu avô ainda está para as curvas.

1)     É a única do tipo TTO que tenho. É leve, robusta e já passou a prova do tempo. Bem cuidada, deverá durar pelo menos outras três gerações.
2)     Alinha a lâmina correctamente e, sendo muito leve, a sua utilização é fácil e intuitiva. É necessário ter atenção ao ângulo correcto, porque um desvio com esta máquina significa irritação pela certa.
3)     Os resultados são bons desde que a lâmina também o seja. Eu prefiro as lâminas da Gillette (Platinum ou 7 o'Clock), e com esta máquina funcionam em geral bastante bem.


Merkur Progress
A primeira safety razor que adquiri, é também a única ajustável e a única de duas peças que possuo.

1)     Construção de qualidade, com acabamentos de bom nível. Esteticamente bonita, com o pormenor do manípulo de ajuste em plástico de gosto discutível, mas que a mim pessoalmente não me desagrada. O material de base, uma liga de zinco, não é do agrado de todos por ser um material que poderá apodrecer caso o revestimento sofra danos. Em geral gosto do aspecto e acho que está numa boa relação qualidade preço.
2)     A colocação da lâmina é facil, mas é preciso ter em atenção o seu correcto alinhamento, que nem sempre fica perfeito. O seu ponto forte é a possibilidade de ajustar a exposição da lâmina, por forma a determinar a agressividade da máquina em função do tipo de lâmina que vamos utilizar. A pega é relativamente grossa e fácil de segurar com precisão.
3)     Tenho um misto de sentimentos relativamente a esta máquina. Com a maior parte das lâminas que experimentei, em qualquer dos níveis de ajuste, os resultados foram inconsistentes. No mesmo barbear tanto conseguia zonas da cara perfeitamente barbeadas como zonas que parecia que mal tinha passado a lâmina. Apenas com as Gillette 7 o’Clock verdes obti resultados satisfatórios, mas nem sempre livre de irritação.
 

Mühle R41
Esta foi a segunda máquina que adquiri, em conjunto com uma pega Ikon Bulldog, devido às opiniões não muito boas que li relativamente à pega da Mühle. É um cabeçal bastante popular pela sua agressividade.

1)     Tal como a Progress, o cabeçal R41 é feito em liga de zinco com um revestimento cromado. Na minha opinião este cabeçal é mais bem acabado do que a Progress, e também mais bonito. Em termos de preço está também num patamar justo.
2)     A colocação da lâmina é simples e nem é necessário ter atenção ao alinhamento da lâmina, que é sempre impecável. A pega em aço da Ikon garante um bom balanço e uma manobrabilidade muito boa, na minha opinião.
3)     Os resultados que obtive com esta combinação cabeçal e pega foram sempre muito bons. Resultados habitualmente consistentes mas nem sempre isentos de alguma irritação, que provavelmente se deve ao facto de que esta máquina tem de ser utilizada com uma mão muito levezinha. Se a concentração estiver em alta, é fácil obter resultados perfeitos.
 

Ikon Shavecraft 101
Adquiri em conjunto três cabeçais Ikon (101 em cima, 104 ao centro, X3 à direita) e as pegas OSS e SE, mais por curiosidade relativamente à 104 e à slant X3 do que pela 101. No entanto esta 101 acabou por se revelar a minha preferida do conjunto.

1)     Construída numa liga de alumínio, é um cabeçal que tem a particularidade de ter um lado de pente fechado e um lado de pente aberto. Parece-me robusto e bem acabado, embora não esteja isento de falhas neste último aspecto.
2)     Alinha sempre correctamente a lâmina. Em termos de utilização, transmite sensação de robostez e bom balanço, com qualquer uma das pegas que tenho também da Ikon. A utilização não precisa de grandes cuidados, a máquina funciona bem num ângulo intuitivo e dá um bom feedback.
3)     Trata-se de um cabeçal muito suave. Eficaz quanto baste, os resultados têm sido geralmente bons e praticamente sem irritação.
 

Ikon X3
Trata-se da única slant que possuo, pelo que não tenho outro ponto de comparação neste aspecto.
1)     Cabeçal do tipo slant em liga de alumínio, mais bem acabado do que os irmãos 101 e 104.
2)     O alinhamento da lâmina nem sempre é correcto pelo que é preciso alguma atenção ao colocar a lâmina. Em termos de utilização, acho-a um pouco estranha devido à torção da lâmina, e confesso que não gostei do facto de não conseguir aparar as patilhas em condições com esta máquina. Nunca ficam direitas! O barbear em si é suave, a máquina é muito pouco agressiva mas com eficácia suficiente.
3)     Na minha opinião os resultados estão ao mesmo nível da 101. Tem no entanto alguns defeitos que a 101 não tem, como a necessidade de atenção ao alinhamento da lâmina, a falta de feedback durante o barbear e a dificuldade que senti para alinhar as patilhas.
 

Ikon Shavecraft 104 Tech
Tem fama de ser mais agressiva do que a Mühle R41 e posso confirmá-lo.
1)     Cabeçal em alumínio de pente fechado, com o mesmo nível de acabamento da irmã 101.
2)     Alinha bem a lâmina, e ainda bem que assim é, porque a sua utilização já é suficientemente difícil. A concentração tem de estar no máximo, porque sente-se muito a lâmina na pele. A sua utilização é bastante mais complicada do que a da R41, na minha opinião.
3)     Com este cabeçal só se sente lâmina, por isso convém que seja uma boa lâmina. Só me atrevo a utilizá-la com as minhas lâminas preferidas, quando a barba está por desfazer há mais de 3 dias, e quando há concentração e tempo de sobra. Conjugados estes factores, conseguem-se bons resultados, mas sempre com algum risco.
 

Ikon Shavecraft 103 Short Comb
Comprei este cabeçal posteriormente à compra das outras Ikons (na última foto é o cabeçal mais abaixo), uma vez que na altura não havia e este até era o que mais curiosidade tinha em experimentar. E de facto, por uma vez, a minha intuição estava correcta!
1)     Cabeçal em alumínio, de pente aberto, com acabamento idêntico às Ikon 101 e 104.
2)     Lâmina sempre bem alinhada. Trata-se de um cabeçal que em termos de agressividade está exactamente no meio entre as 101 e 104. Em geral é suave, muito eficaz, mas também capaz de fazer danos se lhe der demasiada confiança. Gosto particularmente do feedback que proporciona e da sensação da lâmina na pele, que na minha opinião está num equilíbrio perfeito entre agressividade e eficácia.
3)     Resultados muito bons, sem ser necessário grande esforço. É sem dúvida a minha Ikon preferida.
 

Hone Type 15
A última máquina que adquiri foi também a mais cara, mas esta tem uma boa desculpa: o material em que é feita.

1)     Máquina integralmente construída em bronze, com um acabamento a pontilhado muito fino, e com uma qualidade de acabamento irrepreensível. O seu design faz lembrar a Merkur Futur e é, para mim, a máquina mais bonita que tenho. O facto de não ser feita por um grande fabricante tem o seu reflexo no preço que acaba por ser um pouco alto, mas que é compensado pela originalidade do projecto.
2)     As folgas nesta máquina são mínimas, como tal o alinhamento da lâmina é sempre perfeito. A sua utilização, no princípio, é um pouco estranha: a máquina é muito pesada (165 g!) e o formato da pega lisa e de grande diâmetro não parecem ajudar. No entanto, após algumas utilizações, essas impressões iniciais acabam por desaparecer e a sua utilização é tão fácil como com qualquer das outras máquinas que possuo. O bronze tem a particularidade de ter uma excelente condutividade térmica, o que permite que esta máquina se mantenha quente durante todo o barbear, bastando para isso estar mergulhada em água quente durante 5 minutos! Aliado ao facto de que o cabeçal é extremamente suave (diria ao nível da Ikon 101), acaba por ser uma máquina muito fácil de utilizar com um ângulo de corte apertado mas intuitivo, e quase impossível de provocar danos.
3)     Os resultados têm vindo a crescer ao longo da utilização, que já vai num mês seguido. Ao princípio eram satisfatórios, agora são do melhor que alguma vez obtive, mesmo considerando a Fusion que utilizava antes das double edge. Irritação com esta máquina também é algo quase impossível de conseguir.
 
Em resumo, numa escala de 1 a 5, as minhas pontuações seriam as seguintes:


Máquina

      Qualidade de Construção       
e Acabamentos

     Facilidade de    
Utilização

     Agressividade    

     Avaliação    
Global

Gillette Flaretip
 

3

3

2

3

Merkur Progress
 

3

3

3

3

Mühle R41
 

3.5

3

4

3.5

Ikon 101
 

4

4

1

3.5

Ikon X3
 

4

3

1

3

Ikon 104
 

4

2

5

3

Ikon 103
 

4

4

3

4

Hone Type 15
 

4.5

4

1

4.5
 



Espero que tenham gostado da leitura e qualquer questão ou sugestão para melhorar as descrições, estejam à vontade!


Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #1 on: January 13, 2017, 10:15:04 am »
0
Parabéns pelo excelente artigo de comparação destas máquinas :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #2 on: January 13, 2017, 10:27:42 am »
0
Muito bom, excelente artigo, parabéns! E essa Hone Type 15 é muito bonita :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #3 on: January 13, 2017, 10:38:17 am »
0
Parabéns pelo excelente artigo de comparação destas máquinas :)


Obrigado Filipe,

Tenho reparado pelos teus posts no escanhoado do dia que também gostas da combinação Progress / 7 o'Clock verdes.

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #4 on: January 13, 2017, 10:42:07 am »
0
Muito bom, excelente artigo, parabéns! E essa Hone Type 15 é muito bonita :)

Obrigado! Infelizmente a Hone teve um aumento de preço significativo com a passagem de ano...

Deixo o link do site para quem tiver mais curiosidade sobre esta máquina, ou se preferirem a alternativa mais leve em alumínio: https://www.hone-shaving.com/

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #5 on: January 13, 2017, 10:46:20 am »
0
Artigo bem elucidativo.
Mas fica uma dúvida, a Muhle R41 é a versão de 2011 ou de 2013?

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #6 on: January 13, 2017, 10:52:16 am »
0
Artigo bem elucidativo.
Mas fica uma dúvida, a Muhle R41 é a versão de 2011 ou de 2013?

Obrigado.

É a versão 2013. Todas as máquinas, à excepção da Gillette, foram adquiridas novas durante o ano passado.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #7 on: January 13, 2017, 10:57:21 am »
0
Obrigado.

É a versão 2013. Todas as máquinas, à excepção da Gillette, foram adquiridas novas durante o ano passado.
A versão de 2013 é menos agressiva que a de 2011.

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #8 on: January 13, 2017, 11:06:18 am »
0
Muito obrigado pela excelente avaliação! Estou a "namorar" as Hone para uma futura compra e o teu artigo parece que caiu na altura certa! E também estou a ponderar a Rockwell Model T Ajustável. Decisions... decisions... hehe

edit: Só uma correção julgo que o material da a Hone 15 não é bronze, é sim latão.
« Last Edit: January 13, 2017, 11:12:24 am by Corto »

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #9 on: January 13, 2017, 11:12:40 am »
0
A versão de 2013 é menos agressiva que a de 2011.


Eu sei, é o que consta. Mas já não é possível adquirir a versão de 2011, pelo menos nova, eu nunca a experimentei, por isso não posso comparar.

Acho a de 2013 bastante agressiva, comparativamente às restantes máquinas que tenho. Agressiva porque limpa a cara com grande facilidade e de um modo um pouco bruto, mas perfeitamente utilizável, até por um novato como eu.

Se quiserem agressividade a sério, aconselho antes a Ikon 104 Tech!

Offline jlsaugusto

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: +6
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #10 on: January 13, 2017, 11:21:27 am »
+1
Muito obrigado pela excelente avaliação! Estou a "namorar" as Hone para uma futura compra e o teu artigo parece que caiu na altura certa! E também estou a ponderar a Rockwell Model T Ajustável. Decisions... decisions... hehe

edit: Só uma correção julgo que o material da a Hone 15 não é bronze, é sim latão.

Se gostas de máquinas suaves, é uma excelente escolha. Sobre a Rockwell não posso opinar, mas parece inovadora, sendo uma ajustável em aço...

Tens razão sobre o material da Hone, foi a tradução que me enganou mas a liga correcta é de facto latão.

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #11 on: January 13, 2017, 02:43:42 pm »
0
Excelentes máquinas, muito bonitas.

Offline obiwanhug

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 61
  • Respect: +7
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #12 on: May 14, 2017, 03:57:05 pm »
0
Parabéns pela colecção!

A Hone Type 15 é um espetáculo! No entanto 165 euros pela versão de bronze ou 100 pelas versões prateadas ou pretas é um bocadito puxado!!!

Temos que esperar que os chineses se dediquem à clonagem!  :P

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #13 on: May 14, 2017, 07:29:40 pm »
0
Parabéns pelo artigo comparativo destas máquinas. Veio em boa hora porque estava quase a apertar o gatilho num cabeçal Ikon Tech Head mas como diz ser mais agressivo que a R41 já não compro. Tenho a R41 2013 e considero já uma máquina muito agressiva mas utilizável e até numa base diária, com a lâmina certa e mão leve como refere no seu artigo. Pensei na Tech Head porque a X3 Slant que possuo não me satisfez ainda em termos de eficiência porque é muito, muito suave e a barba fica feita mas não como a R41( por exemplo) e depois de almoço já quase que podia fazer a barba novamente. Tinha lido que a Tech Head era mais agressiva e pensei que sera uma boa solução mas assim que li o seu artigo mudei de ideias. Obrigado pelo excelente artigo.

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: Comparação entre as diversas máquinas do meu primeiro ano de BC
« Reply #14 on: May 14, 2017, 11:44:27 pm »
0
Obrigado !
Excelente comparativo ...
gostei principalmente de
saber , sobre  as várias características , das Ikon.
Artigo muito explicativo e
bem escrito.


Enviado do meu GT-I9301I através de Tapatalk

"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal