Author Topic: duvida na tecnica  (Read 121741 times)

Offline PeterPanX

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 2
  • Respect: 0
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #120 on: October 20, 2015, 05:44:27 pm »
0
Caros No Name e MC,
Agradeço o feedback, vou mudar de marca de lâminas e vou tentar "sentir" a durabilidade e a sensação de desconforto até chegar a um número.
Muito obrigado, uma vez mais.
Grande abraço.

PeterPanX

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #121 on: April 24, 2017, 06:49:34 pm »
0
Viva pessoal.

Uma pequena dúvida.
Nunca fui adepto de after shave. Desde que faço a barba, o ritual é sempre o mesmo. Só vou ao banho à noite (detesto ter de acordar mais cedo para ir ao banho, e detesto deitar-me "sujo" do trabalho) e faço a barba depois do banho. Até agora era molhar a cara, colocar gel mylabel e usar máquina mylabel fivsharp. Água fria depois de finalizado o escanhoar e creme hidratante na cara toda. Essa do creme é sempre depois do banho, e tb de manhã depois da higiene matinal (lavar a cara, dentes). Digo isto pois só faço a barba duas vezes por semana, segunda e quinta.
Quando era puto era o nívea da lata azul. Actualmente (com 38 anos) é um boião mylabel creme de corpo (a cara faz parte do corpo por isso, siga :D)

Depois desta lenga lenga toda a minha questão é: devo passar a usar after shave com a DE?
Só fiz a encomenda hoje por isso só tenho o material mais para o fim desta semana (com o feriado e tudo), mandei vir por correio português, sem tracking provavelmente...mas era 24 a 48h em vez de 3 a 5 dias ;)
Depois venho cá deixar foto da compra ;)

Anyway, after shave ou no after shave? E se puser after shave, posso pôr o meu creme após? Já vi que existe after shave splash, balm e astringentes (comprei uma alum bar para essa parte caso necessário).
Acham que posso abdicar do after shave ou faz mesmo falta?
Que me dizem?

Pergunta bónus:
Só vejo o pessoal a falar em BBS e que DE dá um barbear mais próximo etc... Ora, se com DE só se usa uma lâmina e não se corta abaixo do pêlo como supostamente as gilletes fazem segundo um vídeo deles, como é isso? Estará a escapar-me algo ou a comunidade wet shaver só quer arranjar razões falsas para enaltecer o wet shaving? Que as cartridges fiquem entupidas e que sejam caríssimas é facilmente compreensível, e que mais lâminas ao mesmo tempo cause irritação tb é mais ou menos compreensível agora que DE dê um barbeado mais BBS? Como explicam? :) 

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=qY1braIrIyg" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=qY1braIrIyg</a>
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #122 on: April 24, 2017, 09:45:07 pm »
+2
Viva pessoal.

Uma pequena dúvida.
Nunca fui adepto de after shave. Desde que faço a barba, o ritual é sempre o mesmo. Só vou ao banho à noite (detesto ter de acordar mais cedo para ir ao banho, e detesto deitar-me "sujo" do trabalho) e faço a barba depois do banho. Até agora era molhar a cara, colocar gel mylabel e usar máquina mylabel fivsharp. Água fria depois de finalizado o escanhoar e creme hidratante na cara toda. Essa do creme é sempre depois do banho, e tb de manhã depois da higiene matinal (lavar a cara, dentes). Digo isto pois só faço a barba duas vezes por semana, segunda e quinta.
Quando era puto era o nívea da lata azul. Actualmente (com 38 anos) é um boião mylabel creme de corpo (a cara faz parte do corpo por isso, siga :D)

Depois desta lenga lenga toda a minha questão é: devo passar a usar after shave com a DE?
Só fiz a encomenda hoje por isso só tenho o material mais para o fim desta semana (com o feriado e tudo), mandei vir por correio português, sem tracking provavelmente...mas era 24 a 48h em vez de 3 a 5 dias ;)
Depois venho cá deixar foto da compra ;)

Anyway, after shave ou no after shave? E se puser after shave, posso pôr o meu creme após? Já vi que existe after shave splash, balm e astringentes (comprei uma alum bar para essa parte caso necessário).
Acham que posso abdicar do after shave ou faz mesmo falta?
Que me dizem?

Pergunta bónus:
Só vejo o pessoal a falar em BBS e que DE dá um barbear mais próximo etc... Ora, se com DE só se usa uma lâmina e não se corta abaixo do pêlo como supostamente as gilletes fazem segundo um vídeo deles, como é isso? Estará a escapar-me algo ou a comunidade wet shaver só quer arranjar razões falsas para enaltecer o wet shaving? Que as cartridges fiquem entupidas e que sejam caríssimas é facilmente compreensível, e que mais lâminas ao mesmo tempo cause irritação tb é mais ou menos compreensível agora que DE dê um barbeado mais BBS? Como explicam? :)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=qY1braIrIyg" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=qY1braIrIyg</a>
A ver se te dou uma resposta para tudo.

O After Shave tem várias razões de utilização, desinfectante, astringente e hidratante.

Se usas creme hidratante, que para mim é o mais importante num After Shave então já não precisas de por exemplo de um bálsamo.

A loção com álcool geralmente desinfecta e como astringente fecha pequenos cortes da pele.

O After Shave como astringente e hidratante é algo que nunca falho, além do prazer que me dá e nas ajudas anti irritação nos inícios.

Quanto à DE ela é só uma Lâmina e com toda a lógica.
São muito mais afiadas que as multilaminas pois repara :

Duas ou mais lâminas fazem o seguinte, a primeira não corta o pêlo mas puxa-p e arrasta a espuma toda com ela. A segunda corta o pêlo esticado fora da pele e depois o pêlo encrava ao crescer, e já passa na pele sem deslize pois não tem a lubrificação que a primeira levou e por aí adiante, quanto mais lâminas pior.

Depois se reparares passas 3 ou 4 lâminas na cara e não tens Bbs, ou seja tens que repetir ao contrário.

Somas 6 ou 8 passagens de Lâmina.

Numa DE passas a Lâmina uma vez, e depois outra noutro sentido e uma terceira no contra e tens um BBS.

Agora a diferença é que uma DE é um daqueles carros antigos com 700 cavalos, com caixa manual sem controlo de tracção nem abs, contra o carro novo com 120 cavalos que não patina, tem mudanças automáticas e nunca derrapa.

Para usares todo o potencial de uma DE precisas técnica que demora a apanhar, enquanto a ML é só carregar na cara.
« Last Edit: April 24, 2017, 09:47:19 pm by rcoutada »

Offline NoName

  • Trade Count: (+1)
  • Grogue por Semogue
  • ******************************
  • Posts: 3704
  • (Portugal*Lisboa)
  • Respect: +624
Re: duvida na tecnica
« Reply #123 on: April 25, 2017, 08:13:47 am »
0
Concordo a 100%
com o ... Coutada.
A analogia com o
mundo automóvel
foi espectacular.
"A solução dos seus problemas não é  dinheiro, políticos ou o
governo...É conhecimento compartilhado!"        " Ton Gadioli"


Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #124 on: April 25, 2017, 04:37:15 pm »
0
Pessoal, outra questão relacionada com a técnica.

Vou usar shaving soap (aquele haslinger da ovelha;))
Pelo que tenho visto nos youtubes há pessoal que faz bloom aos sabonetes, outros não. Há quem molhe o pincel e comece a criar o lather no recipiente do sabonete e há quem ponha umas gotas de àgua no sabonete e use o pincel seco para começar o lather.

As minhas questões são, qual é a melhor técnica para vocês no que diz respeito a sabonetes? E, o que fazem depois? Vejo montes de dicas de como fazer lather no sabonete mas nunca vi o que fazem depois. Passam o recipiente com o sabonete por àgua para retirar o resto de lather e fecham e arrumam? Fecham mesmo com o resto de lather e arrumam? Passam por àgua e secam com papel ou algo e fecham e arrumam?

Qual o termo em português para "fazer um lather"? :)


Tb sei que há pessoal a usar cremes em que usam a tigela ou simplesmente retiram um bocado de creme, põem no pincel e fazem o lather directamente na cara, sem recurso a tigela. Mas vou usar sabonete por isso... ;)
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #125 on: April 25, 2017, 05:14:51 pm »
+1
Pessoal, outra questão relacionada com a técnica.

Vou usar shaving soap (aquele haslinger da ovelha;))
Pelo que tenho visto nos youtubes há pessoal que faz bloom aos sabonetes, outros não. Há quem molhe o pincel e comece a criar o lather no recipiente do sabonete e há quem ponha umas gotas de àgua no sabonete e use o pincel seco para começar o lather.

As minhas questões são, qual é a melhor técnica para vocês no que diz respeito a sabonetes? E, o que fazem depois? Vejo montes de dicas de como fazer lather no sabonete mas nunca vi o que fazem depois. Passam o recipiente com o sabonete por àgua para retirar o resto de lather e fecham e arrumam? Fecham mesmo com o resto de lather e arrumam? Passam por àgua e secam com papel ou algo e fecham e arrumam?

Qual o termo em português para "fazer um lather"? :)


Tb sei que há pessoal a usar cremes em que usam a tigela ou simplesmente retiram um bocado de creme, põem no pincel e fazem o lather directamente na cara, sem recurso a tigela. Mas vou usar sabonete por isso... ;)
Lather é espuma.

Eu meto sempre as gotas de água, sobretudo nos sabões duros para os amolecer.

Depois carrego o Pincel de sabão até os pêlos do Pincel colarem de tão carregados.
Depois aí sim vou criar a espuma, num bowl ou directamente na cara adicionando água lentamente sempre que o precisar, e o teu precisa de água pois faz um espuma muito densa e maravilhosa.

A espuma fica boa quando faz picos e tem um certo brilho da hidratação. Se arrastar muito precisa de água. Procuras a consistência de claras em castelo.

Um conselho pessoal e ideia só minha que os outros podem não concordar, domina primeiro a criação de uma boa espuma e só depois usa a DE.

Para mim uma boa espuma é o mais importante, e se não dominas a técnica de espumar nem de uso de DE razor pode ser frustrante para ti.

Não tentes ir já contra, eu lembro a minha primeira vez, a cara ardia. Tens muita memória muscular das multilaminas, tal como exercer pressão, ou movimentos muito rápidos, e a DE é muito afiada para isso.
« Last Edit: April 25, 2017, 05:19:24 pm by rcoutada »

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #126 on: April 25, 2017, 05:28:01 pm »
0
Obrigado mais uma vez rcoutada ;)
Também pensei em espuma mas o pessoal usa lather de várias formas (lather up the brush, create a lather, lather up my face, making a good lather) e espuma não me parecia muito correcto ;) até já vi dizerem "I will use this canned foam to try and get a good lather" usar espuma daquelas em lata para criar uma boa...espuma. :)

Anyway, o que gostava mesmo de saber é o depois. Como se faz para arrumar o sabonete? Imaginemos que faço a espuma no próprio sabonete e depois é só aplicar na cara. Como retiro o resto de espuma que fica no sabonete? Passo por água e fecho a tampa e arrumo? Seco com um papel depois de passar por água e arrumo? Deve ser uma pergunta parva mas queria tratar o melhor possível dos sabonetes :)

Sim, eu já vi montes de vídeos de como usar DE. Nunca pensei perder tanto tempo a ver pessoal a barbear-se ;)
Penso já ter a teoria toda alinhavada. Nem vou fazer pressão nenhuma (até pq a 38c é mais que pesada para isso) e vou só no sentido do pelo, até porque sempre foi assim que fiz a barba. Vou lentamente e por quadrantes, tentando estar sempre em superfícies planas e não passar da bochecha para o pescoço numa passagem por exemplo, coisa que faço com a Gillette. A ver vamos.
« Last Edit: April 25, 2017, 05:35:28 pm by cvigti »
I intend to live forever. So far, so good.

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #127 on: April 25, 2017, 06:25:46 pm »
+1
Obrigado mais uma vez rcoutada ;)
Também pensei em espuma mas o pessoal usa lather de várias formas (lather up the brush, create a lather, lather up my face, making a good lather) e espuma não me parecia muito correcto ;) até já vi dizerem "I will use this canned foam to try and get a good lather" usar espuma daquelas em lata para criar uma boa...espuma. :)

Anyway, o que gostava mesmo de saber é o depois. Como se faz para arrumar o sabonete? Imaginemos que faço a espuma no próprio sabonete e depois é só aplicar na cara. Como retiro o resto de espuma que fica no sabonete? Passo por água e fecho a tampa e arrumo? Seco com um papel depois de passar por água e arrumo? Deve ser uma pergunta parva mas queria tratar o melhor possível dos sabonetes :)

Sim, eu já vi montes de vídeos de como usar DE. Nunca pensei perder tanto tempo a ver pessoal a barbear-se ;)
Penso já ter a teoria toda alinhavada. Nem vou fazer pressão nenhuma (até pq a 38c é mais que pesada para isso) e vou só no sentido do pelo, até porque sempre foi assim que fiz a barba. Vou lentamente e por quadrantes, tentando estar sempre em superfícies planas e não passar da bochecha para o pescoço numa passagem por exemplo, coisa que faço com a Gillette. A ver vamos.
Yep lather é espuma

lather up the brush, create a lather, lather up my face, making a good lather
Espumar o pincel, fazer uma espuma, espumar a cara, fazer uma boa espuma

O barbear clássico é um barber de eficiencia e técnica que foi ultrapassado pelo que eu presumo, tenha sido o melhor golpe de marketing da historia, afinal foi substituido com algo mais prático mas menos eficiente. A ideis de teres uma máquina quase de graça mas com lâminas descartaveis carissimas e uma ideia de que quantas mais lâminas juntas melhor o corte, sobretudo se tiver pilhas e vibrar e uma tira de aloe vera.
Bom é tipo vender a ideia de que se a caféina faz as pessoas terem mais energia então é melhor tomar 4 cafés ao mesmo tempo.

Uma das coisas que vais só precisar é de tentar, varias vezes, infelizmente só vais dominar com prática. A espuma e o corte.
Quanto mais fazes melhor conheces a cara, o crescimento do pêlo, os cuidados e o numero de passagens precisas. Será uma constante optimização e sobretudo irás ganhas uma memoria muscular completamente nova e acredita que quando eu achava que não estava a fazer pressão, eu estava a descascar a pele da minha cara como uma maçã.

O tempo tudo mudou, primeiro vais ter irritação, depois cortes, e vais pensar que estavas melhor antes, e só tens que te lembrar que todos passamos por isso.
Um dia não terás irritação, noutro tentaras o BBS e um dia vais conseguir, e um dia vais ver ao espelho um gajo parecido comigo, com material que as vezes nem me lembro que tenho, e que fazes um escanhoado todos os dias em duas passagens enquanto o diabo esfrega o olho.

Não desistas.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #128 on: April 25, 2017, 07:18:59 pm »
0
E quanto ao tratamento do sabonete? Alguma recomendação em como o tratar após ter feito a espuma? Para depois fechar a caixa e arrumá-lo.
I intend to live forever. So far, so good.

Offline Elson

  • Trade Count: (+1)
  • Sir Edwin Jagger
  • *********
  • Posts: 263
  • Pimentabillis annus outhren rephescorun es't
  • Respect: +480
Re: duvida na tecnica
« Reply #129 on: April 25, 2017, 07:54:54 pm »
+1
E quanto ao tratamento do sabonete? Alguma recomendação em como o tratar após ter feito a espuma? Para depois fechar a caixa e arrumá-lo.
Eu deixo seca-lo de 05 a 10 minutos após o uso antes de armazena-lo ou fechar o pote.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #130 on: April 25, 2017, 10:55:32 pm »
0
Deixo aqui dois links para listas de reprodução que ajudam muito quem se está a iniciar, aprendi bastante especialmente em relação a pinceis:

https://youtu.be/FbhG5gYU8bI?list=PLxbJjf8qgYYWYvPEJdJEvpqCjmiGlaiL2

https://youtu.be/xjhIy9rgWQU?list=PL2DB6D82F52BA7608


Neste vídeo, penúltimo da lista do iLather (Chris penso eu) foi onde obtive a resposta às minhas dúvidas sobre sabões ;)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=4JJQYviXffU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=4JJQYviXffU</a>
I intend to live forever. So far, so good.

Offline xxlpack

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
  • Respect: +1379
Re: duvida na tecnica
« Reply #131 on: April 26, 2017, 12:14:29 am »
+1
Deixo aqui dois links para listas de reprodução que ajudam muito quem se está a iniciar, aprendi bastante especialmente em relação a pinceis: https://youtu.be/FbhG5gYU8bI?list=PLxbJjf8qgYYWYvPEJdJEvpqCjmiGlaiL2 https://youtu.be/xjhIy9rgWQU?list=PL2DB6D82F52BA7608 Neste vídeo, penúltimo da lista do iLather (Chris penso eu) foi onde obtive a resposta às minhas dúvidas sobre sabões ;) <a href="http://www.youtube.com/watch?v=4JJQYviXffU" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=4JJQYviXffU</a>

Não vi o video completo, apenas saltei de x em x tempo e quando parecia ter alguma informação relativa ao que queres saber parava e via.
Normalmente a espuma restante após ter passado com o pincel (para o "carregar" de sabão) tiro-a com o dedo e coloco-a na cara ainda antes de passar o pincel (como se fosse um pré shave ;D  ) para depois então passar com o pincel que já tem o sabão e fazer a espuma para me barbear (raramente utilizo a taça) e assim aproveito-a no lugar de fazer como no video que no final a tira com a toalha existindo assim aquele desperdício final, quanto ao guardar deixo o recipiente do sabão aberto enquanto faço todo o processo de barbear, after shave etc e quando saio da casa de banho fecho o sabão, também nunca senti qualquer necessidade de colocar água dentro do recipiente de qualquer sabão para o fazer espumar melhor.
« Last Edit: April 26, 2017, 12:16:43 am by xxlpack »

Offline rcoutada

  • Trade Count: (0)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2198
  • Até ser Homem é uma Arte
  • Respect: +1073
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #132 on: April 26, 2017, 07:51:39 am »
0
Não vi o video completo, apenas saltei de x em x tempo e quando parecia ter alguma informação relativa ao que queres saber parava e via.
Normalmente a espuma restante após ter passado com o pincel (para o "carregar" de sabão) tiro-a com o dedo e coloco-a na cara ainda antes de passar o pincel (como se fosse um pré shave ;D  ) para depois então passar com o pincel que já tem o sabão e fazer a espuma para me barbear (raramente utilizo a taça) e assim aproveito-a no lugar de fazer como no video que no final a tira com a toalha existindo assim aquele desperdício final, quanto ao guardar deixo o recipiente do sabão aberto enquanto faço todo o processo de barbear, after shave etc e quando saio da casa de banho fecho o sabão, também nunca senti qualquer necessidade de colocar água dentro do recipiente de qualquer sabão para o fazer espumar melhor.
O blooming é uma preferência pessoal.
Atenção que certos sabões trazem instruções para o deixar secar, como o Martin de Candre e sobretudo o Savonnerie du Moulin.
Eu deixo sempre o sabão aberto e passado umas horas fecho de modo a que possa secar.

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: duvida na tecnica
« Reply #133 on: April 26, 2017, 08:47:30 am »
+1
Eu seco sempre com uns toques da toalha e deixo de pernas para o ar durante o escanhoado. No final, quando seco o material tapo o sabão e guardo-o. Sempre fiz assim.

Offline cvigti

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 53
  • Respect: +4
    • Email
Re: duvida na tecnica
« Reply #134 on: April 26, 2017, 07:48:16 pm »
0
Só por curiosidade, neste vídeo que vai ser o meu método de usar o sabonete para a espuma, o sabonete que ele usa foi dado/vendido por um Rui de Portugal, porventura será alguém daqui? :)

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=0LI5LaGp9Zw" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=0LI5LaGp9Zw</a>
I intend to live forever. So far, so good.

Tags: lâminas 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal