Author Topic: Aprendiz de cavalheiro  (Read 3179 times)

Offline Stamps

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Aprendiz de cavalheiro
« on: July 26, 2018, 04:18:42 pm »
0
Boa tarde senhores,

Sou um recém iniciado na prática de corte com safety razor.
Quis experimentar porque sempre fui muito ligado ao “antigamente”. Acredito que muitas e boas tradições, se foram perdendo, com o avançar da era moderna, para um aumento do facilitismo, e desapego às memórias.

Sou um jovem de 31 anos, da zona do Cartaxo, que aprecia o revivalismo “vintage”. Sendo pai muito recentemente, quero criar memórias no meu filho, que ele um dia possa partilhar, e recordar com saudosismo, “ era assim”, ou “era isto” que o meu pai usava.

Sou possuidor de uma Gillete slim twist inglesa, oferta do meu sogro, ainda com lâminas novas, da Bic.
Ele já não a usa há cerca de 20 anos.
Adquiri no dia de hoje, um semogue 208 por pouco mais de 6€, na mítica Drogaria Howell Guedes, na rua Batalhoz, no coração do Cartaxo. Ainda no mesmo local, trouxe para casa, sabão em stick La Toja, pedra-Hume 444 e o lápis hemostático Cutoline da 444.
Nestes artigos gastei precisamente 14.90€.

Não achei nada caro, e ainda sai com um sorriso de orelha a orelha.
Se bem que à pressa, pois tinha a mulher no carro à espera com o filho, e ela já me estava a rogar pragas, por demorar tanto. ( mas, não resisto a ver todos os produtos que existem).

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre os artigos que falei, assim como sobre a minha máquina e quais as melhores lâminas para ela.


Cumprimentos a todos,
Stamps


Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #1 on: July 26, 2018, 04:30:09 pm »
0
Se bem que à pressa, pois tinha a mulher no carro à espera com o filho, e ela já me estava a rogar pragas, por demorar tanto. ( mas, não resisto a ver todos os produtos que existem).
Haha, também sei o que isso é.

Bem-vindo.

Excelente máquina que tens aí. As lâminas é que são um assunto muito subjectivo, por isso recomendaria que adquirisses um sortido, para poderes experimentar e perceber qual ou quais funcionam contigo e com essa máquina em particular.

Também aconselho que faças experiências a espumar o sabão, na cara, na mão ou numa taça, para praticar, De resto, desfruta, e não desistas se a primeira não correr tão bem quanto esperavas.

Offline Stamps

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #2 on: July 26, 2018, 05:40:34 pm »
0
Obrigado ;)

Hoje vou fazer o 2 corte com estas lâminas. Não desgostei da primeira. Mas estou ansioso por ver o sabão. É que o primeiro que usei, era o único que estava cá em casa. Daqueles de gel em lata do Pingo Doce. Não gostei porque achei que me secou muito a pele durante o corte.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #3 on: July 26, 2018, 11:05:56 pm »
0
Bem vindo ao BC.

Tens aí artigos que conto entre os meus preferidos, à exepção das BIC´s que são sofríveis;)

Sou um grande, grande e deixa-me acrescentar grande, apreciador do semogue 208 mas tenho de admitir que para um primeiro pincel possa ser um bocadinho áspero, ainda para mais que usas um stick o que suponho te faça espumar directamente na face. Talvez no inicio seja preferível ralar o La Toja para uma taça e começares a espumar numa tigela. Gradualmente o 208 amaciará.

O stick La Toja é excelente, carrega bem o pincel e terás uma bela espuma. Há quem relate um ligeiro picar ao inicio.

A Gillette Slim Twist está entre as melhores ajustáveis que esta marca produziu. Só tenho bem a dizer e olha que não sou grande apreciador de ajustáveis.

Nunca usei a pedra 444 (tenho outra marca) mas faz todo o sentido possuir uma. Eventualmente irá-se desfazer. Aproveita depois para comprar uma natural. Durará muito mais e não é tão agressiva.

Em relação ás laminas, estas poderão fazer toda a diferença. Só mesmo comprando um sample pack e testando várias é que poderás tecer a tua opinião. Para mim as Astras SS são as melhores.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #4 on: July 27, 2018, 01:12:43 am »
0
Bem vindo ao fórum  

Offline Stamps

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #5 on: July 27, 2018, 05:39:32 am »
0
Obrigado PauloF,

Pelas dicas e incentivo! Não espumei o stick na cara, fi-lo diretamente no pincel, não sei se bem ou mal, mas fez bastante espuma neste.
Adorei o pincel, não o achei muito áspero, acho que foi a sensação certa.

A máquina também me está a agradar, mas decididamente vou ter de arranjar outras lâminas e experimentar!

Obrigado

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #6 on: July 27, 2018, 06:37:37 am »
0
@PauloF
A Slim Twist nao é ajustável, é aquela de cabo braco ( a maior parte das vezes ) com ums estrias.

Bem, pessoalmente não sou grande apreciador do stick Lá Toja, acho que lhe falta alguma proteção mas tem aqui muita gente que gosta muito dele. Acho que pelo preço dele se consegue ( nao tao facilmente ) arranjar o Wilkinson ou o Palmolive, e esses eu já os acho bem superiores.

Quanto ao Lapis, da sempre jeito por mais experiente que possas ser. As vezes lá calha ter de o usar. Eheheh

A Pedra é boa, mas um pouco agressiva. Só se vai notar isso depois de se usar uma natural.

Quanto ao pincel, também gosto desses pinceis, embora não os use muito, gosto deles.

Um dia que possas, compra um bom pincel de cerda que vais ver a diferença... Depois nao te esqueças.dos variadíssimos pincéis que podes usar, Cerda, Texugo, Mistura e Sintéticos... :)

As lâminas... O assunto mais subjectivo do BC. Eu já gosto delas, mas isso sou eu. O que eu adoro tu podes detestar. Mais um a dizer o mesmo, compra um sample Pack e testa.

Ah, outra coisa, nem tudo o que é barato é fraco, ou vice-versa. Um caso bom é o Stick Lá Toja, quase todos gostam, eu por acaso nao gosto.

Um conselho, quando vires todos a dizerem que X o nao presta, acho muito bem que mesmo assim o queiras testar, mas pensa duas vezes e pesquisa um pouco mais o produto antes de caires em tentação.

E nao te esqueças da imensidão de artigos Portugueses que temos. ;)

E bem vindo!
« Last Edit: July 27, 2018, 06:39:49 am by Bninho »

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #7 on: July 27, 2018, 10:51:11 am »
0
E nao te esqueças da imensidão de artigos Portugueses que temos. ;)
Imensidão e qualidade, temos muita coisa com muito alto nivel.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #8 on: July 27, 2018, 11:05:41 am »
0
Olá! Bem vindo! Mais um ribatejano no fórum, e ainda por cima do Cartaxo, terra de bom vinho! :D
Tens aí uma boa máquina, óptima para se começar, bastante suave e fácil de utilizar. A Slim Twist era também conhecida como G1000 ou G2000 consoante a embalagem onde vinham - a G1000 continha só a máquina, a G2000 tinha a máquina + umas lâminas. A grande maioria das que se encontram por cá são de fabrico inglês, mas há algumas de fabrico alemão. Existiram diversos cabos ao longo do tempo, brancos, pretos, azuis, etc. Ora coloca aí uma foto do material!
 
O sabão La Toja, se bem trabalhado, faz uma espuma de qualidade, gosto muito! Com sticks, sempre achei mais fácil fazer a espuma directamente na cara, no entanto não passa de uma opção pessoal, cada um terá a sua maneira de fazer a espuma e nenhuma está errada, desde que resulte que é o que interessa. Aqui um video para teres uma ideia:
 
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=JTI6UFDttmE" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=JTI6UFDttmE</a>    <a href="http://www.youtube.com/watch?v=QGIc2-GekHU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=QGIc2-GekHU</a>

Eu gosto do meu Semogue 208. Mas o meu ainda é dos antigos, verde e com anilha de metal (e um pelo que achei mais suave que os actuais). É este aqui. Mas mesmo os actuais são porreiros, e esse pelo amacia facilmente com o uso.

Acho as BIC lâminas suaves e confortáveis, gosto delas. Mas há quem não goste. Questão de experimentares algumas lâminas que consigas comprar localmente, ou mesmo comprares um “sample pack” numa loja e ires testando.

A pedra 444… bom, o uso de uma pedra hemostática pode ser benéfico, mas pessoalmente acabo por usá-las pouco. E quando uso, prefiro as pedras de alúmen natural às da 444.

E sim, existem muitos e bons produtos portugueses, para todos os preços e carteiras, quase sempre de boa qualidade. Por exemplo, a qualidade dos cremes de barbear portugueses é bastante consensual. Vale a pena experimentar!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #9 on: July 27, 2018, 11:41:56 am »
0
@PauloF
A Slim Twist nao é ajustável, é aquela de cabo braco ( a maior parte das vezes ) com ums estrias.
Pois é, não sei porquê mas li twist e pensei adjustable. Deve o raio do alemão que já anda a azucrinar-me os neurónios. :(

Não obstante, também gosto muito desta. Até acabo por a usar mais vezes que as ajustáveis.

Offline Stamps

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #10 on: July 27, 2018, 05:44:09 pm »
0
Epa gostava D conseguir colocar aqui uma foto do material cá de casa, mas não sei porque, nem no iPhone nem iPad, não estou a conseguir meter uma foto aqui..não percebo.


Offline celestino

  • Trade Count: (+1)
  • Lord Sheffield
  • ***********************************
  • Posts: 5359
  • Respect: +5941
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #11 on: July 28, 2018, 12:55:49 am »
0
Bem-vindo. :)
O riso, o amor, e barbear! :)

Celestino

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #12 on: July 30, 2018, 09:14:41 pm »
0
Epa gostava D conseguir colocar aqui uma foto do material cá de casa, mas não sei porque, nem no iPhone nem iPad, não estou a conseguir meter uma foto aqui..não percebo.
Uso o Tapatalk, em Android, é directo.
Estás com alguma aplicação ou usas browser?

Há um tópico do @oversaturn a explicar.

E... Bem vindo

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
« Last Edit: July 31, 2018, 08:11:58 am by hjnr »

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2708
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #13 on: July 31, 2018, 12:46:37 pm »
0
Bem vindo ao fórum, Stamps!

Essa drogaria do Cartaxo parece bem apetrechada. Dei uma vista de olhos e não consta da lista de lojas em Portugal, região Centro, aqui do fórum. Não quer deixar lá umas indicações para a malta aí da zona se orientar mais facilmente?

http://www.barbearclassico.com/index.php?board=17.0

Umas fotos seriam muito apreciadas por todos...

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Aprendiz de cavalheiro
« Reply #14 on: August 07, 2018, 05:21:20 pm »
0
Bem-vindo ao BC!
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal