Author Topic: Semogue 830 - mudar o nó  (Read 3722 times)

Offline XmaiKel

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 285
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
Semogue 830 - mudar o nó
« on: June 14, 2020, 04:43:02 pm »
0
Boa tarde caros amigos.

Tenho um pincel Semogue 830 já com uns anitos, e que já não uso regularmente.
A espuma no pincel deixou de render como no princípio e as cerdas foram ficando mais pequenas, tornando-se processo de fazer espuma menos confortável.

Estou a pensar trocar-lhe o nó por um sintético.
Tendo em conta que gosto bastante do pincel "Barbear Clássico 2017", que nós recomendam?





Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #1 on: June 14, 2020, 06:29:38 pm »
0
Se visses o meu BC 2013 de texugo, parece um abade  :D

Offline manuel

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 108
  • Respect: +17
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #2 on: June 14, 2020, 07:48:06 pm »
0
Eu primeiro experimentava uma limpeza profunda no pincel, talvez com borax. Deitar fora esse nó parece-me um desperdício.

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #3 on: June 14, 2020, 09:47:28 pm »
0
https://www.aliexpress.com/item/32853379173.html?spm=2114.12010612.8148356.3.204d56d9kB8vDF

Este nó da  Virginia Sheng costumava ser bastante equilibrado. Suave, denso q.b. e sem aquele efeito mola indesejável num nó deste tipo. Agora já se sabe, isto foi há uns anos atrás. Não sei se o nó ainda é o mesmo.

Se deitares mãos á obra toma atenção que o copo de metal (nós chamamos erradamente de anilha) pode tirar uns bons 4mm ao nó. Ou seja se o 830 é anunciado como tendo 22mm, na realidade pode ter apenas 18mm.

Isso vai condicionar o nó a comprar se quiseres manter o copo.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #4 on: June 14, 2020, 10:43:38 pm »
0
PauloF, se calhar nesse caso seria melhor ele tirar logo o nó primeiro, para ver bem as medidas e evitar estar a comprar um nó desadequado.

Offline XmaiKel

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 285
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #5 on: June 14, 2020, 11:17:57 pm »
0
Eu primeiro experimentava uma limpeza profunda no pincel, talvez com borax. Deitar fora esse nó parece-me um desperdício.
Também tenho pena do nó, já tentei limpar e pouco melhorou. Embora como ele está, não tenho prazer em usá-lo, pese que a falta de rendimento na espuma possa dever-se a falta de utilização, já que o pincel está encostado aí há 2 anos (quando comprei o sintético Barbear Clássico 2017, que também não dá para comparar as espumas de um com o outro).
Vai aqui uma foto dele no auge:


https://www.aliexpress.com/item/32853379173.html?spm=2114.12010612.8148356.3.204d56d9kB8vDF

Este nó da  Virginia Sheng costumava ser bastante equilibrado. Suave, denso q.b. e sem aquele efeito mola indesejável num nó deste tipo. Agora já se sabe, isto foi há uns anos atrás. Não sei se o nó ainda é o mesmo.

Se deitares mãos á obra toma atenção que o copo de metal (nós chamamos erradamente de anilha) pode tirar uns bons 4mm ao nó. Ou seja se o 830 é anunciado como tendo 22mm, na realidade pode ter apenas 18mm.

Isso vai condicionar o nó a comprar se quiseres manter o copo.

Também vi estes nós no eBay, mas não sabia se eram de qualidade, pelo que coloquei esta questão.

PauloF, se calhar nesse caso seria melhor ele tirar logo o nó primeiro, para ver bem as medidas e evitar estar a comprar um nó desadequado.

Bem pensado.
Qual será a melhor forma de tirar o nó? Água quente?

Obrigado a todos pelas respostas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #6 on: June 14, 2020, 11:26:36 pm »
0
Já comprei nós da Virginia Sheng (em texugo) e eram óptimos. 100% satisfeito com esse fornecedor.

Recomendo a tirares o nó (processo da água a ferver, há aí algures uns videos) e só depois tirares as medidas. Pode acontecer é a anilha sair juntamente com o nó.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #7 on: June 15, 2020, 06:25:58 pm »
0
Emanuel, esse processo da água a ferver pode ser aplicado a cabos de madeira ou só acrílicos? E quando salta o copo junto com o nó, a única forma depois de tirar o nó de dentro do copinho é com dremel?

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #8 on: June 16, 2020, 10:40:31 am »
0
Emanuel, esse processo da água a ferver pode ser aplicado a cabos de madeira ou só acrílicos? E quando salta o copo junto com o nó, a única forma depois de tirar o nó de dentro do copinho é com dremel?

Pode ser que o nó descole da anilha com água quente, mas nunca fiz isso, posso estar errado. :P
De preferência este método deve ser usado em resina/acrílico/plástico, etc. Com madeiras nunca fiz.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #9 on: June 16, 2020, 04:57:13 pm »
0
PauloF, se calhar nesse caso seria melhor ele tirar logo o nó primeiro, para ver bem as medidas e evitar estar a comprar um nó desadequado.

Essa seria a minha abordagem.

Eu primeiro experimentava uma limpeza profunda no pincel, talvez com borax. Deitar fora esse nó parece-me um desperdício.

Eu obtive bons resultados no 1305 com vinagre de limpeza, desse que se vende no Continente por 0,70€ ou 0,80€.

O truque foi deixá-lo bastante tempo num copo com esse vinagre (sem diluição) e de vez em quando espalmá-lo e andar com ele á volta.

Offline XmaiKel

  • Trade Count: (0)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 285
  • Keep it simple...
  • Respect: +31
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #10 on: June 16, 2020, 10:55:20 pm »
0
Pode ser que o nó descole da anilha com água quente, mas nunca fiz isso, posso estar errado. :P
De preferência este método deve ser usado em resina/acrílico/plástico, etc. Com madeiras nunca fiz.


Vi uns vídeos, mas foi com o pincel em banho-maria, para descolar só com o calor do vapor.

Essa seria a minha abordagem.

Eu obtive bons resultados no 1305 com vinagre de limpeza, desse que se vende no Continente por 0,70€ ou 0,80€.

O truque foi deixá-lo bastante tempo num copo com esse vinagre (sem diluição) e de vez em quando espalmá-lo e andar com ele á volta.

Com "bastante tempo", queres dizer o quê? Uma semana?

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #11 on: June 17, 2020, 06:20:55 pm »
0
Vi uns vídeos, mas foi com o pincel em banho-maria, para descolar só com o calor do vapor.

Com "bastante tempo", queres dizer o quê? Uma semana?

30/40 minutos.

Vinagre até á anilha. Deixar actuar 4/5 minutos e depois começar a espalmar as cerdas e a fazer os movimentos circulares. Depois deixas actuar mais uns minutos e repetes. Faz isso umas quantas vezes.

Depois enxaguar bem e começar o processo de lavagem com um creme de barbear qualquer, 4 ou 5 lavagens depois e o vinagre já deve de ter desaparecido.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Semogue 830 - mudar o nó
« Reply #12 on: July 13, 2020, 11:09:50 pm »
0
Se visses o meu BC 2013 de texugo, parece um abade  :D

Teve muito uso? Podias mostrar fotografias?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal