Author Topic: Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant  (Read 41128 times)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« on: December 28, 2011, 10:28:29 pm »
0
Ora bem, usava eu hoje pela primeira vez a Merkur 37C e ficou a dúvida: como alinho a lâmina nesta máquina? Alinhada com o cabeçal ou com a barra de segurança? É que estas Merkur "slant" actuais, além de virem com defeito de fabrico (pois, isso, vêm torcidas ;D :D ;D :D), permitem também algumas "liberdades" quando se coloca a lâmina, pois têm uma certa "folga" no cabeçal, característica bem conhecida das Merkur.

Existem também outras máquinas slant "vintage", na sua maioria são Merkur também, ou Merkur "rebranded" (como as Hoffritz), no entanto, também existem outras marcas.

Bom, sem pensar muito no caso, coloquei-lhe a lâmina, ficou como calhou, apertei e lá vai disto... e nem me dei mal, um escanhoado do caneco e sem me afiambrar a cara... ;D Prova superada! :D

Hoje, investigando um pouco no fórum ao lado, e para que não haja dúvidas, encontrei a resposta, bastante elucidativa, e com "bonecos" bastante ilustrativos e tudo (os "bonecos" são originários daqui, e aposto que lá está escrito um monte de coisas úteis, infelizmente não entendo raspas de alemão...! :P

Mas vamos às imagens:

Maneira errada:


Maneira correcta:


A verdade é que estou aqui com a 37c à frente e de facto, ambas as posições são possíveis, dependendo muito do modo como montemos a lâmina, devido à "tolerância" ou "folga" cabeçal/lâmina que existe, e que é bastante conhecida das Merkur. A segunda foto é a maneira recomendada pelo fabricante - ao que parece, em vários fóruns deste tema, foram publicadas as respostas de Anne Rothstein (Merkur) a esta mesma pergunta, e todas são coincidentes - ver a resposta aqui, por exemplo..

Quote
EDIT: inserida a resposta da representante da Merkur, Anne Rothstein:

Thank you for your email.
 
 You are correct, the blade is to align with the top (head). This is how you load it easily: hold the top upside-down, place the blade over the two nubs and the thread of the top, then place the handle part (also upside-down) over it, and screw together. That way, the blade also aligns automatically with the top.
 
 I hope I could help.
 
 Best regards,
 Anne Rothstein
 MERKUR


Claro que nisto, Your Mileage May Vary, como sempre, e depende sempre do gosto de cada um, poderá haver quem goste mais de usar a outra maneira... mas amanhã vou prestar mais atenção ao modo como monto a lâmina, isso é certo, pois de facto esta é a minha primeira Merkur, e eu não estou habituado a esta "particularidade" destas máquinas... 8)

Esta informação foi maioritariamente recolhida neste tópico do foroafeitado, do qual recomendo também a leitura...
« Last Edit: October 15, 2018, 11:27:50 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #1 on: December 28, 2011, 10:40:25 pm »
0
Como sempre, uma aula, informação correta e direta!!!
Obrigado, Caro oversaturn!!!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #2 on: December 28, 2011, 11:19:50 pm »
0
Esse problema do alinhamento da lâmina com o cabeçal é na minha opinião o que estraga as maquinas Merkur.
Não é que faça uma grande diferença no barbear, mas parece vergonhoso que uma marca tão antiga e com tanta experiência não consiga resolver essa questão e fazer modelos sem "folga"  :P
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #3 on: December 28, 2011, 11:30:33 pm »
0
Sendo Alemães, é ainda mais difícil de justificar. Há lâminas que caem certinhas quase sempre (ex. GBE), outras é preciso sempre dar um jeitinho...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #4 on: December 28, 2011, 11:59:59 pm »
0
Esse problema do alinhamento da lâmina com o cabeçal é na minha opinião o que estraga as maquinas Merkur.
Não é que faça uma grande diferença no barbear, mas parece vergonhoso que uma marca tão antiga e com tanta experiência não consiga resolver essa questão e fazer modelos sem "folga"  :P

Concordo Captain Flint, realmente é uma vergonha!!!

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #5 on: December 29, 2011, 01:51:50 am »
0
Viva Oversaturn,

Havendo torsão da lâmina o mais importante é que uma fita suave e constante da DE fique sempre à mostra e da mesma largura, ao olhar da esquerda para a direita ou vice-versa claro, e de ambos os lados. Na 1ª foto tem ângulo ascendente, na segunda está paralela, perfeita portanto.

E pode influenciar sim, que a parte mais saliente ou larga da DE, em relação à pele poderá entrar mais profundamente na derme do que a mais escondida ou estreita, portanto mais resguardada. Nada de pensar nos J's finais de apuro com essa, tendo o lado direito assim, de quem olha de frente claro e daqui!!!

No defeito, não há remédio: ou é forjada ou maquinada.Como em ambas as opções exigem mícrons de ajustamento nos resultados finais ou se adquire novas máquinas (as tais prensas hidraulicas que aplicam uma pressão de 30 toneladas)ou o defeito permanecerá para sempre.E mais dificil ainda em cabeçais não simétricos!!
« Last Edit: December 29, 2011, 01:56:05 am by lamina »

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #6 on: December 29, 2011, 05:36:35 am »
0
Outra aula, simples e objetiva, perfeito!!!
Temos Grandes Mestres, neste fórum, para nossa sorte!!!
Obrigado. ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline SLB04

  • Trade Count: (+3)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1780
  • Respect: +27
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #7 on: December 29, 2011, 07:46:46 am »
0
No defeito, não há remédio: ou é forjada ou maquinada.Como em ambas as opções exigem mícrons de ajustamento nos resultados finais ou se adquire novas máquinas (as tais prensas hidraulicas que aplicam uma pressão de 30 toneladas)ou o defeito permanecerá para sempre.E mais dificil ainda em cabeçais não simétricos!!

+1

Esses problemas de folga, também existe em outras Slants alemãs como da Mulcuto, Apollo, Zwilling e Fasan.

O problema actual da Merkur são as máquinas com cabeçais simétricos. Já vi várias Progress em que não é póssivel ajustar a lâmina correctamente dos dois lados. A Merkur aceita as queixas e troca as máquinas, mas nem quero saber quantos novatos dexistem das safety razors porque não conhecem o problema.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #8 on: December 29, 2011, 12:44:30 pm »
0
Interessante artigo. O que tenho notado é que um lado sempre fica certo quando colocamos a lâmina e apertamos sem ajustar. Então a slant fica com esse lado correto menos agressivo e temos "2 máquinas". Mas, ajustando, ficam os 2 lados simétricos.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline mlmoraes01

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2784
  • Respect: 0
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #9 on: December 29, 2011, 01:31:59 pm »
0
Interessante artigo. O que tenho notado é que um lado sempre fica certo quando colocamos a lâmina e apertamos sem ajustar. Então a slant fica com esse lado correto menos agressivo e temos "2 máquinas". Mas, ajustando, ficam os 2 lados simétricos.

E qual a melhor maneira de usar, os dois lado para dentro ou para fora? O outro lado como fica, fica igual? Acredito que não, pois se um lado fica para dentro o outro obrigatoriamente tem que ficar para fora...

Sei lá, mas isso pode dar uma Tese

Um grande quebra-costelas, Márcio

Offline Flório

  • Trade Count: (0)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 735
  • Respect: 0
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #10 on: December 29, 2011, 01:52:57 pm »
0
Esse problema do alinhamento da lâmina com o cabeçal é na minha opinião o que estraga as maquinas Merkur.
Não é que faça uma grande diferença no barbear, mas parece vergonhoso que uma marca tão antiga e com tanta experiência não consiga resolver essa questão e fazer modelos sem "folga"  :P

Concordo Captain Flint, realmente é uma vergonha!!!



Concordo, pois já incorporei ao hábito verificar a simetria da lâmina na Merkur 41C, até com as lâminas da própria marca. Mas, para quem estava acostumado com as chinesinhas :-X, isso é o "charme"da máquina ;), e nem atrapalha tanto.
Alinhamento perfeito, e sem precisar de ajustes, só com a Futur. 8)
"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". João Guimarães Rosa.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #11 on: December 30, 2011, 01:20:18 am »
0

Esses problemas de folga, também existe em outras Slants alemãs como da Mulcuto, Apollo, Zwilling e Fasan.



Os ângulos não devem ser fáceis de fabricar...

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #12 on: June 29, 2012, 03:52:49 pm »
0
Pelo que tenho lido, essas fotos sobre o alinhamento da lamina estão erradas. Já vi artigos que dizem exactamente o contrário, vá-se lá entender isto.....afinal em que é que ficamos???
Para mim faz mais sentido que a lamina alinhe com o safety bar, é isso que cria o efeito Slant.

://www.shavemyface.com/forum/viewtopic.php?t=24588
« Last Edit: June 29, 2012, 03:59:28 pm by Pitolas »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #13 on: June 29, 2012, 04:17:14 pm »
0
Pelo que tenho lido, essas fotos sobre o alinhamento da lamina estão erradas. Já vi artigos que dizem exactamente o contrário, vá-se lá entender isto.....afinal em que é que ficamos???

Bom, eu prefiro acreditar na palavra do próprio fabricante (Merkur), que expus acima.

Para mim faz mais sentido que a lamina alinhe com o safety bar, é isso que cria o efeito Slant.

...ou talvez não.
Se reparares, o limite da peça superior já é "slanted" (ou seja, enviesada, desalinhada) em relação ao topo da cabeça, e também em relação à perpendicular do cabo. Ao vivo é mais fácil de ver do que em fotos - se reparares na tua, vês o que quero dizer. :) Mas aqui vai uma foto:



Mas cada um é livre de a usar como bem lhe aprouver. Se acham que é melhor ao contrário, força.
« Last Edit: June 29, 2012, 04:20:45 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Como alinhar a lâmina numa safety-razor Slant
« Reply #14 on: June 29, 2012, 04:49:17 pm »
0
Obrigado Oversaturn pela dica

Realmente faz sentido, e se a fábrica aconselha assim, então é assim que deve ser :)
No entanto, no meio de tanta informação contraditoria nos forums, instala-se a confusão.....O que é certo é que vejo muita gente na net a utilizar o aparelho com a lamina "torcida". ;D ;D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal