Author Topic: Hoje doeu  (Read 2175 times)

Offline saznag

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: +1
Hoje doeu
« on: May 10, 2018, 09:41:23 pm »
0
Sabão Musgo Real
Semogue 2010
Muhle R89 Grande
Astra Superior Platinum

Escanhoado #4, este custou.

Boa espuma, lâmina praticamente nova, escanhoado após banho depois de passar cleanser (tenho pele oleosa).

Evidente que tenho MUITO que aprender, mas penso que tenho acertado com ângulo da SR.

Mas hoje mal a cheguei à focinheira, a Astra queria conversa - parecia que “mordia”- à falta de melhor expressão.

1 passagem WTG
1 passagem XTH (sentido orelha nariz) - excluindo pescoço
1 passagem XTG (sentido nariz orelha) - excluindo pescoço
1 passagem ATG pescoço

Resultado: bigode e barba com alguns pontos (parecem picos, não cortes verticais/horizontais) a sangrar.

Resto da penca (exceção do pescoço), está boa para grelhar umas fêveras para o São João (ou Sto. António ou o santo da vossa preferência) de tão quente que está (haja vinho....).

Penso que exagerei nas passagens, mas aquela “ mordida” da lâmina ao fim de 4 escanhoados será normal?

Admito que nos escanhoados anteriores teria pelo menos 4/5 dias de barba.

Hoje tinha 2 dias de intervalo.

Ideias?

Offline XmaiKel

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 285
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #1 on: May 10, 2018, 11:47:33 pm »
0
Boas.
Primeira dica: troca a lâmina. O que sentes a morder é provavelmente a lâmina a puxar o pêlo em vez de o cortar e daí os tais pontos de sangue.
Segunda dica: corta a barba antes do banho, com água fria. Podes usar na mesma o cleanser antes de barbear, o que for melhor para ti.

Procura não colocar o fio da lâmina perpendicular à cara, isso só vai puxar o pêlo e não corta.
Talvez estejas também a fazer demasiada pressão na pele. Estas máquinas são para passar sobre a pele e não fazer pressão como se fosse uma Mach3 ou Fusion.

Bons escanhoados!

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #2 on: May 10, 2018, 11:49:04 pm »
0
Sabão Musgo Real
Semogue 2010
Muhle R89 Grande
Astra Superior Platinum

Escanhoado #4, este custou.

Boa espuma, lâmina praticamente nova, escanhoado após banho depois de passar cleanser (tenho pele oleosa).

Evidente que tenho MUITO que aprender, mas penso que tenho acertado com ângulo da SR.

Mas hoje mal a cheguei à focinheira, a Astra queria conversa - parecia que “mordia”- à falta de melhor expressão.

1 passagem WTG
1 passagem XTH (sentido orelha nariz) - excluindo pescoço
1 passagem XTG (sentido nariz orelha) - excluindo pescoço
1 passagem ATG pescoço

Resultado: bigode e barba com alguns pontos (parecem picos, não cortes verticais/horizontais) a sangrar.

Resto da penca (exceção do pescoço), está boa para grelhar umas fêveras para o São João (ou Sto. António ou o santo da vossa preferência) de tão quente que está (haja vinho....).

Penso que exagerei nas passagens, mas aquela “ mordida” da lâmina ao fim de 4 escanhoados será normal?

Admito que nos escanhoados anteriores teria pelo menos 4/5 dias de barba.

Hoje tinha 2 dias de intervalo.

Ideias?
Acredito que sintas mordida num pós à quarta passagem porque é muita passagem.

Eu passei pelo mesmo no início e hoje duas são mais que suficientes para um BBS mas porque aprendi o conhecimento do pêlo ao pormenor.

A primeira passagem a favor desbastar ao máximo e a segunda no contra, verdadeiro contra e não só baixo-cima que corta o restante.

Para mim o mais importante além da escolha de um combo máquina-lâmina confortável é o tratamento pré, que no meu caso é humedecer o pêlo e uma boa espuma.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Hoje doeu
« Reply #3 on: May 11, 2018, 09:45:06 am »
0
Algumas dicas:
 - faz menos passagens (2, no máx 3);
 - Não exercer pressão - esta até devia ser a regra nº 1. E também a nº2, a nº3, a nº 4...  OK, já perceberam a ideia.
 - troca de lâmina (para uma nova, ou mesmo para outra marca que te seja mais confortável);
 - experimenta barbear antes de tomar banho. É certo que o banho prévio pode amolecer o pelo e facilitar o corte, mas também pode fragilizar certos tipos de pele, tornando-a mais vulnerável;
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #4 on: May 11, 2018, 10:09:10 am »
0
Esse cleanser utilizas todos os dias?

Já praticamente tudo foi dito, ainda assim adicionaria uma coisa. Experimenta não utilizar o cleanser no dia do escanhoado, antes do corte. Acontece que se tens a pele sensivel, o facto de exfoliares a pele antes de lhe passar a lâmina, que é também um processo exfoliante, pode ser demasiado. No final, um bom ASL, como um Floid. Evitar os bálsamos, que vão adicionar oleosidade.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #5 on: May 11, 2018, 10:11:22 am »
0
Eu faço a barba antes de tomar banho e sempre com água fria pois tenho a pele muito fina.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Hoje doeu
« Reply #6 on: May 11, 2018, 10:58:15 am »
0
Esse cleanser utilizas todos os dias?

Já praticamente tudo foi dito, ainda assim adicionaria uma coisa. Experimenta não utilizar o cleanser no dia do escanhoado, antes do corte. Acontece que se tens a pele sensivel, o facto de exfoliares a pele antes de lhe passar a lâmina, que é também um processo exfoliante, pode ser demasiado. No final, um bom ASL, como um Floid. Evitar os bálsamos, que vão adicionar oleosidade.

Concordo. Evitaria esfoliar a pele antes do escanhoado - a lâmina já faz uma esfoliação mais que suficiente, usar um cleanser previamente pode ser demasiado.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline saznag

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 8
  • Respect: +1
Re: Hoje doeu
« Reply #7 on: May 11, 2018, 12:38:52 pm »
0
De facto, até já depois do exfoliate fiz a barba.

E geralmente uso cleanser diariamente pois tenho a pele bem oleosa.

Seguirei os conselhos, diminuir nas passagens, mudar de lâmina, fazer antes do banho...

É sem duvida um processo de aprendizagem.

Grato confrades por todas as dicas.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #8 on: May 11, 2018, 03:03:28 pm »
0
Pois, o barbear não é propriamente uma ciência exacta, há tantas variáveis envolvidas, que só experimentando se chega a um resultado.

Mas de qualquer forma, nesta fase também acho importante um bom aftershave, e no teu caso, de pele oleosa, sugeria evitar os bálsamos. 

Quando comecei a usar uma Wilkinson Classic e eram mais os dias como o que descreves do que aqueles que corriam bem, adquiri um Floid e foi a melhor coisa que fiz. Se quiseres experimentar, recomendo a loja espanhola arenal.es, não chega a 5€.

Offline srkolg

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: +1
Re: Hoje doeu
« Reply #9 on: May 14, 2018, 11:24:28 am »
0
Muito bons conselhos.

4 passagens são muitas até para pessoas com anos de experiencia.
Tenta usar agua fria e fazer apenas 2 passagens. 
Aponta primeiro para um escanhoado sem irritações e cortes - esse continua ser o meu objetivo principal.
Depois com o tempo a técnica melhora.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #10 on: May 14, 2018, 11:33:12 am »
0

4 passagens são muitas até para pessoas com anos de experiencia.
 4 passagens não são para pessoas com muita experiência.
3 já são de mais!

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #11 on: May 14, 2018, 01:31:43 pm »
0
4 passagens não são para pessoas com muita experiência.
3 já são de mais!
Concordo

Offline diogo2800

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 780
  • Respect: +593
    • Email
Re: Hoje doeu
« Reply #12 on: June 20, 2018, 10:52:19 am »
0
Na minha experiência, que vale o que vale:
Faço sempre três passagens (cima-baixo, lateral e baixo-cima) mas todas bem ao de leve.
A leveza na mão que hoje consigo aplicar no escanhoado só ha relativamente pouco tempo atrás é que consegui e desde essa aquisição técnica não voltei a ter irritação. já tinha pouca antes, mas agora é nula.
Sinto que antes carregava mais na força e isso sem duvida tinha impacto negativo.
Julgo que ao longo do tempo com prática vai-se adquirindo mais perícia na técnica.
Outra variável tem a ver com, julgo eu, a pele ir ficando habituada.
Faço sempre depois do banho. se fizer antes não resulta muito bem. se for antes de banho ou numa hora do dia em que não tome banho antes, tenho de hidratar bem o pelo com água e prefiro fazer face-lathering porque trabalho melhor o pelo da cara.

vai experimentando que irás encontrar a tua técnica certa para ti e lê bastante as experiências dos participantes do fórum.

abraço e bons escanhoados

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal