Author Topic: Experiência: de volta à Mach 3  (Read 13845 times)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Experiência: de volta à Mach 3
« on: January 25, 2010, 11:46:27 pm »
0
Por uma questão de comparação objectiva, amanhã volto à Mach 3 para ver como corre. Prevejo o seguinte:

- Um barbear menos apurado (mais apurado em certas áreas, mas menos uniforme).
- Puxar imenso, principalmente no sentido contrário ao crescimento do pêlo.
- Continuar a odiar a faixa lubrificante.
- Retorno de pêlos encravados e/ou irritação no lado esquerdo da face.
- Mais rápido (2 passagens em vez de 3).

O plano é usar o mesmo material (pincel, creme) e técnica que tenho usado com a DE, só mudando para o cabo da M3 original como uma recarga da M3 Disposable (que saquei do cabo original).
Eu faço isto para que vocês não tenham que o fazer. E lembrem-se, não tentem fazer isto em casa :o.
« Last Edit: February 01, 2010, 08:35:40 pm by brg »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:As
« Reply #1 on: January 26, 2010, 11:08:03 am »
0
Eu faço isto para que vocês não tenham que o fazer. E lembrem-se, não tentem fazer isto em casa :o.

És corajoso! Vais temporariamente para a "dark side"  :D
Já nem me lembro da sensação de uma Mach 3 na cara, já lá vão tantos anos...  ;D
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline fgabrieljunior

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 145
  • Respect: 0
    • Email
Re:As
« Reply #2 on: January 26, 2010, 11:26:42 am »
0
Não!!!!
Nunca vou lá para os lados negros não...
Entretanto, permita-me dizer que, frequentemente vejo essas malditas lâminas em supermercados e farmácia e não posso deixar de ver os preços e o quanto essas fábricas nos roubam...
Mas, usar mesmo NEVER!
Francisco Gabriel
Rio de Janeiro - RJ
Brasil

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:As
« Reply #3 on: January 26, 2010, 11:17:06 pm »
0
As ML continuam o seu caminho alheios a tudo aquilo que possamos dizer...Deixemos também as pessoas escolherem e comprarem.Aliás deixem-me contar um caso:tive aqui alguém que experimentou uma Merkur 23C e não gostou.Comprou-a, recomendei uma Derby para não haver chatices, gastou 2 packs de 5 e ao fim, voltou cá lamentando-se dizendo que regressaria às Mach3.Funcionava bem no pescoço e face, mas no queixo não gostava muito...Pronto, há que aceitar, ainda não era a sua hora para ele entrar neste mundo...

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:As
« Reply #4 on: January 26, 2010, 11:36:24 pm »
0
Por uma questão de comparação objectiva, amanhã volto à Mach 3 para ver como corre. Prevejo o seguinte:

- Um barbear menos apurado (mais apurado em certas áreas, mas menos uniforme).
- Puxar imenso, principalmente no sentido contrário ao crescimento do pêlo.
- Continuar a odiar a faixa lubrificante.
- Retorno de pêlos encravados e/ou irritação no lado esquerdo da face.
- Mais rápido (2 passagens em vez de 3).

O plano é usar o mesmo material (pincel, creme) e técnica que tenho usado com a DE, só mudando para o cabo da M3 original como uma recarga da M3 Disposable (que saquei do cabo original).
Eu faço isto para que vocês não tenham que o fazer. E lembrem-se, não tentem fazer isto em casa :o.

Está feito. Ainda estou vivo ;D. Seguindo ponto por ponto:

- O apuramento do barbear é muito semelhante (apenas com 2 passagens), mas o fenómeno de pêlos que ficam mais ou menos rentes é o que previa. A DE faz um trabalho mais uniforme e com um aspecto mais limpo.
- O que não esperava era que puxasse também no sentido do crescimento do pêlo :o. Contra o crescimento no queixo chega a ser quase impossível de mover a lâmina. Imagino que se fizesse pressão como a maior parte das pessoas ela se moveria mais facilmente, mas eu já sei mais do que isso...
- Quase não senti a faixa lubrificante, mas penso que o mérito é do creme que absorveu a maior parte. O creme que se acumulava na lâmina estava meio líquido, de certeza por causa de se misturar com os restos da faixa (yuck!).
- Não me deu cabo (ainda) das áreas mais sensíveis, mas já deu para notar o retorno de vermelhidão nessas áreas. Para já ainda nada de muito grave.
- Não é assim muito mais rápido. São só 2 passagens, mas cada uma delas demora mais ou menos o mesmo que com a DE.

Quanto a uma apreciação geral, é mais rápido e mais seguro que a DE, mas não é melhor. A piada recorrente nos fóruns é comparar as ML a raladores de queijo. Já nem me lembrava da sensação, mas a verdade é que esta é mesmo a melhor descrição possível! É uma sensação muito estranha, arrastar aquelas lâminas todas e mais faixas e faixinhas pela cara. Como dantes, sinto a pele um pouco mais seca e menos elástica (obrigado faixa lubrificante ;D). O crescimento do pêlo também parece ser menos uniforme.

Vou continuar a "insistir" mais umas vezes a ver onde isto vai dar, mas a verdade é que com a técnica correcta e o material adequado, a DE consegue um resultado superior.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:As
« Reply #5 on: January 31, 2010, 11:26:51 pm »
0
Depois de uma segunda utilização sem grandes novidades, decidi fazer um barbear com as "nove horas" todas. Barba de 3 dias, 3 passagens (com o crescimento do pêlo, lateralmente e contra). Era suposto ser mais rente, mas não! Ainda ficou pior... Depois de ponderar um pouco acho que percebi porquê. As ML foram feitas para "arrancar" o pêlo (há um vídeo do Mantic que explica isto muito bem). O que aconteceu é que usando a técnica de redução sucessiva, ao fazer a passagem contra o pêlo, a lâmina deixou de ter algo em que pegar para puxar e cortar. Por isso não senti puxar na última passagem.

Vou continuar a experiência durante a semana que vem, mas o destino da M3 já está quase definido. Vai para a caixa ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:As
« Reply #6 on: February 01, 2010, 04:23:17 am »
0
Brg, até agora não tive a paciência de revisitar as minhas máquinas multi-lâminas, embora ainda tenho recargas para a Schick Tracer.  Assim, agradeço os teus esforços. :)

Comprei a minha primeira máquina multi-lâminas, por acaso, em Portugal. ;D  Foi uma Contour da Gillette e a teria comprado em 1979 - 1980.  Naquela altura, achei-a mais macia e mais eficaz do que a Gillette Adjustable que usara anteriormente.  Depois usei a Schick Tracer, com lâmina dupla e flexível, por uns quantos anos.  Quando a Mach 3 saiu, tentei usa-la várias vezes, mas não conseguia.  Se eu mudasse, no mínimo, a direcção da passada, dava a impressão de que iria rasgar a pele.  Durante este período todo, eu só fazia uma passagem com retoques.  A vantagem das multi-lâminas, na minha opinião, é que não requerem abilidade/experiência para darem bons resultados e dão o barbear de uma só passagem mais apurado para a maioria.

Descubri nos últimos anos que a máquina com menos gumes é mais manobrável.  Assim, a máquina DE, SE ou Injector facilita o barbear de múltiplas passagens, com menos irritação.  A lâmina mais inflexível da máquina SE ou Injector facilita mais a passagem a contrapêlo.

   - Murray

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #7 on: February 01, 2010, 08:39:58 pm »
0
Já experimentei a GII com recargas da Personna, mas não fiquei muito convencido. Tive até mais irritação do que com a M3 actualmente. Talvez volte a experimentar agora que a minha técnica melhorou. Ainda tenho uma máquina Contour Plus para experimentar, usando as mesmas recargas da Personna (são compatíveis com ambos os sistemas). Mas não vai ser para já...

Depois disso, ainda tenho que experimentar a Sensor. Quanto à Fusion, não me apanham perto dessa coisa. Como o Barbeiro disse num post do seu blog, só se me oferecerem a máquina ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #8 on: February 02, 2010, 05:11:38 am »
0
Brg, eu estaria curioso para saber se as recargas da Personna são da mesma qualidade que as da Gillette.

   - Murray

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #9 on: February 02, 2010, 12:23:15 pm »
0
De vez em quando ainda utilizo outras máquinas de barbear que não as safety razor ou navalhetes. Muito por conta do blog (para ter o que postar e comentar sobre).

O Mach 3, na minha opinião, é um bom aparelho. O desenho dele, se comprador a outras ML, além do acabamento das lâminas, é muito superior aos seus semelhantes.

Quanto ao problema do barbear em determinadas áreas mais sensíveis (queixo, bigode, pescoço etc) acho que a questão é exatamete a "mobilidade" da "cabeça" da lâmina. Com um safety razor, pela própria inclinação do pulso, adapta-se a lâmina a todas as partes do rosto. Já fica bem mais difícil fazer isso com um aparelho que tem a "cabeça" móvel! O máximo que se consegue fazer é ajustar o ângulodo barbear.

Abraços fraternos.

-Barbeiro

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #10 on: February 02, 2010, 01:47:34 pm »
0
Brg, eu estaria curioso para saber se as recargas da Personna são da mesma qualidade que as da Gillette.

   - Murray

Não sei, ainda só comprei estas porque são muito mais baratas e são compatíveis com ambos os sistemas (GII e Contour). Têm uma desvantagem que é o facto de terem faixa lubrificante. Cá ainda é possível encontrar recargas originais GII e Contour sem a dita faixa.

Pelo que se diz nos fóruns, as recargas Personna têm boa qualidade. Talvez o lamina possa ajudar?
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #11 on: February 02, 2010, 06:24:24 pm »
0
Brg, eu estaria curioso para saber se as recargas da Personna são da mesma qualidade que as da Gillette.

   - Murray
Pelo que se diz nos fóruns, as recargas Personna têm boa qualidade. Talvez o lamina possa ajudar?

Curiosamente não sou sectário em relação às ML (até à Sensor note-se...) nem as mando pr'as profundas do Inferno, subvertidas sejam elas... ;D Quer isto dizer que volta e meio saco um cabo GII ou uma Contour, uma Wilki' Pivot ou Ultra ou uma Tracer FX  e vejo/ouço o que têm para me dizer.

Neste caso, considero as ML G' Contour superiores às Personna:cortam ligeiramente melhor, têm uma geometria de cabeça mais natural em relação à pele e o próprio acabamento e construção geral é mais fino.As Personna têm a vantagem de serem compativeis com a GII, o cabo Ultra da Schick, o cabo Pivot tb da Schick ou o original Contour aliado ao facto, claro, do preço por 10 unidades que poderá compensar a tal diferença de qualidade G'--> Personna.Para quem não quer dar o salto para as DF (duplo fio) e faz a barba com ML compreendo que possa influenciar na decisão...Curiosamente as ML com faixa lub são sempre mais baratas aqui em PT do que sem faixa, na ordem dos € 0.40 a € 0.80 como já vi.As Personna ML vejo sempre com faixa lub e não há opção sem faixa lub à venda.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #12 on: February 04, 2010, 10:08:29 pm »
0
Fim da experiência. Não me apeteceu esticar isto para além das 5 barbas ;D.

Quanto a conclusões, posso afirmar que desta vez tive irritação quase nula, principalmente nas áreas mais problemáticas. Isto significa que técnica e preparação são o mais importante. No entanto, a pele não tem um aspecto tão saudável nem fica tão elástica e suave como usando a DE. Esta última utilização foi a mais suave, mas já se notava que a lâmina estava a perder o fio. No geral o barbear nunca foi muito rente. Como vantagens, posso indicar a segurança e facilidade de utilização.

Pesando os prós e contras, é um sistema perfeitamente usável, mas que tem um custo mais elevado que a DE, e os resultados não são melhores.

Agora tenho outras na calha para experimentar: Contour (com recargas Personna), Sensor e BIC Sensitive (esta tecnicamente não é uma ML ;)). Alguma experiência com estas?
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #13 on: February 04, 2010, 10:17:17 pm »
0
Muito bem, parabéns pela conclusão dessa experiência científica  ;)
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Experiência: de volta à Mach 3
« Reply #14 on: March 07, 2010, 09:03:51 pm »
0
Nova experiência, desta vez com a Wilkinson Sword Titanium Precision (que nome tão curto ;D). Resultados semelhantes à M3, mas a combinação de uma cabeça enorme e de um cabo ainda maior fazem com que não se consiga ter sensibilidade alguma para o que se está a fazer. Além disso, na primeira passagem puxa, puxa e volta a puxar. Barbear resume-se a arrastar aquela coisa pela cara e rezar que apanhe alguns pêlos. Usei-a uma vez e deitei a recarga fora.

Quanto ao aparador de cabelo incluído, só tenho a dizer que é excelente. Aliás foi por essa razão que a comprei. O meu conselho é: quem quiser um pequeno e eficiente aparador de cabelo, compre a WSTP ou a WSTP Freestyle. Paradoxalmente, quem quiser uma multilâminas melhor do que esta, compre a Wilkinson Sword Titanium descartável. É mais manobrável e não tem faixa lubrificante depois das lâminas.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal