Author Topic: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )  (Read 3176 times)

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« on: October 12, 2018, 11:13:58 pm »
0
Estes dias em conversa com outro user do forum surgiu uma ideia que ate poderei dizer mais à frente, mas agora a questão é outra.

Pelo que andei a ver, existem 3 tipos de nós para pincéis, os Bulb Shape, o Fan Shape e os Flat Shape.

Os Bulb shape vão aparecendo, os Fan shape são a maioria mas os flat pouco aparecem.

Quais as verdadeiras diferenças entre eles em uso? Só se costumam aplicar os três nós aos texugos ou as cerdas também?

« Last Edit: October 12, 2018, 11:17:41 pm by Bninho »

Offline ischiapp

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2174
  • True BBS
  • Respect: +1923
    • Pierpaolo's G+
    • Email
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #1 on: October 13, 2018, 02:42:48 pm »
+1
In theory:
• bulb for bowl (BL)
• fan for face (FL)
Flat is a new enhancement of fan shape.

In practice, mostly you can find is a hybrid shape.
This cathegory is somethig very changeable, as people are.
And works better than the old classic ones!!
Onde há um grande desejo, não pode haver grande dificuldade - Maquiavel
O tradutor fala por mim. Saudações de Ischia, Pierpaolo @ ischiapp.blogspot.com

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #2 on: October 15, 2018, 01:59:23 pm »
+1
Também havia as denominações "Continental shape" para os "bulb"  e "english-style shape" para os "fan-shape".

Isto porque historicamente, os formatos "fan-shape" eram predominantes nos fabricantes ingleses (Rooney, Progress Vulfix, Simpson, Kent, etc.) enquanto que os formatos mais arredondados (os "bulb-shape") eram típicos dos fabricantes alemães e franceses (Plisson, Thäter, shavemac, etc).

Estas denominações acabaram por cair em desuso, até porque, ironicamente, hoje em dia muitas firmas inglesas fazem agora formas híbridas que se aproximam bastante do "bulb-shape" e os formatos "fan-shape" são mais usados actualmente pelos fabricantes continentais.

Curiosamente, os modelos da Semogue seguem a antiga moda inglesa, aproximando-se bastante de um "fan-shape". Exceptuando talvez o SOC-texugo, que é uma forma híbrida que é a que mais se aproxima do "bulb-shape" no portfolio da Semogue, todos os modelos adoptam o "fan-shape", o antigo formato "inglês", ou algo muito aproximado a isso. :D Talvez porque as tigelas e scuttles nunca foram lá muito populares em Portugal, a maneira mais divulgada de fazer a barba por cá era a fazer espuma na cara com um creme, que foi, por exemplo, a maneira como sempre vi o meu pai e avós a fazerem a barba.

E sim, concordo com o Paolo, a maior parte dos pincéis vendidos actualmente apresenta uma forma mais ou menos "híbrida" (ou seja, um formato algures a meio caminho entre o "fan-shape" e o "bulb-shape"), que se tornou bastante consensual e agrada a um largo conjunto de utilizadores.

Em teoria, será mais ou menos como o Paolo sistematizou; os "bulb", com o seu  formato arredondado, serão mais adequados para espumar nos bordos arredondados de uma tigela, enquanto os "fan" possibilitam um maior contacto das pontas do nó com a cara e serão mais aptos para fazer espuma na cara.
No entanto, há outros factores a ter em conta, pois o formato "bulb" possibilita um pincel com maior firmeza e que se "alarga" menos na cara, o que agrada muito a muitos "facelatherers". E os pincéis com formatos "fan shape" conseguem ser muito eficazes na tigela, basta pensar nos modelos tradicionais da Semogue.


Flat-shape é um formato muito recente, uma versão radical do fan-shape, pensada a maximizar ao máximo o contacto das pontas do pincel com a face. Um fan-shape levado ao extremo! :D Não é um formato muito popular - tem os seus adeptos, sem dúvida, mas está longe de ser um formato muito consensual.  Na minha opinião, tendem a alargar demasiado, e mesmo para espumar na face, prefiro outras opções.

Não me lembro de ver alguma vez um “flat-shape” em cerda (e pessoalmente nem acho que faça falta!). :P
Já tive um Vulfix de cerda que era claramente um “bulb-shape” – não era propriamente mau, mas acabei por lhe tirar um nó e colocar-lhe um “bulb-shape” em texugo. :D A italiana “Mondial” (Pennellificio Bagnoli) tem uns modelos em cerda com uma forma curiosamente arredondada que se deve aproximar muito do “bulb-shape”.
 Os Omega e os Semogue são, na sua maioria, “fan-shape” ou então formas híbridas que se aproximam muito dos “fan-shape”.O mesmo para outros cerdas, como os Mühle, EJ..
« Last Edit: October 15, 2018, 02:18:29 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #3 on: October 15, 2018, 02:13:51 pm »
0
Sempre a aprender, obrigado!

Já tinha notado, claro, a diferença do nó, mas até pensei que era mais por causa do material usado.

Agora com 2 pincéis, o Antiga Barbeearia do Bairro e o Maison de Barbier, nota-se bem a diferença entre ambos.

Em vários aspectos, mas o formato do nó é evidente, com uma forma mais cheia e redondo o MdB, muito mais estreito o ABB.

Ainda não espumei com esse directamente na cara, mas sendo muito pouco firme não sei se será o indicado.

Já na taça, e desde que estou melhor com a água adicionada, faz logo uma bela espuma.

Offline mocho2006

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 272
  • Respect: +63
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #4 on: October 15, 2018, 09:05:37 pm »
0
Exelentes poste parabens
Sem outro assunto de momento;
aceitem os meus respeitosos cumprimentos;

Mocho 2006

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #5 on: October 15, 2018, 10:43:32 pm »
0
Também havia as denominações "Continental shape" para os "bulb"  e "english-style shape" para os "fan-shape".

Isto porque historicamente, os formatos "fan-shape" eram predominantes nos fabricantes ingleses (Rooney, Progress Vulfix, Simpson, Kent, etc.) enquanto que os formatos mais arredondados (os "bulb-shape") eram típicos dos fabricantes alemães e franceses (Plisson, Thäter, shavemac, etc).

Estas denominações acabaram por cair em desuso, até porque, ironicamente, hoje em dia muitas firmas inglesas fazem agora formas híbridas que se aproximam bastante do "bulb-shape" e os formatos "fan-shape" são mais usados actualmente pelos fabricantes continentais.

Curiosamente, os modelos da Semogue seguem a antiga moda inglesa, aproximando-se bastante de um "fan-shape". Exceptuando talvez o SOC-texugo, que é uma forma híbrida que é a que mais se aproxima do "bulb-shape" no portfolio da Semogue, todos os modelos adoptam o "fan-shape", o antigo formato "inglês", ou algo muito aproximado a isso. :D Talvez porque as tigelas e scuttles nunca foram lá muito populares em Portugal, a maneira mais divulgada de fazer a barba por cá era a fazer espuma na cara com um creme, que foi, por exemplo, a maneira como sempre vi o meu pai e avós a fazerem a barba.

E sim, concordo com o Paolo, a maior parte dos pincéis vendidos actualmente apresenta uma forma mais ou menos "híbrida" (ou seja, um formato algures a meio caminho entre o "fan-shape" e o "bulb-shape"), que se tornou bastante consensual e agrada a um largo conjunto de utilizadores.

Em teoria, será mais ou menos como o Paolo sistematizou; os "bulb", com o seu  formato arredondado, serão mais adequados para espumar nos bordos arredondados de uma tigela, enquanto os "fan" possibilitam um maior contacto das pontas do nó com a cara e serão mais aptos para fazer espuma na cara.
No entanto, há outros factores a ter em conta, pois o formato "bulb" possibilita um pincel com maior firmeza e que se "alarga" menos na cara, o que agrada muito a muitos "facelatherers". E os pincéis com formatos "fan shape" conseguem ser muito eficazes na tigela, basta pensar nos modelos tradicionais da Semogue.


Flat-shape é um formato muito recente, uma versão radical do fan-shape, pensada a maximizar ao máximo o contacto das pontas do pincel com a face. Um fan-shape levado ao extremo! :D Não é um formato muito popular - tem os seus adeptos, sem dúvida, mas está longe de ser um formato muito consensual.  Na minha opinião, tendem a alargar demasiado, e mesmo para espumar na face, prefiro outras opções.

Não me lembro de ver alguma vez um “flat-shape” em cerda (e pessoalmente nem acho que faça falta!).
Já tive um Vulfix de cerda que era claramente um “bulb-shape” – não era propriamente mau, mas acabei por lhe tirar um nó e colocar-lhe um “bulb-shape” em texugo. :D A italiana “Mondial” (Pennellificio Bagnoli) tem uns modelos em cerda com uma forma curiosamente arredondada que se deve aproximar muito do “bulb-shape”.
 Os Omega e os Semogue são, na sua maioria, “fan-shape” ou então formas híbridas que se aproximam muito dos “fan-shape”.O mesmo para outros cerdas, como os Mühle, EJ..
Muito.obrigado.

Então achas que um flat em cerda iria abrir muito? Mesmo com um loft baixo?

Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através do Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Diferentes formatos de nós ( Knot Shape )
« Reply #6 on: October 15, 2018, 11:01:53 pm »
0
Muito.obrigado. Então achas que um flat em cerda iria abrir muito? Mesmo com um loft baixo? Enviado do meu Vodafone Smart ultra 6 através do Tapatalk
Um pincel tipo o Semogue 620, ou o Semogue BC Cerda já abre imenso. Por exemplo, o BC cerda, tal como é (um "fan shape", ou perto disso), já de si transmite a sensação na cara de se estar a usar um pincel maior.

Se fosse em flat shape, as cerdas que estão na periferia do pincel vão ficar mais compridas e abrir ainda mais, tornando o "florescer" (e o uso) do pincel um pouco caótico :P com um comportamento mais para espanador do que para pincel.
Se baixares o loft, o centro do pincel fica um toco.

Não consigo ver qual a vantagem desse formato num pincel de cerda, nem penso que daí resultasse algo consensual, ou sequer algo bom, ou que resultasse melhor que os outros formatos, mas isso sou eu, e o meu gosto pessoal influi certamente nessa minha opinião...
Por alguma razão é um formato de nicho, pouco popular até em texugo, quanto mais em cerda... :P

Sempre a aprender, obrigado!

Já tinha notado, claro, a diferença do nó, mas até pensei que era mais por causa do material usado.

Agora com 2 pincéis, o Antiga Barbeearia do Bairro e o Maison de Barbier, nota-se bem a diferença entre ambos.

Em vários aspectos, mas o formato do nó é evidente, com uma forma mais cheia e redondo o MdB, muito mais estreito o ABB.

Ainda não espumei com esse directamente na cara, mas sendo muito pouco firme não sei se será o indicado.

Já na taça, e desde que estou melhor com a água adicionada, faz logo uma bela espuma.

Não tenhas receio de usar o Plisson/MdB na cara. Aliás, é dos meus favoritos para isso. Funciona muito bem - e as pontas são uma maravilha de se usar, de tão suaves que são :)
« Last Edit: October 15, 2018, 11:07:31 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal