Author Topic: Sabão Atelier do Sabão  (Read 18900 times)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Sabão Atelier do Sabão
« Reply #15 on: October 02, 2017, 12:53:47 am »
0



Realmente a língua Portuguesa é muito traiçoeira porque na realidade no anúncio está correcto, quando cortamos a barba estamos a "desfazer a barba" e não como comummente costumamos dizer "fazer a barba" que isso sim é que está na errado porque a barba já está feita e nós como não gostamos dela comprida por uma questão de gosto ou por necessidade do emprego por exemplo vamos cortá-la, e sendo assim estamos a desfazê-la o que representa que no anuncio está certo  ;D

Não, não está correcto
Todos os puristas da língua portuguesa dizem que a forma correcta é
Fazer a barba!

Um pouco de pesquisa não faria mal!

https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/fazer-a-barba/1606

https://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1925

http://www.certaspalavras.net/fazer-a-barba-ou-desfazer-a-barba/
« Last Edit: October 02, 2017, 12:59:33 am by mc »

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #16 on: October 02, 2017, 02:14:12 am »
0
Não, não está correcto Todos os puristas da língua portuguesa dizem que a forma correcta é Fazer a barba! Um pouco de pesquisa não faria mal! https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/fazer-a-barba/1606 https://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1925 http://www.certaspalavras.net/fazer-a-barba-ou-desfazer-a-barba/


fazer a barba / desfazer a barba [Semântica lexical / Locuções]
Qual a forma correcta: desfazer a barba ou fazer a barba?
Artur Agosto (Portugal)

O verbo fazer pode servir como verbo de suporte de predicação, uma vez que são os traços semânticos do argumento nominal do verbo que permitem a percepção do sentido da construção (ex.: fazer a barba = cortar a barba), que pode por vezes equivaler a um verbo de sentido pleno (ex.: fazer a barba = barbear). Assim, expressões como fazer a barba, fazer as unhas ou fazer o cabelo inserem-se neste uso do verbo fazer, cujo significado, em contextos com nomes que designam partes do corpo, é “arranjar ou cuidar de”.



Apesar de os sentidos do verbo desfazer permitirem a sua ocorrência com o grupo nominal a barba, criando uma expressão com o mesmo sentido de fazer a barba, a pesquisa em corpora e em motores de pesquisa da internet indica que o verbo fazer coocorre muito mais frequentemente com o sintagma a barba (em estruturas sintácticas diferentes, tais como faz a barba todos os dias, tem a barba feita, tem a barba por fazer), do que verbos como desfazer, cortar ou aparar.


Um pouco de pesquisa não faria mal e realmente não a fiz, mas de leitura e interpretação também não.
Segundo a Priberam as duas formas estão *correctas (um dos endereços que colocas-te) lá por um estar correcto não quer dizer que o outro não o esteja também, apesar de nas buscas da internet em estruturas sintácticas diferentes um ter mais buscas que o outro.  

*(correctas escrito sem o acordo porque continuo a escrever sem a p........ do acordo e assim continuarei) o blog nem me dei ao trabalho de o abrir e o outro pouco diz.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #17 on: October 02, 2017, 08:38:57 am »
0
Não, não estão correctas.
O facto de também se usar não quer dizer que esteja correcta.
O mesmo se passa com "à séria", o correcto é "a sério".
E ainda com "tinha pago" quando o correcto é "tinha pagado".
....
« Last Edit: October 02, 2017, 08:43:41 am by mc »

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #18 on: October 02, 2017, 10:17:00 am »
0
"À SÉRIA"... ???:P :p :p Vão discutir Português agora?

Deixem lá isso, isso é secundário! :D

Vamos é todos cortar a barba, porque o fazer ou desfazer a barba também não está correto. Ninguém desfaz a barba, o pessoal corta a barba e é para isso que cá estamos.

O ponto do tópico é mesmo o sabão de barbear da espuma mágica.

@Tripé
o sabão não é assim meio amarelado?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #19 on: October 02, 2017, 10:42:19 am »
0
A forma convencionada como correcta é “fazer a barba”. Pode não ter muita lógica, se pensarmos nisso, sim, mas o português é mesmo assim.

Nem sempre as expressões que usamos e que se convencionam como correctas se regem por essa lógica simplista. Ver dicionário Houaiss ou um dos muitos websites credíveis acerca da língua portuguesa. Mesmo o link do Flip diz que, apesar de ser possível conjugar “desfazer” com o grupo nominal “a barba”, tal é, no mínimo, pouco frequente, e não diz em nenhum sítio que tal frase é correcta.

Aliás, no dicionário Priberam (mesma editora do Flip), a expressão “fazer a barba” surge como correcta na entrada “barba”, tal como em qualquer dicionário que tenha consultado até hoje. Quanto ao “desfazer a barba”, até hoje, só a ouvi oralmente ou em blogs e fontes semelhantes, de maneiras que está longe de ser consensual.
 
Exemplos onde a língua portuguesa não segue a lógica? Aqui vão outros:
 - “Cozer” pão ou “cozer” um bolo (então se é no forno, não deveria ser “assar pão”?)
 - “dobrar” uma esquina – pois!
 - apanhar um táxi ou um comboio (geralmente prefiro que estes me levem a algum sítio, são demasiados pesados para que eu os consiga apanhar :D);
 - vou “fazer” uma cirurgia (mas ainda bem que é o cirurgião a manusear o bisturi);
Etc, etc, etc!
 
Mas é assunto já discutido em tópico próprio, e estou tentado a limpar este tópico e juntar os posts relativos a este assunto para o outro... quanto a mim, para evitar susceptibilidades de hiperlógica, não faço nem desfaço a barba…. Barbeio-me! :D E não me venham dizer agora que o correcto agora é “desbarbear”…! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline quest

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 773
  • Respect: +188
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #20 on: October 02, 2017, 10:46:17 am »
0
São as chamadas espumas magicas...

Uma pena. Parece o sabão mistério do @quest , ate na descrição do aroma. Com um bocadinho de sorte é mesmo esse.
Bingo!!!

A falei com o Sr e convidei a passar por aqui...
desafiei para elaborar um pra o BC...

mas pronto! ;(
Cá ficamos a aguardar
;
People are all born ignorant, but they are not born stupid.
(Thomas Sowell)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #21 on: October 02, 2017, 10:53:46 am »
0
"À SÉRIA"... ???? :P :p :p Vão discutir Português agora?

Deixem lá isso, isso é secundário! :D

Vamos é todos cortar a barba, porque o fazer ou desfazer a barba também não está correto. Ninguém desfaz a barba, o pessoal corta a barba e é para isso que cá estamos.

O ponto do tópico é mesmo o sabão de barbear da espuma mágica.

@Tripé
o sabão não é assim meio amarelado?

Binho,

Por incrível que pareça "fazer a barba" é mais correcto que "cortar a barba"

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #22 on: October 02, 2017, 10:55:59 am »
+1
Louvo a atitude de tentar melhorar e reconhecer os defeitos do produto. Mas com o número de ofertas no mercado, e a sua qualidade, o lançamento de um produto com qualidade duvidosa pode ser crítico.

Pois, é isto mesmo.
Quando vejo sabões como este ou o Só Sabão a serem disponibilizados no mercado, pergunto-me a que tipo de público se destinam... se é realmente para o público masculino que faz realmente a barba, ou se é para o "mercado das prendas", ou seja, algo que se compra para oferecer a alguém e não para uso próprio!

"Ah e tal, é natural...!" Ora, há já bastantes sabões artesanais com ingredientes naturais no mercado. E um mau produto não deixa de ser um mau produto só porque é 100% natural...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #23 on: October 02, 2017, 10:56:47 am »
0
Binho,

Por incrível que pareça "fazer a barba" é mais correcto que "cortar a barba"
Eu sei, já tinha lido isso. O fazer a barba não é no sentido de cortar a barba, mas sim de arranjar a barba, de a por impecável para algo.

Mas tentem não fazer isto, os tópico mudam todos de assunto. Depois um gajo procura alguma coisa e é muito complicado! :D

No final vamos todos beber um fino juntos! :D

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #24 on: October 02, 2017, 11:00:11 am »
0
Pois, é isto mesmo.
Quando vejo sabões como este ou o Só Sabão a serem disponibilizados no mercado, pergunto-me a que tipo de público se destinam... se é realmente para o público masculino que faz realmente a barba, ou se é para o "mercado das prendas", ou seja, algo que se compra para oferecer a alguém e não para uso próprio!

"Ah e tal, é natural...!" Ora, há já bastantes sabões artesanais com ingredientes naturais no mercado. E um mau produto não deixa de ser um mau produto só porque é 100% natural...
Destinam-se a curiosos apenas. A pessoas como nos que compram e depois nao usam. A pessoas que compram um para oferecer... Para pessoas tipo o meu sogro que usa um sabão destes na maior, habituou-se a isto e ate usa o sabonete de lavar as mãos e nem pincel usa. Diz ele, para que? Só para perder tempo.. e "prontos" .

Já me contive de comprar um sabão de barbear artesanal por isso mesmo, por ter receio das espumas. Outros por dizerem que era base de glicerina quando se via que era praticamente glicerina... Mais valia ir ao Hiper e comprar um sabonete de glicerina de 50cents.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #25 on: October 02, 2017, 11:04:37 am »
0
Pois, porque quem conhece e gosta de usar sabões de barbear até fica de "pé atrás" quando vê estes sabões artesanais.
Ainda o outro dia num festival regional vi um sabão de barbear fabricado por um casal de artesãos de Mafra. Não comprei com receio de que aquilo fosse mais um desses sabões com espumas da treta.

Obviamente arrependi-me, pois fiquei sem saber se o sabão é afinal bom ou mau! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #26 on: October 02, 2017, 11:28:09 am »
0
Pois, porque quem conhece e gosta de usar sabões de barbear até fica de "pé atrás" quando vê estes sabões artesanais.
Ainda o outro dia num festival regional vi um sabão de barbear fabricado por um casal de artesãos de Mafra. Não comprei com receio de que aquilo fosse mais um desses sabões com espumas da treta.

Obviamente arrependi-me, pois fiquei sem saber se o sabão é afinal bom ou mau! :D
Acho que já todos passamos por isso.
Eu comprei um de um artesão francês que nem para o banho.
Quando o contactei era uma mulher que disse ser um dos melhores sabões de barbear franceses.
Será que ela tinha barba?
Alem de não saber o que fazia ainda tinha a certeza que o cliente que compra e usa é que estava errado.
Foi para o lixo

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #27 on: October 02, 2017, 11:43:02 am »
0
Pois, é isto mesmo. Quando vejo sabões como este ou o Só Sabão a serem disponibilizados no mercado, pergunto-me a que tipo de público se destinam... se é realmente para o público masculino que faz realmente a barba, ou se é para o "mercado das prendas", ou seja, algo que se compra para oferecer a alguém e não para uso próprio! "Ah e tal, é natural...!" Ora, há já bastantes sabões artesanais com ingredientes naturais no mercado. E um mau produto não deixa de ser um mau produto só porque é 100% natural...

É mesmo isto... E como o rcoutada diz, e com certeza haverá excepções, mas um bom sabão para o fim específico de barbear deverá ser feito por alguém que o use.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #28 on: October 02, 2017, 11:50:05 am »
+1
É mesmo isto... E como o rcoutada diz, e com certeza haverá excepções, mas um bom sabão para o fim específico de barbear deverá ser feito por alguém que o use.

... ou que arregimente umas cobaias para o testar!

Offline Tripé

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1006
  • Respect: +414
Re: Sabão Atelier do Sabão
« Reply #29 on: October 02, 2017, 12:48:31 pm »
0
"Bninho" o sabão é mais para o acastanhado...
O Senhor das Multilâminas  :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal