Author Topic: Qual o limite?  (Read 2792 times)

Offline FLima

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 68
  • Respect: +17
    • Email
Qual o limite?
« on: February 09, 2017, 12:41:21 pm »
0
Em concreto questiono-me(-vos) sobre 2 limites.

Qual o limite de passagens da lâmina?

Ontem na minha 6ª experiência no BC, animado pelas boas experiências anteriores, fui cortando, cortando e acabei por fazer 4 passagens - 2 no sentido do crescimento, uma transversal ao sentido de crescimento e outra contra o sentido de crescimento. Fiquei com um barbear muito bom, o melhor até ao momento. Sem irritação, sem queimaduras… Será que me estiquei nas passagens?

Qual o limite de utilizações de uma lâmina?
Não em quantidade (nº de utilizações) que essa questão está já bem desenvolvida em vários tópicos, mas em qualidade (que sensações nos indicam que a lâmina está gasta).

Precisamente no mesmo barbear referido em cima, usei uma lâmina pela 6ª vez. Estatisticamente poderíamos dizer 3 vezes de cada lado, embora na prática não tenha forma de controlar isso (ou pelo menos eu não sei fazê-lo). A nível de corte pareceu-me funcional, a nível de irritação nada a declarar, mesmo tendo em conta o número de passagens… Pela primeira tive uns pequenos cortes (2-3) em pontos diferentes, que após a lavagem da cara já nem se sabia deles. Não sei se os cortes poderão ser sintoma da lâmina gasta ou por mera “azelhice” minha ao aplicar mais pressão ou uma angulação errada. Sublinho o que afirmei em cima, no final das 4 passagens o barbear estava perfeito (isso não existe, não é verdade) e foi de certeza o melhor até agora.

Resta-me acrescentar por mera referência que uso uma Muhle r89 e lâmina gillette platinum… Não sendo pessoa de barba cerrada (tipo lixa para acender fósforos), tenho uma barba regular, sem grandes falhas. Acrescento ainda que em nenhuma das situações cortei os pêlos abaixo do nariz (desde a passagem de ano que ando com um projecto de bigode handlebar :D ).
« Last Edit: February 09, 2017, 12:48:57 pm by FLima »

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Qual o limite?
« Reply #1 on: February 09, 2017, 12:48:53 pm »
0
Na minha inexperiência o melhor que posso responder é que depende. O número de passagens dependerá do tipo de barba, a "agressividade" da máquina/lâmina, e os dias de barba. Quanto à sensação de lâmina já a pedir para se mudar, honestamente, por experiência própria não o posso dizer, mas das descartáveis lembro-me da sensação da lâmina a puxar/arrancar o pêlo em vez de cortar suavemente. A lâmina já não deslizará tão facilmente.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Qual o limite?
« Reply #2 on: February 09, 2017, 12:51:35 pm »
+2
Não tens limite de passagens de lâmina. Depende da tua barba e técnica mas podes seguir as seguintes indicações:

  • Quanto menos passagens menos irritação.
  • Sendo o objectivo a diminuição do tamanho do pelo progressivamente e não a sua vaporização, quanto menos passagens para um BBS mais esforço faz a lamina e maiores possibilidades de irritação.

Ou seja, se seguires os dois raciocínios o que interessa é quantas passagens precisas para ter um barbear apurado e sem te "rebentares" todo. O meu exemplo, no inicio precisava de 4 passagens, hoje em dia preciso de 2, e raramente 3. Tu iras aperfeiçoar a técnica ao ponto de menos passagens darem o mesmo resultado, mas não tem que ser necessidade, é uma escolha e preferência tuas.

Quanto às laminas tu sentes também, eu troco quando a sinto puxar, ou tenho que passar mais vezes porque não está com o mesmo poder de corte. No inicio tinha que trocar a cada duas vezes, hoje duram uma média de 5, tudo a ver com o uso que lhe dás e técnica como mencionado no outro paragrafo.

Offline billmota

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 651
  • Respect: +161
Re: Qual o limite?
« Reply #3 on: February 09, 2017, 04:30:29 pm »
+1
Para as duas perguntas tenho uma resposta: O bom senso.

Na barbear clássico não procuramos vencer um torneio e sim encontrar o prazer do barbear agradável e eficiente sendo o agradável e eficiente muito individual.

Barbear com prazer, o resto é detalhe.

Offline eduardo

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 277
  • Respect: +257
Re: Qual o limite?
« Reply #4 on: February 10, 2017, 01:57:53 am »
0
FLima, de veras o que o billmota comentou resume bem até aqui: bom senso e barbear agradável. E são coisas bem presentes no BC.

Observo ainda que para um 6º barbear acho que você está indo muito bem. Sem irritações, ardências, ... geralmente não é o que vemos no início. Alguns posts mostrando o pessoal usando a mesma lâmina dezenas de vezes podem nos dar a impressão que para todos é assim, tem gente que usa a lâmina uma única vez.

Sobre a qualidade a sua barba e o seu rosto dirão quando tens que trocar de lâmina, isso pode ser no segundo ou no décimo segundo uso e essa quantidade mudará de lâmina para lâmina.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Qual o limite?
« Reply #5 on: February 10, 2017, 12:58:38 pm »
0
Não tens limite de passagens de lâmina. Depende da tua barba e técnica mas podes seguir as seguintes indicações:

  • Quanto menos passagens menos irritação.
  • Sendo o objectivo a diminuição do tamanho do pelo progressivamente e não a sua vaporização, quanto menos passagens para um BBS mais esforço faz a lamina e maiores possibilidades de irritação.

Ou seja, se seguires os dois raciocínios o que interessa é quantas passagens precisas para ter um barbear apurado e sem te "rebentares" todo. O meu exemplo, no inicio precisava de 4 passagens, hoje em dia preciso de 2, e raramente 3. Tu iras aperfeiçoar a técnica ao ponto de menos passagens darem o mesmo resultado, mas não tem que ser necessidade, é uma escolha e preferência tuas.

Quanto às laminas tu sentes também, eu troco quando a sinto puxar, ou tenho que passar mais vezes porque não está com o mesmo poder de corte. No inicio tinha que trocar a cada duas vezes, hoje duram uma média de 5, tudo a ver com o uso que lhe dás e técnica como mencionado no outro paragrafo.

É mesmo isto.

Quando comecei a ler "Quanto menos passagens menos irritação" pensei logo: totalmente errado! Mas depois de ler o que está para a frente concluí que esta é a melhor explicação que alguma vez li sobre o assunto!!

Offline Caravela

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 12
  • Respect: +4
    • Barbearia ORG
Re: Qual o limite?
« Reply #6 on: February 28, 2017, 01:31:52 pm »
0
Quando a lâmina é nova, poucas passagens bastam. Como nosso amigo ressaltou, quanto menos, melhor.

 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal