Author Topic: Fragrância Barbershop  (Read 8951 times)

Offline KOS_79

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 147
  • Respect: +40
    • Email
Fragrância Barbershop
« on: August 16, 2018, 07:28:00 pm »
0
Olá a todos,

Ultimamente tenho lido alguns reviews de after shaves e deparo-me com uma dúvida. O que é fragrância Barbershop?

A maioria diz que é a fragancia do Floid (vigoroso ou suave), outros o Floid Blue ou agora o novo Epsilon. Os mais conservadores dizem que é o Pinaud Clubman.

Pois, então aqui começa outro problema para mim. Se forem todos semelhantes ao Floid, eu nunca vou conseguir usar. Apesar de ser excelente para a pele, eu se cheiro este ASL fico enjoado ao fim de 1h... toda a gente fala bem do Pinaud, boas reviews mas o feedback “Barbershop” põe-me logo de fora... não vou comprar so para experimentar...

Qual é a vossa opinião?

Obrigado

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #1 on: August 17, 2018, 09:38:57 am »
0
A fragrância Barbershop é extremamente dificil de descrever, por uma simples razão, é que depende muito da origem do produto/criador. A ideia do Barbershop é recriar a atmosfera sentida nas barbearias antigas, daí esta distinção.

Não conhecendo muito dos after shaves com este perfil, partilho a minha experiência com sabões, com os exemplos a seguir:

O OSP barbershop (inglês) é um aroma citrico, com notas amadeiradas e a patchouli, se não me engano. Já o tradicional italiano estilo Barbershop será o aroma a amêndoa.  
O Fine American Blend, um aroma barbershop americano, não tem nada a ver com isso, de acordo com o fabricante é "Similar to Rive Gauche Pour Homme (2003) by Yves Saint Laurent, the scent calls to mind warm cream accompanied by tonic, leather and chrome", isto para o After-shave.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #2 on: August 17, 2018, 09:48:51 am »
0
Já ouvi o termo “barbershop scent” aplicado a tanta coisa…
Acho que “barbershop” é o termo que usam quando não fazem a mínima ideia de como descrever um determinado aroma! :DAh, isto cheira bem! Como descrever isto…? Oh, sei lá… não entendo nada de perfumaria…. Olha, cheira a barbershop…!:D

Muitas vezes é só um nome atractivo usado quer pela indústria quer pelos artesãos para cativar o consumidor...
 
Falando especificamente nos AS que referes, o Floïd (vigoroso/suave) é totalmente diferente do Floïd Blue e do Epsilon. Como da noite para o dia.Floïd Suave/Vigoroso é um aroma bem mais quente, floral, especiado e dulsão, enquanto o Floïd Blue (e por consequência o Epsilon) é bem mais fresco, quase cítrico e apenas ligeiramente atalcado. Acho que o Floïd Blue tem mais parecenças com a Aqua Velva e com o Brummel que propriamente com o Floïd Suave/Vigoroso.

 
Agora a sério: o conceito de “barbearia” (e os aromas a ele associados) varia muito de país para país, e varia também muito ao longo do tempo e da história. Uma tradicional barbearia inglesa ou americana será muito diferente de uma barbearia turca, espanhola ou italiana. Os aromas que estavam em voga nos anos 30 em Espanha (quando surgiu o Floïd) não serão os mesmos que estavam em voga nos anos 50 ou 60 nas barbearias americanas. De maneiras que deverá ser por causa disso que haverá hoje diferentes abordagens ao tema “barbershop scent”.
« Last Edit: August 17, 2018, 09:52:28 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #3 on: August 18, 2018, 11:51:59 am »
0
Eu sou daqueles que não percebe nada de perfumaria. Apenas tenho algum bom senso e sei quando um aroma pode ser consensual ou pelo contrário só agradar a nichos.
Dito isto, eu tenho um Barbershop ASL da Fine que não tem nada mas mesmo nada a ver com o Floid Vigoroso/suave. Porquê? Porque podes  usá-lo e ir para o escritório e cumprimentar as colegas que o único pensamento que vão ter eventualmente é “ hummm barbeado e a cheirar bem” 😄, já com o Floid provavelmente seria “ aghhh cheira ao lar do meu avô” 😂. Fora de bincadeiras, eu até gosto do Floid, mas o bom senso diz-me para usá-lo só no fim de semana. Tenho um sabão da Wickham Super Smooth, o Classic 24 que vem catalogado com o Barbershop. E é muito na onda do Fine American Blend. Consensual.

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #4 on: August 18, 2018, 10:01:51 pm »
0
Barbershop ser só na onda do Floid é de quem não experimentou nenhum barbershop, não vás por essas reviews.
Para exemplo, o da Maggards é extremamente agradável, daqueles que podes cumprimentar os colegas de serviço e eles ficarem com inveja do aroma e a peegybgar: que perfume é esse?
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline KOS_79

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 147
  • Respect: +40
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #5 on: August 20, 2018, 08:06:55 am »
0
Obrigado pelos vossos comentários.

Faz todo o sentido haver uma diferenciação de “Barbershops”. Não há nada melhor que experimentar e descobrir o que realmente nos agrada pois está visto que se nos guiarmos por algumas reviews, torna-se impossível chegar a uma conclusão.

É um facto que muitos after shaves tradicionais são baratos e cheiram a barato ou a lar de velhinhos. No meio desses muitos existem os clássicos, intemporais e agradáveis de cheirar, que eu quero descobrir.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #6 on: August 20, 2018, 10:04:21 am »
0
É isso! O Floïd (Suave e Vigoroso) pode até ser Barbershop, mas será talvez um barbershop geriátrico e fora de moda. :D Apesar de pessoalmente achar que tem um tratamento da pele soberbo, não consigo usá-lo na maioria da vezes, acho um aroma um tanto enjoativo - e a cara-metade simplesmente detesta aquilo.

O Floïd Blue/Epsilon é um aroma bem mais consensual, predominantemente cítrico e nada enjoativo, que não destoa nos dias de hoje. O Pinaud nunca tive o prazer (ou desprazer, sei lá!) de conhecer.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline KOS_79

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 147
  • Respect: +40
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #7 on: August 20, 2018, 10:29:55 am »
0
Na vossa opinião quais sao os after shaves old school que valem apena experimentar e que o aroma não é enjoativo?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #8 on: August 20, 2018, 11:32:48 am »
0
Old School? Clássicos? Aqui vão uns tantos, de diferentes países e proveniências:

Floïd Blue, mas é difícil encontrar. O Epsilon, pelo que li, é um bom substituto. Myrsol Blue também é parecido aromaticamente. Aliás, a Myrsol tem alguns aromas que podem (ou não) agradar.

Williams Aqua Velva, mais fácil encontrar. Geralmente a bom preço, sobretudo em Espanha. O Brummel também.

Tabac, mas o aroma é menos consensual, e convém que cheires primeiro a ver se te agrada. Pode ser considerado enjoativo por muitas pessoas.

Um fácil de encontrar? Old Spice. Ou então o Varón Dandy (para mim, este é o Old Spice espanhol).

Speick e Proraso, dois clássicos europeus que são pouco dispendiosos.
4711 também. O Mennen Green Tonic francês. Aliás,, a gama da Mennen é toda bastante interessante (ao todo há umas 4 variedades: Green Tonic, Skin Bracer, Grand Large e Musk).

Depois há toda uma gama de interpretações modernas do tema, artesanais ou não, e que podem agradar também.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline KOS_79

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 147
  • Respect: +40
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #9 on: August 22, 2018, 09:13:08 am »
0
Gostava de experimentar o Floid black mas receio que tenha um aroma idêntico aos outros, de velhote e talco.

Algumas reviews falam em ananás e uma fragrância doce. Alguém aqui já experimentou?

Obrigado

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #10 on: August 22, 2018, 09:29:10 am »
0
Gostava de experimentar o Floid black mas receio que tenha um aroma idêntico aos outros, de velhote e talco.

Algumas reviews falam em ananás e uma fragrância doce. Alguém aqui já experimentou?

Obrigado
Bem diferente do floid normal. Algo quente mas bem mais moderno, embora, nao tao bom no tratamento da pele. :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #11 on: August 22, 2018, 09:38:52 am »
0
Sim, o Floïd Black é bastante diferente do Floïd Suave/Vigoroso.
Dito isto, quer eu quer a cara-metade não gostámos do Floïd Black - ainda gostámos menos do que do outro :P

Resumindo: só experimentando. Eu acabei por vender o meu aqui no fórum, há uns anos. Simplesmente não me via a usar aquilo.
« Last Edit: August 22, 2018, 09:41:20 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #12 on: August 22, 2018, 10:47:19 am »
0
Tenho no carrinho de compras online uma encomenda com Floid Vigoroso... É, não me decido em especial pelo que tenho lido do aroma dele.

Se bem que regra geral tomo banho DEPOIS do barbear .

Assim fico com o tratamento do Floid mas não o cheiro.

O Epsilon Azul ainda é caro para andar a experimentar por agora, tenho outras prioridades no barbear.

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #13 on: August 22, 2018, 11:27:04 am »
0
Melhor loja para comprar Floid, Williams Aqua Velva, Brummel, Old Spice, e produtos La Toja:

www.arenal.com/es

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Fragrância Barbershop
« Reply #14 on: August 22, 2018, 11:46:11 am »
0
Tenho no carrinho de compras online uma encomenda com Floid Vigoroso... É, não me decido em especial pelo que tenho lido do aroma dele.

Se bem que regra geral tomo banho DEPOIS do barbear .

Assim fico com o tratamento do Floid mas não o cheiro.

O Epsilon Azul ainda é caro para andar a experimentar por agora, tenho outras prioridades no barbear.

Viva,
 
Há lojas em Lisboa que têm o Floïd Suave/vigoroso. Os preços serão menos apelativos que nas lojas online, mas pelo menos dá para cheirar aquilo antes de arriscar uma compra.
 
A Drogaria S. Domingos costumava ter, e acredito que ainda tenha. Os supermercados do El Corte Inglès de certeza que terão.
https://www.elcorteingles.pt/alimentacao/marcas/floid/supermercado/

Algumas das drogarias da Baixa (a Oriental, por exemplo) também já tiveram. Também a Drogaria Avó Rosa costumava ter, se bem que das últimas vezes que lá fui, primavam pela ausência.
 
No Norte, os SupermercadosFroiz também costumam ter. Mas essa cadeia não existe em Lisboa.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal