Author Topic: Aprendendo a afiar uma navalha  (Read 89501 times)

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #15 on: July 05, 2011, 09:00:07 pm »
Si isquici..
Ninguem domina nada nesta vida.
 ::)
Quem realmente se apriofunda em algo, compreende que nada sabe sobre o oobjeto de studo. Ate pode saber mais que os outros, mas tudo, nunca..
Afiação é igual andar de bicicleta. Se nao tentar, nu nca aprende, por mais que alguem diga como fazer.
Nuno, compre um daqueles microscopios baratos de 100 a 200x que vendem nos ebay da vida. Pequenos, com iluminaçaõ propria. Vais aprender mto.


Muito obrigado ;D vou ver se aprendo sim :D
abraço!!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #16 on: July 06, 2011, 01:56:27 am »
Tá me dando uma coceirinha pra adquirir essa pedra ou uma coticule, embora as minhas estejam de bom tamanho! A Filarmónica é muito tranqüila de manter, a Dovo dá um pouquinho mais de trabalho! Já testei alguns métodos de manutenção, a afiação progressiva é melhor e mais prática! A pirâmide é um "porre"! Ficar trocando e trocando de pedra não é pra mim! E dá resultado pior! Estou também pensando em adquirir um microscópio! Tem algum que indiques, Prof. Callegari?
« Last Edit: July 06, 2011, 02:00:43 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #17 on: July 06, 2011, 10:35:32 am »
tem estes
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-189640760-microscopio-digital-usb-20mp-200x-web-cam-snap-shot-_JM
e estes, que pe o modeo que tenho
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-187525411-microscopio-de-bolso-60x-100x-com-zoom-e-iluminaco-_JM

O meu é 160 a 200X

Agora se queres algo profi, ai a grana e alta pra caramba. Tem luoas do tipo microscopio. Tu deves conhecer aquelas de laboratorio..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #18 on: July 06, 2011, 12:36:34 pm »
Obrigado pelas dicas.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #19 on: July 07, 2011, 12:10:32 am »
Microscópio para afiar navalha José Luís? A que ponto que chega o vício do barbear clássico.... ;D ;D ;D ;D ;D

O callega eu até entendo, é o  cara das facas, mexe com fios direto.



Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #20 on: July 07, 2011, 03:19:40 am »
Microscópio para afiar navalha José Luís? A que ponto que chega o vício do barbear clássico.... ;D ;D ;D ;D ;D

O callega eu até entendo, é o  cara das facas, mexe com fios direto.

Eu também, esqueceste que faço pequenas cirurgias no hospital ou na unidade básica de saúde todos os dias? E nunca tive um acidente com bisturi! mas o fio da navalha é uma "cachaça"! O ato de afiar é muito terapêutico mentalmente!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #21 on: July 07, 2011, 03:56:15 am »
Microscópio para afiar navalha José Luís? A que ponto que chega o vício do barbear clássico.... ;D ;D ;D ;D ;D

O callega eu até entendo, é o  cara das facas, mexe com fios direto.

Eu também, esqueceste que faço pequenas cirurgias no hospital ou na unidade básica de saúde todos os dias? E nunca tive um acidente com bisturi! mas o fio da navalha é uma "cachaça"! O ato de afiar é muito terapêutico mentalmente!


 :D

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #22 on: July 07, 2011, 11:09:09 am »
Adoro fios.. Princiipalmente aqueles encaracolados, que no final dos anos 70 eram mantidos com orgulho e que hoje em dia sao dcepados em sua totalidades.. ::).  Ah, que saudades dos matagais. :P
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #23 on: July 07, 2011, 02:05:56 pm »
Adoro fios.. Princiipalmente aqueles encaracolados, que no final dos anos 70 eram mantidos com orgulho e que hoje em dia sao dcepados em sua totalidades.. ::).  Ah, que saudades dos matagais. :P

Estás a falar de quê????  ;) ;) ;)

Bem, gostos são gostos...
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #24 on: July 07, 2011, 02:07:19 pm »
Adoro fios.. Princiipalmente aqueles encaracolados, que no final dos anos 70 eram mantidos com orgulho e que hoje em dia sao dcepados em sua totalidades.. ::).  Ah, que saudades dos matagais. :P

Bem, essa conversa fez-me lembrar disto:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=KaE3HAjuUk8" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=KaE3HAjuUk8</a>

 ;D
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #25 on: July 07, 2011, 02:22:48 pm »
OK, agora sobre o tema, em chat com o Nuno, descreveu-me que o fio reflete em 2 ângulos, o que indicia um "double bevel". É necessário retificar o fio antes de mais.
Na minha opinião, este era o plano que seguia:

1- Preparar a pedra com um "slurry" denso, já que é uma pedra fina de polir, mas que com slurry deve servir para definir o fio. Nunca experimentei isto com uma Thuringian, apenas com uma Coticule.

2- Fazer "n" passagens até o fio ficar uniforme com um único ângulo que reflita a luz. De 30 em 30 passagens, fazer o TPT ou TNT, isto é, o teste do polegar ou da unha para avaliar a construção do fio. Se se sentir a navalha a "sugar" o polegar e prestes a cortar a pele, é bom sinal. Do mesmo modo, se a navalha "escavar" a unha a todo o comprimento do fio.

3- Só quando a navalha cortar efetivamente pêlos é que se deve "subir o degrau" e ir para outro grão, neste caso, dilui-se um pouco o slurry para aumentar o grão.

4- Ir testando o fio e diluindo o slurry até se ter a pedra só com água. Neste ponto, a navalha deve cortar pêlos com muita facilidade.

5- Fazer mais algumas dezenas de passagens só com água.

6- Usar o assentador várias dezenas de vezes.

7- Fazer a barba.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #26 on: July 07, 2011, 02:30:37 pm »
OK, agora sobre o tema, em chat com o Nuno, descreveu-me que o fio reflete em 2 ângulos, o que indicia um "double bevel". É necessário retificar o fio antes de mais.
Na minha opinião, este era o plano que seguia:

1- Preparar a pedra com um "slurry" denso, já que é uma pedra fina de polir, mas que com slurry deve servir para definir o fio. Nunca experimentei isto com uma Thuringian, apenas com uma Coticule.

2- Fazer "n" passagens até o fio ficar uniforme com um único ângulo que reflita a luz. De 30 em 30 passagens, fazer o TPT ou TNT, isto é, o teste do polegar ou da unha para avaliar a construção do fio. Se se sentir a navalha a "sugar" o polegar e prestes a cortar a pele, é bom sinal. Do mesmo modo, se a navalha "escavar" a unha a todo o comprimento do fio.

3- Só quando a navalha cortar efetivamente pêlos é que se deve "subir o degrau" e ir para outro grão, neste caso, dilui-se um pouco o slurry para aumentar o grão.

4- Ir testando o fio e diluindo o slurry até se ter a pedra só com água. Neste ponto, a navalha deve cortar pêlos com muita facilidade.

5- Fazer mais algumas dezenas de passagens só com água.

6- Usar o assentador várias dezenas de vezes.

7- Fazer a barba.


Dito assim parece uma receita fácil! Muito obrigado!
Tenho de estudar esta lição com atenção e aplicar com tenacidade!!!!
Quem sabe, sabe! :D :D

abraço
Nuno


Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #27 on: July 07, 2011, 03:29:03 pm »
Adoro fios.. Princiipalmente aqueles encaracolados, que no final dos anos 70 eram mantidos com orgulho e que hoje em dia sao dcepados em sua totalidades.. ::).  Ah, que saudades dos matagais. :P



kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.. Então pra vc que gosta

« Last Edit: July 07, 2011, 03:32:01 pm by Firmino »

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #28 on: July 07, 2011, 04:11:05 pm »
Ou colocar uma fita mna espinha da lamina e manter o duplo bevel..
O Firmino, a selva amazonica, tambem é demais.. Perto disso ai, o sovaco da maria Bethania é careca.
 :P
« Last Edit: July 07, 2011, 04:12:41 pm by callega »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Firmino

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1244
    • Email
Re:Aprendendo a afiar uma navalha
« Reply #29 on: July 07, 2011, 05:15:57 pm »
Alguém conhece essa máquina que esse senhor se refere     aqui http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=105.msg25564#new        ?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal