Author Topic: Afiar numa pedra antes de assentar ?  (Read 715 times)

Offline vascoantunes

• Trade Count: (0)
  • Ma√ßarico
  • *
  • Respect: 0
    • Email
Afiar numa pedra antes de assentar ?
« on: June 11, 2018, 05:48:15 pm »
0
Boa tarde: tenho uma navalha Dovo h√° uns anos e que sempre foi √°spera quando comparada com outras mais recentes. Ela foi afiada por um profissional e j√° tentei varias formas de melhorar o corte utilizando assentadores mas apesar fazer a barba continua a ser √°spera (n√£o √© suave) e por vezes n√£o corta os pelos de cima para baixo deslizando sobre eles. Um dia vi o video seguinte no youtube do Manolo Peluquero de Albacete em que ele, ao minuto 2,12, passa a navalha numa pedra com √≥leo antes de utilizar o assentador.  J√° vi outros v√≠deos com utiliza√ß√£o destas pedras e um dos meus barbeiros antigos utilizava uma.
Será que este método é aceitável ? De que pedra se trata ? Acham que devo adquirir uma pedra destas ? Ficava agradecido com as vossas experiências !

https://www.youtube.com/watch?v=WZYR_F8wS5c

Offline Rui G

• Dia de Derby
  • Respect: +37
    • Email
Re: Afiar numa pedra antes de assentar ?
« Reply #1 on: June 11, 2018, 09:37:35 pm »
+1
Boas, O que o teu barbeiro antigo usava deveria ser quase de certeza uma "Barber Hone" uqe s√£o pedras muito duras e basta passar umas 5 vezes para voltarem a dar vida ao fio. N√£o s√£o muito caras mas hoje em dia tens op√ß√Ķes melhores.

Parece-me que no video ele usa uma coticule.
Se a navalha tem um bom "bevel" só necessitarias de uma pedra para fazer os touch-ups até não dar mais e teres de voltar a afiar desde o "bevel".
Depende muito do que realmente pretendes. 
Quantas navalhas tens?
Navalhas, Navalhas e Navalhas...

Offline vascoantunes

• Ma√ßarico
  • *
    • Email
« Reply #2 on: June 12, 2018, 08:45:48 am »
0
Tenho 4: A Dovo Solingen que comprei no Polycarpo, uma Filarmónica, uma Dovo Bismark nova e uma antiga. Foram todas afiadas por um profissional e julgo que o "bevel" está bem.

Offline Lather√£o

• Homem de Confian√ßa
  • Respect: +1107
    • Email
« Reply #3 on: June 12, 2018, 09:54:58 am »
0
Tenho 4: A Dovo Solingen que comprei no Polycarpo, uma Filarmónica, uma Dovo Bismark nova e uma antiga. Foram todas afiadas por um profissional e julgo que o "bevel" está bem.
Existe em Português uma palavra perfeitamente equivalente a "bevel" e que é bisel. Usem-na p.f. e defendam a Língua Portuguesa! ;)

Nunca pensei que fosse possível distinguir pedras apenas pelo seu aspecto nos vídeos... :P
« Last Edit: June 12, 2018, 09:56:37 am by Lather√£o »

Offline vascoantunes

• Ma√ßarico
  • *
    • Email
« Reply #4 on: June 12, 2018, 11:14:57 am »
0
J√° agora a palavra portuguesa para "edje" ser√° o fio ?

Offline Corto

• Trade Count: (+1)
  • Homem de Confian√ßa
  • Respect: +848
    • Email
« Reply #5 on: June 12, 2018, 11:36:13 am »
0
J√° agora a palavra portuguesa para "edje" ser√° o fio ?

Ou gume. ;)

Offline Rui G

• Dia de Derby
    • Email
« Reply #6 on: June 12, 2018, 06:44:13 pm »
0
Existe em Português uma palavra perfeitamente equivalente a "bevel" e que é bisel. Usem-na p.f. e defendam a Língua Portuguesa! ;)

Nunca pensei que fosse possível distinguir pedras apenas pelo seu aspecto nos vídeos... :P
Tens toda a raz√£o confrade Lather√£o.

Offline Rui G

• Dia de Derby
    • Email
« Reply #7 on: June 12, 2018, 06:48:26 pm »
0
Ok, és de onde?
Se as navalhas estiverem todas bem afiadas, então uma naniwa 12k ou uma coticule são o suficiente para fazeres "touch ups" até teres que refazer o bisel.
Se quiseres refazer o bisel e começar a afiar tu as navalhas a solução mais acertada e mais em conta seria uma pedra 1k, 5k 8k e uma finisher ou uma naninwa 12k ou uma shapton 12k ou uma coticule(estas são um pouco mais difíceis de utilizar, ou seja, demoram um pouco mais a perceber).
« Last Edit: June 12, 2018, 06:50:17 pm by Rui G »

Offline vascoantunes

• Ma√ßarico
  • *
    • Email
« Reply #8 on: June 12, 2018, 09:45:23 pm »
0
Moro em Lisboa mas trabalho em Set√ļbal.

Eu n√£o quero afiar as  navalhas, isso dou a um profissional
Mas como posso ver se o bevel/bisel foi bem afiado ? Só pelo facto de não cortar bem ?
E como posso adquirir uma naniwa 12 000 ou uma coticule ? 
A propósito o que quer dizer "push-ups" ? Será refrescar ou afinar ?
Obrigado pelas informa√ß√Ķes !

Offline Rui G

• Dia de Derby
    • Email
« Reply #9 on: June 14, 2018, 01:06:03 pm »
0
Moro em Lisboa mas trabalho em Set√ļbal.

Eu n√£o quero afiar as  navalhas, isso dou a um profissional
Mas como posso ver se o bevel/bisel foi bem afiado ? Só pelo facto de não cortar bem ?
E como posso adquirir uma naniwa 12 000 ou uma coticule ?
A propósito o que quer dizer "push-ups" ? Será refrescar ou afinar ?
Obrigado pelas informa√ß√Ķes !
Sendo assim, se não queres afiar as navalhas aconselho uma naniwa 12k como são sintéticas não há que falhar, se quiseres uma pedra que consigas fazer o bisel e afiar até estar pronta compras uma coticule (mas estas apesar de serem bastante boas e gratificantes requerem algum trabalho).
Touch-ups (refrescar) é quando a navalha está a perder o poder de corte então passas umas 5-10 vezes na pedra e depois passas no assentador.

A coticule  https://www.ardennes-coticule.be/en
Naniwa https://www.shaving.ie/products/naniwa-specialty-stone-12000.html

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Astra-√≥logo
  • Respect: +124
« Reply #10 on: June 14, 2018, 11:34:46 pm »
0
Desculpem intrometer-me mas gostaria de fazer algumas perguntas.

Porque é que as Cuticule dão trabalho?

Uma Cuticule seria suficiente para afiar e manter qualquer navalha?

Qual o tamanho mínimo essencial de uma pedra para afiar uma navalha? (estas pedras sao bastante caras...)

Offline Rui G

• Dia de Derby
    • Email
« Reply #11 on: October 04, 2018, 12:51:05 am »
0
Desculpem intrometer-me mas gostaria de fazer algumas perguntas.

Porque é que as Cuticule dão trabalho?
N√£o percebo muito bem a pergunta mas vou responder ao que eu acho que est√°s a perguntar.
Em rela√ß√£o √† manuten√ß√£o da coticule s√≥ tens de a endireitar muito, muito, muito de vez em quando. Desde que fa√ßas a lama mais nas pontas e n√£o esfregues incansavelmente a pedra para fazer lama no meio da coticule √© raro teres de a endireitar.

Agora ao que eu acho que te est√°s a referir, como √© uma pedra natural √© muito delicada √† press√£o. E al√©m disso √© muito utilizada com lama, e aqui √© que est√° a ci√™ncia.Resumidamente, Tens de ir fazendo dilui√ß√Ķes mas se diluires muito r√°pido a lama j√° n√£o est√°s a tirar os riscos deixados anteriormente, se deixares a lama secar come√ßas a cegar o fio.
A maneira mais fácil de utilizar uma coticule é só com água corrente. Ou seja, 1000 3000 (daqui podes saltar para a coticule mas convém fazer um bocado só de lama algo muito ténue) 5000 e depois coticule só com água corrente até começar a literalmente parecer que está a ficar agarrada à coticule (faz vácuo no espaço entre a navalha e a coticule) depois assentador e voilá.

Uma Cuticule seria suficiente para afiar e manter qualquer navalha?
Sim, pode ser utilizada como uma "one stone hone" mas tens de ter em conta que é uma pedra lenta por si só e tirares pequenas "nicks" ou " frowns" por muito grossa que seja a lama vai demorar muito tempo. Mas agora desde o bisel até ao acabamento dá perfeitamente.
Qual o tamanho mínimo essencial de uma pedra para afiar uma navalha? (estas pedras sao bastante caras...)
Se for s√≥ para acabamento qualquer uma d√° mas quanto mais pequena mais tempo demoras.  Agora se quiseres fazer o bisel e acabar numa coticule o ideal seria 150mm*40mm.

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Astra-√≥logo
  • Respect: +124
« Reply #12 on: October 05, 2018, 11:36:46 am »
0
Esclarecido, obrigado.

Offline Rugo

• Fatboy Slim
  • Barbeiro.💈💈💈💈💈💈💈💈
  • Respect: +16
    • Email
« Reply #13 on: October 05, 2018, 11:45:13 am »
0
Vascoantunes Se quiseres passar pelo Montijo com a navalha podemos ver isso num instante. Est√° a vvontade.

Tags: