Author Topic: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"  (Read 14391 times)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« on: December 13, 2009, 02:22:03 pm »
0
Encontrei há tempos este artigo sobre uma pessoa que criou e manteve alguns dos produtos que tanto apreciamos:

http://braga-agora.blogspot.com/2008/09/joo-dos-anjos-alma-da-confiana.html





"João dos Anjos é quase uma emblema da Confiança, fábrica de perfumaria e saboaria, mítica fábrica confiança, se calhar uma das mais lucrativas em Braga na primeira metade do século XX e continua a laborar embora “amputada de certos produtos”.

Num tempo de competitividade feroz, a Confiança de hoje continua a fabricar “bons produtos, como há 50 anos, em que eram apreciados no mercado português e lá fora” e a vida de João dos Anjos confunde-se com a história da empresa.
João dos Anjos destaca os perfumes TS ou Veleiro, com uma base de alfazema que é muito agradável quer para senhora quer para homem e nos sabonetes o Alfazema”.

Nasceu na rua Nova de Santa Cruz em 1894, e João dos Anjos testemunhou os momentos altos desta empresa que chegou a produzir oito mil caixas de perfume por mês e quatro mil caixas de sabonete por mês, em finais da década de 30. Pastas dentífricas e pó de arroz eram também fabricados nesta empresa cuja marca social é notável com assistência medica aos trabalhadores e seus familiares bem como salário integral mesmo que o trabalhador faltasse por doença.

João dos Anjos começou a sua vida de 60 anos ao serviço da Confiança aos 11 anos, a 7 de Outubro de 1932, quando completou a quarta classe (“era quase um doutro naquele tempo”). “Fui para atender o telefone mas ele nem sempre tocava naquela altura e ia vagueava pela fábrica nos sectores de actividade desde sabão, sabonete, pó-de-arroz, pasta de dentes a perfumes, e essa atenção resultou. Eu 1944 eu sabia tudo e comecei a estar ligado a todos os produtos que saíam da Confiança”.

“Comecei a fazer de tudo e de nada. Até fazia caixas para sabão. Naquele tempo o sabão não era feito a vapor, mas a fogo directo que punha as gorduras a ferver. Comecei a fazer sabão” — recorda João dos Anjos o homem que estreava todas as máquinas novas que chegavam à Confiança.

“Eu fazia tudo o que havia dentro da Confiança, compor uma água de colônia, fazer a base dos sabonetes, porque era o mais importante porque agora as bases vêm feitas, são importadas” – acrescenta.

Entre as muitas histórias, João dos Anjos como os períodos difíceis da empresa como foi a chegada a Portugal do sabão de Offenback, em cores rosa (de Coimbra para cima) e azul (de Coimbra para baixo) e o nascimento da CUF que fabricava um sabão que “era uma maravilha para as lavadeiras”. Não havia lixívias e o sabão era rei e a “única coisa que tirava nódoas era o sol, era corar”.

O TS é uma criação minha, um compunha os perfumes que levavam três ou quatro essências, entre elas a rosa da Bulgária que é caríssima. Cheira tão mal tão mal mas dá um aroma e fixação que é difícil de sair.

O contacto permanente com os perfumes era tal que “em minha casa ninguém comia nada daquilo onde eu punha a mão. A minha bata estava sempre suja”. Eu estava em toda a parte da fábrica.

A Confiança tinha três sectores principais: o do sabão, dos sabonetes e dos perfumes. Dentro deste, tinha as pastas de dentes, o creme de barbear (“fui eu que criei o Belopele e depois TS e depois Veleiro”).

A década de trinta foi a altura de maior modernização da Confiança, seguindo-se anos de grande esplendor. “Nós tivemos nessa altura uma creche e um medico para os trabalhadores e suas famílias. O medico dava baixa e a empresa pagava os dias de baixa como se os trabalhadores viessem trabalhar”.

Entre os visitantes ilustres, João dos Anjos lembra-se de várias visitas do presidente da Câmara e até do Marcelo Caetano.
“Eu estava em toda a parte a acompanhar a visita do presidente do Conselho, recorda João dos Anjos. Explicando ao governante como funcionava e o que produziam as máquinas, ao ponto de Marcelo ter desabafado para os donos da fábrica: “este rapaz está em toda a parte”.

Aposentado há 17 anos “sofre com a possibilidade do desaparecimento da Fábrica Confiança. Eu saí em 1992, com 60 anos de trabalho” e recorda ainda o último trabalho que fez: “inaugurar a linha mais moderna de tiragem de sabonetes, que tinha ido comprar a Espanha, que ainda hoje funciona com qualidade e é do melhor que há na Península Ibérica.”

A nossa conversa com João dos Anjos que “nunca teve horário de trabalho” não termina sem homenagem aos seus companheiros de trabalho porque ainda hoje, quando acorda tarde, fica preocupado porque “vai chegar atrasado à fábrica”.
“Sempre foram gente muito honesta, gente muito séria e grandes trabalhadores” — conclui João dos Anjos, um grande apreciador do fado. "

EDIT by oversaturn: incorporei o conteúdo no site para que a informação não se perca
« Last Edit: January 29, 2020, 03:08:49 pm by oversaturn »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #1 on: December 13, 2009, 04:41:53 pm »
0
Que artigo impressionante.

É pena a quantidade de conhecimento que simplesmente se viu incapacitado de dar mais frutos.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #2 on: December 13, 2009, 10:24:43 pm »
0
Que grande Senhor.
Um exemplo.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nogueiraf

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 157
  • Respect: +1
    • Email
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #3 on: December 15, 2009, 08:03:33 pm »
0

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #4 on: December 15, 2009, 08:40:33 pm »
0
O link tem um espaço a mais têm link http://braga-agora.blogspot.com/2008/09/joo-dos-anjos-alma-da-confiana.html

Corrigido. O fórum tinha um problema em que colocava duas vezes http nos links. Parece que o Nuno já corrigiu  ;).
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #5 on: December 15, 2009, 09:19:13 pm »
0
mea culpa
que não se repita!

Offline varonia.com

  • Vendedor
  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • *
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Re:Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #6 on: January 07, 2010, 12:51:05 pm »
0
Os verdadeiros fãs não deveriam permitir que as marcas clássicas desaparecem. Nós tentamos comprar produto de Confiança mas....eles não querem os vender.

A pessoa dói
www.varonia.com , more pleasures in shaving

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #7 on: January 29, 2020, 03:05:49 pm »
+1
O outro dia procurava eu esta entrevista, a propósito de uma conversa... sabia que a tinha visto no fórum, de até a ter traduzido para o shavenook, mas não a encontrava. Afinal de contas, já tem mais de 10 anos - e o post também :D

Hoje encontrei-a, quase por acaso. Resolvi incorporar o conteúdo no post original para que não se perca.

(Olá, eu sou o oversaturn e é meu o desenterranço da década! :D)

« Last Edit: January 30, 2020, 11:50:41 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline XF-17

  • Trade Count: (+2)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2569
  • O Indiana Jones de produtos portugueses
  • Respect: +922
    • Email
Re: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #8 on: January 29, 2020, 05:23:08 pm »
0
Obrigado.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

"A música é a mais elevada forma de arte. É também a mais nobre. É emoção humana, capturada, cristalisada e encastrada - e depois passada a outros."

Offline Thony

  • Trade Count: (0)
  • Leve como uma Feather
  • ************************
  • Posts: 2451
  • Respect: +1379
    • Email
Re: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #9 on: January 29, 2020, 08:43:32 pm »
0
Muito interessante este artigo.

Enviado de meu SM-G530H usando o Tapatalk


Offline aykaramba

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 628
  • Respect: +180
    • Email
Re: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #10 on: January 30, 2020, 10:50:55 am »
0
Uma pá bem merecida :)

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Artigo - João dos Anjos: a alma da "Confiança"
« Reply #11 on: January 30, 2020, 12:09:40 pm »
0
Belo artigo! Grato pela partilha

Enviado do meu SM-A705FN através do Tapatalk


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal