Author Topic: VCI: Inibidor Volátil de Corrosão  (Read 2894 times)

Offline ischiapp

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2166
  • True BBS
  • Respect: +1923
    • Pierpaolo's G+
    • Email
VCI: Inibidor Volátil de Corrosão
« on: October 17, 2018, 07:16:53 pm »
0
Recebi uma nova lâmina de barbear e estava cheia de papel especial.
http://www.ilrasoio.com/viewtopic.php?f=24&t=1427&p=297729#p297729

Este papel pertence a um tipo que reduz a oxidação do ambiente no qual o metal é armazenado.
Tão perfeito (em teoria) como prevenção da ferrugem. ;)

Existem vários fornecedores, mas a tecnologia do Inibidor de Corrosão Volátil (VCI) é o padrão.
https://en.wikipedia.org/wiki/Inibitore_volatile_di_corrosione
São substâncias ativas transportadas pela fase gasosa, que criam uma proteção anticorrosiva na superfície do metal.
A VCI descreve um sistema ativo e não é uma marca registrada de um determinado fabricante.

O modo de ação, até a proteção anticorrosiva, ocorre em três etapas:
1. As substâncias activas VCI sublimam (evaporam) do material do veículo (filme, papel, envelope) para o espaço fechado da embalagem.
2. As substâncias activas VCI são misturadas por difusão no espaço fechado da embalagem, tornam-se mais ricas e começam a aderir.
3. Criação de um filme VCI monomolecular na superfície do metal.

A fase de formação depende do tamanho da embalagem, ou seja, o volume de ar contido nela.
Quanto maior o volume de embalagem, maior o tempo necessário para a fase de treinamento.
Quando um filme monomolecular de substâncias ativas VCI foi criado na superfície do metal.
Então o metal está ativamente protegido das ações negativas do oxigênio atmosférico e da umidade.
Neste ponto, o metal está pronto para ser enviado ou armazenado.

Condições de superfície exigidas para cada tipo de proteção contra corrosão:
• limpar
• livre de umidade
• não corroído
O efeito ativo da proteção anticorrosiva depende do estado da superfície do metal.
Resíduos, sujeira, poeira ou sais só podem ser parcialmente controlados pelas substâncias ativas VCI.
A este respeito, os processos de lavagem e limpeza assumem particular importância

A redução drástica ou mesmo a eliminação completa de óleos e graxas deixa um produto qualitativamente perfeito, limpo e pronto para uso.
Então, o VCI substitui os antigos sistemas de lubrificação, pouco práticos e mais caros.
Uma embalagem anti-corrosiva é obtida simplesmente integrando a embalagem tradicional.
Ou você pode embrulhar o produto para ser protegido com uma folha ou um saco de papel VCI ou filme plástico VCI.
Na verdade, será suficiente reabrir a embalagem e o produto estará imediatamente pronto para uso, sem a necessidade de limpá-lo de óleo ou graxa.
VCI não deixa vestígios e não apresenta riscos.

Os papéis anti-corrosivos VCI são divididos em duas categorias.
Papéis anti-corrosivos de dupla face : a proteção que funciona em dobro
Eles têm a característica de emanar substância protetora de ambos os lados.
É, portanto, particularmente adequado agir como uma interposição entre duas camadas de produto a serem protegidas.
Também pode ser usado em embalagens que são envolvidas por uma embalagem externa adicional para prolongar sua eficiência e durabilidade.
Papéis anti-corrosivos Politenate: sem desespero, melhor proteção
Feito através da aplicação de uma camada de polietileno no papel que impede a dispersão da substância protetora sublimando no exterior.
Desta forma, a emanação protetora é concentrada inteiramente para o interior do invólucro contendo o produto a ser protegido.

Uma opção conveniente é envelopes de papel VCI: a proteção mais rápida.
Com os papéis anti-corrosivos VCI, também é possível fazer acoplamentos e envelopes.
Os sacos de papel VCI são muito úteis para embalagens rápidas e anti-corrosivas de produtos pequenos e médios.
Eles podem ser feitos com papel VCI de dois lados ou policentrados, dependendo das necessidades.


Dado o conforto (eu odeio o óleo !!), o custo ( pouco mais de € 10* ), e a durabilidade ( 2-15 anos** ) ... eu decidi tentar.
Vou fazer contêineres com papel VCI, muito simples como os da foto, e vou usá-los nas minhas lâminas dentro do porta-faca (saco de rolo).
 * https://www.ebay.es/itm/253384794962
** https://www.excor.com/fileadmin/excor/COM/Products/vci-paper-ABRIGO/Data_sheet/vci-paper-kraft-paper-abrigo-data-sheet.pdf
Onde há um grande desejo, não pode haver grande dificuldade - Maquiavel
O tradutor fala por mim. Saudações de Ischia, Pierpaolo @ ischiapp.blogspot.com

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: VCI: Inibidor Volátil de Corrosão
« Reply #1 on: October 17, 2018, 09:45:57 pm »
+1
Boa ideia para guardar nas navalhas. Algumas ate vinham embrulhadas nesse papel antigamente.

Bom post, obrigado.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: VCI: Inibidor Volátil de Corrosão
« Reply #2 on: October 19, 2018, 04:55:41 pm »
0
Uma garrafita de óleo sai mais barata e faz a mesma coisa :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline ischiapp

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2166
  • True BBS
  • Respect: +1923
    • Pierpaolo's G+
    • Email
Re: VCI: Inibidor Volátil de Corrosão
« Reply #3 on: October 19, 2018, 07:23:20 pm »
0
Na realidade, o motor pulsante dessa revolução tecnológica é precisamente o fator econômico.
Pessoalmente, como não tenho essa necessidade, o discurso de evitar o óleo foi a principal razão para mim.

Quando o produto chegar eu vou escrever.
Onde há um grande desejo, não pode haver grande dificuldade - Maquiavel
O tradutor fala por mim. Saudações de Ischia, Pierpaolo @ ischiapp.blogspot.com

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: VCI: Inibidor Volátil de Corrosão
« Reply #4 on: October 19, 2018, 08:29:18 pm »
0
Fico à espera. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal