Author Topic: Tatara Masamune (review)  (Read 3242 times)

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Tatara Masamune (review)
« on: August 31, 2019, 03:02:32 pm »
0
Recebi para testar a Tatara Masamune (doravante TM)  emprestada generosamente pelo Sérgio. O meu muito obrigado ao Sérgio, pela sua generosidade e voto de confiança, pois não é todos os dias que emprestamos um objecto que nos é tão caro afectivamente e ainda por cima mesmo caro financeiramente.

Estética e construção:

A TM é muito bonita! Gostos são como as cores, ha infinitas, mas eu tenho a característica de gostar de desenhos futuristas e fora do baralho e essa é uma das razões porque gosto tanto de Art Deco por exemplo.
Quanto ao material  impressionou-me logo de início pela qualidade de construção! Não só o ser em aço mas a extrema perfeição do acabamento e do perfeito encaixe das peças. Destaque para a inovadora fixação da lâmina pelo cabo (não tenho a certeza se esta é uma inovação dos criadores da MT ou se está ideia já tinha surgido antes) O facto é que a lâmina ganha uma estabilidade imprescindível a uma boa máquina.
O acabamento matte tem uma enorme vantagem sobre os acabamentos espelho. E disto seu eu bem pq com as minhas navalhas e máquinas sempre que posso escolho acabamentos em espelho cujo o resultado é que qualquer risco ou mancha são fáceis de adquirir e tornam-se muito visíveis. Portanto a TM é uma máquina que suspeito não vai adquirir sinais de desgaste.

Desenho da cabeça:

Gosto muito do desenho da cabeça desta máquina. É uma cabeça fina que permite sem dificuldade ir a todas zonas, como no lábio e junto ao nariz e junto à orelha, sem dificuldade. Digamos assim é o oposto à Futur.

Para mim tem outra grande vantagem é o facto de ser simétrica. As slants podendo cortar muito bem, não me permitem um movimento horizontal debaixo do queixo, porque um dos lados da slant vai cortar mais que o outro e portanto não se adapta aos contornos do pescoço em movimento horizontal. A TM é perfeita neste aspecto.

Escanhoado

Usei quase sempre lâminas feather e uma vez uma Nacet ou Crystal, confesso que já não me lembro. Mas esta máquina está feita para as feather. Com qualquer outra máquina as feather deixam, nem que ligeiramente uma irritação no seu primeiro uso, na TM não se sente a feather. Aliás esta é uma característica desta máquina é que corta sem se sentir a lâmina a passar pela pele. De tal forma que o barbear com a TM é muito diferente de outras neste aspecto, não temos de nos preocupar com a técnica e estar a pensar no barbear e por outro lado também não temos de nos preocupar se a máquina está a cortar, porque de facto está.

O único senão, para mim, da TM, é que ao fim de 3 passagens ainda não tenho BBS.

Não me agrada a ideia de fazer 4 passagens com uma máquina. Geralmente com uma navalha faço 2 e com a Hawk2 tb faço duas e tenho BBS.

Bom da minha experiência é impossível a Hawk2 proporcionar um corte tão rente como uma navalha e um SR DE tão rente como hawk2, no entanto fiz um último barbear com a TM. Na 3.ª passagem fiz com insistência a dinâmica sentir pelo, esticar pele , cortar atg e repetir e acabei com um
Barbear muito bom. Não o suficiente para eu investir numa TM, mas muito bom.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Thony

  • Trade Count: (0)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2451
  • Respect: +1379
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #1 on: August 31, 2019, 03:34:06 pm »
0
Obrigado pelo review e impressões

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk


Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #2 on: August 31, 2019, 03:36:06 pm »
0
Grato pela revisão. As feather nunca me causaram irritação, mas confesso que os iniciantes devem ter cuidado com elas. Quanto à TM...acho que nunca conseguiria gastar tanto em material de barbear.

Enviado do meu MYA-L41 através do Tapatalk

"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline hjnr

  • Trade Count: (0)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2260
  • Respect: +816
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #3 on: August 31, 2019, 03:38:55 pm »
0
Muito obrigado!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #4 on: August 31, 2019, 05:59:55 pm »
0
Recebi para testar a Tatara Masamune (doravante TM)  emprestada generosamente pelo Sérgio. O meu muito obrigado ao Sérgio, pela sua generosidade e voto de confiança, pois não é todos os dias que emprestamos um objecto que nos é tão caro afectivamente e ainda por cima mesmo caro financeiramente.

Estética e construção:

A TM é muito bonita! Gostos são como as cores, ha infinitas, mas eu tenho a característica de gostar de desenhos futuristas e fora do baralho e essa é uma das razões porque gosto tanto de Art Deco por exemplo.
Quanto ao material  impressionou-me logo de início pela qualidade de construção! Não só o ser em aço mas a extrema perfeição do acabamento e do perfeito encaixe das peças. Destaque para a inovadora fixação da lâmina pelo cabo (não tenho a certeza se esta é uma inovação dos criadores da MT ou se está ideia já tinha surgido antes) O facto é que a lâmina ganha uma estabilidade imprescindível a uma boa máquina.
O acabamento matte tem uma enorme vantagem sobre os acabamentos espelho. E disto seu eu bem pq com as minhas navalhas e máquinas sempre que posso escolho acabamentos em espelho cujo o resultado é que qualquer risco ou mancha são fáceis de adquirir e tornam-se muito visíveis. Portanto a TM é uma máquina que suspeito não vai adquirir sinais de desgaste.

Desenho da cabeça:

Gosto muito do desenho da cabeça desta máquina. É uma cabeça fina que permite sem dificuldade ir a todas zonas, como no lábio e junto ao nariz e junto à orelha, sem dificuldade. Digamos assim é o oposto à Futur.

Para mim tem outra grande vantagem é o facto de ser simétrica. As slants podendo cortar muito bem, não me permitem um movimento horizontal debaixo do queixo, porque um dos lados da slant vai cortar mais que o outro e portanto não se adapta aos contornos do pescoço em movimento horizontal. A TM é perfeita neste aspecto.

Escanhoado

Usei quase sempre lâminas feather e uma vez uma Nacet ou Crystal, confesso que já não me lembro. Mas esta máquina está feita para as feather. Com qualquer outra máquina as feather deixam, nem que ligeiramente uma irritação no seu primeiro uso, na TM não se sente a feather. Aliás esta é uma característica desta máquina é que corta sem se sentir a lâmina a passar pela pele. De tal forma que o barbear com a TM é muito diferente de outras neste aspecto, não temos de nos preocupar com a técnica e estar a pensar no barbear e por outro lado também não temos de nos preocupar se a máquina está a cortar, porque de facto está.

O único senão, para mim, da TM, é que ao fim de 3 passagens ainda não tenho BBS.

Não me agrada a ideia de fazer 4 passagens com uma máquina. Geralmente com uma navalha faço 2 e com a Hawk2 tb faço duas e tenho BBS.

Bom da minha experiência é impossível a Hawk2 proporcionar um corte tão rente como uma navalha e um SR DE tão rente como hawk2, no entanto fiz um último barbear com a TM. Na 3.ª passagem fiz com insistência a dinâmica sentir pelo, esticar pele , cortar atg e repetir e acabei com um
Barbear muito bom. Não o suficiente para eu investir numa TM, mas muito bom.




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #5 on: August 31, 2019, 10:14:46 pm »
0
Obrigado pelo review e impressões

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #6 on: August 31, 2019, 10:15:04 pm »
0
Grato pela revisão. As feather nunca me causaram irritação, mas confesso que os iniciantes devem ter cuidado com elas. Quanto à TM...acho que nunca conseguiria gastar tanto em material de barbear.

Enviado do meu MYA-L41 através do Tapatalk



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #7 on: August 31, 2019, 10:15:23 pm »
0
Muito obrigado!

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #8 on: August 31, 2019, 10:32:27 pm »
0
A CC é muito boa, a OC é uma desilusão.

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #9 on: August 31, 2019, 10:47:09 pm »
0
Neste caso a review refere-se à cc.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #10 on: September 01, 2019, 01:34:49 pm »
0
Eis uma máquina que me desperta curiosidade. 1°, por ser um projeto português; 2°, pela beleza da mesma; 3°, pelas opiniões positivas que tenho lido acerca dela.

Obrigado pela avaliação Rotiv

Offline DarkSpy

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 66
  • Respect: +7
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #11 on: September 01, 2019, 06:58:58 pm »
0
Também leio que a Masamune pode ser demasiado suave e que no entanto a Nodachi é mais eficiente continuando a ser confortável (obviamente não sendo para todos).
Nos fóruns espanhóis estão encantados com a Nodachi e num fórum maioritariamente Britânico também ainda não li ninguém dizer mal.

Uma curiosidade que não sei se passou para este fórum é que os cabeçais podem ser trocados entre a Masamune e a Nodachi.
Anexo uma tabela que, pelo que percebi, foi facilitada pela Tatara a um utilizador que perguntou por este intercâmbio de cabeçais:


Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #12 on: September 01, 2019, 11:09:04 pm »
0
De facto as opiniões sobre as Tatara são geralmente muito positivas.
No caso da Nodachi é muito apreciada em fóruns espanhóis e creio que muito comparada às Blackbirds, que tb são muito usadas pelos nuestros hermanos, sendo que em eficácia a equivalem mas em suavidade a Nodachi é considerada melhor.
Não tendo experimentado a Nodachi, cheira-me que é no entanto uma máquina bastante diferente da Masamune... mas isso é do intuição


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Rotiv

  • Trade Count: (0)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1439
  • Respect: +485
    • Email
Re: Tatara Masamune (review)
« Reply #13 on: September 01, 2019, 11:10:43 pm »
0
Eis uma máquina que me desperta curiosidade. 1°, por ser um projeto português; 2°, pela beleza da mesma; 3°, pelas opiniões positivas que tenho lido acerca dela.

Obrigado pela avaliação Rotiv



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal