Author Topic: Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)  (Read 18915 times)

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
    • foroafeitado.com
La piedra para Nunogrl



En muchos chats de gmail Nuno, el administrador de www.Barbearclassico.com y yo hemos hablado de las piedras de afilar. El tiene pocas navajas, pero quiere no depender de nadie para mantenerlas, buscaba siempre una piedra versátil y fácil de usar y que dejase un buen filo.

Siempre hablábamos de lo mismo, la Chinese 12K o C12K, una piedra de grit estimado 12000, pero hay ejemplares que son más finos que otros. Es barata, pero es muy lenta.
Luego están las coticule belgas, pero son muy caras


Hace poco compré esta piedra:

http://www.klingenladen.com/product_info.php?cPath=38_40&products_id=2145

también la vendían aquí

http://www.toolshop.de/product_info.php?products_id=2057&language=en

Se trata de una piedra alemana, de características análogas a las famosas Thuringians, incluso en algunos foros se las trata como tales. Yo no entro en lo que son, pero sí os puedo decir que funcionan, que estoy afilando mis navajas con ellas y que dejan las navajas verdaderamente shave ready.

Para todos los que quieran beneficiarse de ellas les comento mi método:

Hago el bisel con piedra 1000 ó 1200 grit
25 círculos
40 pasadas X

Hago slurry en la piedra Natürlicher Wasser-Abziehstein
25 círculos
30-40 pasadas X

Hago dilución del slurry:
Cada 12 pasadas pongo una gota de agua, hago 7 series

30-40 pasadas sólo con agua
limpio la piedra con agua
5 pasadas
limpio la piedra con agua
5 pasadas
limpio la piedra con agua
5 pasadas
25 pasadas de suavizador de tela
50 pasadas de suavizador de cuero

La navaja queda shave ready

para mantenimiento
20 pasadas en agua

No sé si será de ayuda o no, pero nunogrl siempre me ha preguntado por alternativas económicas y  fáciles para mantener la navaja, y esta lo es, no os digo más que hace un mes que mi coticule no se moja. Eso no quiere decir que sea mala, o que no la vaya a usar. He querido experimentar.

Os aconsejo la más larga, la de 200x50 mm es más fácil de usar,
« Last Edit: June 11, 2011, 09:31:08 pm by du212 »
· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #1 on: June 11, 2011, 09:31:15 pm »
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Muchas gracias !!! :D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #2 on: June 11, 2011, 09:34:11 pm »
Pienso que voy a comprar una piedrita a más, du212!
Gracias!
P.S. El primero sítio no está en funcionamiento! La mesaje:

Sehr geehrter Besucher,

leider ist ein Fehler aufgetreten. Der Zugriff auf die angeforderte Datei wurde verweigert.

Haben Sie sich vielleicht vertippt oder eine alte URL aufgerufen? Wenn nicht, informieren Sie bitte den Webmaster dieser Homepage per Email. Um zu der vorherigen Seite zurückzukehren, verwenden Sie bitte einfach die "Zurück" - Taste Ihres Browsers.
« Last Edit: June 11, 2011, 09:41:44 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
    • foroafeitado.com
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #3 on: June 11, 2011, 10:11:20 pm »
Toolshop.de is cheaper
· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #4 on: June 12, 2011, 12:01:04 pm »
Ola José.
Perdoe a pergunta.
Nao gosto do metodo em que se contam o numero de  passagens pela pedra.
Acredito que usando um microscopio podemos ver o que esta acontecendo.
Com o metodo de contar as passagens, podemos nao resolver todos problemas da lamina, ou podemos sobre afiar (over honing) sem precisar.
Ou seja, estamos indo as escuras.
Fazes um unico bisel (bevel), ou usas mais do que um angulo de afiaçao nas tuas peças?
Teoricamente, teu metodo seria parecido com o dilucot das belgas e o progressive. Estou certo?
Acredito que todo metodo é interessante para nos dar uma base para desenvolver conhecimento. Depois, a gente acaba variando um pouco.
Eu, uso um pouco de progressive, misturado com o unicot.

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
    • foroafeitado.com
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #5 on: June 12, 2011, 02:24:00 pm »
Ola José.
Perdoe a pergunta.
Nao gosto do metodo em que se contam o numero de  passagens pela pedra.
Acredito que usando um microscopio podemos ver o que esta acontecendo.
Com o metodo de contar as passagens, podemos nao resolver todos problemas da lamina, ou podemos sobre afiar (over honing) sem precisar.
Ou seja, estamos indo as escuras.
Fazes um unico bisel (bevel), ou usas mais do que um angulo de afiaçao nas tuas peças?
Teoricamente, teu metodo seria parecido com o dilucot das belgas e o progressive. Estou certo?
Acredito que todo metodo é interessante para nos dar uma base para desenvolver conhecimento. Depois, a gente acaba variando um pouco.
Eu, uso um pouco de progressive, misturado com o unicot.



Yo no solo cuento un número exacto de passagens pela pedra, hago pruebas con el pelo y uso una lupa , porque cada navalha e diferente. Las friodur, por ejemplo, necesitan mais passagens. Pero he dado una aproximación muy buena para navajas vaciadas de acero al carbono. Yo también uso la lupa para ver el filo, pero me guío por los números también, pero no con exactitud y de las pruebas con pelo, y por último la prueba de escanhoado, esa es al mais importante.

Uso un bisel único con las navlahas muito vaciadas (hollow ground), mas con las wedge uso dobel bisel, es mais facil

Meu metodo es un dilucot aplicado a otra piedra, en este caso a la alemana, y parece que se adapta bien. Sólo he afilado 10-12 navajas con ella, pero estoy muy satisfecho.

Se puede usar una C12K depois e o filo será mais fino
« Last Edit: June 12, 2011, 03:53:01 pm by du212 »
· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #6 on: June 12, 2011, 05:01:59 pm »
Gracias José.
Bem, eu não concordo com o fato do fio ser mais fino usando uma 12k chingling, se é que compreendi corretamente sua colocação (temos a barreira da correta compreensão do idioma). Mais polido sim, mas nao mais fino.. Ja que o que determina a espessura de um fio é quanto se usa o abrasivo.
Perdoe se discordo de ti, mas a discordancia é a base do conhecimento. Pelo menos é o que dizem os filósofos. Ou é a base da filosofia..
Eu posso fazer um fio muito fino com grao 24. Sim, ele sera serrilhado, mas fino..
COncordo com a tua colocaçao de que a prova final é o barbear. 100%.
Ando tentando encontrar meu rumo na afiação. E tenho encontrado no bisel duplo uma boa alternativa.
Em minhas facas, jamais uso bisel duplo. Eu fabrico facas artesanais. Uso uma geometria progressiva, em forma de semente de maçã (apple seed). Em facas funciona. EM navalhas seria impossivel manter um raio ou um segmento de elipse.
Com toda certeza, inox e carbono sao dois mundos muito distintos. Nao gosto de inoxidaveis para fios muito finos. Ele é pouco tolerante a esforços, devido a suas caracteristicas.
Porem, a manutençao de um aço ao carbono  dá muito mais trabalho.
Dificilmente encontrarás uma COLT 1911 em aço inoxidavel. .Pelo menos nas feitas para ver ação real.

Tenho algumas arkansas, coticule,  nipônicas (medium e finish slur), chingling12k, naniwa 10k, e a cada dia mais amo as pedras naturais. O resultado, quando comparamos mesma granatura, é completamente diferente das artificiais. A abrasão diminui o grão, dando um polimento muito melhor nas naturais.
Algumas brasileiras tem me chamado a atenção, ultimamente. TOdas médias e nenhuma fina. Citaria as Itaporã e algumas brazilian slathe. Porém, mais importante que o polimento do fio é a correta formação do bisel, com pedras médias.

Muchas gracias por su atención. Abrazos.

Jean



"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #7 on: June 12, 2011, 05:11:10 pm »
Bem..a minha pedra já vem a caminho :D

Obrigado pela recomendação, Josetxo!
Com uma recomendação tua nem pestanejo para comprar :D
Quando chegar a minha "Wasser-Abziehstein 200 x 50 mm für Rasiermesser" coloco fotos e impressões :D

Comprei no http://www.klingenladen.com!

Abraço
Nuno

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #8 on: June 12, 2011, 09:38:53 pm »
Por favor, reparem que somos adultos e instruidos.
Jamais estaria contestando o conhecimento de nosso amigo.
M étodos e conhecimentos sao extremamente relativos. Alias, segundo meu idolo Einstein, tudo é relativo nesta vida e depende do ponto de vista do observador.
E a filosofia traz o questionamento, educado, inteligente, mas questionante.
Afinal, como diria Sartre: O QUE IMPORTA NÃO É AQUILO QUE FIZERAM DE TI, MAS O QUE VAIS FAZER COM O QUE FIZERAM DE TI.
« Last Edit: June 12, 2011, 09:55:36 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #9 on: June 13, 2011, 12:31:50 am »
Caros senhores,
Tenho aprendido demais com vocês, Prof. Jean e Prof. Jose, minhas habilidades com a navalha estão aumentando muito graças as aulas presenciais e virtuais! Vou adquirir sim esta pedra, quem sabe ela ajuda a melhorar ainda mais a afiação?!?! Quanto aos métodos, tenho usado o progressivo com a Norton 4/8k e a Chinesa 12k. Já testei a pirâmide, mas dá muito trabalho, e o resultado é similar!
Quanto a você, Mestre Nuno, agradeço por me abrir a porta deste mundo!
Muchas gracias a todos!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #10 on: June 13, 2011, 12:47:24 am »
José Luis.
Pra mim, tu és AMIGO..
Le Latom ta sempre de portas abertas pra ti..
È um enorme prazer compartilhar conhecimentos e tempo contigo.
Ah, a piramide. E o Cegadede?? Sera que recebeu a pedra?
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
    • foroafeitado.com
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #11 on: June 13, 2011, 01:18:45 pm »
Du, usas esta pedra como uma coticule? Slurry mais concentrada ou diluida para variar o grau de polimento?
Tinha a ideia que estas thuringen eram "apenas" para polimento final e pensava eu que seriam "superiores" à chinesa na finalização.
Apenas pergunto para confirmar o que depreendi das tuas impressões, não para as pôr em causa.

Hola, I use the "dilucot" method that I learned with the coticule. I start with a normal slurry, a bit thick (in the coticule less thick or the blade becomes dull) . I start with 30 X, and continue with the dilutino, 1 drop of wather or 2 every 10-13 X passes. Fianlly I clean the stone and the blade and with only water I do 30-40 passes....and finally and this is the most important with this stone....rinse it in water, give the razor 3-4 passes X, rinse again and give another 3 or 4 passes. The last step makes some differences .

This stone is not a  vintage thuringian, but the perfomance is simmilar, but is less fine, of course, the Thuringians are great finishers. This stone is not as good as a vintage thuringian, but for me does the job

· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline du212

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 623
    • foroafeitado.com
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #12 on: June 13, 2011, 01:21:35 pm »
Caros senhores,
Tenho aprendido demais com vocês, Prof. Jean e Prof. Jose, minhas habilidades com a navalha estão aumentando muito graças as aulas presenciais e virtuais! Vou adquirir sim esta pedra, quem sabe ela ajuda a melhorar ainda mais a afiação?!?! Quanto aos métodos, tenho usado o progressivo com a Norton 4/8k e a Chinesa 12k. Já testei a pirâmide, mas dá muito trabalho, e o resultado é similar!
Quanto a você, Mestre Nuno, agradeço por me abrir a porta deste mundo!
Muchas gracias a todos!

Con uma Norton 4/8K e uma 12K Chinese tu no necesitas nada más  ;D
· · · · ·  Jose  · · · · · ·
foroafeitado.com

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #13 on: June 13, 2011, 06:27:07 pm »
Caro José,
Já estou ficando adicto por pedras, de afiar, é claro!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Pedra de afilar: Natürlicher Wasser-Abziehstein (neothuringian)
« Reply #14 on: June 17, 2011, 12:10:34 pm »
CHEGOU!


Saíu da loja na terça-feira (martes) e chegou-me hoje às mãos!

Fiquei muito surpreendido, pois de acordo com o serviço de rastreamento, a pedra ainda está na alemanha!


Datum       Uhrzeit    Depot  Or t    Scannung   Abliefernachweis Nummer   Land • PLZ • Route     Tour  Code
14.06.2011   17:18     0178  Villingen-Schwenningen (DE)      Einrollung   PT • 3810079 • 0964   108     136
14.06.2011   23:14     0016           Aschaffenburg (DE)   HUB-Durchlauf   PT • 3810079 • 0095    16     136
16.06.2011   16:00     0964         Alfena, Valongo (PT)         Eingang   PT • 3810079 • 0964     1     136
16.06.2011   16:01     0095         Alfena, Valongo (PT)   HUB-Durchlauf   PT • 3810079 • 0964     1     136


HAPPY HAPPY JOY JOY!!
<a href="http://www.youtube.com/watch?v=w25FOCy4SsY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=w25FOCy4SsY</a>

Nunca mais acaba o dia para poder ir a casa para ver como se porta :D :D :D
« Last Edit: June 17, 2011, 12:53:02 pm by nunogrl »

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal