Author Topic: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)  (Read 12199 times)

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #30 on: June 04, 2018, 10:27:54 am »
0
O nó que tirei de um 2010 também saiu com o copo. Pode ser a diferença entre ser colado num cabo de madeira e num de acrilico.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #31 on: June 04, 2018, 07:32:57 pm »
0
Após ler o tópico e como foi comprado em 2ª mãofiz uma pergunta a mim próprio.
Será que o pêlo é mesmo o original ? Ou por uma razão qualquer o original ter-se-á estragado e então terá sido colocado um outro Knot muito parecido, ou mesmo se o Knot é mesmo o original e por uma razão qualquer se soltou e depois o antigo dono colou-o numa posição incorrecta (inclinado) e por isso mesmo ficou como está ?
Mas a isto só o antigo saberá responder e é o risco das compras de material usado ;)
Poderá ter passado no controlo de qualidade da Semogue assim mesmo com o knot "torcido" mas estou mais "inclinado" para que algo se passou após a compra pelo 1º dono e a compra do 2º dono, mas enfim isto é só uma opinião como outra qualquer.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #32 on: June 04, 2018, 07:36:28 pm »
0
Após ler o tópico e como foi comprado em 2ª mãofiz uma pergunta a mim próprio.
Será que o pêlo é mesmo o original ? Ou por uma razão qualquer o original ter-se-á estragado e então terá sido colocado um outro Knot muito parecido, ou mesmo se o Knot é mesmo o original e por uma razão qualquer se soltou e depois o antigo dono colou-o numa posição incorrecta (inclinado) e por isso mesmo ficou como está ?
Mas a isto só o antigo saberá responder e é o risco das compras de material usado ;)
Poderá ter passado no controlo de qualidade da Semogue assim mesmo com o knot "torcido" mas estou mais "inclinado" para que algo se passou após a compra pelo 1º dono e a compra do 2º dono, mas enfim isto é só uma opinião como outra qualquer.

e porque não enviar "email" à Semogue?

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #33 on: June 04, 2018, 08:13:57 pm »
0
e porque não enviar "email" à Semogue?

Pois, isso também poderá ser feito pelo actual dono, mas eu não o faria se fosse para reclamar porque após passar alguns anos e por vários locais e donos (por exemplo: loja de venda e anterior dono) e sendo material usado sem eu conhecer o historial dessas passagens ficava com ele assim ou então devolvia a "procedência" porque para reclamar para a Semogue não me sentia com razão para o fazer,  agora sendo um email para pedir uma opinião do que poderia fazer para reparar o "mau" estado em que está o pincel, provavelmente poderia enviar e se compensasse se calhar mandaria reparar, mas isto tudo dependeria do preço em que ficaria a reparação em conjunto com o preço pago pelo pincel vs gosto pelo pincel.  
« Last Edit: June 04, 2018, 08:18:18 pm by xxlpack »

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #34 on: June 04, 2018, 08:21:49 pm »
0
Nem sempre, já me aconteceu retirar um nó com água a ferver  e ele sair inteirinho, sem afectar o pelo. Aconteceu naquele nó de cerdas da Vulfix.
Pois se o pelo era esterilizado...

Não é totalmente verdade, é bem possível retirar o nó sem afectar o copo de metal. O copo de plástico (que é mais uma anilha alargada que propriamente um copo) não está colado ao nó, apenas o aperta. A cola está na parte inferior, e une o cabo ao nó e ao "copo".

(Image removed from quote.)


No entanto, quanto ao caso em questão, não creio que tirar o nó ajude, pois acho que é o próprio nó que não tem todos os pêlos à altura correcta. Algo deverá ter corrido menos bem aquando do fabrico do nó (os nós são fabricados "de cabeça para baixo", e nem todos os pelos devem ter "assentado" quando se fabricou o nó, levando a que uma parte do nó não tivesse ficado com a altura correcta).

Exemplo de um pincel a ser fabricado (o processo é um pouco diferente do da Semogue, mas dá para ver como se forma um nó).

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=dVOpLmlJ6Es" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=dVOpLmlJ6Es</a>
O pêlo foi fervido? Os que tenho visto, ficam com o pêlo encarquilhado pela acção do calor.

A argola/anilha está tanto ou mais colada ao nó que o cabo. Afinal, o nó é formado pela argola e a cola só seca e endurece depois em contacto com a mesma.

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #35 on: June 05, 2018, 02:09:27 pm »
0
Segundo o antigo dono, ele recebeu-o já assim. E até agora tem sido uma pessoa totalmente honesta, não tenho porque duvidar dele.

O email à Semogue também o enviei, com fotos e tudo, não a reclamar mas a perguntar se tinham alguma solução para me oferecer, talvez a substituição do nó, e qual seria o custo. Não recebi qualquer resposta. 
Usei o email info@semogueportugal.pt. Talvez este contacto esteja desactualizado. Alguém tem um que esteja funcional e que me passe, sff?

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #36 on: June 05, 2018, 02:38:03 pm »
0
Segundo o antigo dono, ele recebeu-o já assim. E até agora tem sido uma pessoa totalmente honesta, não tenho porque duvidar dele.

O email à Semogue também o enviei, com fotos e tudo, não a reclamar mas a perguntar se tinham alguma solução para me oferecer, talvez a substituição do nó, e qual seria o custo. Não recebi qualquer resposta.
Usei o email info@semogueportugal.pt. Talvez este contacto esteja desactualizado. Alguém tem um que esteja funcional e que me passe, sff?

O grosso do fabrico e do custo do pincel está no nó, não compensa retirar o nó para aproveitar o cabo...

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #37 on: June 05, 2018, 02:40:32 pm »
0
Pois, também calculo que não, mas só pela curiosidade, podia ser que identificassem um defeito de fabrico e fizessem a substituição do nó por um valor mais reduzido.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #38 on: June 05, 2018, 02:44:01 pm »
0
O pêlo foi fervido? Os que tenho visto, ficam com o pêlo encarquilhado pela acção do calor.

No caso do Vulfix de cerda, foi fervendo mesmo. Eu nem queria o nó (era um nó de cerda da Vulfix, que não aprecio, demasiado pequeno e "floppy"), mas a verdade é que ele saiu inteiro e ainda ali o tenho no fundo de uma gaveta. :P


Mas também já tive sucesso com o método do vapor ("steaming").
Lembram-se daquele Frank Shaving Manchurian Best Badger que fez furor há uns tempos aqui no fórum?
Vários membros aqui compraram, inclusivé eu. Mas o meu vinha com um loft anormalmente elevado. Cerca de 65mm, parecia uma esfregona.. Não me deixou outra alternativa senão retirar o nó, "escavar" um pouco o cabo com a dremel (e até alargar o buraco) e voltar a colá-lo. E assim o fiz, mas com o método do vapor.

Mais ou menos isto:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY</a>

Aqui o trabalho a meio (nó já retirado e já com o cabo "escavado" com a dremel). Tentei que o tempo no vapor fosse o mínimo possível, de modo a evitar/minimizar eventuais danos no pelo. Mesmo assim, ainda demorou uns 10-15 minutos a "cozer". :D



Enterrei bastante o nó, e com um loft final que rondava os 51mm, ficou bem melhor do que a esfregona que era quando me chegou às mãos. Sim, como podem ver pelas fotos, tive que o "afundar" imenso. Aquilo não era um pincel, era um exagero! :D E como podem ver, a qualidade do pelo não foi afectada (ou pelo menos não ficou pior do que já era :D)




Mas sim, este método de "steaming" tem potencial para estragar alguns nós e até alguns cabos mais frágeis. Não o recomendaria em cabos de madeira, por exemplo (assim como o método de ferver), nem em cabos de resina antigos ou outros materiais mais antigos. Nesses, só com Dremel ou torno, mas o nó fica destruído.

A argola/anilha está tanto ou mais colada ao nó que o cabo. Afinal, o nó é formado pela argola e a cola só seca e endurece depois em contacto com a mesma.

Sim, mas depois de amolecer a cola pelo calor, é possível retirar o nó e manter a anilha, basta tentar "rodar" o nó, segurando a anilha na medida do possível. Mas pode ser que não seja sempre possível fazer isto :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #39 on: June 05, 2018, 03:16:11 pm »
0
Já descolei alguns nós com vapor, e até agora só um cabo é que se estragou, porque era de plástico fraquinho. Ah, e um sintético da Maggards que não saiu, as fibras ficaram ligeiramente mais moles (o que foi bom porque perdeu um bocadinho o efeito mola e ficou muito melhor). Este último parei porque o cabo já estava maleável, mas depois ficou novamente em forma.

Mas lá está, de 10 em 10 minutos ia testando, a ver se o conseguia tirar. O Semogue 2010, com aquele seu pêlo de texugo negro, estev uma boa meia hora ao lume e mesmo assim custou a sair. O cabo não sofreu danos, mesmo sendo de madeira.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue SOC Texugo com nó estranho (no minimo)
« Reply #40 on: June 06, 2018, 12:42:29 am »
0
No caso do Vulfix de cerda, foi fervendo mesmo. Eu nem queria o nó (era um nó de cerda da Vulfix, que não aprecio, demasiado pequeno e "floppy"), mas a verdade é que ele saiu inteiro e ainda ali o tenho no fundo de uma gaveta. :P


Mas também já tive sucesso com o método do vapor ("steaming").
Lembram-se daquele Frank Shaving Manchurian Best Badger que fez furor há uns tempos aqui no fórum?
Vários membros aqui compraram, inclusivé eu. Mas o meu vinha com um loft anormalmente elevado. Cerca de 65mm, parecia uma esfregona.. Não me deixou outra alternativa senão retirar o nó, "escavar" um pouco o cabo com a dremel (e até alargar o buraco) e voltar a colá-lo. E assim o fiz, mas com o método do vapor.

Mais ou menos isto:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY</a>

Aqui o trabalho a meio (nó já retirado e já com o cabo "escavado" com a dremel). Tentei que o tempo no vapor fosse o mínimo possível, de modo a evitar/minimizar eventuais danos no pelo. Mesmo assim, ainda demorou uns 10-15 minutos a "cozer". :D

(Image removed from quote.)

Enterrei bastante o nó, e com um loft final que rondava os 51mm, ficou bem melhor do que a esfregona que era quando me chegou às mãos. Sim, como podem ver pelas fotos, tive que o "afundar" imenso. Aquilo não era um pincel, era um exagero! :D E como podem ver, a qualidade do pelo não foi afectada (ou pelo menos não ficou pior do que já era :D)

(Image removed from quote.)


Mas sim, este método de "steaming" tem potencial para estragar alguns nós e até alguns cabos mais frágeis. Não o recomendaria em cabos de madeira, por exemplo (assim como o método de ferver), nem em cabos de resina antigos ou outros materiais mais antigos. Nesses, só com Dremel ou torno, mas o nó fica destruído.

Sim, mas depois de amolecer a cola pelo calor, é possível retirar o nó e manter a anilha, basta tentar "rodar" o nó, segurando a anilha na medida do possível. Mas pode ser que não seja sempre possível fazer isto :P

Sim, a anilha terá menos porosidade e a cola cederá primeiro por aí.

Obrigado pela explicação detalhada. Talvez envolvendo a rama com algum material se consiga proteger melhor o pêlo dos efeitos nocívos do calor.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal