Author Topic: Primeira navalha - Opções  (Read 3568 times)

Offline Elvis Silva

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Primeira navalha - Opções
« on: May 22, 2017, 09:54:31 pm »
0
[font="Segoe UI", sans-serif]Boa tarde, senhores.[/font]
[font="Segoe UI", sans-serif] [/font]
[font="Segoe UI", sans-serif]Abro este tópico para solicitar sua valiosa ajuda na escolha de minha primeira navalha. Tenho interesse em navalhas antigas, que, pelo que soube, podem ter excelente custo-benefício, desde que se escolha uma peça em bom estado.[/font]
[font="Segoe UI", sans-serif] [/font]
[font="Segoe UI", sans-serif]Encontrei para venda na Internet algumas peças que me interessaram. Gostaria de que os senhores avaliassem as fotos disponíveis nos links e me oferecessem suas impressões.[/font]
[font="Segoe UI", sans-serif] [/font]
[font="Segoe UI", sans-serif]Primeira opção: ]Navalha Sueca C V Heljestrand Eskilstuna. Essa peça viria acompanhada de um tubo de Pasta Filarmônica, que não sei para que serve exatamente. O vendedor informa que se trata de peça NOS, sem uso e com fio original de fábrica. Dá-me a impressão de estar em excelente estado.[/font]

[font="Segoe UI", sans-serif]Segunda opção: [/font]]Navalha Boker Red Injun. Aparentemente, também é uma peça NOS. Muito bonita. Parece realmente nova em folha.

Terceira opção: ]Navalha Filarmônica nº 13 Doble Temple. As Filarmônicas dispensam apresentação, pelo que já soube. Essa parece em estado decente: inteira, mas um pouco oxidada. Seria possível deixá-la como nova?

Quarta opção: ]Navalha Filarmônica nº 12 Doble Temple. Essa parece um pouco mais usada que a anterior.

[font="Segoe UI", sans-serif]Quinta opção: Navalha Filarmônica nº 13.  Notei que essa e a próxima não parecem ter a inscrição "Doble Temple". Que diferença isso faz? As Doble Temple são de qualidade superior?[/font]

[font="Segoe UI", sans-serif]Sexta opção: Navalha Filarmônica nº 13.[/font]

É possível dizer se todas essas lâminas são de aço carbono? Parece que o aço inoxidável é coisa relativamente recente em navalhas...

Além disso, tenho outras dúvidas a respeito do material adequado a um iniciante: quantas pedras de afiar eu devo ter e de quais granulações? É necessário aplicar na superfície das pedras algum material específico, para executar a afiação? Ao se usar o assentador, é necessário aplicar sobre a superfície desse algum tipo de pasta ou algo parecido?

Aguardo a ajuda dos camaradas. Abraço a todos.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Primeira navalha - Opções
« Reply #1 on: May 22, 2017, 11:34:04 pm »
+1
A sueca parece estar impecável, assim comao a Böker.

A terceira opção parece ser boa, mas requer algum trabalho a recuperar. Como não tens experiência em recuperar navalhas, terás que falar com quem o saiba fazer. As fotos não permitem ver o fio com precisão, não consigo perceber se há alguma imperfeição grave no fio ou na lãmina. Seria melhor se tivesse fotos melhores.

Quarta opção - eu fugiria dela. É um tamanho relativamente pequeno (Filarmonica 12 equivale a uma 5/8'') e já está muito gasta.

A quinta opção não consigo perceber bem. Ou a foto é muito má ou a navalha foi encurtada. Eu não arriscaria.

A sexta opção não tem a inscrição "Double Temple" pois é um outro modela da Filarmonica, mais antigo: a Filarmonica Especial -  está já muito gasta também. Nota-se um desgaste acentuado na parte central da lâmina. Pena, pois essas navalhas têm escelente reputação.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Elvis Silva

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: 0
Re: Primeira navalha - Opções
« Reply #2 on: May 23, 2017, 02:49:58 pm »
0
Grato pela resposta, oversaturn. Eu peço licença para ainda insistir nas perguntas a respeito das pedras de afiar. Creio que elas constituirão uma parte fundamental do aparato de barbear que pretendo adquirir.

Quanto à Filarmônica nº 13 (minha terceira opção), ela me parece em estado bastante razoável e não gostaria de deixá-la passar, em vista da fama desse artigo, mesmo que ainda me custasse algum trabalho para recuperá-la.  Os colegas do fórum poderiam me indicar algum tópico a respeito de limpeza e restauração que me pudesse ser imediatamente útil? Ainda não tive tempo para explorar todo o fórum, de forma que uma ajuda nesse sentido seria bem-vinda.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Primeira navalha - Opções
« Reply #3 on: May 23, 2017, 03:06:01 pm »
0
Grato pela resposta, oversaturn. Eu peço licença para ainda insistir nas perguntas a respeito das pedras de afiar. Creio que elas constituirão uma parte fundamental do aparato de barbear que pretendo adquirir.

Concordo com o que o oversaturn escreveu, mas essas navalhas estão caríssimas.
Quanto às pedras de afiar julgo que para um particular não se justificam (e eu tenho para aí 25 navalhas).
Uso lixas, madeira de balsa com pastas de diamantes ou pasta de afiar, strop.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Primeira navalha - Opções
« Reply #4 on: May 23, 2017, 03:20:37 pm »
0
Confesso que não estou habituado a ver preços em reais, não fiz o câmbio e não liguei aos preços em si... :P

Para recuperar navalhas, eu prefiro falar com quem sabe. Procura no Brasil alguém com competência para o fazer. No entanto, será um investimento adicional a ter em conta...

Para manter uma navalha a médio prazo, é como o mc descreveu. Um bom strop e quanto muito madeira de balsa com pastas será o suficiente para manter o gume durante muito tempo.

Eventualmente chegará a hora em que a navalha terá que ser afiada, é certo, mas geralmente não compensa o investimento em pedras - em alternativa, solicita esse serviço a quem o saiba fazer.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Primeira navalha - Opções
« Reply #5 on: May 23, 2017, 04:10:22 pm »
0
Confesso que não estou habituado a ver preços em reais, não fiz o câmbio e não liguei aos preços em si... :P

1 euro = 3,70 reais.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal