Author Topic: De volta ao BC mas preciso de umas dicas  (Read 751 times)

Offline senkipt

• Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Respect: 0
    • Email
De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« on: August 05, 2018, 08:32:19 pm »
0
Boa noite, 

H√° cerca de 6-7 anos atr√°s iniciei-me no BC com um pincel Smogue 1305 que ainda √© o que uso hoje em dia, uma Edwin Jagger 89 (tamb√©m a tenho guardada) e creme top secret. Ora, como estava habituado √†s giletes que t√™m mais l√°minas que uma bimby, devo confessar que foi muito dif√≠cil de me habituar e ent√£o acabei (infelizmente) por arrumar a SR e voltar √† carga das l√°minas descart√°veis. 

À uns dias, quando viajei de férias para Portugal (estou a viver em Londres), lembrei-me de a trazer comigo a SR, junto com uma caixa de giletes 365 e queria voltar tentar (espero que desta vez seja para mudar de vez).

Gostaria de comprar algum material novo e agradecia imenso se alg√ļem me pudesse dar umas luzes:

- Pincel: O 1305 de forma geral funciona bastante bem mas gostava de apostar num pincel melhor. Estou de olho no 2015HD ou no SOC. Qual destes ser√° a op√ß√£o mais razo√°vel uma vez que tanto vou usar creme ou sab√£o?
- No imediato, vou experiementar outra vez a DE89 mas tenho ideias de comprar uma ajust√°vel. Vi que as merkur progress e a futur t√™m muito bom feedback. Alguma coisa em particular para escolher uma das duas? 
- Vou mandar vir também um pack de amostras de láminas para voltar a testar e ver o que se adapta melhor à minha pela
- Preciso também de comprar uma caneca para fazer a espuma. Há por aí alguma coisa que recomendam em particular?
- A n√≠vel de Pre-Shave, o Proraso verde continua a ser uma boa op√ß√£o? 

Muito obrigado desde j√° e cumprimentos a todos.
Luis

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Astra-√≥logo
  • Respect: +125
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #1 on: August 06, 2018, 12:01:20 am »
0
Bem-vindo, Luís!

Quanto ao pincel, o 1305 √© muito bom e os restantes s√≥ v√£o trazer sensa√ß√Ķes diferentes. O SOC √© capaz de ser mais luxuoso por ser maior e mais denso, o SOC texugo √© um pincel mais firme e bastante diferente mas n√£o √© mais eficiente. O 2015HD √© um pincel mais parecido com o 1305 mas d√° a reten√ß√£o de √°gua e a sensa√ß√£o do texugo.

Para pincel de texugo também tens várias marcas inglesas muito boas e já que estás em Londres, devias aproveitar. Vulfix, Edwin Jagger, Simpson, Kent, etc, são marcas muito conceituadas e com pincéis diferentes dos Semogue.

Se a ajustável tem que ser Merkur, então eu recomendaria uma Progress (preferência pessoal). Para além disso, a Futur já tem alguns clones chineses bastante bons a uma fracção do preço.

No que concerne a canecas, maior parte das vezes as taças de sobremesa ou canecas alimentares servem bem e são mais baratas. Mas existem algumas muito bonitas e com algumas funcionalidades como aquecer a espuma ou ranhuras para espumar melhor. Como nunca experimentei nenhuma destas, não posso recomendar.

O pr√© da Proraso √© bastante bom, mas eu prefiro sab√Ķes de glicerina e h√° quem goste de √≥leo e gel tamb√©m.

S√£o mais caros, mas devias aproveitar o local onde moras para experimentar os produtos brit√Ęnicos. Afinal, variedade e qualidade n√£o falta.

Offline hjnr

• A M√ľhle da cooperativa
  • Respect: +98
    • Email
« Reply #2 on: August 06, 2018, 08:14:23 am »
0
Bem vindo.

Apensa posso confirmar que gosto do Proraso Eucalipto e Mentol com pré barba.

Muito fresco e suave, se o melhorar das sensa√ß√Ķes se deve ao pr√© ou ao facto de estar √© melhorar a t√©cnica ou ambos √© que j√° n√£o te sei dizer

Um bom creme ou sabão também fazem maravilhas.

Apertar de usar menos, noto bem a diferença do creme ABB Príncipe Real para o sabão Proraso Eucalipto e Mentol.

Tamb√©m mandei vir uma quantidade de l√Ęminas, j√° experimentei umas 4 diferentes e realmente nota-se a diferen√ßa.

√Č v√™r quais gostas e se adaptam melhor √† m√°quina e a ti, claro.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +312
« Reply #3 on: August 06, 2018, 10:04:10 am »
0
Bem-vindo, Luís!

Quanto ao pincel, o 1305 √© muito bom e os restantes s√≥ v√£o trazer sensa√ß√Ķes diferentes. O SOC √© capaz de ser mais luxuoso por ser maior e mais denso, o SOC texugo √© um pincel mais firme e bastante diferente mas n√£o √© mais eficiente. O 2015HD √© um pincel mais parecido com o 1305 mas d√° a reten√ß√£o de √°gua e a sensa√ß√£o do texugo.

Para pincel de texugo também tens várias marcas inglesas muito boas e já que estás em Londres, devias aproveitar. Vulfix, Edwin Jagger, Simpson, Kent, etc, são marcas muito conceituadas e com pincéis diferentes dos Semogue.

Se a ajustável tem que ser Merkur, então eu recomendaria uma Progress (preferência pessoal). Para além disso, a Futur já tem alguns clones chineses bastante bons a uma fracção do preço.

No que concerne a canecas, maior parte das vezes as taças de sobremesa ou canecas alimentares servem bem e são mais baratas. Mas existem algumas muito bonitas e com algumas funcionalidades como aquecer a espuma ou ranhuras para espumar melhor. Como nunca experimentei nenhuma destas, não posso recomendar.

O pr√© da Proraso √© bastante bom, mas eu prefiro sab√Ķes de glicerina e h√° quem goste de √≥leo e gel tamb√©m.

S√£o mais caros, mas devias aproveitar o local onde moras para experimentar os produtos brit√Ęnicos. Afinal, variedade e qualidade n√£o falta.

Ia escrever aqui um discurso, mas reparei que praticamente subscrevo tudo o que o FML j√° aqui escreveu. :P

Só poderia acrescentar que o SOC texugo é um pincel bastante versátil, mais que o 2015HD e que me parece uma boa escolha. No entanto, tal como o FML disse, em Inglaterra tens bastantes produtos de muita qualidade que podes comprar e experimentar.

Em sab√Ķes e cremes, h√° as marcas de luxo da St. James Street e arredores. A Taylor of Old Bond Street ser√° talvez a mais acess√≠vel e √© a porta de entrada para muita gente no mundo dos produtos de barbear ingleses. D. R%. Harris √© um pouco mais cara mas tem uma qualidade extraordin√°ria. Geo F. Trumpers e Truefitt & Hill t√™m bons produtos em geral, se bem que os sab√Ķes j√° foram melhores que hoje (os cremes e restante gama continuam √≥ptimos).

No Reino Unido tamb√©m √© muito f√°cil encontrar bom material para o escanhoado a pre√ßos acess√≠veis. Marcas como Real Shaving Company, Groomed, Chreighton‚Äôs, Ingram‚Äôs, Erasmic t√™m bons cremes de barbear a pre√ßos muito acess√≠veis e podem ser relativamente f√°ceis de encontrar. O sab√£o em stick Palmolive √© absurdamente barato e muito bom. Cadeias de lojas como a Boots,  Savers, Superdrug ou Wilkinsons costumam ter coisas boas para barbear, assim como os supermercados Tesco, Asda, Waitrose, etc. O armaz√©m John Lewis tem uma boa sele√ß√£o de material para o barbear cl√°ssico, incluindo at√© o sab√£o Re

Dá uma olhadela aqui, é um tópico escrito por mim há uns 8 anos, muita coisa terá mudado entretanto, mas muita coisa ainda deve continuar válida. :)

O preshave da Proraso continua a ser muito bom, e é um favorito meu. Claro que pode haver quem não aprecie, mas é um produto muito consensual. Ainda hoje é um produto que faz parte do meu dia-a-dia.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline senkipt

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #4 on: August 08, 2018, 06:51:16 pm »
0
Bem-vindo, Luís!

Ol√° FML, muito obrigado pela resposta.

Em relação aos pinceis, eu não me importo de comprar uma marca de cá o meu medo é não saber escolher o certo. Isso não acontece nos Semogue umas vez que temos aqui muitas referências.

A SR ajust√°vel √© algo que eu tenho em mente em comprar derivado ao facto de se puder ajustar o ang√Ľlo (se isto √© a palavra certa) de forma a torn√°-la menos agressiva. Na minha maneira de pensar, penso que ser√° um ajuda para voltar ao BC. Como √© √≥bvio, estou aberto a sugest√Ķes de outras marcas. Falei nas merkur porque mais uma vez, s√£o das mais faladas.

Offline senkipt

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #5 on: August 08, 2018, 06:52:17 pm »
0
Bem vindo.

Apensa posso confirmar que gosto do Proraso Eucalipto e Mentol com pré barba.

Muito fresco e suave, se o melhorar das sensa√ß√Ķes se deve ao pr√© ou ao facto de estar √© melhorar a t√©cnica ou ambos √© que j√° n√£o te sei dizer

Um bom creme ou sabão também fazem maravilhas.

Apertar de usar menos, noto bem a diferença do creme ABB Príncipe Real para o sabão Proraso Eucalipto e Mentol.

Tamb√©m mandei vir uma quantidade de l√Ęminas, j√° experimentei umas 4 diferentes e realmente nota-se a diferen√ßa.

√Č v√™r quais gostas e se adaptam melhor √† m√°quina e a ti, claro.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Boa tarde HJNR,

Obrigado pela ajuda.

Offline senkipt

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #6 on: August 08, 2018, 06:54:07 pm »
0
Ia escrever aqui um discurso, mas reparei que praticamente subscrevo tudo o que o FML j√° aqui escreveu. :P

Só poderia acrescentar que o SOC texugo é um pincel bastante versátil, mais que o 2015HD e que me parece uma boa escolha. No entanto, tal como o FML disse, em Inglaterra tens bastantes produtos de muita qualidade que podes comprar e experimentar.

Em sab√Ķes e cremes, h√° as marcas de luxo da St. James Street e arredores. A Taylor of Old Bond Street ser√° talvez a mais acess√≠vel e √© a porta de entrada para muita gente no mundo dos produtos de barbear ingleses. D. R%. Harris √© um pouco mais cara mas tem uma qualidade extraordin√°ria. Geo F. Trumpers e Truefitt & Hill t√™m bons produtos em geral, se bem que os sab√Ķes j√° foram melhores que hoje (os cremes e restante gama continuam √≥ptimos).

No Reino Unido tamb√©m √© muito f√°cil encontrar bom material para o escanhoado a pre√ßos acess√≠veis. Marcas como Real Shaving Company, Groomed, Chreighton‚Äôs, Ingram‚Äôs, Erasmic t√™m bons cremes de barbear a pre√ßos muito acess√≠veis e podem ser relativamente f√°ceis de encontrar. O sab√£o em stick Palmolive √© absurdamente barato e muito bom. Cadeias de lojas como a Boots,  Savers, Superdrug ou Wilkinsons costumam ter coisas boas para barbear, assim como os supermercados Tesco, Asda, Waitrose, etc. O armaz√©m John Lewis tem uma boa sele√ß√£o de material para o barbear cl√°ssico, incluindo at√© o sab√£o Re

Dá uma olhadela aqui, é um tópico escrito por mim há uns 8 anos, muita coisa terá mudado entretanto, mas muita coisa ainda deve continuar válida. :)

O preshave da Proraso continua a ser muito bom, e é um favorito meu. Claro que pode haver quem não aprecie, mas é um produto muito consensual. Ainda hoje é um produto que faz parte do meu dia-a-dia.
Ol√° Oversaturn, obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

Já vi o teu tópico e tenho que dar uma voltas a ver o material que há por cá.

N√£o fazia ideia que o palmolive era assim "t√£o bom".

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +312
« Reply #7 on: August 09, 2018, 09:46:29 am »
0
O Palmolive é um sabão com um desempenho extraordinário, sobretudo se considerarmos o preço a que é vendido (entre £0,50 e £1, consoante a loja). O aroma não tem nada de sofisticado, é um aroma muito genérico a sabonete de lavar as mãos, mas funciona muito bem e produz uma espuma excelente. Vale bem a pena experimentar- se não gostares do cheiro, ao menos não empataste muito dinheiro com a compra.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

• Astra-√≥logo
« Reply #8 on: August 10, 2018, 10:37:27 pm »
0
Ol√° FML, muito obrigado pela resposta.

Em relação aos pinceis, eu não me importo de comprar uma marca de cá o meu medo é não saber escolher o certo. Isso não acontece nos Semogue umas vez que temos aqui muitas referências.

A SR ajust√°vel √© algo que eu tenho em mente em comprar derivado ao facto de se puder ajustar o ang√Ľlo (se isto √© a palavra certa) de forma a torn√°-la menos agressiva. Na minha maneira de pensar, penso que ser√° um ajuda para voltar ao BC. Como √© √≥bvio, estou aberto a sugest√Ķes de outras marcas. Falei nas merkur porque mais uma vez, s√£o das mais faladas.
Do que se faal por a√≠ pode-se dizer que os Kent de texugo s√£o super suaves e algo frouxos. Alguns modelos s√£o enormes (os n¬ļ 8 ou 12). Os Vulfix s√£o parecidos com os semogue de texugo mais cl√°ssicos e t√™m reputa√ß√£o de serem menos firmes e mais suaves. J√° os Simpson, via de regra, s√£o pinc√©is bastante densos e firmes e o best badger dizem ser t√£o ou mais suave que os semogue silvertip (imagina os super badger, silvertip ou manchurian). Os Edwin Jagger, lembram os M√ľhle alem√£es.

Mas tu nas lojas podes pegar nos pincéis e perceber a suavidade, flexibilidade e qualidades de cada um. Daí que eu ache uma boa aposta.

Offline senkipt

• Casca DOVO
  • **
    • Email
« Reply #9 on: August 13, 2018, 07:39:49 pm »
0
Do que se faal por a√≠ pode-se dizer que os Kent de texugo s√£o super suaves e algo frouxos. Alguns modelos s√£o enormes (os n¬ļ 8 ou 12). Os Vulfix s√£o parecidos com os semogue de texugo mais cl√°ssicos e t√™m reputa√ß√£o de serem menos firmes e mais suaves. J√° os Simpson, via de regra, s√£o pinc√©is bastante densos e firmes e o best badger dizem ser t√£o ou mais suave que os semogue silvertip (imagina os super badger, silvertip ou manchurian). Os Edwin Jagger, lembram os M√ľhle alem√£es.

Mas tu nas lojas podes pegar nos pincéis e perceber a suavidade, flexibilidade e qualidades de cada um. Daí que eu ache uma boa aposta.
Ol√° FML, 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. 

Pelas pesquisas que fiz, o Simpson Chubby parece ter bastante bom feedback e mesmo sendo caro, eu n√£o me importo de o comprar. Prefiro comprar um de topo do que andar a comprar um de cada vez. 
N√£o consigo perceber se o cubby 2 ser√° um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 s√£o: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. J√° o 3 s√£o: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm. 
Existe alguma regra a nível de tamanho ideal para funcionar bem nos dois métodos?

Em rela√ß√£o √† SR, estive tamb√©m a ver a Rockwell 6s que √© de certo modo ajust√°vel (apesar de ter que desmontar toda para puder ajustar) e vi tamb√©m a Rex. supply ambassador que parece ser bastante recente. Ora, claro que apesar da Rex ser o dobro do pre√ßo e eu estar inclinado para uma ajust√°vel, parece-me a escolha mais sensata mas, depois de ver alguns videos, muita gente ainda usa as vintage (nomeadamente Gillete). Na minha maneira de pensar, a Rex como √© um modelo actual e feita com tecnologias/ferramentas diferentes do que havia nos anos 50-60, acaba por fazer mais sentido mas gostaria de pedir a vossa opini√£o. 

Muito obrigado mais uma vez.

Offline aykaramba

• Tech-no-logic
  • Respect: +123
    • Email
« Reply #10 on: August 14, 2018, 09:45:29 am »
0
Na minha humilde opini√£o:

As Gillette vintage ajust√°veis, como a Slim e a Super adjustable (aka Black Beauty), s√£o m√°quinas fant√°sticas e relativamente baratas/f√°ceis de arranjar. Com o que j√° li da Rex, mas sem a ter experimentado, em modo de especula√ß√£o diria que uma Slim √© uma aposta mais segura. As tecnologias/ferramentas diferentes n√£o significam melhor ou pior, apenas diferente. N√£o esquecer que o barbear tradicional nos dias que correm √© apenas um nicho, mas antigamente era o dia-a-dia. 

Em rela√ß√£o √† Rockwell, tenho uma 6C (igual √† 6S mas n√£o √© em inox e custa metade do pre√ßo), e posso afirmar que √© simplesmente a melhor m√°quina que j√° experimentei, mas √† vontadinha. Para mim n√£o funciona como uma ajust√°vel, na medida em que n√£o mudo nada entre passagens, mas se tenho a barba mais comprida, uso uma placa de maior exposi√ß√£o (#5 ou #6, dependendo da l√Ęmina tamb√©m), se fizer todos os dias a placa #4 √© a minha medida perfeita.
Neste momento est√° emprestada ao meu irm√£o, e ele gostou tanto que estou a ver dificil de a ter de volta.

Offline Lather√£o

• Homem de Confian√ßa
  • Respect: +1140
    • Email
« Reply #11 on: August 14, 2018, 02:42:48 pm »
0
Pelas pesquisas que fiz, o Simpson Chubby parece ter bastante bom feedback e mesmo sendo caro, eu n√£o me importo de o comprar. Prefiro comprar um de topo do que andar a comprar um de cada vez.
N√£o consigo perceber se o cubby 2 ser√° um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 s√£o: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. J√° o 3 s√£o: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm.
Existe alguma regra a nível de tamanho ideal para funcionar bem nos dois métodos?
A principal característica de um pincel para trabalhar na tigela é que tenha um cabo comprido o suficiente para evitar ter os dedos dentro da tigela, mantendo os mesmo com uma boa pega do dito cabo. Dito isto, para mim o cabo que melhor cumpre com estes requisitos é o cabo típico da Semogue (cabo do 1305 ou dos SOC).
Nunca tive um chubby 2, mas acho que, apesar de n√£o ter o formato ideal para a caneca, vai servir bem para espumar das 2 formas.

Atenção ao experimentar e sentir o pincel na mão com o pêlo seco: o comportamento do pêlo quando molhado altera-se significativamente. Alguns texugos da melhor qualidade parecem ser bem ásperos e hirtos quando secos, mas depois de molhados... Já a pega do cabo pode ser bem avaliada na loja.

Offline FML

• Astra-√≥logo
« Reply #12 on: August 16, 2018, 08:37:09 pm »
0
Ol√° FML,

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

N√£o consigo perceber se o cubby 2 ser√° um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 s√£o: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. J√° o 3 s√£o: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm.

Em relação à SR, estive também a ver a Rockwell 6s que é de certo modo ajustável (apesar de ter que desmontar toda para puder ajustar) e vi também a Rex. supply ambassador que parece ser bastante recente. Ora, claro que apesar da Rex ser o dobro do preço e eu estar inclinado para uma ajustável, parece-me a escolha mais sensata mas, depois de ver alguns videos, muita gente ainda usa as vintage (nomeadamente Gillete). Na minha maneira de pensar, a Rex como é um modelo actual e feita com tecnologias/ferramentas diferentes do que havia nos anos 50-60, acaba por fazer mais sentido mas gostaria de pedir a vossa opinião.

Muito obrigado mais uma vez.
Eu sou mais f√£ de m√°quinas antigas do que novas, mas existe um inconveniente. √Č como nos carros usados sem garantia. Nunca se sabe se n√£o estamos a comprar uma dor de cabe√ßa ou um belo pisa pap√©is.

Quanto a pinc√©is, tudo depende do gosto pessoal. O Chubby vi muitas vezes a ser designado como uma parede de p√™lo e comil√£o. Se √© isso que te agrada, vai em frente! √Č um pincel apetecido, que ret√©m valor.

Eu posso dar-te a minha opinião mas é contrária à opinião que fez escola no resurgimento do barbear clássico. Para mim, os pincéis para espumar na cara têm que ser frouxos e suaves. Já para tigela, quanto mais firmes, mais rápido espumam, mas qualquer um que espume serve em tigela. Se os bordos da tigela forem altos, o cabo ou a altura do pêlo podem ter influência no conforto a espumar, mas nada mais que isso. Já para a face não sou adepto de pincéis firmes e curtos que esfoliem demasiado e abram pouco, pois massacram a pele e não libertam espuma tão bem.

Offline mc

• Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: +747
    • Email
« Reply #13 on: August 17, 2018, 08:26:27 am »
0
Já para a face não sou adepto de pincéis firmes e curtos que esfoliem demasiado e abram pouco, pois massacram a pele e não libertam espuma tão bem.

Estou nos antípodas.

Tags: