Author Topic: Slant 39c: 1 semana de uso  (Read 5104 times)

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Slant 39c: 1 semana de uso
« on: November 11, 2018, 11:53:32 am »
0
Caríssimos

Em primeiro o meu agradecimento a todos os confrades que ao responderem às minhas questões, me permitiram , e muito, chegar a barbeados com prazer (é o mais importante).
Destaco aqui conselhos que me fazem agora muito sentido:

Dar tempo e não procurar um bbs . Ir com calma que o bbs se tiver de aparecer aparece naturalmente, e assim foi.

Depois da primeira passagem a favor do pêlo, esquecer os cortes contra o pêlo ou a favor do pelo ou através do pelo, como se fossem cortes obrigatoriamente assim. A verdade é que à medida que vamos barbeando se formos sentindo o pêlo retocamos o corte num ou noutro sentido,  pois o pêlo cresce nos mais variados sentidos. O importante é sentirmos a direção de crescimento do pêlo na zona em que estamos a cortar, e dar a catanada em conformidade.

PARAR se sentimos a pele a arder, ou existir muitos cortes. Parar quando se torna desconfortável é fundamental.

O primeiro barbear com uma máquina, diz muito pouco do que iremos obter com essa máquina. São precisos vários barbeares,  até ganhar experiência sobre aquele barbear com aquela máquina

Usar SEMPRE uma lâmina tolerante no processo de aprendizagem com uma máquina nova, sobretudo se calhar, para quem, como eu, tem pouca experiência no barbear clássico. Aqui neste fórum parece que as preferências vão para a Derby extra, eu prefiro as voshkod sobretudo porque as acho mais consistentes e sendo suaves cortam mais que as Derby extra. No entanto, haverá certamente outras opções que eu ainda não experimentei ou sequer conheço ( Estou por exemplo a pensar nas Kai e nas Derby premium que tenho em stock e ainda não usei)

Finalmente, encurtando o discurso, é fundamental manter uma rigidez do conjunto que se está usar ( não alterar o tipo e uso de lâmina, o número de passagens, o creme o ASB, o pincel) eu fiz duas alterações propositadas e uma de ajustamento, mas já do meio da experiência para a frente e isso trouxe alterações como poderão verificar.

Então:
Duração da experiência: 5 dias, 1 barbear por dia.
Material:
Merkur 39c
Lâmina voshkod (nova a cada barbear)
Óleo pre-barbear feito em casa com azeite (da minha produção) e óleo de rícino (do celeiro)
Creme palmolive sensitive
Pincel Belmiro
Pedra de Alumínio
Creme pós-barbear Toleriane Ultra

Metodologia:
Aplicação do óleo sobre o rosto seco. Enquanto isso deitava água quente no pincel e caneca.
Fazia a espuma de seguida e aplicava sobre o rosto ( sem molhar o rosto por cima do óleo)
Duas passagens: uma a favor outra contra o pêlo + retoques
Enxaguava com água fria entre as passagens e no fim.
Passagem da pedra de alumínio somente nos cortes.
Finalização aplicando creme Toleriane

Outra nota importante: anteriormente a esta experiência usava com frequência a Merkur 38c

Resultados:
Dia 1 e 2: ficava ainda espantado com a facilidade com que a slant corta, por outro lado não gostei de ser mais leve (comparando sempre com a 38c). O corte é eficaz e nem me passa pela cabeça fazer uma 3.ªpassagem. Sentia muito a lâmina na pele e pensei que regressaria à 38c para ter mais suavidade no corte. Danos visíveis a registar na pele foram no dia 1, algum vermelhão na zona direita do bigode ( é uma zona onde tenho mais sensibilidade). Dia 2, zero de danos. Acabamento no geral bom.

Dia 3: Com o esfriar do tempo a minha pele secou e ficou vermelha, com sensação de calor, como me acontece todos os anos (atenção antes de fazer a barba e não como reação a fazer a barba) Aproveitei por isso e troquei o creme palmolive pelo gel Vichy (é altamente medicado. Tem aspirina, vitamina c, cálcio). Apliquei uma parte à mão outra com pincel. Resultado, o creme não aderiu bem à pele. Não sei se por isso e também por estar com pressa o corte ficou sofrível, pior que no dia 1 e 2. Por outro lado a pele ficou excelente!! Sem vermelhão, sem sensação de calor , liza, bem hidratada.

Dia 4: retirei o óleo  pré-barbear. Molhei o rosto com água fria e apliquei novamente o gel Vichy à mão . Resultado, corte apurado bbs ou quase , excelente!! Pele excelente!!
Apercebi-me que tinha deixado de pensar na 38c

Dia 5: voltei à fórmula inicial, isto é, reintroduzi o óleo pré-barbear, o creme palmolive, e o pincel. Alterei a variável lâmina, neste caso continuei com a vorskod mas no segundo uso. Resultado, enorme prazer na aplicação do creme, o pincel parecia seda. Corte com muito mais rapidez, parecia os tipos do YouTube, naturalmente. Tive que insistir mais com a lâmina ( estava nitidamente menos afiada) mas achamento excelente!! (bbs) pele excelente !!!

Para mim qual a melhor máquina? Sem dúvida a 39c é melhor , de longe, que a38c . Para mim só tem um aspecto pior, que é o peso.

Para a 39c penso que encontrarei uma lâmina melhor que a vorskod

Saudações






Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #1 on: November 11, 2018, 06:23:53 pm »
0
Obrigado pelo feedback do teu teste.

Esse pré caseiro, foste buscar a fórmula a algum lado ou é mais comum do que acho?

Eu também, na 41C, só usei a Vokshod 1 vez, um uso.

Tenho que confirmar mas a meio do segundo uso foi para o lixo.

Já agora, também não gosto das Derby Extra

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #2 on: November 11, 2018, 08:39:13 pm »
+1
Obrigado pelo feedback do teu teste.

Esse pré caseiro, foste buscar a fórmula a algum lado ou é mais comum do que acho?

Eu também, na 41C, só usei a Vokshod 1 vez, um uso.

Tenho que confirmar mas a meio do segundo uso foi para o lixo.

Já agora, também não gosto das Derby Extra
A receita do óleo encontrei na net.   É 1 medida de rícino para 1/2 de azeite. Depois algumas gotas de essência (atenção não aquela que se usa nos óleos de essência para queimar) penso que há venda tb no Celeiro. Eu não ponho para não arriscar alergia.

Cumprimentos


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #3 on: November 11, 2018, 08:42:06 pm »
0
Obrigado pelo feedback do teu teste.

Esse pré caseiro, foste buscar a fórmula a algum lado ou é mais comum do que acho?

Eu também, na 41C, só usei a Vokshod 1 vez, um uso.

Tenho que confirmar mas a meio do segundo uso foi para o lixo.

Já agora, também não gosto das Derby Extra
Hoje usei uma kai e é muito mehor que a voshkod, na 39c


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #4 on: November 12, 2018, 08:04:15 am »
0
Sim não procures BBS no início. Sendo que não conheço o teu tempo de experiência.

À medida que fores conhecendo o teu crescimento do pêlo vais optimizando as passagens.
Menos passagens= menos irritação

Mas para fazer menos passagens elas teem que ser optimizadas.

Usei vários tipos de pré mas descobri que o melhor pré (para mim) é água, Londres de estar quente e um sabão rico em gorduras com que lavo a cara seguida de o trabalhar de um pincel na cara com atenção e durante algum tempo.

Hoje em dia a única variante que me pode estragar um escanhoado é a lâmina que pode deixar de cortar ou estar romba.

Hoje em dia é fácil uma lâmina me durar 7 ou 8 escanhoados e por vezes esqueço de a trocar até a sentir morder.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #5 on: November 12, 2018, 11:34:36 am »
0
Boa! Parabéns!

Com método, mudando poucas variáveis de cada vez, e tendo como objectivo principal o conforto (e não o tão almejado BBS), conseguiste chegar a algumas conclusões importantes. :)

Mais do que isso, conseguiste melhorar o teu barbear e acima de tudo, passar a desfrutar da experiência.

O óleo pode ter impedido o gel de aderir à pele. Alguns óleos podem ter esse senão, de prejudicar a espuma e de dificultar a sua aderência à pele, e essa tua experiência pode ter reflectido isso. 
Também há quem diga que o uso de certos óleos pode prejudicar os pincéis e afectar a sua capacidade de fazer espuma a longo prazo - uma opinião que está longe de ser consensual. Pessoalmente não tenho por hábito usar óleos de barbear, de maneiras que não sei se tal é verdade ou não...
« Last Edit: November 12, 2018, 11:40:09 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #6 on: November 12, 2018, 02:00:19 pm »
0
Boa! Parabéns!

Com método, mudando poucas variáveis de cada vez, e tendo como objectivo principal o conforto (e não o tão almejado BBS), conseguiste chegar a algumas conclusões importantes. :)

Mais do que isso, conseguiste melhorar o teu barbear e acima de tudo, passar a desfrutar da experiência.

O óleo pode ter impedido o gel de aderir à pele. Alguns óleos podem ter esse senão, de prejudicar a espuma e de dificultar a sua aderência à pele, e essa tua experiência pode ter reflectido isso.
Também há quem diga que o uso de certos óleos pode prejudicar os pincéis e afectar a sua capacidade de fazer espuma a longo prazo - uma opinião que está longe de ser consensual. Pessoalmente não tenho por hábito usar óleos de barbear, de maneiras que não sei se tal é verdade ou não...
Pois foi isso que pensei, que teria sido o óleo, por isso o retirei no barbear a seguir, e resultou!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #7 on: November 12, 2018, 02:03:38 pm »
0
Sim não procures BBS no início. Sendo que não conheço o teu tempo de experiência.

À medida que fores conhecendo o teu crescimento do pêlo vais optimizando as passagens.
Menos passagens= menos irritação

Mas para fazer menos passagens elas teem que ser optimizadas.

Usei vários tipos de pré mas descobri que o melhor pré (para mim) é água, Londres de estar quente e um sabão rico em gorduras com que lavo a cara seguida de o trabalhar de um pincel na cara com atenção e durante algum tempo.

Hoje em dia a única variante que me pode estragar um escanhoado é a lâmina que pode deixar de cortar ou estar romba.

Hoje em dia é fácil uma lâmina me durar 7 ou 8 escanhoados e por vezes esqueço de a trocar até a sentir morder.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
Pois é isso que também noto, há uma aprendizagem que às vezes nem se dá por ela, por isso fica difícil de explicar. Tenho só 3 meses de uso de SR e SE por isso ainda sou um embrião .

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #8 on: November 13, 2018, 09:28:10 pm »
0
Se gostas de lâminas suaves e gostaste da lâmina Voskhod experimenta as Lord Super Stainless Classic ou as Lord Super Stainless Extra que também andam pelo mesmo "caminho" de suavidade, eu dou-me bem com as Voskhod assim como com as Lord, mas isto das lâminas é sempre muito subjectivo e o que resulta com um pode não resultar com outro mas nada melhor que ir experimentando para ver se resulta bem ou não ;) 
Já agora também sou mais um em que as Derby Extra ou as Premium só resultam bem se estiverem fechadas na gaveta porque na minha cara o resultado também não é o melhor e por isso não gosto delas  ;)

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #9 on: November 14, 2018, 09:57:56 am »
0



Já agora também sou mais um em que as Derby Extra ou as Premium só resultam bem se estiverem fechadas na gaveta(...)

Lindo, a melhor descrição que já li sobre as Derby Extra.

Retiro as Premium pois essas nunca experimentei mas vou experimentar um destes dias, sem pressas.


Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #10 on: November 14, 2018, 01:18:41 pm »
0

Lindo, a melhor descrição que já li sobre as Derby Extra.

Retiro as Premium pois essas nunca experimentei mas vou experimentar um destes dias, sem pressas.
Subscrevo a desgraça que são as Derby....sejam elas quais forem.....
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #11 on: November 14, 2018, 01:34:59 pm »
0
Não as fechem na gaveta... enviem-nas para minha casa, que eu gosto delas :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #12 on: November 14, 2018, 03:22:22 pm »
0
Até mandava mas como a experiência foi tão "boa" nem investi nelas. :)
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #13 on: November 14, 2018, 07:36:44 pm »
0
Se gostas de lâminas suaves e gostaste da lâmina Voskhod experimenta as Lord Super Stainless Classic ou as Lord Super Stainless Extra que também andam pelo mesmo "caminho" de suavidade, eu dou-me bem com as Voskhod assim como com as Lord, mas isto das lâminas é sempre muito subjectivo e o que resulta com um pode não resultar com outro mas nada melhor que ir experimentando para ver se resulta bem ou não ;)
Já agora também sou mais um em que as Derby Extra ou as Premium só resultam bem se estiverem fechadas na gaveta porque na minha cara o resultado também não é o melhor e por isso não gosto delas  ;)
Obrigado. Fica a sugestão. A experimentar. Realmente comprei as premium já tendo informação que eram iguais às extra, excepto que faziam mais barbas, mas lá está decidi que iria experimentar.
Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Slant 39c: 1 semana de uso
« Reply #14 on: November 14, 2018, 07:41:28 pm »
0
Não as fechem na gaveta... enviem-nas para minha casa, que eu gosto delas :D
Posso ver se ainda as tenho.

Em boa verdade tenho que informar que, se as tiver, ainda experimento com a Feather...


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal