Author Topic: Tatara Masamune  (Read 16767 times)

Offline TATARA RAZORS

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 7
  • Respect: +2
    • Website
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #15 on: January 17, 2018, 07:47:12 pm »
+1
@corto e @oversaturn aí está uma ideia -->uma Muramasa slant. :)

Para já estamos de mãos ocupadas com a nova produção da Masamune, mas já temos algumas ideias e a seu tempo, serão reveladas!

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Tatara Masamune
« Reply #16 on: January 17, 2018, 10:14:55 pm »
+1
O original é o cabo entrar pela placa base e auxiliar no bloqueio da lâmina. Repara na animação do início do meu post, imagina a extremidade do cabo como o macho que encaixa na fêmea à volta do parafuso e fica super firme e justo todo o cabeçal e a lâmina. ;)

My bad  :-X  Pensei que te estavas a referir ao tipo de encaixes entre o "cap" e o "base plate" que por norma hoje em dia são mais usados os 3 pinos (1 parafuso mais 2 encaixes/centradores digamos assim), essa parte que referes não se consegue ver na animação porque quando chega a essa parte desaparece por trás do cabeçal e de seguida reinicia a animação, mas quando se tem a SR na mão e a mexer nela há pormenores que "saltam" á vista e se conseguem ver, mas que nas fotos passam despercebidos  ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Tatara Masamune
« Reply #17 on: January 18, 2018, 10:16:55 am »
0
@corto e @oversaturn aí está uma ideia -->uma Muramasa slant. :)

Para já estamos de mãos ocupadas com a nova produção da Masamune, mas já temos algumas ideias e a seu tempo, serão reveladas!

Bom, é bom sinal que sejam de mãos ocupadas. :) Sucesso é o que vos desejo, neste projecto e nos que seguramente se seguirão.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #18 on: January 18, 2018, 10:29:54 am »
0
Ainda bem.
Desejo-vos muito sucesso.

Enviado do meu SM-C115 através de Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Tatara Masamune
« Reply #19 on: January 18, 2018, 11:04:17 am »
0
Excelente trabalho na avaliação!

Estou com o Emanuel @oversaturn - uma Tatara Slant é que era. Habitualmente adoro slants.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #20 on: January 18, 2018, 02:15:57 pm »
+1
@corto e @oversaturn aí está uma ideia -->uma Muramasa slant. :)

Se ajudar tenho algumas slant que posso emprestar para avaliação/estudo.
Uma Fasan nº1, uma Aran (russa),  uma Merkur vintage.

Offline Ivan Reis

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 233
  • Respect: +520
Tatara Masamune
« Reply #21 on: January 18, 2018, 02:52:51 pm »
+1
Como observação/comentário final, posso dizer que a Tatara Masamune foi o melhor aparelho de barbear que usa lâminas de duplo gume que alguma vez utilizei. Se fosse a adquirir um neste momento, não hesitaria em comprá-la. O seu preço é bastante competitivo dentro da gama de aparelhos de barbear de qualidade premium e  de aço inoxidável.

Desculpe mas fiquei curioso.

Diante da conclusão acima posso entender que com certeza você irá adquirir a Tatara correto ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #22 on: January 18, 2018, 03:01:16 pm »
0
Desculpe mas fiquei curioso.

Diante da conclusão acima posso entender que com certeza você irá adquirir a Tatara correto ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Estou em conflito ainda indeciso hehe para mim as máquinas monofio, nomeadamente as que usam lâminas GEM, sao as minhas preferidas e aquelas com as quais me dou melhor. Escanhoado sempre confortável e consistente, e quase em piloto automático. Estas lâminas SE mais rígidas parece que foram feitas especificamente para mim! Esta Tatara foi a máquina de duplo fio que mais se aproximou dessa sensação e resultados. Daí o meu comentário se fosse a comprar agora uma máquina DE esta seria sem dúvida nenhuma a que escolheria. Se entretanto vender algum material redundante ou que não me agrade de alguma forma compro de certeza... ainda estou a refletir 🤔

Offline Ivan Reis

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 233
  • Respect: +520
Re: Tatara Masamune
« Reply #23 on: January 18, 2018, 03:14:57 pm »
0
Estou em conflito ainda indeciso hehe para mim as máquinas monofio, nomeadamente as que usam lâminas GEM, sao as minhas preferidas e aquelas com as quais me dou melhor. Escanhoado sempre confortável e consistente, e quase em piloto automático. Estas lâminas SE mais rígidas parece que foram feitas especificamente para mim! Esta Tatara foi a máquina de duplo fio que mais se aproximou dessa sensação e resultados. Daí o meu comentário se fosse a comprar agora uma máquina DE esta seria sem dúvida nenhuma a que escolheria. Se entretanto vender algum material redundante ou que não me agrade de alguma forma compro de certeza... ainda estou a refletir

Grato pelo esclarecimento


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Tatara Masamune
« Reply #24 on: February 14, 2018, 04:43:21 pm »
+1
Construção
Máquina bem construída, muito solida e robusta, sem marcas de maquinação devido aos cuidados nos acabamentos que são irrepreensíveis.

Apresentação
Como é uma máquina para teste, vinha numa caixa de esferográfica. Não vou ter em conta a embalagem exterior, porque depois no interior vinha o cabo bem torneado, com pequenos furos que além de ficarem bonitos, deu-me impressão que ajudam a não deixar a escorregar a máquina das mãos, mesmo com espuma, um cabeçal base de pente aberto (OC), um cabeçal base de pente fechado (CC) e a tampa do cabeçal que é a mesma para os dois. Os acabamentos de todas as peças da máquina são soberbos. Na parte inferior dos cabeçais, está gravado o símbolo da empresa e o número de série da máquina.

Geometria do cabeçal
Não tenho muito a dizer sobre isto a não ser que tem um cabeçal simples e reto, tampa totalmente lisa (que facilita o deslize da máquina quando a estamos a usar), ou seja, simples e funcional.

Peso e dimensões
- Dimensões: 93,7 x 41,4 x 24,6mm
- Diâmetro cabo: 11mm
- Peso: 91 gr

Manuseamento
Não tive qualquer dificuldade no manuseamento desta máquina, manobrei como qualquer outra. Por ter um perfil baixo, tem mais margem de manobrar em zonais mais difíceis tipo no bigode do que por exemplo a Merkur Futur que é uma máquina com o cabeçal bastante maior.

Equilíbrio
O centro de massa da máquina situa-se mais para junto do centro do cabo, mas mais para perto do cabeçal do que do final da máquina como podem ver na foto do @Corto , o que leva a que se tenha de firmar um pouco mais a máquina para evitar possíveis saltos quando se está a usar. Penso que para alguém com alguma experiencia, isso acaba por nem ser grande problema porque já saberão a pressão a usar mais ou menos para que isso não aconteça. Uma pessoa que note mais esse pormenor, com certeza que facilmente se adaptará num curto espaço de tempo.

Cabo (pega e aderência)
Cabo ao meu gosto, grande e pesado, de boa pega com pequenos furos que ficam muito bem esteticamente e dão alguma aderência mesmo com as mãos com espuma. Usei com as mãos secas, molhadas, com espuma e com pedra hume e em nenhum dos casos me escorregou. O único contra de ter aqueles furinhos é poderem ficar com sabão mas acho que se fizerem como eu no final de casa escanhoado, isso não deverá acontecer. No final de casa uso, passo a máquina por água e depois pela toalha de forma a deixar a máquina seca. Acho que assim, possíveis resíduos de sabão passam sair.
 
Agressividade
Não achei a máquina agressiva, muito pelo contrário, achei a máquina muito suave até, as vezes até parece que não está a cortar o pelo, mas está. Só senti a máquina a deslizar pela pele abaixo, de uma suavidade muito boa, isto no pente fechado! No pente aberto o caso muda de figura. O pente aberto é suave ao corte mas mais eficiente que o fechado embora eu pessoalmente sempre tivesse preferência por pentes fechados. E foi aqui que encontrei um dos dois pontos que menos gostei da máquina. Não gostei do pente aberto da Tatara Masamune porque a parte de baixo do pente tem os acabamentos com arestas vivas, e a ponta dos dentes também tem as arestas assim, coisa que incomoda a passar na pele, arranha e pica o suficiente para ser incomodativo. A parte de cima do cabeçal de pente aberto tem as arestas boleadas, o que torna a máquinas muito mais suave de se usar. O outro ponto que também não gostei, falarei de mais tarde.

Eficácia
Quanto a isto apenas posso dizer maravilhas. Um BBS à primeirinha, sem esforço e sem irritação. Usei algumas laminas na maquina, barba grande, barba pequena, corte diário da barba e até fazer a primeira passagem logo a contra pelo, e os resultados foram sempre ótimos. A lâmina Feather (que nunca foi muito do meu agrado) nesta máquina detestei até.

Facilidade na troca de lâmina e limpeza
Super simples de se trocar a lâmina, embora nesta máquina sentisse necessidade de colocar a lâminas ao contrário das minhas restantes máquinas, porque nas outras, (geralmente) a lâmina coloca-se na tampa de pernas para o ar e encosta-se o cabeçal e nesta acho que deve ser ao contrário se não corremos o risco de a lâmina não ficar no sítio. Se for colocada ao contrário, os rasgos da lâmina ficam certos nos apoios inferiores criados exatamente para esse efeito. Ao apertar o cabo para se fechar a máquina, a lâmina vai ao sítio completamente e fica ligeiramente curva no interior do cabeçal, fruto da própria forma da base do cabeçal. Depois de apertada a lâmina fica muito bem presa, sem qualquer vibração nem desalinhamento percetível a olho e ao corte (no meu caso).
 
Preço
Aqui está o outro ponto que menos gosto na máquina, pois é, o preço….
Não está eu causa a qualidade de construção da máquina e muito menos a qualidade que transmite ao ser usada, mas mesmo sendo espetacular não é uma máquina para qualquer bolso, mesmo sendo mais barata que algumas “concorrentes” da mesma gama de materiais.
Se ponderassem em fazer uma em matérias digamos que menos nobres (tipo alumínio) e com preços a condizer, claro, eu possivelmente compraria a máquina. Num caso destes, para a comprar, teria que vender algumas das que tenho, porque acho que era muito valor para ter ali no armário para ser usado. Para quem quiser ter só uma por exemplo, força nisso, é ótima a máquina.  
 
Recomendação
Depois de tudo o que disse, acho que podem ver que com certeza que aconselho a máquina. Embora na minha opinião seja uma máquina BBC, (Bonita, Boa, Cara) é uma máquina que a coloco nas melhores que usei até hoje, não fosse tamanho leque de maquinaria que possuo, esta faria parte do meu DEN. Mas pode ser que pondere venda alguns dos meus artigos e a compre, mas a comprar seria a de pente fechado, isso, era sem qualquer dúvida.
 
Quem quiser gastar umas lecas, força nisso, ficarão bem servidos com certeza.
 

Obrigado @Tatara Razors e obrigado a todos os intervenientes pela possibilidade de testar tão boa obra de engenharia Made In PT.

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #25 on: February 14, 2018, 06:47:29 pm »
0
Obrigado pela avaliação.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline meugourmet

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 71
  • Só sei que nada sei
  • Respect: +4
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #26 on: February 14, 2018, 10:13:55 pm »
0
Obrigado pela avaliaçao
cheguei a ver um video dessa maquina e por acaso da pra ver que é de boa qualidade e tem muito pequenos detalhes interessantes
acho que tiveste muito prazer a poder utilisa la
no entanto a Tatara Masamune como disses é uma maquina BBC ( Boa, Bonita, Cara, mas é como tudo a qualidade, ainda por cima Portuguesa, tem um preço que nem todos podem dar )
Sem duvida que é uma excelente compra pra quem possa a comprar ( talvez eu um dia quem sabe )
Só sei que nada sei

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #27 on: February 18, 2018, 07:33:42 pm »
0
Eu estou ansioso que saia para a poder comprar. Para mim a melhor DE Safety que usei até hoje.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Tatara Masamune
« Reply #28 on: February 18, 2018, 08:47:37 pm »
0
Copia lá  o teu review  para este típico sff.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Tatara Masamune
« Reply #29 on: February 20, 2018, 07:14:45 pm »
0
Em primeiro lugar, esta é a minha opinião e responsabilizo-me por ela integarlmente.

A máquina em termos de estética, maquinação e acabamentos é irrepreensível.
O centro de gravidade está situado dentro do cabo sendo que prefiro que esteja mais junto do cabeçal.
A colocação da lâmina exije alguma atenção.
A versão OC tem de ser trabalhada pois além dos dentes "picarem", "prendem" muitas vezes, mais evidente com a barba maior, talvez devido a eese mesmo "picar".
A diferença em termos de escanhoado obtido, entre a versão OC e CC, é quase impercetível, sendo que a CC é muito mais confortável.
De qualquer forma é uma máquina suave de mais para mim.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal