Author Topic: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.  (Read 9055 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« on: August 07, 2017, 01:48:43 pm »
0
Artigo da Men's Health que me surgiu ao navegar num site de notícias. Dado o título ("Os segredos para cuidar bem da barba"), pensei que fosse mais um artigo relacionado com deixar crescer a barba ou algo assim.

Mesmo assim fui ver e, para minha surpresa, é um artigo que, de certa forma, acaba por fazer a apologia do barbear tradicional. Ou pelo menos em parte, no que toca ao uso do pincel de barbear. Já acerca das double Edge safety-razors, continua a apresentá-las como sendo as ferramentas do avô que provocam o uso de papel higiénico para estancar os cortes (ui, camedo, muitamedo). :D

Quem segue este fórum ou outros de igual temática dificilmente encontrará novidades neste artigo. De qualquer maneira, aqui vai:

http://menshealth.pt/cuidado-pessoal/barba-perfeita-os-segredos/

Quote
Barbear. Essa palavra que consegue apaixonar e ao mesmo tempo atemorizar milhões de homens em todo o mundo. Para uns uma obrigação no dia a dia, para outros é uma arte e uma paixão…

Aqueles que não dispensam este ritual diário tentam desfrutar da melhor experiência possível, mas a maioria dos homens simples-mente não pensa sequer neste tema. Fazem a barba e cuidam deles porque tem de ser e por inúmeras razões! O homem comum é muito rápido a fazer a sua barba. Pega num sistema de barbear, espalha espuma na face e “arrasta” as lâminas até os seus pelos desaparecerem. Mas, de facto, para se obter um barbear rente e perfeito é preciso um pouco mais de esforço e de conhecimento. Eu sei que você já faz a barba há anos e pensa que não há nada a aprender, mas se falar com um barbeiro que faz barbas há décadas ou começar a acompanhar os nossos artigos verá que esta informação lhe será útil.

1. As “ferramentas”
Existem três espécies de sistemas de barbear: as navalhas, os sistemas de segurança e os elétricos. Os sistemas de barbear de segurança podem ser ainda subdivididos. Temos os que usam apenas uma lâmina de dupla face (provavelmente aquela que o seu avô usava) e aqueles que usam múltiplas lâminas. Sendo assim, qual é o sistema que devemos usar? A resposta é simples: depende. Se não quer ter um barbear rente e apurado, o aparelho elétrico serve bem. Mas se gosta de um barbear rente e perfeito, o melhor é mesmo optar por um dos outros dois sistemas. O tempo é essencial nos dias de hoje, por isso, se quer a minha opinião, o melhor é mesmo optar por um sistema moderno com múltiplas lâminas, só para garantir que depois não tem de usar o papel higiénico em sítios que não é suposto, como a sua cara.

2. A direção em que a sua barba cresce
Para ter o melhor barbear possível e tirar vantagem de todas as suas “ferramentas” precisa de mapear o sentido em que crescem os seus pelos faciais. Tal como num GPS, por vezes o caminho mais curto torna-se o mais problemático e aborrecido. Fazer atalhos quando se barbeia, quando está à pressa ou com pouca paciência definitiva-mente não é a melhor ideia. O que precisa de fazer é mapear o padrão de crescimento do grão da sua barba. Nunca deve começar contra o grão do pelo, mas sempre a favor. Se está a pensar que isto parece consumir muito tempo, é verdade, mas só na primeira vez. Assim que acertar e souber em que sentido crescem quase todos os pelos da sua face, terá o barbear perfeito num piscar de olhos.

3. Água morna
Está a ver aquelas fotografias antigas onde aparecem homens sentados em cadeiras de barbeiro com toalhas enroladas à volta da cara? Pois, eles sabiam o que faziam. Cada vez que se for barbear, deve preparar a sua pele com água morna ou mesmo com vapor. Tomar um banho e lavar o rosto antes de fazer a barba é o realmente indicado. Se já tomou banho, meta uma toalha quente à volta da cara durante 45 segundos e repita por três vezes. Este procedimento vai amolecer os pelos, abrir os poros e tornar o seu barbear mais fácil e limpo. É só ajustar a sua rotina diária, não custa nada!

4. A preparação
Se quer fazer uma mudança para melhorar definitivamente o seu barbear, então tem de parar de usar gel, cremes e espumas de barbear que venham em latas de aerossol e mais, também deve parar de usar as mãos para a colocar na sua face. Quer mais um conselho? Use sabonetes e cremes de barbear específicos para utilização com um pincel de barba. O pincel vai amolecer, levantar os seus pelos e até esfoliar a pele.

5. Pescoço em último lugar
Incline o seu corpo para a frente e a cabeça ligeiramente para trás para ajudar a esticar a pele do pescoço. Use a mão livre para esticar a pele na direção em que está a barbear e deixe o sabonete ou o creme de barbear da sua eleição atuar um ou dois minutos na zona do pescoço. Deixe o pescoço para último lugar, para que os folículos dessa zona humedeçam e os pelos se cortem mais facilmente. Isto é meio caminho andado para reduzir a irritação e inflamação que geralmente costuma ter nessa zona.

6. Leve o seu tempo
Com todos os tipos de sistemas de barbear, especialmente aqueles que têm múltiplas lâminas, fazer movimentos longos, bruscos e repentinos só vai prejudicar a sua pele. Não se apresse quando se barbeia. Em vez disso, é muito mais importante demorar mais tempo a preparar a sua pele para as lâminas.

7. Enxague com água fria
Depois de se barbear, é imperativo enxaguar a face com água fria. Porquê? Abriu os seus poros anteriormente com água morna, certo? A água fria vai ajudar a fechar os poros e impedir que as impurezas penetrem, ajudando a prevenir irritação na pele. No final, aplique um bálsamo ou after-shave tendo em consideração o seu tipo de pele. As peles podem ser secas, oleosas, sensíveis ou normais. Determine qual é o seu tipo de pele e aplique o produto mais adequado.


« Last Edit: August 07, 2017, 01:56:36 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #1 on: August 07, 2017, 03:29:30 pm »
0
Parei de ler onde fala no papel higiénico...

Para mim, como ele diz "a opinião dele " vale tanto como o papel higiénico usado....

Um tipo vem falar do que é melhor e quem o lê é que tem culpa de ele não saber usar uma SR ou uma navalha e por isso acha que são piores que as ML? LOL

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #2 on: August 07, 2017, 03:57:01 pm »
+1
Eu gostei particularmente do ponto 4.

Aliás, é assunto mais que discutido aqui neste fórum; para quem adere ao barbear tradicional, mesmo que continue a usar uma qualquer multilaminas, só o facto de usar um pincel e um bom creme ou sabão de barbear em vez de espumas ou géis enlatados é já um salto qualitativo no barbear.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5361
  • Respect: +5941
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #3 on: August 07, 2017, 04:45:50 pm »
0
Nice! :)
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #4 on: August 09, 2017, 05:49:34 pm »
0
Calma Confrades, eu conheço o autor do texto.
O ataque às SR e outras tem uma razão de ser.
O autor possui um negócio com ML (A barbearia do povo)  e só está, de algum modo, a defender a sua dama.
Há bem pouco tempo, pediu-me opinião sobre um SR e disse-me que no futuro estaria a pensar numa FEATHER... :)
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #5 on: August 09, 2017, 06:41:46 pm »
0
[quote author=Benoit86 link=topic=12045.msg330474#msg330474 date=1502297374

O ataque às SR e outras tem uma razão de ser.
O autor possui um negócio com ML (A barbearia do povo)  e só está, de algum modo, a defender a sua dama.

[/quote]

Então, no mínimo, é desonesto!


Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #6 on: August 09, 2017, 06:53:27 pm »
0
Não veria as coisas por esse ponto.  Se ele acha que as ml são melhores...eu respeito.  Se tivesse um negócio idêntico também o defenderia com unhas e dentes e isso não invalida que pudesse querer experimentar as sr.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #7 on: August 09, 2017, 07:06:44 pm »
0
Eu já consegui converter dois a um compromisso... O meu pai e o meu cunhado deixaram as latas e estão no creme e pincel com as ML. O meu cunhado faz ainda com elétrica durante a semana e ML ao fim de semana. O meu cunhado comentou-me que onde ele trabalha sentia algum estigma no início por ir de barba feita pois dava-lhe um ar jovem de mais então fazia só a barba ao fim de semana, agora já faz mais amiúde. Coisas...

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #8 on: August 09, 2017, 07:43:20 pm »
0
Eu converti o meu irmão e um colega de trabalho. O meu pai diz que não lhe apetece voltar.  Talvez lhe ofereça algo para mudar de ideias.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #9 on: August 09, 2017, 07:59:54 pm »
0
Não veria as coisas por esse ponto.  Se ele acha que as ml são melhores...eu respeito.  Se tivesse um negócio idêntico também o defenderia com unhas e dentes e isso não invalida que pudesse querer experimentar as sr.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Eu só vejo por um prisma: Desonestidade.
Ainda aceitava a posição, se o dito cujo não tivesse qualquer negócio ligado ao barbear!

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #10 on: August 09, 2017, 08:03:00 pm »
0
Caro mc eu respeito a sua opinião.  No entanto,  digo-lhe que é tudo menos desonesto.  Apenas acredita naquilo que vende e ao que parece as ml dele são de qualidade. A revista sabia que ele tem um negócio na área...

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #11 on: August 09, 2017, 08:18:42 pm »
0
Caro mc eu respeito a sua opinião.  No entanto,  digo-lhe que é tudo menos desonesto.  Apenas acredita naquilo que vende e ao que parece as ml dele são de qualidade. A revista sabia que ele tem um negócio na área...

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Opiniões que respeito.
Para mim é Desonesto!

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #12 on: August 09, 2017, 09:08:48 pm »
0
Caro mc, eu conheço bem e posso dizer que não é desonesto. Aliás, nem sei se o artigo refere o negócio.  Considero, no entanto,  algo exagerado avaliar as pessoas com base em tão pouco.

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #13 on: August 09, 2017, 09:14:55 pm »
0
Eu também acho o comentário despropositado.
Eu tenho um audi e adoro o carro e como tal para o promover não digo que um BMW não vale nada.
Falar no papel higiénico é estar a denegrir uma peça de hardware sem sequer a ter testado para promover outra.
Pode ser sem essa intenção mas não deixa de ser uma atitude desonesta.
É como vender maçãs dizendo que a do vizinho está podre.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Artigo Men's Health: os segredos do barbear.
« Reply #14 on: August 09, 2017, 09:20:33 pm »
0
Calma Confrades, eu conheço o autor do texto.
O ataque às SR e outras tem uma razão de ser.
O autor possui um negócio com ML (A barbearia do povo)  e só está, de algum modo, a defender a sua dama.
Há bem pouco tempo, pediu-me opinião sobre um SR e disse-me que no futuro estaria a pensar numa FEATHER... :)
Quando comentei isso no face ele não gostou muito.


Ah, ele que se registe aqui. :)
« Last Edit: August 09, 2017, 09:25:13 pm by Bninho »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal