Author Topic: Afiar numa pedra antes de assentar ?  (Read 4106 times)

Offline vascoantunes

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Afiar numa pedra antes de assentar ?
« on: June 11, 2018, 05:48:15 pm »
0
Boa tarde: tenho uma navalha Dovo há uns anos e que sempre foi áspera quando comparada com outras mais recentes. Ela foi afiada por um profissional e já tentei varias formas de melhorar o corte utilizando assentadores mas apesar fazer a barba continua a ser áspera (não é suave) e por vezes não corta os pelos de cima para baixo deslizando sobre eles. Um dia vi o video seguinte no youtube do Manolo Peluquero de Albacete em que ele, ao minuto 2,12, passa a navalha numa pedra com óleo antes de utilizar o assentador.  Já vi outros vídeos com utilização destas pedras e um dos meus barbeiros antigos utilizava uma.
Será que este método é aceitável ? De que pedra se trata ? Acham que devo adquirir uma pedra destas ? Ficava agradecido com as vossas experiências !

https://www.youtube.com/watch?v=WZYR_F8wS5c

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #1 on: June 11, 2018, 09:37:35 pm »
+1
Boas, O que o teu barbeiro antigo usava deveria ser quase de certeza uma "Barber Hone" uqe são pedras muito duras e basta passar umas 5 vezes para voltarem a dar vida ao fio. Não são muito caras mas hoje em dia tens opções melhores.

Parece-me que no video ele usa uma coticule.
Se a navalha tem um bom "bevel" só necessitarias de uma pedra para fazer os touch-ups até não dar mais e teres de voltar a afiar desde o "bevel".
Depende muito do que realmente pretendes. 
Quantas navalhas tens?
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline vascoantunes

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #2 on: June 12, 2018, 08:45:48 am »
0
Tenho 4: A Dovo Solingen que comprei no Polycarpo, uma Filarmónica, uma Dovo Bismark nova e uma antiga. Foram todas afiadas por um profissional e julgo que o "bevel" está bem.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #3 on: June 12, 2018, 09:54:58 am »
0
Tenho 4: A Dovo Solingen que comprei no Polycarpo, uma Filarmónica, uma Dovo Bismark nova e uma antiga. Foram todas afiadas por um profissional e julgo que o "bevel" está bem.
Existe em Português uma palavra perfeitamente equivalente a "bevel" e que é bisel. Usem-na p.f. e defendam a Língua Portuguesa! ;)

Nunca pensei que fosse possível distinguir pedras apenas pelo seu aspecto nos vídeos... :P
« Last Edit: June 12, 2018, 09:56:37 am by Latherão »

Offline vascoantunes

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #4 on: June 12, 2018, 11:14:57 am »
0
Já agora a palavra portuguesa para "edje" será o fio ?

Offline Corto

  • Trade Count: (+1)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1640
  • Respect: +849
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #5 on: June 12, 2018, 11:36:13 am »
0
Já agora a palavra portuguesa para "edje" será o fio ?

Ou gume. ;)

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #6 on: June 12, 2018, 06:44:13 pm »
0
Existe em Português uma palavra perfeitamente equivalente a "bevel" e que é bisel. Usem-na p.f. e defendam a Língua Portuguesa! ;)

Nunca pensei que fosse possível distinguir pedras apenas pelo seu aspecto nos vídeos... :P
Tens toda a razão confrade Latherão.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #7 on: June 12, 2018, 06:48:26 pm »
0
Tenho 4: A Dovo Solingen que comprei no Polycarpo, uma Filarmónica, uma Dovo Bismark nova e uma antiga. Foram todas afiadas por um profissional e julgo que o "bevel" está bem.
Ok, és de onde?
Se as navalhas estiverem todas bem afiadas, então uma naniwa 12k ou uma coticule são o suficiente para fazeres "touch ups" até teres que refazer o bisel.
Se quiseres refazer o bisel e começar a afiar tu as navalhas a solução mais acertada e mais em conta seria uma pedra 1k, 5k 8k e uma finisher ou uma naninwa 12k ou uma shapton 12k ou uma coticule(estas são um pouco mais difíceis de utilizar, ou seja, demoram um pouco mais a perceber).
« Last Edit: June 12, 2018, 06:50:17 pm by Rui G »
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline vascoantunes

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 9
  • Respect: 0
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #8 on: June 12, 2018, 09:45:23 pm »
0
Moro em Lisboa mas trabalho em Setúbal.

Eu não quero afiar as  navalhas, isso dou a um profissional
Mas como posso ver se o bevel/bisel foi bem afiado ? Só pelo facto de não cortar bem ?
E como posso adquirir uma naniwa 12 000 ou uma coticule ? 
A propósito o que quer dizer "push-ups" ? Será refrescar ou afinar ?
Obrigado pelas informações !

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #9 on: June 14, 2018, 01:06:03 pm »
0
Moro em Lisboa mas trabalho em Setúbal.

Eu não quero afiar as  navalhas, isso dou a um profissional
Mas como posso ver se o bevel/bisel foi bem afiado ? Só pelo facto de não cortar bem ?
E como posso adquirir uma naniwa 12 000 ou uma coticule ?
A propósito o que quer dizer "push-ups" ? Será refrescar ou afinar ?
Obrigado pelas informações !
Sendo assim, se não queres afiar as navalhas aconselho uma naniwa 12k como são sintéticas não há que falhar, se quiseres uma pedra que consigas fazer o bisel e afiar até estar pronta compras uma coticule (mas estas apesar de serem bastante boas e gratificantes requerem algum trabalho).
Touch-ups (refrescar) é quando a navalha está a perder o poder de corte então passas umas 5-10 vezes na pedra e depois passas no assentador.

A coticule  https://www.ardennes-coticule.be/en
Naniwa https://www.shaving.ie/products/naniwa-specialty-stone-12000.html
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #10 on: June 14, 2018, 11:34:46 pm »
0
Desculpem intrometer-me mas gostaria de fazer algumas perguntas.

Porque é que as Cuticule dão trabalho?

Uma Cuticule seria suficiente para afiar e manter qualquer navalha?

Qual o tamanho mínimo essencial de uma pedra para afiar uma navalha? (estas pedras sao bastante caras...)

Offline Rui G

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 118
  • Respect: +38
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #11 on: October 04, 2018, 12:51:05 am »
0
Desculpem intrometer-me mas gostaria de fazer algumas perguntas.

Porque é que as Cuticule dão trabalho?
Não percebo muito bem a pergunta mas vou responder ao que eu acho que estás a perguntar.
Em relação à manutenção da coticule só tens de a endireitar muito, muito, muito de vez em quando. Desde que faças a lama mais nas pontas e não esfregues incansavelmente a pedra para fazer lama no meio da coticule é raro teres de a endireitar.

Agora ao que eu acho que te estás a referir, como é uma pedra natural é muito delicada à pressão. E além disso é muito utilizada com lama, e aqui é que está a ciência.Resumidamente, Tens de ir fazendo diluições mas se diluires muito rápido a lama já não estás a tirar os riscos deixados anteriormente, se deixares a lama secar começas a cegar o fio.
A maneira mais fácil de utilizar uma coticule é só com água corrente. Ou seja, 1000 3000 (daqui podes saltar para a coticule mas convém fazer um bocado só de lama algo muito ténue) 5000 e depois coticule só com água corrente até começar a literalmente parecer que está a ficar agarrada à coticule (faz vácuo no espaço entre a navalha e a coticule) depois assentador e voilá.

Uma Cuticule seria suficiente para afiar e manter qualquer navalha?
Sim, pode ser utilizada como uma "one stone hone" mas tens de ter em conta que é uma pedra lenta por si só e tirares pequenas "nicks" ou " frowns" por muito grossa que seja a lama vai demorar muito tempo. Mas agora desde o bisel até ao acabamento dá perfeitamente.
Qual o tamanho mínimo essencial de uma pedra para afiar uma navalha? (estas pedras sao bastante caras...)
Se for só para acabamento qualquer uma dá mas quanto mais pequena mais tempo demoras.  Agora se quiseres fazer o bisel e acabar numa coticule o ideal seria 150mm*40mm.
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #12 on: October 05, 2018, 11:36:46 am »
0
Esclarecido, obrigado.

Offline Rugo

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 182
  • Barbeiro.💈💈💈💈💈💈💈💈
  • Respect: +16
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #13 on: October 05, 2018, 11:45:13 am »
0
Vascoantunes Se quiseres passar pelo Montijo com a navalha podemos ver isso num instante. Está a vvontade.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal