Author Topic: Como polir uma navalha?  (Read 3010 times)

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Como polir uma navalha?
« on: December 02, 2018, 04:49:24 pm »
0
Caríssimos

Pergunto a quem tem experiência como se faz para polir uma navalha, sem afetar o selo?? Atenção é só retirar as manchas de água e não material corroído

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #1 on: December 02, 2018, 06:31:45 pm »
0
Que tipo de selo? Há fotos?
Se for dourado (como no caso das Filarmonica)... No selo não se toca.
Basicamente é isso.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #2 on: December 03, 2018, 10:37:28 am »
0
Que tipo de selo? Há fotos?
Se for dourado (como no caso das Filarmonica)... No selo não se toca.
Basicamente é isso.
Sim é dourado e é uma filarmónica. Muito obrigado pela informação. Ainda não tenho fotos. Como polir o resto então?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #3 on: December 03, 2018, 12:00:10 pm »
0
De notar que polir uma navalha foi algo que nunca fiz.
De maneiras que o que vou escrever aqui pode certamente ser melhorado, e haverá opiniões bem mais avalizadas que a minha.

Mas do que acompanho nos fóruns espanhóis, e tratando-se de retirar apenas manchas de água, não deve ser difícil.
Dá uma olhadela aos fóruns espanhóis (o “sin corte no hay gloria” e  o afeitadoclasico, por exemplo, têm muitos e bons tópicos com restaurações).

Primeiro que tudo, antes de polir o que quer que seja, tapar o selo com uma fita de modo a protegê-lo.
O dourado dos selos é bastante “macio” e qualquer polimento faz aquilo desaparecer. Uma vez desaparecido, é possível voltar a restaurá-lo mas pouca gente se dá a esse trabalho, e na minha opinião, mais vale evitar.
Mas tens aqui um exemplo excelente de uma restauração integral de uma Filarmónica, inclusive com selo regravado a laser e recoberto por electrólise:
http://foro.sincortenohaygloria.com/t/restauracion-integral-de-una-filarmonica-especial/4996

Geralmente para polir uma navalha, a maioria dos artesãos e demais habilidosos que vejo usa pastas de granulometria mais alta, praí 500 para cima, progressivamente até 2000/3000, e finalizam com pasta de polir.
Há quem use lixas de água, Dremel + discos de diferentes granulometrias, etc.
Mas isso para é para restauros extremos, em lâminas muito degradadas, com manchas de óxido, etc.

Mas no teu caso, se a navalha por si só já está polida e é só para tirar manchas de água… eu tentaria algo o menos abrasivo possível.
Um trapo de algodão com uma pasta de polir adequada (Autosol, por exemplo), ou até talvez um limpa-pratas (Tarni-Shield da 3M, por exemplo) que são mais suaves e menos abrasivos que os limpa-metais comuns (Duraglit ou Coração) e ver se essas manchas desaparecem….

Mas coloca aí fotos para ver que tal...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #4 on: December 03, 2018, 11:05:27 pm »
0
De notar que polir uma navalha foi algo que nunca fiz.
De maneiras que o que vou escrever aqui pode certamente ser melhorado, e haverá opiniões bem mais avalizadas que a minha.

Mas do que acompanho nos fóruns espanhóis, e tratando-se de retirar apenas manchas de água, não deve ser difícil.
Dá uma olhadela aos fóruns espanhóis (o “sin corte no hay gloria” e  o afeitadoclasico, por exemplo, têm muitos e bons tópicos com restaurações).

Primeiro que tudo, antes de polir o que quer que seja, tapar o selo com uma fita de modo a protegê-lo.
O dourado dos selos é bastante “macio” e qualquer polimento faz aquilo desaparecer. Uma vez desaparecido, é possível voltar a restaurá-lo mas pouca gente se dá a esse trabalho, e na minha opinião, mais vale evitar.
Mas tens aqui um exemplo excelente de uma restauração integral de uma Filarmónica, inclusive com selo regravado a laser e recoberto por electrólise:
http://foro.sincortenohaygloria.com/t/restauracion-integral-de-una-filarmonica-especial/4996

Geralmente para polir uma navalha, a maioria dos artesãos e demais habilidosos que vejo usa pastas de granulometria mais alta, praí 500 para cima, progressivamente até 2000/3000, e finalizam com pasta de polir.
Há quem use lixas de água, Dremel + discos de diferentes granulometrias, etc.
Mas isso para é para restauros extremos, em lâminas muito degradadas, com manchas de óxido, etc.

Mas no teu caso, se a navalha por si só já está polida e é só para tirar manchas de água… eu tentaria algo o menos abrasivo possível.
Um trapo de algodão com uma pasta de polir adequada (Autosol, por exemplo), ou até talvez um limpa-pratas (Tarni-Shield da 3M, por exemplo) que são mais suaves e menos abrasivos que os limpa-metais comuns (Duraglit ou Coração) e ver se essas manchas desaparecem….

Mas coloca aí fotos para ver que tal...
Muito obrigado.!infelizmente parece que o selo do meu já foi afectado. O link é excelente!! Aqui vão fotos



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #5 on: December 04, 2018, 11:20:57 am »
0
Eu tentaria limpar o máximo possível com material o menos abrasivo possível à volta do selo.
Deixaria o selo em paz o mais possível.

Tem um pouco de pátina, mas isso até lhe dá personalidade, afinal é uma navalha antiga. :)

Isso não seão manchas de óleo velho? Caso sejam, é sinal que a lâmina foi bem cuidada e não será difícil tirar isso...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #6 on: December 04, 2018, 01:05:15 pm »
0
Eu tentaria limpar o máximo possível com material o menos abrasivo possível à volta do selo.
Deixaria o selo em paz o mais possível.

Tem um pouco de pátina, mas isso até lhe dá personalidade, afinal é uma navalha antiga. :)

Isso não seão manchas de óleo velho? Caso sejam, é sinal que a lâmina foi bem cuidada e não será difícil tirar isso...
Excelente conselho! Vou proteger o selo com tape e aplicar o polimento da 3M. Deve-se comprar no aki ou coisa do género. Tb tenho de comprar óleo para ela. E para outra que vem a caminho :)


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #7 on: December 04, 2018, 02:34:42 pm »
0
Até no Continente se compra isso, pelo menos foi onde comprei o meu.
Se não tirar essas manchas, tenta um limpa-metais ligeiramente mais agressivo (como Duraglit ou Coração).

Óleo: gosto de usar aquele do IKEA; foi-me recomendado por 2 artesãos espanhóis do afeitoadoclasico, é inócuo, apto até para uso alimentar (ou seja, não é nocivo), é barato e... funciona.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #8 on: December 04, 2018, 06:17:36 pm »
0
Até no Continente se compra isso, pelo menos foi onde comprei o meu.
Se não tirar essas manchas, tenta um limpa-metais ligeiramente mais agressivo (como Duraglit ou Coração).

Óleo: gosto de usar aquele do IKEA; foi-me recomendado por 2 artesãos espanhóis do afeitoadoclasico, é inócuo, apto até para uso alimentar (ou seja, não é nocivo), é barato e... funciona.
Excelente outra vez!! Este fim de semana vou-me entreter. Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #9 on: December 28, 2018, 08:30:46 pm »
0
Oversaturn

Finalmente tive uma ponta de tempo a sós para polir a Navalha. Experimentei só 3 ou 4 minutos e como com os restos do polimento não dava para visualizar o resultado, lavei-a com pasta de dentes.

Só daqueles minutos,

grande resultado.

Obrigado.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #10 on: January 02, 2019, 03:11:27 pm »
0
Espectáculo! E o selo ainda no lugar :)

Bom trabalho!
Poderá eventualmente melhorar ainda, mas eu acho que é já um bom começo, e que ficou já bastante boa.
Se for para usar (e não para ficar a servir de museu), eu penso que pouco mais lhe falta que afiar, strop e toca a usar. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Como polir uma navalha?
« Reply #11 on: January 03, 2019, 11:21:51 pm »
0
Espectáculo! E o selo ainda no lugar :)

Bom trabalho!
Poderá eventualmente melhorar ainda, mas eu acho que é já um bom começo, e que ficou já bastante boa.
Se for para usar (e não para ficar a servir de museu), eu penso que pouco mais lhe falta que afiar, strop e toca a usar. :)
Pois ainda falta mais polimento e há manchas que não sei se consigo tirar com este método. Mas em todo o caso o o fio está perfeitamente preservado. Já a passei na pasta verde e assentador.     Corta mal, ainda assim, nos pelos do braço. Mas por curiosidade e necessidade, usei-a num spot abaixo do lábio inferior, que tinha ficado com pelos , depois de me barbear com a Bismark. E aí esta Fila cortou sem pestanejar, mas senti aspereza na lâmina. Dei-lhe na pasta verde novamente e assentador. Oleie e guardei, porque entretanto tenho de me habituar à Bismark e pq a coticule que comprei ainda não veio. Já reclamei e disseram-me que era a 4.ª reclamação, ficaram de me contatar e não o fizeram, tudo maus presságios. Mas enfim, quero ter a coticule quando pegar na Fila. Se ela não cortar, treino a afiar:)
Obrigado pelo interesse oversaturn




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal