Author Topic: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"  (Read 10399 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« on: September 21, 2017, 11:12:48 am »
0
Fabricada em Portugal (apenas sob encomenda) pela cutelaria artesanal Lombo do Ferreiro (Turquel, Alcobaça).
Não faço ideia se é boa ou não. Mas é bonita. :)





Fazer com que o homem actual tenha o privilégio de se cuidar tão bem como o de décadas passadas é a missão da Antiga Barbearia de Bairro. Neste sentido, juntou-se à Lombo do Ferreiro para desenvolver uma navalha de barbear “à antiga”.

Criada com aço Damasco e cabo de resina artesanal e incrustação em prata, esta navalha é apenas produzida por encomenda. O custo por unidade é de 290 euros, podendo ser encomendada nos pontos de venda oficiais da Antiga Barbearia de Bairro.

“Esta peça é uma joia na cutelaria e traduz todo o requinte do processo de barbear”, refere a marca responsável pela navalha. Em comunicado, acrescenta que a lâmina é forjada a partir de aços de alta qualidade em 360 camadas com um padrão harmónico. Além disso, o processo utilizado é inspirado em técnicas ancestrais do Japão.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #1 on: September 21, 2017, 11:23:01 am »
0
É muito gira realmente, mas o preço.... nem é bom!

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #2 on: September 21, 2017, 11:36:39 am »
0
Por esse preço compro uma japonesa a sério!

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #3 on: September 21, 2017, 12:05:48 pm »
+1
Antes de mais quero dar os parabéns à ABB pelo projecto ambicioso. É preciso ter coragem para conceber uma navalha deste preço num mercado da dimensão do nosso, independentemente de apenas fabricarem sob encomenda (pudera!). Seguramente estão a pensar também no mercado exterior, mas aí vão ter mais concorrência...

Por outro lado, fiquei muito impressionado com a cutelaria Lombo do Ferreiro! Não fazia a mínima ideia que houvessem cuteleiros a fabricar peças com a qualidade que está no site em Portugal! Peças com um nível de acabamento que não é normal ver por aí. Ainda vou perder a cabeça por lá...

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #4 on: September 21, 2017, 01:53:46 pm »
0
Verdade.

O preço é o que é, e sinceramente não acho que seja nem bom nem mau, está em linha com o mercado das navalhas de barbear artesanais. Sinceramente, para uma navalha em aço Damasco, até está abaixo do valor de outras propostas. Não estou a ver muitos cuteleiros artesanais a fazerem navalhas em aço Damasco que sejam mais baratas.
Se for bom aço e funcionar bem, até é um preço justo. A não ser que enveredem por navalhas chinesas ou paquistanesas, aí há muito "Damasco", mas já sabem que estão a comprar um abre-cartas. :D

Mas bom, lá está, como é portuguesa, toca a dizer mal. Se fosse um artesão italiano, alemão, americano ou espanhol, seriam só elogios! :P
Outra coisa é achar que é demasiado para a carteira de cada um. E aí já não digo nada. Certamente é demasiado para a minha, mas desejo-lhes boa sorte! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #5 on: September 21, 2017, 02:40:25 pm »
0
Quem é que disse mal? :o

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #6 on: September 21, 2017, 02:43:24 pm »
0
Quem é que disse mal? :o

O homem invisível!

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #7 on: September 21, 2017, 03:36:52 pm »
0
Antes de mais quero dar os parabéns à ABB pelo projecto ambicioso. É preciso ter coragem para conceber uma navalha deste preço num mercado da dimensão do nosso, independentemente de apenas fabricarem sob encomenda (pudera!). Seguramente estão a pensar também no mercado exterior, mas aí vão ter mais concorrência...

Por outro lado, fiquei muito impressionado com a cutelaria Lombo do Ferreiro! Não fazia a mínima ideia que houvessem cuteleiros a fabricar peças com a qualidade que está no site em Portugal! Peças com um nível de acabamento que não é normal ver por aí. Ainda vou perder a cabeça por lá...

Paulo Tuna é um nome já conhecido mundialmente... mesmo, sem qualquer exagero. Cria peças de cutelaria que estão nas cozinhas mais famosas de todo o mundo. Contactei-o há uns tempos atrás para o desafiar a conceber uma navalha de barbear clássica e ele simpaticamente recusou justificando-se pela imensa carga de trabalho que já tem, mas direcionou-me para um seu amigo e colega o Carlos Norte que é exactamente o artesão desta navalha ABB. Se alguma vez me meter nas navalhas vou certamente contactá-lo. ;)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #8 on: September 21, 2017, 07:49:30 pm »
0
Paulo Tuna é um nome já conhecido mundialmente... mesmo, sem qualquer exagero. Cria peças de cutelaria que estão nas cozinhas mais famosas de todo o mundo. Contactei-o há uns tempos atrás para o desafiar a conceber uma navalha de barbear clássica e ele simpaticamente recusou justificando-se pela imensa carga de trabalho que já tem, mas direcionou-me para um seu amigo e colega o Carlos Norte que é exactamente o artesão desta navalha ABB. Se alguma vez me meter nas navalhas vou certamente contactá-lo. ;)
É das Caldas da Rainha?

Lembro-me de ter visto uma série da RTP2 sobre artesãos nacionais em que um dos episódios era acerca de um cuteleiro das Caldas. Trabalho impressionante!

edit:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=d8bxY9B-WF8" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=d8bxY9B-WF8</a>
« Last Edit: September 21, 2017, 07:51:19 pm by PauloF »

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #9 on: September 21, 2017, 08:06:46 pm »
0
É das Caldas da Rainha?

Lembro-me de ter visto uma série da RTP2 sobre artesãos nacionais em que um dos episódios era acerca de um cuteleiro das Caldas. Trabalho impressionante!

edit:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=d8bxY9B-WF8" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=d8bxY9B-WF8</a>


É mesmo ele! Categoria.

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco &quot;Antiga Barbearia de Bairro&quot;
« Reply #10 on: September 23, 2017, 12:57:58 am »
0
A navalha ficou muito bonita, se for mesmo aço damasco está barata.

Offline fsilva9

  • Trade Count: (+5)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 969
  • Respect: +70
Re: Navalha de barbear em aço Damasco &quot;Antiga Barbearia de Bairro&quot;
« Reply #11 on: September 23, 2017, 11:22:57 am »
+1
Alcobaça e Caldas fortíssimas no BC. Eu sou dai e desconhecia até que houvessem artesãos a trabalhar neste tipo de peças. Soube do Tuna ha 2 semanas atrás. Mas parece-me um muito bom projecto.
« Last Edit: September 23, 2017, 11:26:08 am by fsilva9 »
"Wetshaving is a relaxing, meditative ritual that clears the mind and sends one out into the world a better, not just a better-groomed, person."
Bill Barol

Offline rveladas

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1609
  • Respect: +603
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco &quot;Antiga Barbearia de Bairro&quot;
« Reply #12 on: September 23, 2017, 08:56:43 pm »
0
As caldas costumam ser faladas por outro tipo de artesanato

Offline mmrmm

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 143
  • Never stop learning!
  • Respect: 0
Re: Navalha de barbear em aço Damasco "Antiga Barbearia de Bairro"
« Reply #13 on: September 05, 2019, 08:43:04 pm »
0
Simplesmente linda.

Alguém sabe mais características da mesma?

Interessante seria poder adquiri-la no local do fabrico.


Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Navalha de barbear em aço Damasco &quot;Antiga Barbearia de Bairro&quot;
« Reply #14 on: September 08, 2019, 08:31:28 pm »
0
Tenho pena mas nunca à experimentei.Acho mesmo que só é feita por encomenda. Mas o fio das Damasco terá que provir duma mistura de aços muito contolada como a dos Mastro Livi, caso contrário há o risco de encontrar no gume dois aços com características mecânicas suficientemente distintas para impossibilitar uma afiação homogênea. O aço Damasco não é uma boa solução para navalhas. É muito valorizado pela estética, e pelos paquistaneses que juntam vários aços “velhos” e do lixo, como molas de carros, parafuso, pregos etc e juntam-no através de calor e pressão física, mas nunca o fundem num aço novo pois isso é um processo mais complexo de controlar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal