Author Topic: Wedge: mais difícil de que costuma ser  (Read 2869 times)

Offline RSalles

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Wedge: mais difícil de que costuma ser
« on: September 29, 2017, 04:27:13 am »
0
Pessoal,
Tenho comigo duas navalhas inglesas do final do século 19: WADE & BUTCHER 5/8 e J. Champon 8/8.Estas duas navalhas tem o desenho da lâmina sem nenhuma concavidade, estilo wedge.
Tenho aqui comigo uma planilha excel com os dados para inserir correspondendo à largura da lâmina, largura da espinha, e ela me fornece quantos graus de inclinação a navalha possui, além de quantas camadas de fita isolante elétrica deveria ter que adicionar para poder alcançar uma inclinação entre 17 e 18 graus - o que comunmente seria desejado para a formação de um bisel correto. Consultando algumas informações do forum coticule.be - de onde obtive também a planilha citada acima - o administrador do forum aborda o problema desse tipo de lâmina aconselhando a formação de um bisel com ângulo maior, 20 graus. Tive algum sucesso com a J. Champon há um tempo atrás, mas tive que cegar o fio para restaurá-la - remoção de manchas e um cabo novo - e não estou tendo sucesso na empreita de readquirir o fio, usando exatamente o mesmo equipamento - entenda-se a mesma sequencia de afiação. O problema principal dessa lâmina é que ela tem a ponta mais larga do que o "heel" : não sei o nome disso em português - então a dificuldade aí só aumenta.

Pergunta: qual a abordagem mais correta para a configuração do bisel e posterior afiação dessa navalha, na sua opinião?

Grato,

Renato

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Wedge: mais difícil de que costuma ser
« Reply #1 on: September 29, 2017, 06:53:45 pm »
0
Talvez encontre mais informações pesquisando nos fóruns badge and blade, straight razor place e the shave den.

Eu afio a olho.
Quando tiver tempo (quem me dera), irei analisar o caso cientificamente.
« Last Edit: September 29, 2017, 06:55:20 pm by mc »

Offline RSalles

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Re: Wedge: mais difícil de que costuma ser
« Reply #2 on: October 02, 2017, 05:37:48 am »
0
Obrigado, mc. Andarei por lá e para ver se encontro alguma luz neste túnel por demais obscuro,

Abçs,

Renato

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal