Author Topic: Apresentação, mas já sou daqui  (Read 1989 times)

Offline fferreiraaguiar

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: +1
    • Email
Apresentação, mas já sou daqui
« on: December 27, 2017, 01:21:58 pm »
0
Bom dia a todos, eu me chamo Fábio.

Eu já participava do fórum há anos, acredito que em torno de seis a oito anos. Acho melhor não começar pelo fim da historia então deixe-me voltar um pouco nesses anos e me reapresentar.

Eu comecei no fórum quando comecei a ter interesse em me barbear com uma navalha. Venho de uma família de pessoas cabeludas, na verdade seria mais honesto nos descrever como pessoas carecas e peludas. E desde os meus quatorze anos eu já dispunha de uma bela barba rala, do tipo que cobre a cara toda mas não é espessa o suficiente para esconder a pele embaixo.

Apesar de defeituosa ainda assim era uma barba e isso já é muita coisa em uma sala onde o segundo e o terceiro lugar de maior barba era alguns pêlos que mal formavam um bigode do Chaplin ou uma pequena moita que em alguns anos poderia ser chamada de barbicha de bode.

Eram bons tempos aqueles, ser o maior em alguma coisa. Mas logo me vi na necessidade de me barbear, pois nada mais feio que uma barba rala e longa. Eu ficava parecendo um mendigo. E eu meio que com vergonha de pedir ao meu pai para me ensinar a me barbear acabei por decidir ser autodidata nessa área e aprender tudo sozinho.

Estou falando dos anos de 1999, nessa época não havia Google ou Youtube para fazer pesquisas, na verdade mal havia internet (pelo menos na minha casa). Mas haviam os filmes e foi deles que eu peguei o básico. Então nada de muito novo ou difícil, passe a espuma na cara e depois passe o aparelho de barbear. Tudo muito simples e fácil.

E não teria tanto problema se a vida continuasse simples como a minha adolescência, mas, como tudo na vida, na medida em que fui ficando mais velhos os problemas foram aumentando e com isso também estou incluindo a minha barba. Pois ela foi ficando mais e mais espessa e mais e mais complicada de ser feita.

Foi depois de alguns anos após eu ter começado a me barbear que foi colocado no mercado os aparelhos de barbear de três laminas, eu conhecia como Mach 3. Eles eram de eficiência muito superior aos aparelhos comuns e não somente porque tinham uma lâmina a mais. O material, o acabamento, a qualidade em geral e até mesmo o fio das laminas pareciam muito superior aos demais. Talvez por isso eles custavam mais de dez vezes o valor de um aparelho comum.

Mas era um investimento esse valor extra e quando se pensa na facilidade que ficou me barbear então valia a pena. Mas isso era bom apenas porque eu me barbeava uma vez por mês. Novamente vamos ficando mais velhos e as responsabilidades aumentam e acabamos por começar a trabalhar. E a maioria dos trabalhos exige um rosto barbeado pois uma barba longa pode não passar uma boa impressão. E caso eu tenha deixado de mencionar a minha barba ainda estava ficando mais espessa, volumosa e grossa.

Apesar de ser muito melhor que os aparelhos normais o Mach 3 estava a cada dia que passava mais e mais ineficiente contra a minha barba. Então comecei a cogitar uma nova opção para me barbear, e a opção escolhida foi uma máquina de barbear. Dessas eletrônicas, com três motores, cheias de lâminas e peças pequenas. Foi uma das minhas maiores decepções da minha vida.

Eu acreditava que com a quantidade de tecnologia investida nesses tipos de aparelhos o resultado deveria ser bem melhor do que um aparelho comum. Eu comprei uma maquina aclamada pela critica, com varias vantagens, uma das melhores do mercado. Talvez ela tivesse um desempenho melhor com uma pessoa comum, mas contra a minha barba ela não se saiu tão bem assim.

O primeiro ponto negativo é que ela esquentava bastante e isso dentro de um banheiro só piora a situação já que as janelas dos banheiros são pequenas e não dissipam muito bem o calor. Essa máquina também não era a prova d'água não podendo usá-la debaixo do chuveiro para me refrescas.

Segundo ela era por demais complicada de limpar. Você tinha que desmontar ela toda e passar uma escovinha por todas as peças moveis dos motores delas e como eu mencionei antes ela tinha três motores o que só triplica esse ponto negativo.

Terceiro, quando eu fazia a barba regularmente em quatro e quatro dias ela fazia um serviço bem aceitável já que por utilizar motores circulares ela fazia o corte a favor e contra o pêlo. Porém se eu deixasse a barba crescer por uma semana ou uma semana e meia ela já pedia arrego e os motores dela não tinha potência suficiente para cortar nada. Eles simplesmente paravam de funcionar.

Hoje em dia tenho certeza que esses aparelhos devem ter evoluído a ponto de serem a prova d'água, mais fáceis de limpar e com motores bem mais potente, mas naquela época essa máquina me decepcionou bastante, principalmente pelo preço que eu paguei por ela.

Nesse ponto da vida eu estava um tanto cabisbaixo e sem rumo, pois se toda a tecnologia da humanidade não era o suficiente para lidar com o meu problema cabeludo então o que iria? Comecei a procurar soluções alternativa, pois agora o Google e o Youtube já faziam sucesso como ferramentas de pesquisa e o advento da internet banda larga facilitava o seu uso também.

Comecei as minhas pesquisas com o triste pensamento que provavelmente teria que ir para algum tipo de clínica de depilação a laser ou o uso de cremes para enfraquecer o pêlo. E isso me deixava triste pois eu não odiava a minha barba, só achava trabalhoso me barbear, principalmente quando tinha que fazer isso duas vezes por semana.

Até que fui apresentado a ideia do uso de navalhas. Nesse ponto da minha historia tenho certeza que muito de vocês devem se pensar que uma navalha seria a escolha obvia desde o inicio, mas na minha inocente cabeça uma navalha era um objeto tão arcaico e ineficiente que acabou de entrar em desuso ao longo dos anos para ser substituído por um aparelho de barbear desses descartáveis.

E como foi que eu cheguei nesse pensamento? Simplesmente porque ninguém mais usa uma navalha nos dias de hoje (ou nos dias de nove anos atrás). Moro em Macapá - AP e vocês podem entender que o uso de navalhas não é muito difundido pela sociedade atual. Tanto é verdade que até hoje eu passo por muitas discussões sobre o assunto. Tanto que no meu celular eu carrego uns videos meus me barbeando para mostrar o quão afiado é uma navalha e quão preciso é o seu corte.

Mas por causa da experiência com a máquina de barbear eu acabei aprendendo a fazer as coisas devagar. Uma das lições aprendidas é que uma forte pesquisa antes de qualquer coisa é o básico a ser feito. E essa parte da pesquisa ficou muito mais fácil hoje em dia, pois a internet diminuiu o nosso planeta consideravelmente. Eu posso saber das experiencias que um jovem americano teve com sua primeira navalha do outro lado do hemisfério norte sem sequer precisar sair da minha casa.

E quão grande foi a minha surpresa ao descobrir que existia ainda nos dias de hoje muita gente adepta ao uso de navalhas. E que em sua maioria tinham como opinião que a navalha era superior a qualquer aparelho de barbear ou maquina criada pelo homem. E mais surpreso ainda fiquei quando vi que no Brasil tinha uma forte comunidade sobre o assunto, tão forte ao ponto de ter um fórum sobre o assunto.

Foi nesse momento em que conheci o fórum do Barbear Clássico. Foi nesse fórum em que tirei todas as minhas dúvida de como começar, o que comprar de inicio, os erros de iniciantes, os mitos e verdades sobre as navalhas, qual melhor marca, modelo e acessórios.

E foi aqui que eu aprendi que existe muita arte por trás do barbear. Cada acessório tem sua ciência, o tipo de pêlo em que é feito o pincel, o material da base, os sabonetes, o que usar depois da barba, o que fazer para preparar a barba, por onde começar: bigode ou lado da face?

Enfim, eu comecei com um navalhate da Dovo e as laminas descartáveis da Feather. E depois de anos usando esse navalhete eu comecei a me planejar para evoluir. Estou querendo agora utilizar uma navalha, não usava antes pois como disse antes a minha barba é bem grossa e foi preciso as laminas da Feather para dar um jeito nela, então somente uma navalha mais afiada que uma Feahter para quebrar o meu galho.

Já havia comprado uma boa navalha e mandado para um dos membros do fórum afia-la para mim. Se não me engano ele se chamava Galego, ele fez um ótimo trabalho e afiou até uma pedra de, se não me falha a memória, 19.000 granos. Ela fez um bom trabalho, mas era como se fosse 85% da capacidade de uma Feather.

Então eu continuei usando o navalhete. E volto hoje ao fórum para começar a minha empreitada de afiar, fazer a manutenção e usar uma navalha. Porém estranhamente meu usuário e senha não estão funcionando, talvez eu tenha sido excluído por ficar ausente por uns anos, foram anos ocupados esses últimos que passaram.

Então eis me aqui me apresentando de novo.

P.S.: Talvez eu mande esse texto para uma editora transformar em um livro depois.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #1 on: December 27, 2017, 02:39:02 pm »
0
Bem Fábio, confesso que não li todo o texto, mas deu para perceber que já tem um percurso longo nisto do barbear, e que até já conhece o fórum há uns anos.

Sendo assim, re-bem-vindo, Fábio, e que desta vez seja para ficar mais algum tempo e quem sabe partilhar as suas experiências com quem está a fazer percurso idêntico!

Offline fferreiraaguiar

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: +1
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #2 on: December 27, 2017, 02:48:10 pm »
0
Se quiser a versão resumida então acho que os três primeiros e os três últimos parágrafos devem ser o suficiente.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #3 on: December 27, 2017, 03:07:12 pm »
0
Bem vindo ao fórum!

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #4 on: December 27, 2017, 06:46:39 pm »
0
Bem vindo Fábio! E obrigado pelo texto que tenho sempre curiosidade de conhecer o que traz os confrades ao BC hehe Do que tenho lido o navalhete é menos permissivo do que a navalha logo a transição para esta vai-te ser mais fácil. A afiação e manutenção das navalhas é um mundo! Eu estou a investigar e a aprender o mais possível antes de me aventurar mas entretanto o melhor é teres um amigo que tenha experiência que te afie as navalhas e que te direcione nas melhores opções de pedras, assentadores e pastas. desfruta!

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #5 on: December 27, 2017, 08:01:00 pm »
0
Bem-vindo!!!

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #6 on: December 27, 2017, 09:49:09 pm »
0
Bem Vindo ao Forum  :D

Offline fferreiraaguiar

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: +1
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #7 on: December 28, 2017, 12:43:29 pm »
+1
Bem vindo Fábio! E obrigado pelo texto que tenho sempre curiosidade de conhecer o que traz os confrades ao BC hehe Do que tenho lido o navalhete é menos permissivo do que a navalha logo a transição para esta vai-te ser mais fácil. A afiação e manutenção das navalhas é um mundo! Eu estou a investigar e a aprender o mais possível antes de me aventurar mas entretanto o melhor é teres um amigo que tenha experiência que te afie as navalhas e que te direcione nas melhores opções de pedras, assentadores e pastas. desfruta!

Sei bem como é. Nesses oitos anos tenho me preparado para essa transição.

Tenho um belo conjunto japonês de pedras só para fazer o bevel (não sei dizer a tradução mais precisa, mas é a parte da navalha onde começa a lamina de corte), elas tem granagem de 400, 600 e 1000.

Tenho mais duas pedras de 4000 e 10.000 para fazer o fio. A partir desse ponto tenho um estropo de couro tratado com oxido de cromo e outros grânulos em pasta.

Já tentei por umas sete vezes afiar uma navalha a ponto dela se tornar utilizável mas sem sucesso.

Porém em cada tentativa eu aprendi algo novo, e a cada ano que passa aparecem videos interessantes no Youtube que adicionam algo novo como uma técnica nova, um detalhe diferente, uma ferramenta não usada comumente ou um teste para averiguar se o fio está ou não no ponto para passar para a pedra seguinte.

Enfim, acho que estou quase lá. Mais algumas tentativas e devo ter um resultado razoável.

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #8 on: December 28, 2017, 02:50:52 pm »
0
Bem vindo de volta.

Enviado do meu SM-C115 através de Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5342
  • Respect: +5938
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #9 on: December 29, 2017, 06:16:11 pm »
0
Bem-vindo de volta, Fabio. :)
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #10 on: December 30, 2017, 12:19:11 am »
0
Seja bem vindo!

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #11 on: January 04, 2018, 01:10:13 pm »
0
Bem-vindo ao BC, Fábio!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline JJ Marwan

  • Trade Count: (0)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5156
  • Respect: +4176
    • Email
Re: Apresentação, mas já sou daqui
« Reply #12 on: January 27, 2018, 08:48:49 pm »
0
Bienvenido al foro, saludos desde el Oeste de esta vieja piel de toro llamada España. 

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal