Author Topic: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha  (Read 96930 times)

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #30 on: March 07, 2015, 05:46:46 pm »
0
Após pesquisa encontrei graças a um amigo Francês uma Thiers Issard 5/8 Le Dandy em aparente bom estado (usada), mas alguém tem uma opinião sobre as Titan (aço japonês mas feitas na Formosa) as opiniões divergem ...mas não largo a Dandy!

Estas navalhas já me despertaram curiosidade ... e sai mais em conta no aliexpress ... direto com o fabricante.

A alguma coisa aqui nestes tópicos:

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5775.0

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5707.msg158673#msg158673


Offline 1mm2wide

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #31 on: March 09, 2015, 10:19:03 pm »
0
Quase um ano depois, comprei a Titan, mas no início foi uma má experiência, não fiz o negócio da Thiers Issard, mas comprei uma Dovo, e aí foi a felicidade! Esqueci d aTitan até me lembrar de aprender a afiar.
Assim que dominei pouco da técnica apercebi-me que a Titan é uma óptima arma, mas o honing é que era medíocre! Recentemente comprei uma Thiers Issard, e com a prática com a Titan comprei uma filarmónica 12 (usada por engano, pensei ser a 13) que recuperei e já me barbeei com ela!

Logo se quiser comprar uma navalha, compre algo de confiança: Dovo ou Timor ou Thiers Issard ou outras de solingen reputadas, quando souber o que é passar no strop ou fazer o honing, arrisque! Pode ser que se divirta!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #32 on: March 10, 2015, 01:37:11 am »
0
Timor? Tinha a impressão de serem más navalhas..

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #33 on: March 10, 2015, 01:41:37 am »
0
Por acaso já tinha visto ... e aqui no Brasil!!  :)

http://www.forlords.com.br/index.php?p=produto&id=338

Offline 1mm2wide

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
  • Respect: 0
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #34 on: March 11, 2015, 11:34:59 pm »
0
Não posso dizer sem experimentar, mas onde comprei a Dovo, tinham também Timor (preço semelhante) e não me pareceu mal construída, ou desenhada... mas não a experimentei... 

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #35 on: March 12, 2015, 09:30:25 am »
0
As Timor de produção actual têm tido algumas opiniões divididas... basta ler tópicos como este:
http://straightrazorplace.com/beginners/57885-timor-razors-website.html
http://straightrazorplace.com/razors/11253-timor-anyone.html
http://foroafeitado.com/foro/navajas-afeitar-suavizadores-etc-33/navajas-timor-1117/

De qualquer maneira, é uma das marcas que muita gente desaconselha no SRP... pelo menos as de produção actual, que as antigas é outra história... :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #36 on: March 12, 2015, 10:43:30 am »
0
eu não vou dizer se é boa ou ruim por nao ter testado...

das golddollars eu dei sorte, todas as minhas afiaram. (mas demorou um BOCADO pra pegar o fio)...
As vintage que tenho sejam francesas, solingen, filarmonicas, americanas são otimas.
A dovo best quality eu não gostei. (minha opniao pessoal).

Acho que a timor deve ser igual as golddollars, na sorte voce pode ter um bom produto.
Porem um dos mais respeitados no mundo de SR (Lynn) disse para nao comprar numd os links acima... é de se pensar...
.. uma vez li o Lynn num comentario que era basicamente "barbear pode ser caro ou barato. O problema do muito barato é que as vezes sai caro". 
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #37 on: March 12, 2015, 11:47:41 am »
0
Muitas vezes não é um problema de qualidade intrínseca, mas sim de consistência... dentro de uma determinada marca/modelo, pode haver umas unidades boas até, mas depois outras podem ser menos boas, depende da unidade que te calhar. :P

Talvez seja uma questão de sorte, mas dado o preço, não me apetece jogar à lotaria... Outras marcas andam pelo mesmo preço das Timor e oferecem mais segurança...

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #38 on: March 12, 2015, 10:07:04 pm »
0
Achei hj algumas marcas de bom preco e jeitosas mas o bc me deixou na mao e perdi os links. Procura q vai achar outras marcas com bons precos e maior qualidade.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #39 on: March 12, 2015, 10:17:41 pm »
0
Muitas vezes não é um problema de qualidade intrínseca, mas sim de consistência... dentro de uma determinada marca/modelo, pode haver umas unidades boas até, mas depois outras podem ser menos boas, depende da unidade que te calhar. :P

É mesmo isto. Já afiei cerca de uma dúzia de Gold Dollars e reparei que o acabamento varia muito e já apanhei algumas tortas. E não é apenas isso, o acabamento e pulimento em geral é grosseiro, têm muitos riscos um pouco por toda a lâmina e o cabo é de "fugir", muito mau. O aço em si até não é mau, o fio fica definido e afiado, mas sabe-se lá por quanto tempo. Esta é a minha opinião pessoal das GD.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #40 on: March 12, 2015, 10:29:47 pm »
0
Eu tenho duas GD que comprei pra treinar afiacão que foram um inferno para pegar algum fio (que não deu para me barbear). Como o Bruno citou: "o acabamento e pulimento em geral é grosseiro". Conclusão: estão encostadas sem uso por enquanto.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline scampos

  • Trade Count: (+1)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 156
  • Respect: 0
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #41 on: March 13, 2015, 11:03:31 am »
0
  A minha experiência é um pouco diferente da dos colegas. Para mim as Gold Dollars são excelentes. O acabamento é ruim, sabemos, os cabos feios e o afiamento inexistente. Mas uma vez afiadas elas são ótimas. Já afiei e usei umas 4 (e tenho mais 8 na fila), não tive problemas. Talvez algumas venham ruins de fábrica, mas a +- R$15 cada, eu compro de uma vez 3. Como os correios brasileiros são o refugo da inquisição espanhola, uma vez comprei 12 de uma vez, a cada dia comprava 3, para que chegassem separado e o pacote não fosse perdido todo. No fim chegaram todas. Ou seja, se alguma for ruim, joga fora e pega outra.

  No Badger and Blade as GDs são muito elogiadas, resolvi experimentá-las por causa disto, e deu certo. No SRD eles vendem navalhas e GDs são ruins para eles porque diminuem as vendas. Os casos de pessoas imprudentes que defenderam as GDs no SRD e foram banidas são famosos.

Só não pode ficar com pena de "set the bevel", pois tem que limpar o fio bem antes de partir para a afiação final. Mas, mais uma vez, justamente porque são baratas, não há dúvidas, "senta a pua".

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #42 on: March 13, 2015, 01:47:05 pm »
0

Para mim o problema da Gold Dollar é justamente esse; não é nem questão de uma vez afiada dá resultados...é que é uma navalha barata, que geralmente quem compra é novo no meio, e a bendita ainda vem cega como o Geraldo Magela. Ora, quem é novo não tem pedras para afiar, e para receber, mandar para o afiador, pagar a afiação e pagar o envio de volta...sai bem mais caro que a própria navalha.

Para quem tem as pedras e sabe afiar, ou tem um amigo por perto que faça o serviço, tá Ok.

O nosso colega edulpj tem Gold dollars e parece gostar delas, inclusive as afia com lixa! Queria eu saber fazer isso ! :P

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
  • Respect: +13
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #43 on: March 14, 2015, 12:06:22 am »
0
como coloquei ali acima eu tenho algumas e das que tenho, afiei duas. Uma com fita e uma sem. a diferença na afiaçao é brutal (a com fita é MUITO melhor)... a GD pra mim é igual qualquer maquina barata.. funciona? sim. recomendo? se souber afiar.. sim.. (ou quiser aprender).. mas nao as uso porque a qualidade de uma SR boa (o aco) eu sinto no rosto.. e nao vou ficar usando a GD se tenho outras que considero melhor... Talvez se so tivesse elas, estariam na rotaçao. No meu rosto a GD ganha da dovo que tenho, que inclussive afiei uma ultima vez e sei que nao vou usa-la na minha rotacao..

Lembrando que SR é igual lamina descartaval na minha opniao.. há para todos os gostos, tipo de pele e etc...
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Considerações a ter ao comprar a primeira navalha
« Reply #44 on: March 14, 2015, 11:16:46 am »
0
Afiar com lixa requer a mesma habilidade que se exige na afiação com pedra. Você corta uma tira da lixa na largura da lâmina. Molha e põe sobre uma superfície lisa, uma bancada de granito, por exemplo, e trabalha a lâmina normalmente. O problema é que a lixa de maior granulação que se acha ainda é grossa demais. Só serve para iniciar o trabalho em navalhas novas e totalmente cegas.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal