Author Topic: De volta ao BC mas preciso de umas dicas  (Read 2698 times)

Offline senkipt

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
    • Email
De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« on: August 05, 2018, 08:32:19 pm »
0
Boa noite, 

Há cerca de 6-7 anos atrás iniciei-me no BC com um pincel Smogue 1305 que ainda é o que uso hoje em dia, uma Edwin Jagger 89 (também a tenho guardada) e creme top secret. Ora, como estava habituado às giletes que têm mais láminas que uma bimby, devo confessar que foi muito difícil de me habituar e então acabei (infelizmente) por arrumar a SR e voltar à carga das láminas descartáveis. 

À uns dias, quando viajei de férias para Portugal (estou a viver em Londres), lembrei-me de a trazer comigo a SR, junto com uma caixa de giletes 365 e queria voltar tentar (espero que desta vez seja para mudar de vez).

Gostaria de comprar algum material novo e agradecia imenso se algúem me pudesse dar umas luzes:

 - Pincel: O 1305 de forma geral funciona bastante bem mas gostava de apostar num pincel melhor. Estou de olho no 2015HD ou no SOC. Qual destes será a opção mais razoável uma vez que tanto vou usar creme ou sabão?
- No imediato, vou experiementar outra vez a DE89 mas tenho ideias de comprar uma ajustável. Vi que as merkur progress e a futur têm muito bom feedback. Alguma coisa em particular para escolher uma das duas? 
- Vou mandar vir também um pack de amostras de láminas para voltar a testar e ver o que se adapta melhor à minha pela
- Preciso também de comprar uma caneca para fazer a espuma. Há por aí alguma coisa que recomendam em particular?
- A nível de Pre-Shave, o Proraso verde continua a ser uma boa opção? 

Muito obrigado desde já e cumprimentos a todos.
Luis

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #1 on: August 06, 2018, 12:01:20 am »
0
Bem-vindo, Luís!

Quanto ao pincel, o 1305 é muito bom e os restantes só vão trazer sensações diferentes. O SOC é capaz de ser mais luxuoso por ser maior e mais denso, o SOC texugo é um pincel mais firme e bastante diferente mas não é mais eficiente. O 2015HD é um pincel mais parecido com o 1305 mas dá a retenção de água e a sensação do texugo.

Para pincel de texugo também tens várias marcas inglesas muito boas e já que estás em Londres, devias aproveitar. Vulfix, Edwin Jagger, Simpson, Kent, etc, são marcas muito conceituadas e com pincéis diferentes dos Semogue.

Se a ajustável tem que ser Merkur, então eu recomendaria uma Progress (preferência pessoal). Para além disso, a Futur já tem alguns clones chineses bastante bons a uma fracção do preço.

No que concerne a canecas, maior parte das vezes as taças de sobremesa ou canecas alimentares servem bem e são mais baratas. Mas existem algumas muito bonitas e com algumas funcionalidades como aquecer a espuma ou ranhuras para espumar melhor. Como nunca experimentei nenhuma destas, não posso recomendar.

O pré da Proraso é bastante bom, mas eu prefiro sabões de glicerina e há quem goste de óleo e gel também.

São mais caros, mas devias aproveitar o local onde moras para experimentar os produtos britânicos. Afinal, variedade e qualidade não falta.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #2 on: August 06, 2018, 08:14:23 am »
0
Bem vindo.

Apensa posso confirmar que gosto do Proraso Eucalipto e Mentol com pré barba.

Muito fresco e suave, se o melhorar das sensações se deve ao pré ou ao facto de estar é melhorar a técnica ou ambos é que já não te sei dizer

Um bom creme ou sabão também fazem maravilhas.

Apertar de usar menos, noto bem a diferença do creme ABB Príncipe Real para o sabão Proraso Eucalipto e Mentol.

Também mandei vir uma quantidade de lâminas, já experimentei umas 4 diferentes e realmente nota-se a diferença.

É vêr quais gostas e se adaptam melhor à máquina e a ti, claro.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #3 on: August 06, 2018, 10:04:10 am »
0
Bem-vindo, Luís!

Quanto ao pincel, o 1305 é muito bom e os restantes só vão trazer sensações diferentes. O SOC é capaz de ser mais luxuoso por ser maior e mais denso, o SOC texugo é um pincel mais firme e bastante diferente mas não é mais eficiente. O 2015HD é um pincel mais parecido com o 1305 mas dá a retenção de água e a sensação do texugo.

Para pincel de texugo também tens várias marcas inglesas muito boas e já que estás em Londres, devias aproveitar. Vulfix, Edwin Jagger, Simpson, Kent, etc, são marcas muito conceituadas e com pincéis diferentes dos Semogue.

Se a ajustável tem que ser Merkur, então eu recomendaria uma Progress (preferência pessoal). Para além disso, a Futur já tem alguns clones chineses bastante bons a uma fracção do preço.

No que concerne a canecas, maior parte das vezes as taças de sobremesa ou canecas alimentares servem bem e são mais baratas. Mas existem algumas muito bonitas e com algumas funcionalidades como aquecer a espuma ou ranhuras para espumar melhor. Como nunca experimentei nenhuma destas, não posso recomendar.

O pré da Proraso é bastante bom, mas eu prefiro sabões de glicerina e há quem goste de óleo e gel também.

São mais caros, mas devias aproveitar o local onde moras para experimentar os produtos britânicos. Afinal, variedade e qualidade não falta.

Ia escrever aqui um discurso, mas reparei que praticamente subscrevo tudo o que o FML já aqui escreveu. :P

Só poderia acrescentar que o SOC texugo é um pincel bastante versátil, mais que o 2015HD e que me parece uma boa escolha. No entanto, tal como o FML disse, em Inglaterra tens bastantes produtos de muita qualidade que podes comprar e experimentar.

Em sabões e cremes, há as marcas de luxo da St. James Street e arredores. A Taylor of Old Bond Street será talvez a mais acessível e é a porta de entrada para muita gente no mundo dos produtos de barbear ingleses. D. R%. Harris é um pouco mais cara mas tem uma qualidade extraordinária. Geo F. Trumpers e Truefitt & Hill têm bons produtos em geral, se bem que os sabões já foram melhores que hoje (os cremes e restante gama continuam óptimos).

No Reino Unido também é muito fácil encontrar bom material para o escanhoado a preços acessíveis. Marcas como Real Shaving Company, Groomed, Chreighton’s, Ingram’s, Erasmic têm bons cremes de barbear a preços muito acessíveis e podem ser relativamente fáceis de encontrar. O sabão em stick Palmolive é absurdamente barato e muito bom. Cadeias de lojas como a Boots,  Savers, Superdrug ou Wilkinsons costumam ter coisas boas para barbear, assim como os supermercados Tesco, Asda, Waitrose, etc. O armazém John Lewis tem uma boa seleção de material para o barbear clássico, incluindo até o sabão Re

Dá uma olhadela aqui, é um tópico escrito por mim há uns 8 anos, muita coisa terá mudado entretanto, mas muita coisa ainda deve continuar válida. :)


O preshave da Proraso continua a ser muito bom, e é um favorito meu. Claro que pode haver quem não aprecie, mas é um produto muito consensual. Ainda hoje é um produto que faz parte do meu dia-a-dia.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline senkipt

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #4 on: August 08, 2018, 06:51:16 pm »
0
Bem-vindo, Luís!

Quanto ao pincel, o 1305 é muito bom e os restantes só vão trazer sensações diferentes. O SOC é capaz de ser mais luxuoso por ser maior e mais denso, o SOC texugo é um pincel mais firme e bastante diferente mas não é mais eficiente. O 2015HD é um pincel mais parecido com o 1305 mas dá a retenção de água e a sensação do texugo.

Para pincel de texugo também tens várias marcas inglesas muito boas e já que estás em Londres, devias aproveitar. Vulfix, Edwin Jagger, Simpson, Kent, etc, são marcas muito conceituadas e com pincéis diferentes dos Semogue.

Se a ajustável tem que ser Merkur, então eu recomendaria uma Progress (preferência pessoal). Para além disso, a Futur já tem alguns clones chineses bastante bons a uma fracção do preço.

No que concerne a canecas, maior parte das vezes as taças de sobremesa ou canecas alimentares servem bem e são mais baratas. Mas existem algumas muito bonitas e com algumas funcionalidades como aquecer a espuma ou ranhuras para espumar melhor. Como nunca experimentei nenhuma destas, não posso recomendar.

O pré da Proraso é bastante bom, mas eu prefiro sabões de glicerina e há quem goste de óleo e gel também.

São mais caros, mas devias aproveitar o local onde moras para experimentar os produtos britânicos. Afinal, variedade e qualidade não falta.
Olá FML, muito obrigado pela resposta.

Em relação aos pinceis, eu não me importo de comprar uma marca de cá o meu medo é não saber escolher o certo. Isso não acontece nos Semogue umas vez que temos aqui muitas referências.

A SR ajustável é algo que eu tenho em mente em comprar derivado ao facto de se puder ajustar o angûlo (se isto é a palavra certa) de forma a torná-la menos agressiva. Na minha maneira de pensar, penso que será um ajuda para voltar ao BC. Como é óbvio, estou aberto a sugestões de outras marcas. Falei nas merkur porque mais uma vez, são das mais faladas.

Offline senkipt

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #5 on: August 08, 2018, 06:52:17 pm »
0
Bem vindo.

Apensa posso confirmar que gosto do Proraso Eucalipto e Mentol com pré barba.

Muito fresco e suave, se o melhorar das sensações se deve ao pré ou ao facto de estar é melhorar a técnica ou ambos é que já não te sei dizer

Um bom creme ou sabão também fazem maravilhas.

Apertar de usar menos, noto bem a diferença do creme ABB Príncipe Real para o sabão Proraso Eucalipto e Mentol.

Também mandei vir uma quantidade de lâminas, já experimentei umas 4 diferentes e realmente nota-se a diferença.

É vêr quais gostas e se adaptam melhor à máquina e a ti, claro.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk
Boa tarde HJNR,

Obrigado pela ajuda.

Offline senkipt

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #6 on: August 08, 2018, 06:54:07 pm »
0
Ia escrever aqui um discurso, mas reparei que praticamente subscrevo tudo o que o FML já aqui escreveu. :P

Só poderia acrescentar que o SOC texugo é um pincel bastante versátil, mais que o 2015HD e que me parece uma boa escolha. No entanto, tal como o FML disse, em Inglaterra tens bastantes produtos de muita qualidade que podes comprar e experimentar.

Em sabões e cremes, há as marcas de luxo da St. James Street e arredores. A Taylor of Old Bond Street será talvez a mais acessível e é a porta de entrada para muita gente no mundo dos produtos de barbear ingleses. D. R%. Harris é um pouco mais cara mas tem uma qualidade extraordinária. Geo F. Trumpers e Truefitt & Hill têm bons produtos em geral, se bem que os sabões já foram melhores que hoje (os cremes e restante gama continuam óptimos).

No Reino Unido também é muito fácil encontrar bom material para o escanhoado a preços acessíveis. Marcas como Real Shaving Company, Groomed, Chreighton’s, Ingram’s, Erasmic têm bons cremes de barbear a preços muito acessíveis e podem ser relativamente fáceis de encontrar. O sabão em stick Palmolive é absurdamente barato e muito bom. Cadeias de lojas como a Boots,  Savers, Superdrug ou Wilkinsons costumam ter coisas boas para barbear, assim como os supermercados Tesco, Asda, Waitrose, etc. O armazém John Lewis tem uma boa seleção de material para o barbear clássico, incluindo até o sabão Re

Dá uma olhadela aqui, é um tópico escrito por mim há uns 8 anos, muita coisa terá mudado entretanto, mas muita coisa ainda deve continuar válida. :)


O preshave da Proraso continua a ser muito bom, e é um favorito meu. Claro que pode haver quem não aprecie, mas é um produto muito consensual. Ainda hoje é um produto que faz parte do meu dia-a-dia.
Olá Oversaturn, obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

Já vi o teu tópico e tenho que dar uma voltas a ver o material que há por cá.

Não fazia ideia que o palmolive era assim "tão bom".

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #7 on: August 09, 2018, 09:46:29 am »
0
O Palmolive é um sabão com um desempenho extraordinário, sobretudo se considerarmos o preço a que é vendido (entre £0,50 e £1, consoante a loja). O aroma não tem nada de sofisticado, é um aroma muito genérico a sabonete de lavar as mãos, mas funciona muito bem e produz uma espuma excelente. Vale bem a pena experimentar- se não gostares do cheiro, ao menos não empataste muito dinheiro com a compra.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #8 on: August 10, 2018, 10:37:27 pm »
0
Olá FML, muito obrigado pela resposta.

Em relação aos pinceis, eu não me importo de comprar uma marca de cá o meu medo é não saber escolher o certo. Isso não acontece nos Semogue umas vez que temos aqui muitas referências.

A SR ajustável é algo que eu tenho em mente em comprar derivado ao facto de se puder ajustar o angûlo (se isto é a palavra certa) de forma a torná-la menos agressiva. Na minha maneira de pensar, penso que será um ajuda para voltar ao BC. Como é óbvio, estou aberto a sugestões de outras marcas. Falei nas merkur porque mais uma vez, são das mais faladas.
Do que se faal por aí pode-se dizer que os Kent de texugo são super suaves e algo frouxos. Alguns modelos são enormes (os nº 8 ou 12). Os Vulfix são parecidos com os semogue de texugo mais clássicos e têm reputação de serem menos firmes e mais suaves. Já os Simpson, via de regra, são pincéis bastante densos e firmes e o best badger dizem ser tão ou mais suave que os semogue silvertip (imagina os super badger, silvertip ou manchurian). Os Edwin Jagger, lembram os Mühle alemães.

Mas tu nas lojas podes pegar nos pincéis e perceber a suavidade, flexibilidade e qualidades de cada um. Daí que eu ache uma boa aposta.

Offline senkipt

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #9 on: August 13, 2018, 07:39:49 pm »
0
Do que se faal por aí pode-se dizer que os Kent de texugo são super suaves e algo frouxos. Alguns modelos são enormes (os nº 8 ou 12). Os Vulfix são parecidos com os semogue de texugo mais clássicos e têm reputação de serem menos firmes e mais suaves. Já os Simpson, via de regra, são pincéis bastante densos e firmes e o best badger dizem ser tão ou mais suave que os semogue silvertip (imagina os super badger, silvertip ou manchurian). Os Edwin Jagger, lembram os Mühle alemães.

Mas tu nas lojas podes pegar nos pincéis e perceber a suavidade, flexibilidade e qualidades de cada um. Daí que eu ache uma boa aposta.
Olá FML, 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda. 

Pelas pesquisas que fiz, o Simpson Chubby parece ter bastante bom feedback e mesmo sendo caro, eu não me importo de o comprar. Prefiro comprar um de topo do que andar a comprar um de cada vez. 
Não consigo perceber se o cubby 2 será um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 são: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. Já o 3 são: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm. 
Existe alguma regra a nível de tamanho ideal para funcionar bem nos dois métodos?

Em relação à SR, estive também a ver a Rockwell 6s que é de certo modo ajustável (apesar de ter que desmontar toda para puder ajustar) e vi também a Rex. supply ambassador que parece ser bastante recente. Ora, claro que apesar da Rex ser o dobro do preço e eu estar inclinado para uma ajustável, parece-me a escolha mais sensata mas, depois de ver alguns videos, muita gente ainda usa as vintage (nomeadamente Gillete). Na minha maneira de pensar, a Rex como é um modelo actual e feita com tecnologias/ferramentas diferentes do que havia nos anos 50-60, acaba por fazer mais sentido mas gostaria de pedir a vossa opinião. 

Muito obrigado mais uma vez.

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #10 on: August 14, 2018, 09:45:29 am »
0
Na minha humilde opinião:

As Gillette vintage ajustáveis, como a Slim e a Super adjustable (aka Black Beauty), são máquinas fantásticas e relativamente baratas/fáceis de arranjar. Com o que já li da Rex, mas sem a ter experimentado, em modo de especulação diria que uma Slim é uma aposta mais segura. As tecnologias/ferramentas diferentes não significam melhor ou pior, apenas diferente. Não esquecer que o barbear tradicional nos dias que correm é apenas um nicho, mas antigamente era o dia-a-dia. 

Em relação à Rockwell, tenho uma 6C (igual à 6S mas não é em inox e custa metade do preço), e posso afirmar que é simplesmente a melhor máquina que já experimentei, mas à vontadinha. Para mim não funciona como uma ajustável, na medida em que não mudo nada entre passagens, mas se tenho a barba mais comprida, uso uma placa de maior exposição (#5 ou #6, dependendo da lâmina também), se fizer todos os dias a placa #4 é a minha medida perfeita.
Neste momento está emprestada ao meu irmão, e ele gostou tanto que estou a ver dificil de a ter de volta.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #11 on: August 14, 2018, 02:42:48 pm »
0
Pelas pesquisas que fiz, o Simpson Chubby parece ter bastante bom feedback e mesmo sendo caro, eu não me importo de o comprar. Prefiro comprar um de topo do que andar a comprar um de cada vez.
Não consigo perceber se o cubby 2 será um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 são: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. Já o 3 são: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm.
Existe alguma regra a nível de tamanho ideal para funcionar bem nos dois métodos?
A principal característica de um pincel para trabalhar na tigela é que tenha um cabo comprido o suficiente para evitar ter os dedos dentro da tigela, mantendo os mesmo com uma boa pega do dito cabo. Dito isto, para mim o cabo que melhor cumpre com estes requisitos é o cabo típico da Semogue (cabo do 1305 ou dos SOC).
Nunca tive um chubby 2, mas acho que, apesar de não ter o formato ideal para a caneca, vai servir bem para espumar das 2 formas.

Atenção ao experimentar e sentir o pincel na mão com o pêlo seco: o comportamento do pêlo quando molhado altera-se significativamente. Alguns texugos da melhor qualidade parecem ser bem ásperos e hirtos quando secos, mas depois de molhados... Já a pega do cabo pode ser bem avaliada na loja.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #12 on: August 16, 2018, 08:37:09 pm »
0
Olá FML,

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Pelas pesquisas que fiz, o Simpson Chubby parece ter bastante bom feedback e mesmo sendo caro, eu não me importo de o comprar. Prefiro comprar um de topo do que andar a comprar um de cada vez.
Não consigo perceber se o cubby 2 será um bom pincel para fazer espuma tanto na cara como na tijela. As medidas do 2 são: Overall brush height - 94mm, Handle height - 44mm, Knot loft - 50mm, Knot diameter - 27mm. Já o 3 são: Overall brush height - 102mm, Handle height - 48mm, Knot loft - 54mm, Knot diameter - 29mm.
Existe alguma regra a nível de tamanho ideal para funcionar bem nos dois métodos?

Em relação à SR, estive também a ver a Rockwell 6s que é de certo modo ajustável (apesar de ter que desmontar toda para puder ajustar) e vi também a Rex. supply ambassador que parece ser bastante recente. Ora, claro que apesar da Rex ser o dobro do preço e eu estar inclinado para uma ajustável, parece-me a escolha mais sensata mas, depois de ver alguns videos, muita gente ainda usa as vintage (nomeadamente Gillete). Na minha maneira de pensar, a Rex como é um modelo actual e feita com tecnologias/ferramentas diferentes do que havia nos anos 50-60, acaba por fazer mais sentido mas gostaria de pedir a vossa opinião.

Muito obrigado mais uma vez.
Eu sou mais fã de máquinas antigas do que novas, mas existe um inconveniente. É como nos carros usados sem garantia. Nunca se sabe se não estamos a comprar uma dor de cabeça ou um belo pisa papéis.

Quanto a pincéis, tudo depende do gosto pessoal. O Chubby vi muitas vezes a ser designado como uma parede de pêlo e comilão. Se é isso que te agrada, vai em frente! É um pincel apetecido, que retém valor.

Eu posso dar-te a minha opinião mas é contrária à opinião que fez escola no resurgimento do barbear clássico. Para mim, os pincéis para espumar na cara têm que ser frouxos e suaves. Já para tigela, quanto mais firmes, mais rápido espumam, mas qualquer um que espume serve em tigela. Se os bordos da tigela forem altos, o cabo ou a altura do pêlo podem ter influência no conforto a espumar, mas nada mais que isso. Já para a face não sou adepto de pincéis firmes e curtos que esfoliem demasiado e abram pouco, pois massacram a pele e não libertam espuma tão bem.

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: De volta ao BC mas preciso de umas dicas
« Reply #13 on: August 17, 2018, 08:26:27 am »
0
Já para a face não sou adepto de pincéis firmes e curtos que esfoliem demasiado e abram pouco, pois massacram a pele e não libertam espuma tão bem.

Estou nos antípodas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal