Author Topic: O barbear no "Orquídea's Lounge"  (Read 63005 times)

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« on: August 01, 2011, 12:10:56 am »
0
Cavalheiros, já publiquei a Parte 2 do artigo sobre o barbear. Este ainda não é sobre o barbear clássico, que vai ser abordado posteriormente num artigo exclusivo. Mas dêem as vossas opiniões na mesma! ;D

http://orquideaslounge.com/homens-como-conseguir-um-barbear-perfeito-parte-2/

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #1 on: August 01, 2011, 09:17:26 am »
0
Mas dêem as vossas opiniões na mesma! ;D

Para ser honesto não percebi esta parte:

"A pele e a barba nunca devem ser humedecidas com água fria e o barbear não deve ser feito a seco."

Posso perguntar o porquê?

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #2 on: August 01, 2011, 10:44:17 am »
0
Mas dêem as vossas opiniões na mesma! ;D

Para ser honesto não percebi esta parte:

"A pele e a barba nunca devem ser humedecidas com água fria e o barbear não deve ser feito a seco."

Posso perguntar o porquê?


Eu também não percebo porquê.
Quando fazia a barba com agua quente tinha tendência para ficar com a pele do pescoço relativamente seca depois do escanhoado. Desde que comecei a utilizar agua tépida ou quase fria esse problema desapareceu.
Agora a agua quente fica so para amolecer as cerdas dos pincéis  ;D
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
  • Respect: +16
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #3 on: August 01, 2011, 10:51:47 am »
0
Eu não dispenso a água quente com lâminas DE, mas nos últimos dias tenho andado a fazer a barba com a Wilkinson de 4 lâminas que tenho, para gastar de uma vez por todas as lâminas que ainda tenho. Por este método, faço-a com água fria porque tenho menos irritação com água fria do que quente.

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #4 on: August 01, 2011, 12:08:11 pm »
0
A água quente relaxa a pele, ao contrário da água fria que causa um efeito constrangidor na pele. Esta 2ª parte da Orquídea, mais parecia um manual de como usar a Gillette Power Glide  :D

Offline ruimiguelcunha

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1182
  • E pluribus unum!!!
  • Respect: +39
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #5 on: August 01, 2011, 12:27:26 pm »
0
Nunca um tópico de "Apresentação" foi tão badalado... ;D ;D ;D ;D ;D ;D :D :D :D :D :D :D ;D ;D ;D ;D ;D :D :D :D :D
Gosto de ver o "Cavalheirismo" ;D ;D ;D... Assim é que é!!!
Bem hajam,
Fotografia Documental e Jornalismo
www.ruimiguelcunha.com

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #6 on: August 01, 2011, 12:54:38 pm »
0
A água quente relaxa a pele, ao contrário da água fria que causa um efeito constrangidor na pele.

Isso sei eu. Não acho é que a frase que está acima possa ser considerada uma verdade absoluta.
Para uns funciona melhor assim, enquanto que para outros não.

Da mesma maneira que o uso de uma multilâminas não impede o uso de um pincel da barba e de um bom creme de barbear. O meu pai apesar de sempre ter usado um pincel para fazer a espuma neste momento usa as Gillette Sensor 3 (as descartáveis) e acha que sou maluco por usar uma DE.
Na minha opinião uma boa preparação, seguida de uma boa espuma aplicada com um pincel faz a grande diferença entre um bom e um mau barbear, independentemente de se usar uma DE ou uma multilâminas.
Para quem tem problemas com o barbear o primeiro conselho que lhe daria seria mesmo esse: largar os enlatados.
Só isto já faz uma grande diferença.


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #7 on: August 01, 2011, 01:55:06 pm »
0
A água quente relaxa a pele, ao contrário da água fria que causa um efeito constrangidor na pele.

Isso sei eu. Não acho é que a frase que está acima possa ser considerada uma verdade absoluta.
Para uns funciona melhor assim, enquanto que para outros não.

Da mesma maneira que o uso de uma multilâminas não impede o uso de um pincel da barba e de um bom creme de barbear. O meu pai apesar de sempre ter usado um pincel para fazer a espuma neste momento usa as Gillette Sensor 3 (as descartáveis) e acha que sou maluco por usar uma DE.
Na minha opinião uma boa preparação, seguida de uma boa espuma aplicada com um pincel faz a grande diferença entre um bom e um mau barbear, independentemente de se usar uma DE ou uma multilâminas.
Para quem tem problemas com o barbear o primeiro conselho que lhe daria seria mesmo esse: largar os enlatados.
Só isto já faz uma grande diferença.



Sábias palavras.
O meu pai também não larga a Sensor. De vez em quando, quando vem a minha casa, é que usa uma das minhas DE, mas mais por curiosidade que outra coisa.
Mas usa sempre pincel e creme ou sabão. Neste momento não larga o sabão Tabac que lhe ofereci.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #8 on: August 01, 2011, 04:55:51 pm »
0
A água quente relaxa a pele, ao contrário da água fria que causa um efeito constrangidor na pele.

Isso sei eu. Não acho é que a frase que está acima possa ser considerada uma verdade absoluta.
Para uns funciona melhor assim, enquanto que para outros não.

Da mesma maneira que o uso de uma multilâminas não impede o uso de um pincel da barba e de um bom creme de barbear. O meu pai apesar de sempre ter usado um pincel para fazer a espuma neste momento usa as Gillette Sensor 3 (as descartáveis) e acha que sou maluco por usar uma DE.
Na minha opinião uma boa preparação, seguida de uma boa espuma aplicada com um pincel faz a grande diferença entre um bom e um mau barbear, independentemente de se usar uma DE ou uma multilâminas.
Para quem tem problemas com o barbear o primeiro conselho que lhe daria seria mesmo esse: largar os enlatados.
Só isto já faz uma grande diferença.



Para além da justificação dada pelo Lusitano, penso que seja também pelo facto de abrir os poros e libertar os pêlos. Sinceramente, não sei justificar melhor... Não será mais fácil amolecer o pêlo com água quente do que com água fria?

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #9 on: August 01, 2011, 08:21:13 pm »
0
Não será mais fácil amolecer o pêlo com água quente do que com água fria?

Teoricamente sim. Mas há de reparar que há quem prefira fazer a barba depois de tomar um duche, enquanto que outros, nos quais eu me incluo, preferem fazê-la antes.
Agora o porquê muito sinceramente também não sou capaz de explicar :(. Pura e simplesmente cheguei à conclusão de que para mim funciona melhor assim.
Temos todos tipos de barba e pele diferentes e o que funciona bem para uns não funciona para os outros. Para ser honesto a única conclusão a que eu cheguei até ao momento é que isto funciona muito na base da tentativa e erro.
Espero é que os meus comentários não a tenham desanimado. Gostei muito de ler os dois primeiros artigos e estou ansioso por ler o terceiro.
Limitei-me a comentar aquilo com que não concordava. Segundo a minha mulher sou uma pessoa muito crítica, e ela lá deve saber que já me atura há quase 12 anos.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #10 on: August 01, 2011, 08:30:32 pm »
0
Milady!!

Seja bem-vinda!! Sou um seu servidor!!Para o que precisar disponha.

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #11 on: August 01, 2011, 08:44:59 pm »
0
Obrigada a todos pelos simpáticos comentários e críticas!

Não será mais fácil amolecer o pêlo com água quente do que com água fria?

Teoricamente sim. Mas há de reparar que há quem prefira fazer a barba depois de tomar um duche, enquanto que outros, nos quais eu me incluo, preferem fazê-la antes.
Agora o porquê muito sinceramente também não sou capaz de explicar :(. Pura e simplesmente cheguei à conclusão de que para mim funciona melhor assim.
Temos todos tipos de barba e pele diferentes e o que funciona bem para uns não funciona para os outros. Para ser honesto a única conclusão a que eu cheguei até ao momento é que isto funciona muito na base da tentativa e erro.
Espero é que os meus comentários não a tenham desanimado. Gostei muito de ler os dois primeiros artigos e estou ansioso por ler o terceiro.
Limitei-me a comentar aquilo com que não concordava. Segundo a minha mulher sou uma pessoa muito crítica, e ela lá deve saber que já me atura há quase 12 anos.
Não me desanimou de forma alguma, é uma área que não domino nem tenho hipótese de experimentar, pelo que todas as críticas são bem-vindas! Então como sugere que altere? Elimino essa parte?

Milady!!

Seja bem-vinda!! Sou um seu servidor!!Para o que precisar disponha.

Obrigada, lamina!  :D

Nunca um tópico de "Apresentação" foi tão badalado... ;D ;D ;D ;D ;D ;D :D :D :D :D :D :D ;D ;D ;D ;D ;D :D :D :D :D
Gosto de ver o "Cavalheirismo" ;D ;D ;D... Assim é que é!!!
Bem hajam,

 ;D

Offline André!

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Respect: 0
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #12 on: August 01, 2011, 08:56:53 pm »
0
Viva!

Embora perceba perfeitamente a mensagem que a Orquídea quis transmitir, efectivamente não me parece que a ideia esteja redigida da forma mais correcta. Isto porque, como já percebeu, tudo pode mudar de pessoa para pessoa. E acho que é precisamente essa a ideia que deve transmitir no texto e principalmente na afirmação em questão: É um facto que, muito provavelmente, funciona com a maioria dos homens e não no seu todo.

É como em tudo na vida: Experimentar a mesma coisa de várias formas e feitios traz-nos sensações diferentes!
Olá, eu sou o André e sou Safety Razor anónimo.
(Antigo Picatchu :D)

Offline Orquídea

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 133
  • Respect: 0
    • Orquídea's Lounge
    • Email
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #13 on: August 01, 2011, 09:43:13 pm »
0
Viva!

Embora perceba perfeitamente a mensagem que a Orquídea quis transmitir, efectivamente não me parece que a ideia esteja redigida da forma mais correcta. Isto porque, como já percebeu, tudo pode mudar de pessoa para pessoa. E acho que é precisamente essa a ideia que deve transmitir no texto e principalmente na afirmação em questão: É um facto que, muito provavelmente, funciona com a maioria dos homens e não no seu todo.

É como em tudo na vida: Experimentar a mesma coisa de várias formas e feitios traz-nos sensações diferentes!


Obrigada!  :D

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
O barbear no "Orquídea's Lounge"
« Reply #14 on: August 01, 2011, 10:21:45 pm »
0
Viva, mais um artigo interessante. Esta é a minha opinião (pessoal e subjectiva):

- A referência à técnica de mapeamento da barba foi muito bem conseguida, parabéns. É essencial perceber para que lado é o sentido contra ou a favor do pêlo para obter os melhores resultados.

- Em relação à água quente é algo que é várias vezes repetido nos mais diversos fóruns e artigos, mas não concordo totalmente. Na minha experiência, a água morna funciona melhor. Tal como a questão do antes ou após do banho. Eu converti-me a fazer antes depois de experimentar.

- As duas referências a não usar lâminas gastas nem exercer pressão também são muito válidas. No global o artigo foca diversos aspectos que podem melhorar o barbear masculino.

Parabéns pelo artigo, e fico a aguardar o próximo sobre o barbear clássico. Aí sim pode ser dada mais ênfase ao chamado YMMV, já que se trata de uma arte mais abrangente. E pode ser boa ideia também colocar links para o blog/vídeos do Mantic59 para que os leitores possam fazer alguma pequisa adicional. E já agora para este nosso humilde cantinho também ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal