Author Topic: Forum Barbear Clássico - Que futuro?  (Read 38012 times)

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« on: January 23, 2019, 03:00:19 pm »
+1
Boas tardes Confrades (E amigos para os que não gostam).
Decidi criar este "post" para que, de alguma forma, se possa debater algumas questões sem "poluir" outros tópicos.
Estive afastado, pelos mais variados motivos (TRABALHO, outras actividades, família), deste espaço (não comentando) e agora com mais tempo denoto que o Forum "perdeu" alguns daqueles que eram frequência assídua, tal como eu, e não tem aquela "vida" que apresentou em outros tempos.
Raparei também, que há Confrades que já manifestaram o seu desagrado pela fraca "actividade" do Forum. Muitos justificarão com o aparecimento, natural, do Forum Barbear Tradicional, mas só isso não o justifica, porque muitos ainda vão frequentando este espaço.
Gostaria que de ler a opinião dos Confrades sobre o assunto e algumas ideias do que poderia ser feito para melhorar a situação.
Quanto à minha opinião sobre o assunto, considero que "quantidade não é sinónimo de qualidade", mas preocupa-me o "desaparecimento" de alguns Confrades que considero/ava verdadeiras mais-valias no Forum. Penso também que a imagem do Forum está "gasta" e que uma alteração estética seria interessante e talvez proveitosa. No que toca à "organização" do Forum, um refresh e eliminação de algumas coisas facilitaria o acesso à informação. Sei que é uma sorte dispor de um Forum e que gerir tudo isto não é fácil, mas sugerir não ofende.
Não se façam rogados e uma reflexão, debate e um balanço não fazem mal a ninguém.
Um abraço.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #1 on: January 23, 2019, 06:53:40 pm »
0
Quanto ao forum em si, gostaria que fosse mais amigável para uso no telemóvel sem usar uma aplicação externa como o tapatalk.
Mas imagino que isso signifique mudar ou atualizar toda a tecnologia que está por detrás do site, ou seja era preciso muito tempo e trabalho

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1773
  • Respect: +1836
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #2 on: January 23, 2019, 09:29:00 pm »
0
O principal problema do Fórum é a captação de novos membros que sejam activos em fotografar o set do dia, em partilhar as suas aquisições e em partilhar as suas experiências. Entram alguns que se apresentam mas que depois nunca mais participam. Um Louvor para os que o fazem e que todos nós mais antigos conhecemos como Honrosas excepções.
É natural que se só os mais antigos é que participam as partilhas além do tópico Escanhoado do Dia sejam escassas porque, falando por mim, agora com o que comprei ao longo dos primeiros anos terei que refrear as aquisições e entusiasmo com novo material. É normal que assim seja, quem chega de novo é que teria em teoria esse entusiasmo de ir ás lojas, comprar este e aquele creme, experimentar isto e aquilo e fazer perguntas e pedir opinião sobre este e aquele creme ou sabão, a descoberta de novas lojas com produtos barbísticos. Eu quando me registei no Fórum entrava em todas as lojas ou drogarias que visse para ver se encontrava alguns produtos ou pincel ou mesmo máquina que estivessem lá numa prateleira qualquer. Agora já tenhos os armários cheios. Também não há novas lojas dedicadas ao Barbear Classico com produtos de destaque como houve em tempos com a " Pote de Prata" e os TOBS, mas também seria dificil que uma loja com produtos TOBS ou DR Harris ou TRuefitt & Hill ou uma Art of Shaving sobrevivesse em Portugal porque não há essa cultura de oferecer estes produtos como excelentes presentes que são aos familiares e amigos. Tenho a sensação que das vezes que ofereci produtos de Barbear Classico a alguém aquilo foi directo para a gaveta ou seja, não se valoriza este tipo de ofertas.
Outra razão paralela é a moda das barbas grandes. É inevitável que o fórum sofresse com essa tendência mas aí só há uma solução que é esperar que a moda vire novamente e o " Clean Shaven" volte a estar na moda. 
Não sei se um refresh da estética do site  seria solução. Eu pessoalmente gosto de como o site está estruturado. 

Enfim, em jeito de conclusão o que era necessário era uma gigantesca campanha de marketing para tornar isto algo muito "cool" e alguns filmes com actores famosos a fazer a barba com um set de barbear classico. Parece mentira mas aquela cena no filme do James Bond onde aparece a fazer a barba com navalha e pincel levou muita gente a imitar :D:D :D

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #3 on: January 23, 2019, 10:58:19 pm »
+1
1 - dar conhecimento do fórum aos produtores locais para darem informações dos seus produtos e vendas e novos lançamentos e com sorte conseguir produtos para fazer sorteios

2 - ter uma secção em inglês para captar estrangeiros cá a viver que querem saber o q usamos e onde compramos e para nos conhecermos os produtos deles

3 - incentivar os membros a fazer vídeos no YouTube







Sent from my iPad using Tapatalk

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #4 on: January 28, 2019, 10:22:59 am »
+1
Eu comento por mim depois de mais de uma semana sem aqui vir.
A realidade e a falta de participação dos membros o que faz com que os novos tbm se acabem por fartar.

Se eu escrever no fórum serão quase sempre os mesmos a responder sendo que a grande maioria eu conheço pessoalmente e é mais fácil por exemplo falar com eles no Facebook.

Eu cheguei a participar muito no fórum mas a fraca participação, os problemas também do próprio forum e o facto da pouca diversidade faz com que alguém multilingue como eu encontre infelizmente outros sítios onde se fala de tudo.

No meu caso muito pessoal é o facto de que aqui se fala muito do básico, como lavanda Nívea, um Semogue de 5 euros. Eu gosto de discutir sabões de todo o mundo mesmo os mais caros assim como os baratos e são poucos os membros aqui com que posso falar disso. Acho que se contam pelos dedos de uma mao.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #5 on: February 01, 2019, 11:02:01 pm »
+2
O principal "inimigo" dos fóruns são as próprias redes sociais existentes, em que por um motivo ou outro se passa a trocar mais mensagens/ideias com quem se conhece pessoalmente ou com quem se tem mais interacção no forum numa determinada rede social do que no próprio forum e quando se chega a determinada altura já pouco ou quase nunca se vem ao forum.
Aos poucos é o que vai acontecendo em muitos dos fóruns existentes sobre os mais diversos temas, até que por fim acabam sem movimento e no final acabam por fechar.
Espero não ser mal interpretado porque não estou a escrever isto como uma critica ao que quer que seja, mas sim estou apenas a fazer uma observação de factos do que se tem visto por essa Net fora e quanto a isso pouco ou nada se pode fazer ;)

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #6 on: February 02, 2019, 08:41:04 am »
0
Por isso apenas tenho Facebook com 7 ou 8 links e sem ninguém adicionado .

Cotra mim falo que também não sou muito participativo.

Mas, tal como em tudo na vida, para ter retorno temos  que investir.

A moda actual também é um pouco prejudicial, ao fórum e aos lucros da Gillette .

Como tal, é ir participando, dar feedback do que fazemos e como fazemos.

Se usarmos outro fórum podemos sempre fazer publicidade a este.

Dou o exemplo do zwame.

Tem lá uma thread sobre barbear, por acaso o nome engana pois é mais Gillette Mach e afins , mas quando questionam sobre o barbear refiro sempre este fórum para troca de informações.

Da minha parte fica o compromisso de fazer mais comentários assertivos sobre os produtos que vou experimentando.

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #7 on: February 02, 2019, 01:02:30 pm »
0
Nao se consegue q os produtores locais de material dispensem produtos para sorteio entre os membros do fórum ? Ou p dividir por todos em mostras?


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #8 on: February 02, 2019, 01:15:33 pm »
0
Nao se consegue q os produtores locais de material dispensem produtos para sorteio entre os membros do fórum ? Ou p dividir por todos em mostras?


Sent from my iPad using Tapatalk
Produtores locais oferecem produtos a estrangeiros para divulgar a marca lá fora.
Porque em Portugal,  o conceito das latas de espuma e gel, Fusion Proglide ainda está bem presente.
Logo os produtos de barbear clássico em Portugal não dão lucro.

Enviado do meu SM-C115 através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #9 on: February 02, 2019, 04:30:18 pm »
+4
Olhando para trás, o dinamismo do fórum sempre esteve ligado ás aquisições ou melhor dizendo, ao tópico das aquisições. Ainda hoje se forem ver as estatísticas das visualizações verão que os tópicos das aquisições mensais superam largamente o tópico do escanhoado do dia por exemplo, outro tópico muito popular. Alavancar este dinamismo no consumismo foi e é simplesmente insustentável a longo prazo.

O que aconteceu foi que o conceito de barbear clássico moveu-se do revivalismo vintage, alternativo, prático e acessível para outro de luxo, exclusivo e de nicho. 

Como parêntesis: Não deixa de ser curioso a forma como parte desta comunidade que demoniza a Procter & Gamble por aquilo que é basicamente o seu core, ganhar dinheiro, embarcou neste caminho traçado por fóruns mantidos por comerciantes e hypes fomentados por opinion makers dubiamente isentos.
As máquinas e pinceis agora tem de custar umas centenas de euros, os sabões e ASL têm de ser do artesão do momento e preferencialmente situar-se acima dos €25 para poderem ser sequer recomendados, quanto mais figurarem num SotD.

Este cenário não me parece viável em terras lusitanas e o nosso fórum ressente-se disso. Quem chega de novo, vem pelos mesmos motivos que outros que os antecederam, mas não sente a necessidade desenfreada de comprar e acumular como noutros tempos.

Pessoalmente vejo essa contenção como algo de positivo. Temos o fórum com menos actividade é certo, precisamente porque existem menos compras, mas temos dado resposta aos iniciantes que nos procuram com as suas duvidas e pedidos. E temo-lo feito de uma forma honesta, sóbria e razoável. Esta deve de ser a verdadeira essência deste fórum e neste aspecto há que congratular todos aqueles que de alguma forma por cá se mantêm para o fazer.

O fórum irá ter picos de adesões e participações para logo voltar a esta que é a sua natural velocidade de cruzeiro. O desafio a superar será manter precisamente esta velocidade, mas a julgar pela historia e contributos recentes acredito que não haverá problemas.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #10 on: February 02, 2019, 07:34:08 pm »
0
Pelo Tapatalk não consigo carregar no like mas gostei do que li.

É claro que ver material novo é sempre um excelente chamariz, mas dado o público alvo português reduzido é complicado manter um dinamismo apenas com esse foco.

Eu, iniciante com 7 ou 8 meses aderi e venho ao fórum sempre que posso também para ver as compras, claro, mas em especial para trocar experiências e gostos.

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #11 on: February 03, 2019, 11:34:43 pm »
0
Da minha parte estou muito agradecido ao fórum , nas pessoas dos confrades com quem muito aprendi, concordei,
Discordei e tive pensamentos paralelos. Espero continuar assim.
Concordo que, como tudo na vida terá flutuações, e isso é natural.

Deixo uma sugestão, não sei se é viável pq somos poucos, mas é algo que acontece no badger & blade, a saber dividir o escanhoado do dia por 3 : fotos do dia de DE, de Navalhas e de SE. Não sei se somos suficientes, mas parece que há vários confrades que têm os 3 tipos de aparelhos para barbear e assim
Podíamos dar mais riqueza ao fórum
Fica a sugestão

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #12 on: February 06, 2019, 08:57:18 am »
0
Obrigado por todas as contribuições!
Tenho tentado planear uma migração de tudo para um novo servidor, mas confesso que não está fácil conciliar.
:)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #13 on: February 06, 2019, 10:59:06 am »
0
Já agora, aqui deixo uma ou duas ideias:

 -> Gostava de ver o fórum com um novo tema mais atractivo, de preferência numa nova plataforma que fosse mais evoluída, amigável e atractiva. Esta plataforma (SMF) tem funcionado razoavelmente bem, mas haveria talvez outras que trariam alguma mais valia, e com melhor suporte para dispositivos portáteis. Recordo, por exemplo, a plataforma do shavenook, onde fui moderador, e que tinha um óptimo aspecto em dispositivos móveis, onde funcionava muito bem mesmo sem recurso a tapatalk, apesar de também ser compatível com o mesmo. Claro que tudo isto depende muito da disponibilidade do Nuno (e de outras pessoas que eventualmente tenham conhecimentos e disponibilidade para ajudar), uma vez que este fórum não tem qualquer fonte de rendimentos, acaba por ser uma entidade independente que nunca recebeu um cêntimo seja de qualquer vendedor ou marca que fosse.

 -> Gostaria de ver mais membros a fazer reviews de produtos. Uma das mais valias de qualquer fórum  (mesmo em relação às redes sociais) é essa, ser um repositório de opiniões e de troca e partilha de ideias, algo que numa rede social será mais difícil. Existem muitas opiniões acerca dos mais variados produtos, mas a larga maioria está dispersa nos SotD e em tópicos avulso onde a informação se dispersa, se torna difícil de encontrar e acaba por ficar perdida.
Uma review é algo fácil de encontrar e de consultar, mesmo que seja anos após ter sido feita (algumas zonas até têm um índice). Tentem procurar assim facilmente (e encontrar) uma qualquer opinião que alguém deu no facebook há n anos atrás!

 -> E agora aqui vai uma ideia radical. As modas são o que são e todos sabemos que hoje em dia, apesar do barbear tradicional ter crescido em popularidade nos últimos 10 anos (há 10 anos atrás era mais fácil achar uma agulha num palheiro que um sabão de barbear decente em Lisboa :D ), a tendência dominante é a de deixar crescer a barba, estilizada ou não. Será uma moda passageira? Duradoura? Eventualmente, tudo o que está na moda, acaba por passar de moda, é verdade… Por outro lado, cuidar da barba pode ser um ritual de cuidado masculino tanto quanto o barbear tradicional, e haverá muito para falar acerca disso, imagino eu… que tal uma secção dedicada a cuidar da barba?
(e agora deixa-me fugir, que já vejo ali uma turbamulta com tochas e gadanhas preparados para queimar o herege). ;D


« Last Edit: February 06, 2019, 11:02:14 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Zeri

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+2)
  • Rocket Man
  • *
  • Posts: 5068
  • À descoberta...
  • Respect: +1902
    • Email
Re: Forum Barbear Clássico - Que futuro?
« Reply #14 on: February 06, 2019, 11:16:16 am »
0
Já agora, aqui deixo uma ou duas ideias:

 -> Gostava de ver o fórum com um novo tema mais atractivo, de preferência numa nova plataforma que fosse mais evoluída, amigável e atractiva. Esta plataforma (SMF) tem funcionado razoavelmente bem, mas haveria talvez outras que trariam alguma mais valia, e com melhor suporte para dispositivos portáteis. Recordo, por exemplo, a plataforma do shavenook, onde fui moderador, e que tinha um óptimo aspecto em dispositivos móveis, onde funcionava muito bem mesmo sem recurso a tapatalk, apesar de também ser compatível com o mesmo. Claro que tudo isto depende muito da disponibilidade do Nuno (e de outras pessoas que eventualmente tenham conhecimentos e disponibilidade para ajudar), uma vez que este fórum não tem qualquer fonte de rendimentos, acaba por ser uma entidade independente que nunca recebeu um cêntimo seja de qualquer vendedor ou marca que fosse.

 -> Gostaria de ver mais membros a fazer reviews de produtos. Uma das mais valias de qualquer fórum  (mesmo em relação às redes sociais) é essa, ser um repositório de opiniões e de troca e partilha de ideias, algo que numa rede social será mais difícil. Existem muitas opiniões acerca dos mais variados produtos, mas a larga maioria está dispersa nos SotD e em tópicos avulso onde a informação se dispersa, se torna difícil de encontrar e acaba por ficar perdida.
Uma review é algo fácil de encontrar e de consultar, mesmo que seja anos após ter sido feita (algumas zonas até têm um índice). Tentem procurar assim facilmente (e encontrar) uma qualquer opinião que alguém deu no facebook há n anos atrás!

 -> E agora aqui vai uma ideia radical. As modas são o que são e todos sabemos que hoje em dia, apesar do barbear tradicional ter crescido em popularidade nos últimos 10 anos (há 10 anos atrás era mais fácil achar uma agulha num palheiro que um sabão de barbear decente em Lisboa :D ), a tendência dominante é a de deixar crescer a barba, estilizada ou não. Será uma moda passageira? Duradoura? Eventualmente, tudo o que está na moda, acaba por passar de moda, é verdade… Por outro lado, cuidar da barba pode ser um ritual de cuidado masculino tanto quanto o barbear tradicional, e haverá muito para falar acerca disso, imagino eu… que tal uma secção dedicada a cuidar da barba?
(e agora deixa-me fugir, que já vejo ali uma turbamulta com tochas e gadanhas preparados para queimar o herege). ;D



Oversaturn estou contigo em tudo. Eu próprio já me havia "convencido" a começar a fazer, a curto prazo, reviews de produtos novos.
E sim, convém relembrar que a manutenção técnica é feita apenas pelo Nuno e o fórum (aka nunogrl) não dispõe de nenhuma fonte de verbas para a realização dos trabalhos e pagamento de custos associados. Certamente que haverá por aqui pessoal com conhecimentos técnicos de informática que poderiam ajudar o Nuno e assim agilizar o processo de actualização /melhoria do fórum.
Quanto à questão dos cuidados da barba, não me parece má ideia até porque grande parte daqueles que usam barba não o fazem de modo integral e também têm que cortar as restantes "pilosidades" da cara
Vá Oversaturn, não tenhas medo da multidão. Estou a aqui contigo, aqui atrás... Hehehe
Ainda no começo....mas já comecei. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal