Author Topic: Bater espuma directamente do pote  (Read 4221 times)

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Bater espuma directamente do pote
« on: February 17, 2019, 08:51:27 am »
0
Caros

Desde agosto adquiri uma quantidade razoável de cremes e sabões, e estou a rodar semanalmente os sabões e cremes p perceber qual gosto

Tive a curiosidade de ver vídeos sobre manutenção de sabões e um conselho q vi foi o de não fazer espuma directamente do pote pois a água tira aroma ao sabão e cria bolor na parte debaixo do sabão.

Blooming então foi algo desaconselhado

Gostava de saber os vossos comentários e caso vocês usem um sabão uns dias por ano, como fazem para o conservar.


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #1 on: February 17, 2019, 08:56:08 am »
0
Vídeo a q me refiro e este https://youtu.be/5Mif-PVnw1g


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #2 on: February 17, 2019, 09:27:00 am »
0
Não vi o vídeo, mas... Deixar o sabão a secar fora do pote após utilização evita esses problemas.

Em alguns sabões duros do tipo tripple milled faço blooming (e na maior parte deles basta uma pequena quantidade de água em cima do sabão). Para fazer espuma, tiro o sabão do pote e toca a carregar o pincel com o sabão numa mão e o pincel na outra. Sabões moles, artesanais e etc. não precisam de blooming para nada. No final, deixo o sabão a secar (fora da caixa de for um sabão duro, com a tampa aberta se for um sabão mole/artesanal que esteja agarrado ao pote) e vou embora. Quando volto a casa, já aquilo está mais que bom, guardo o sabão e pronto.
Nunca nenhum se estragou.


Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #3 on: February 17, 2019, 09:45:26 am »
0
Acho que é uma questão pertinente, especialmente se fazemos rotação de sabões, com que faz com que durem muito mais do que o antecipado pelos fabricantes,

É curioso, porque eu vejo os efeitos da água infilrada em alguns sabões - estou-me a lembrar do tabac - que um dia ele simplesmente abateu porque tinha criado um buraco dentro do sabão. A água infiltrou-se e o sabão foi alterou.

@oversaturn, se calhar é por isto que nunca tive uma grande opinião sobre o Tabac :)

Provavelmente justifica-se ter uns potes mais pequenos e ir mutilando os sabões para garantir a sua durabilidade....

Espero não ter ofendido ninguém com este comentário.
(se ninguém estiver a imaginar um porco com uma perna de pau, está tudo bem)

Sent from my KFKAWI using Tapatalk


Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #4 on: February 17, 2019, 09:54:41 am »
0
Não vi o vídeo, mas... Deixar o sabão a secar fora do pote após utilização evita esses problemas.

Em alguns sabões duros do tipo tripple milled faço blooming (e na maior parte deles basta uma pequena quantidade de água em cima do sabão). Para fazer espuma, tiro o sabão do pote e toca a carregar o pincel com o sabão numa mão e o pincel na outra. Sabões moles, artesanais e etc. não precisam de blooming para nada. No final, deixo o sabão a secar (fora da caixa de for um sabão duro, com a tampa aberta se for um sabão mole/artesanal que esteja agarrado ao pote) e vou embora. Quando volto a casa, já aquilo está mais que bom, guardo o sabão e pronto.
Nunca nenhum se estragou.


Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
Curiosamente tenho um MWF numa scuttle e parece-me que o sabão perdeu algumas propriedades. Sempre associei isso ao facto de estar sempre ao ar e isto contribui para que seque mais depressa.
Mas junto ao fundo da scuttle noto que  sabão começa a "escamar" e a criar uma camada de resíduo feio. Sem dúvida efeitos da água,  mas será que são detritos de espuma ou algo mais sinistro se está a passar e a comprometer a saúde do meu sabao?


Sent from my KFKAWI using Tapatalk


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #5 on: February 17, 2019, 11:05:50 am »
0
Eu diria que eram detritos de espuma (pessoalmente em sabões duros costumo passar por água antes de por a secar para retirar esses restos de espuma) mas sem ver, estou apenas a adivinhar...

O MWF tem um temperamento muito peculiar, funciona melhor quando usado consecutivamente. Acho que não gosta de estar seco

Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
« Last Edit: February 17, 2019, 11:08:26 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #6 on: February 17, 2019, 01:01:10 pm »
0
@oversaturn, Tks

faz sentido as tuas recomendações mas nao me convenceu perante a ideia de ficar sem cheiro nos sabões ou com manchas de bolor por baixo.

vou passar a usar a tirar o sabão para a taça com uma colher de café e bater a espuma na taça e até mesmo aí fazer o blooming


já para cremes presumo q nao é preciso cuidados  ??? se ficarem sólidos no tubo com o passar do tempo, segui a dica aqui dada de por umas horas no frigorífico e resultou. 
 

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #7 on: February 17, 2019, 02:29:24 pm »
0
Bom... Num sabão mole ou artesanal acho sinceramente que não precisa de blooming para nada. Se secares o sabão antes de o guardar, não vais ter qualquer problema de bolor (eu nunca tive, e sinceramente não me recordo de ver alguém se queixar disso). Mas é apenas a minha experiência, não algo que vi no YouTube (e que tem sempre outro peso)


Quanto a perder o aroma... Há sabões que vão perder o aroma independentemente daquilo que faças. Pela minha experiência, sabões moles e artesanais têm mais tendência a perder odor. Os sabões duros aguentam mais tempo - às vezes várias décadas. E nem precisam, geralmente, de caixas herméticas, tão queridas dos americanos.

Se fica mais descansado a retirar raspas de sabão para a tigela, força. Todos nós temos direito às nossas excentricidades, e considero essa bastante inócua. Mas na minha opinião isso dificulta a construção da espuma (acabas a perseguir com o pincel  pequenos pedaços de sabão á deriva na taça).

Mas nada como experimentar e ver o que resulta melhor contigo



Enviado do meu Redmi Note 6 Pro através do Tapatalk
« Last Edit: February 17, 2019, 02:44:53 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #8 on: February 17, 2019, 03:45:09 pm »
0
Também sou da opinião que raspas e amostras tornam mais difícil formar uma boa espuma.

O sabão não é algo que crie bolor com facilidade, bem pelo contrário, devido ao seu PH é muito pouco provável. Geralmente, os sabões ficam rançosos por causa da oxidação (facilmente perceptível pela alteração da cor e do cheiro).

No entanto, se tiver produtos naturais adicionados ou água no pote, sim, pode criar bolores. Mas se o sabão não for mergulhado em água (principalmente na pia como se vê nalguns vídeos do Youtube) e se escorrer a água que eventualmente fique de formar a espuma, não vejo problemas de maior. Quando muito, se a temperatura não for a mais adequada, pode aparecer fungos mas nem é no sabão, mas sim nas paredes do pote, principalmente nos de madeira.

Dito isto, eu carrego sempre do pote e só o deixo ao ar o tempo do barbear. Nunca tive problemas. Aliás, o pote nunca fica com água, se tiver água escorro sempre antes de acabar de carregar o pincel que leva a humidade quase toda.

Não faço blooming, pois não encontro qualquer benefício nessa técnica. Talvez o blooming seja prejudicial porque ao fim e ao cabo, está a dissolver o sabão.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #9 on: February 17, 2019, 08:24:18 pm »
0
Resumindo, humedecer o pincel, carregar o mesmo no sabão seco, fazer a espuma e no fim limpar a espuma que tenha ficado no sabão.

É isto?

Pelo que percebi do blooming é ensopar o sabão e então fazer a espuma.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #10 on: February 17, 2019, 08:43:19 pm »
+1
É isso.

Quanto muito, em sabões duros, coloco uma pequena quantidade de água na superfície do sabão para ir amolecendo. Mas não ponho o sabão a fazer piscinas como nesses vídeos, nem nunca vi vantagem nisso.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #11 on: February 18, 2019, 02:49:25 pm »
+1
Por acaso deixo os meus sabões quase todos, a não ser que seja mole ao estilo creme TOBS, com um bocadinho de água por cima durante uns 2 minutos, ou por ai, que não costumo controlar. Um bocadinho, e não uma piscina. Gosto de fazer isso porque depois uso a água como pré, enquanto preparo o resto do material, espalho-a bem na cara até fazer uma pequena espuma, e humedeço a face assim.

Entretanto carrego o pincel, e no final passo água no sabão para retirar os pedaços de espuma que lá ficam, e deixo a secar. Ao final do dia tapo e guardo. Até à data nunca tive problemas nos sabões, nem bolor, nem nada. Ok, o MWF ou o Haslinger Schafmilch tendem a ficar todos estalados, não gostam da secura, mas não é nada de problemático.

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #12 on: February 18, 2019, 04:26:41 pm »
0
Ainda tenho lá o Mogno e o Maison du Barbier para estrear e nunca mais...

E fazia-me confusão ver, por exemplo o Bninho, a usar o Mogno na caixa original, de papel.

Assim já faz sentido.

Obrigado.

Acho que este fim de semana vou de sabão :)
« Last Edit: February 18, 2019, 08:35:23 pm by hjnr »

Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #13 on: February 18, 2019, 10:41:06 pm »
0
Ainda tenho lá o Mogno e o Maison du Barbier para estrear e nunca mais...

O MdB por acaso também tem tido pouco uso. Estou a pensar ralá-lo para o pote, para não ficar aquele buraco por baixo, e como é muito duro, normalmente fica mais fácil de carregar o pincel e espumar.

Fiz isso a semana passada a um Noberu, desde então não tenho usado outra coisa. Muito bom, gosto bastante.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: Bater espuma directamente do pote
« Reply #14 on: February 21, 2019, 12:25:20 am »
0
Depois de ler este tópico (e outro onde referem que limpam o sabão com uma toalha depois de o terem usado ?? ) fico a pensar cá para mim e para os meus botões que ao fim de tantos anos ainda não sei usar um sabão da barba como deve ser, pois nunca e em nenhum sabão necessitei de o pôr de "banho" (blooming) ou colocar água por cima durante X tempo para que o sabão espumasse como deve ser e seja ele qual for  (inclusive o MWF)até hoje todos têm espumado que é uma maravilha, só tenho os sabões abertos apenas e só até acabar de limpar os produtos usados no barbear diário (depois de me barbear limpo sempre e passo na toalha para secar todos os produtos usados excepto o sabão e isto é feito diariamente seja a que horas seja que faça a barba e tanto faz ser 1,3,5,7,9,10,15,17,20,23 horas ou meia noite é sempre igual e faz parte da minha rotina diária) e nunca nenhum ganhou bolor, fungos ou mau cheiro a mofo ou se derreteu ou abriu qualquer buraco por baixo ou no meio ou onde quer que seja, e até hoje fazendo como tenho feito sempre nunca nenhum perdeu o seu perfume até ao ultimo dia em que o usei ;)
Quanto aos vídeos em que fazem o tal "Blooming" acho que o fazem mais para fazer parecer que são "Experts" na matéria ou para o video do que outra coisa (mas alguns coitados porque estão muito afastados da realidade mas até podem ser experts só que noutra matéria porque nesta quando os vemos no video a usar o resto do conjunto vê-se logo a "expertise" que têm, tal e qual como fazer reviews de produtos e depois no video só cortam a barba na parte lateral da face mas no queixo ou bigode que são por norma as partes mais sensíveis nem sequer lhe tocam, enfim .....vale o que vale e só tem o valor que a pessoa que assiste lhe dá ) e não vejo qualquer vantagem em fazer blooming nos sabões excepto o de ficarem com o sabão encharcado e o recipiente onde o têm ficar também com água por baixo do sabão e é por isso que o têm que deixar aberto para secar.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal